ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 17

21.-27.04.1997

 


16.04.97
A Frente Polisario condena a inclusão das zonas ocupadas do Sahara Ocidental nas próximas eleições marroquinas
Em carta dirigida ao secretário-geral da ONU o responsável saharaui junto da MINURSO, Mohamed Khaddad, solicita que todas as medidas apropriadas sejam tomadas a fim de prevenir os efeitos nefastos desta nova violação do plano de paz. A Frente Polisario qualifica a decisão marroquina de provocação deliberada e considera que as Nações Unidas não podem ficar insensíveis diante desta atitude inaceitável.

11.4-18.4.97
Delegação francesa nos campos de refugiados saharauis
Autarcas, responsáveis de ONG e membros de comités de geminação integravam uma vasta delegação francesa que testemunhou as difíceis condições de vida em que vivem os refugiados saharauis. Em comunicado distribuído a quando do seu regresso a França, a delegação enaltece as notáveis qualidades de organização do povo saharaui e chama a atenção para a necessidade de que seja encontrada, finalmente, uma solução para o conflito. O comunicado dirige um forte apelo à comunidade internacional para tome consciência do direito do povo saharaui, assim como da gravidade da situação actual e do risco do retorno à guerra.

21.04.97
Príncipe herdeiro de Marrocos visita a Espanha

O príncipe herdeiro do trono de Marrocos, Sidi Mohamed, de 34 anos, fará uma visita oficial de quatro dias a Espanha, em meados do próximo mês de Maio.

22.04.97
Sem comentário

A comunicação social marroquina é unânime em saudar a chegada de James Baker a Marrocos. No entanto, no Al Alam, órgão do partido Istiqlal (nacionalista) pode ler-se: "qualquer que venha a ser a sorte do plano de paz da ONU, é bom que se saiba que Marrocos está no seu Sahara. Esta é uma realidade que ninguém pode ignorar"...

23.04.97
Baker em Marrocos I

James Baker chega a Casablanca. Transportado para Rabat a bordo dum avião militar espanhol, em campanhia da sua equipa de meia dúzia de assessores, é recebido pessoalmente pelo Rei Hassan II, em encontro que que se prolonga por 70 minutos. Seguidamente, as reuniões de trabalho prosseguem já num quadro mais alargado de participantes, na presença do príncipe herdeiro Sidi Mohamed, do seu irmão Moulay Rachid, do primeiro-ministro Filali, do ministro do Interior Driss Basri, dos conselheiros do rei, Azoulay e Slaoui, assim como de Erik Jensen e dos colaboradores de James Baker.

24.04.97
Baker em Marrocos II

Baker encontra-se com o primeiro ministro e ministro do Interior marroquinos, que estavam acompanhados pelo representante permanente de Marrocos junto da ONU, o embaixador Snoussi. Erik Jensen acompanhava o representante especial do secretário-geral da ONU para o Sahara Ocidental. Pela tarde, Baker teve encontros com os líderes dos partidos políticos marroquinos. Youssoufi, líder da União Socialista das Forças Populares (USFP) (da "oposição") declara após a reunião "que James Baker pensa que Marrocos beneficiaria muito com a solução definitiva do conflito do Sahara Ocidental, em particular no plano financeiro". Após esta série de encontros, Baker reune-se uma segunda vez com Hassan II. No momento da partida, declara à Imprensa que está muito satisfeito com a cooperação de Marrocos.

25.04.97
Baker na Argélia

Em Argel, James Baker reune com o presidente Zeroual, o primeiro-ministro argelino e o ministro dos Negócios Estrangeiros. Em vez de se deslocar directamente em direcção a Tinduf, aos campos de refugiados saharauis, tal como estava inicialmente previsto, Baker chega a 26 a Nouakchott, capital da Mauritânia. A chegada aos campos de refugiados saharauis acontece apenas no dia seguinte, domingo, dia 27.

25.04.97
Recompensa pela ruptura de relações com a RASD?

Marrocos participará na construção dos últimos 100 quilómetros da estrada que deverá ligar pela costa Atlântica o Benin à fronteira com o Burkina-Faso.

26.04.97
Declaração saharaui

Dirigindo-se em Tinduf à Imprensa e aos responsáveis internacionais convidados pela Frente Polisario, por ocasião da visita do antigo secretário de Estado norte-americano, o ministro dos saharaui dos Negócios Estrangeiros rejeitou toda e qualquer forma de autonomia do Sahara Ocidental no seio de Marrocos, reivindicando a plena independência. Bachir Sayed afirmou que só no quadro das resoluções da ONU que reconhecem o direito à autodeterminação do povo saharaui se poderá fazer sair o processo de paz do impasse em que se encontra desde há um ano. Reafirmou que a independência do Sahara Ocidental é «irreversível» e defendeu um diálogo "sério que não se limite apenas a manobras tácticas". Manifestou o desejo de que esse diálogo possa ocorrer num país neutro, como os EUA, a Suiça, a França ou a Espanha.

Reunião preparatória da 3º Conferência Internacional de Solidariedade com a Juventude e o Povo Saharaui
A convite da UJSARIO, seis organizações de juventude reuniram-se em Málaga para fixar os objectivos e preparativos da 3.ª Conferência Internacional de Solidariedade com a Juventude e o Povo Saharaui. A segunda, teve lugar em 11 de Outubro de 1996, nos campos de refugiados, em Tinduf. A próxima deverá realizar-se no primeiro trimestre de 1998, numa cidade europeia. O comité preparatório apela a todas as organizações de juventude interessadas a contactar o departamento de relações internacionais do Conselho da Juventude Espanhola, Plaza de las Comendadoras, 6, E-28015 Madrid, tel. (+34 1) 521 26 19 ou 521 80 11, fax: (+34 1) 532 65 29, e-mail: narevalo@cje.org, para mais informações.

NOVAS PUBLICAÇÕES

Novo na INTERNET
Site Western Sahara, de Khatry Beirouk, USA, em construção:
http://www.wsahara.net/.


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]