ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 09

24.2-02.03.1997

 

24.02.97
Detenção

Manni Mohamed Chaoui, cidadão saharaui de 30 anos de idade, foi preso em Smara no dia 8 de Fevereiro, denuncia a Associação dos Familiares dos Presos e Desaparecidos Saharauis (AFAPREDESA). Manni havia já sido detido em Agosto de 1990 e encarcerado durante 7 meses no centro de detenção secreto das CMI (Companhias Móveis de Intervenção), em El Aiun (Comunicado).

27.02.97
Marroquinização

Segundo o Office National d'Electricité (ONE) tiveram início os trabalhos de ligação de El Aiun à rede de electricidade marroquina, no quadro de um projecto que ascende a 30 milhões de dólares. Alimentada até agora por uma pequena central térmica, El Aiun passará a estar ligada à rede nacional eléctrica marroquina a partir de Julho deste ano, através de um cabo de mais de 260 km, que ligará Tan-Tan à capital do Sahara Ocidental. Esta ligação visa, segundo as autoridades marroquinas, a fazer face às necessidades crescentes da cidade, que prevêm que, nessa altura, 6.500 lares fiquem ligados à rede (AFP).

27.02.97
Visita de Kofi Annan ao Sahara Ocidental

O Secretário-Geral da ONU visitará Angola e a Africa do Sul no mês de Março. Prevê-se que durante aquela viagem Kofi Annan possa igualmente visitar o Sahara Ocidental.

27.02.97
Festa nacional saharaui

Por ocasião da comemoração do 21º aniversário da República Árabe Saharaui Democrática, proclamada em 27 de Fevereiro de 1976, o embaixador da RASD na Argélia declarou que "o encontro de Rabat deve ser prosseguido por um diálogo que conduza à aplicação integral do Plano de Paz. Aquele dirigente acrescentou que a parte saharaui recusa, por princípio, o statu quo marroquino e a continuação indiscriminada do cessar-fogo e que a persistência dos marroquinos em bloquear o plano de paz poderia conduzir ao retorno da luta armada", solução extrema, acrescentou, "que não é a alternativa desejada para o impasse actual".

27.02.97
Relatório do Secretário-Geral da ONU

Tal como previsto, Kofi Annan apresenta um relatório «intermédio» ao Conselho de Segurança da ONU. No que respeita ao diálogo entre as partes, nada de novo é assinalado, mantendo Marrocos as posições de intransigência manifestadas até agora. A nova lista de presos políticos saharauis em Marrocos foi enviada às autoridades marroquinas. O Alto Comissariado dos Refugiados prevê proceder a um pré-registo dos candidatos ao repatriamento, estando desde já operacional um posto em Tinduf para esta tarefa.
Kofi Annan constata no relatório "que a ONU não tem poder para obrigar as partes a honrar os seus compromissos", sendo de opinião "que é essencial tudo fazer para relançar o processo político". Resta saber se o plano de acordo pode ser aplicado na sua forma actual, se devem ser introduzidas alterações ou se existem outros meios que possam ajudar as partes a resolver o Conflito... O Secretário-Geral terá que responder a estas questões até ao próximo dia 31 de Maio, data em que expira o mandato da MINURSO. Entretanto, registe-se nova redução dos efectivos civis da MINURSO, a fim de reduzir os custos orçamentais "cada vez mais difíceis de justificar" (texto integral em francês)

28.02.97
Remodelação ministerial

Mohamed Abdelaziz, presidente da RASD, realizou uma remodelação ministrial, tendo, no âmbito das suas atribuições, designado:

O último governo saharaui tinha sido formado em 6 de Setembro de 1995, logo após a realização do 9º Congresso da Frente Polisario.

NOVAS PUBLICAÇÕES


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]