ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 15

07.-13.04 1997

 

Comissão dos Direitos do Homem da ONU, 53ª sessão, Genebra, 10.3-18.4.97
Ponto 7: Direito dos Povos e dispor de si mesmos.
A comissão adoptou por consenso o projecto de resolução sobre o Sahara Ocidental. Aí se sublinha que o "objectivo aceite por todas as partes interessadas consiste na realização de referendo livre, regular e imparcial ao povo do Sahara Ocidental", reafirmada "a responsabilidade da ONU" em relação a esse povo e "a importância e a utilidade de contactos directos entre as duas partes". A resolução encoraja ainda Marrocos e Frente Polisario a "empenharem-se no mais curto prazo em conversações directas".
Ponto 8: Direitos do Homem das pessoas submetidas a qualquer tipo de detenção.
A Associação Internacional de Juristas Democratas interveio para denunciar a situação prevalecente nos territórios ocupados e, em particular, aqulea a que estão submetidas os saharauis libertados em 1991 pelas autoridades marroquinas. "Na realidade, as pessoas libertadas são constantemente submetidas a todo o tipo de intimidações e ameaças de represálias. Algumas foram encarceradas de novo e detidas em locais secretos das CMI. Não receberem qualquer tipo de compensação por todos os sofrimentos passados durante o seu desaparecimento forçado. Todas estão sujeitas à vigilância permanente da sua residência". A AIJD refere a situação de Mohamed Daddach e apela "a criação de um comissão de inquérito independente e imparcial sobre a prática de detenções arbitrárias e desaparecimento forçados no sahara Ocidental".

08.04.97
Porto de pesca em Dakhla

Marrocos deu início à construção do porto de pesca de Dakhla que, segundo as autoridades marroquinas, será o maior de toda a África Ocidental. O porto, segundo os seus promotores, deverá contribuir para o desenvolvimento da região e da frota de pesca marroquina, permitindo a Marrocos não voltar a ter necessidade de vir a renovar o acordo de pesca com a União Europeia. A construção das infraestruturas portuárias, confiada à empresa romena Contrasimex e cuja conclusão está prevista para 1999, custará 70 milhões de dólares. O projecto faz parte da política marroquina de assimilação do Sahara Ocidental ("Diário de Cadiz")

-

NOVAS PUBLICAÇÕES


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]