ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 05

27.01.-02.02.1997

 

27.01.97
Conferência de solidariedade com o povo saharaui

A conferência de solidariedade "Paz e Independência para o Povo Saharaui" reuniu nas ilhas Canárias um grande número de parlamentares espanhóis. No discurso inaugural o presidente do Parlamento das Canárias lembrou os laços históricos que unem canários e saharauis. Abrago Laguna lembrou também a particular responsabilidade que o governo espanhol tem em relação aos sofrimentos por que passa o povo saharaui. Insistiu para que as Nações Unidas e a União Europeia se empenhem em encontrar uma solução para o problema de autodeterminação do povo saharaui.

28.01.97
AFAPREDESA

O presidente da Associação de Familiares dos Presos e Desaparecidos Saharauis (AFAPREDESA) reuniu-se com várias delegações espanholas de visita aos campos de refugiados saharauis. Expôs-lhes a actual situação nas zonas ocupadas do Sahara Ocidental e pediu que se empenhassem activamente junto do governo espanhol e das organizações de defesa dos direitos humanos para que seja encontrada uma solução para o problema de autodeterminação do povo saharaui.

30.01.97
Kofi Annan e o Sahara Ocidental

Na sua deslocação a Genebra, o novo Secretário-Geral da ONU, Kofi Annan, pronunciou-se sobre o conflito do Sahara Ocidental. Anunciou que está estudar uma nova iniciativa global para uma solução política do conflito, acrescentando que "alguns países" influentes na região poderiam ser chamados a associar-se-lhe. Para o Secretário-Geral da ONU o Sahara Ocidental continua a ser um problema pendente. Lamentou que as propostas apresentadas até agora não tenham obtido o resultado político desejado devido à "falta de cooperação" das partes. «A vertente política no Sahara Ocidental está totalmente paralisada, devido, em parte, às dificuldades surgidas no processo de identificação. Apesar disso - acrescentou - a ONU continua em busca de fórmulas que conduzam ao reatamento do diálogo e à procura de uma solução política para o problema».

30.01.97
Direitos humanos: Relatório do Departamento de Estado dos EUA

No seu relatório sobre os Direitos Humanos relativo ao ano de 1996 o Departamento de Estado norte-americano assinala, entre outras denúncias, que "Marrocos limita o acesso ao Sahara Ocidental" e que "jornalistas imparciais e organizações internacionais de defesa dos direitos humanos encontraram muitas vezes problemas para aí se deslocar". A liberdade de movimentação é muito limitada no território, os viajantes são muitas vezes submetidos a interrogatórios e algumas vezes encarcerados pelas forças de segurança. O relatório acrescenta que os saharauis do Sahara Ocidental têm dificuldade em obter passaportes, são vigiados mais intensamente do que os marroquinos e que a polícia e as autoridades paramilitares reagem de forma particularmente dura contra suspeitos de simpatia pela independência e pela Frente Polisario. (full text english)
O Departamento de Estado dos EUA dedica uma vasta parte do seu relatório sobre a violação dos direitos do homem em Marrocos.(full text english)

01.02.97
Comunicado do Secretariado nacional da Frente Polisario

Reunido de 30 a 31 de Janeiro, o Secretariado nacional da Frente Polisario, orgão máximo da organização entre congressos, fez o balanço das actividades ao longo de 1996. Em comunicado distribuído após os trabalhos, aquele órgão sublinha que o povo saharaui continua empenhado em lutar pela "sua independência no conjunto do território nacional". Apelou às populações dos territórios ocupados a "fazer face à política de repressão levada a cabo pelo ocupante", tendo constatado, uma vez mais, que "a aplicação do plano de paz ONU/OUA continua a ser entravado devido à vontade manifestada pelo governo marroquino". A Frente Polisario "reafirma a sua total disponibilidade para a negociação directa" mas acrescenta que "não ficará indefinidamente de braços cruzados face à perpetuação da ocupação do seu território nacional por Marrocos".

NOVAS PUBLICAÇÕES


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]