ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 03

13.-20.01 1997

 

14.01.97
Presos políticos

A Frente Polisario envia ao Dr. Emmanuel Roucounas, jurista independente da MINURSO, uma lista de presos políticos elaborada pela Associação de Familiares dos Presos e Desaparecidos Saharauis (AFAPREDESA).

15.01.97
Apelo por um "desaparecido" saharaui

A carta do mês da Amnistia Internacional dos USA é dirigida ao rei Hassan II de Marrocos pedindo a libertação de Baba Ould Ahmed Ould Adderrahman, um saharaui "desaparecido" desde 1975. Electricista numa companhia mineira espanhola, foi detido em Outubro de 1975 pelas Forças Armadas Reais, perto de Bir Enzaran, e desapareceu desde então.

19.01.97
Reatamento diplomático

Bachir Mustapha Sayed, responsável saharaui pelo referendo, iníciou neste princípio de ano uma "tournée" diplomática de grande envergadura que, entre outros contactos, prevê uma primeira reunião com o novo Secretário-Geral da ONU em meados do próximo mês de Fevereiro.
De passagem pela Suiça, entre 19 e 21 de Janeiro, será recebido no Ministério dos Negócios Estrangeiros e no Departamento de Cooperação de Berna, estando igualmente previsto um encontro com deputados da comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros.
Questionado sobre os objectivos da visita, Bachir Mustapha Sayed respondeu que a sua principal missão é procurar apoios para esta fase delicada de negociações iniciadas com Marrocos, em particular mediadores e locais neutros para os encontros que possam vir a ter lugar. Sayed acrescentou que os saharauis esperam muito da Suiça, país de que admiram a neutralidade e a tradição de mediação, lembrando ter sido muito apreciado o empenhamento do embaixador Manz no processo do Sahara Ocidental e a actividade desenvolvida pela Unidade Médica Suiça após o cessar-fogo .

 


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]