ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 01

29.12.96 - 05.01.1997

 

23.12.96
Resolução da Assembleia Geral da ONU

A Assembleia Geral das Nações Unidas adopta a resolução elaborada pela sua 4.ª Comissão (Descolonização). O texto aprovado reafirma o apoio ao Secretário-Geral nos esforços para organizar um referendo de autodeterminação no Sahara Ocidental e encoraja Marrocos e a Frente Polisario a entabularem o mais depressa conversações directas.

01.01.97
Alterações nas Nações Unidas

O novo Secretário-geral, Kofi Annan, entra em funções. O Conselho de Segurança sofre alterações em termos da sua constituição. Cinco novos países viram as suas candidaturas serem eleitas, passando, assim, a ter assento por um período de dois anos naquele importante órgão das Nações Unidas. São eles a Costa Rica, Japão, Quénia, Portugal e Suécia. Estes países vão substituir o Botswana, Alemanha, Honduras, Indonésia e Itália.

03.01.97
"A ONU tem que assumir as suas responsabilidades"

Fadel Ismaïl, representante da Frente Polisario em França, declara em entrevista ao "Témoignage Chrétien": "Nós cometemos, talvez, um erro estratégico ao empenharmo-nos num plano de paz que mais não fez do que nos impôr um cessar-fogo sem contrapartidas (...). Os marroquinos, ao contrário, tiveram a possibilidade de beneficiar plenamente com o termo dos combates para se reforçarem militar e administrativamente. Para nós, foram cinco anos perdidos na luta de libertação nacional, com o risco de ver surgir um repúdio generalizado por parte das nossas populações (...). Cabe, de uma vez por todas, às Nações Unidas assumir as suas próprias responsabilidades".

NOVAS PUBLICAÇÕES


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]