SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES  2008

original:frances

RESUMO FEVEREIRO 2008
01.-29.02.08



•    RASD
•    TERRITÓRIOS OCUPADOS E SUL DE MARROCOS
•    RECURSOS NATURAIS
•    REFERENDO
•    MARROCOS
•    DIREITOS HUMANOS
•    AJUDA HUMANITÁRIA
•    SOLIDARIEDADE
•    EM BREVE
•    INTERNET
•    NOVAS PUBLICAÇÕES

RASD
Movimentações diplomáticas (lista incompleta)
O embaixador da República saharaui na Tanzânia e nas Ilhas Maurícias, Habiballah Mohamed Kori, foi nomeado director do Protocolo da Presidência da RASD, sendo substituído por Brahim Salem Ould Bousseif (ex-representante em Navarra). O novo embaixador saharaui em Argel, Brahim Ghali, foi substituído em Madrid por  Bouchraya Hamoudi Beyoun, antigo primeiro-ministro. Elhaj Ahmed, embaixador da RASD na Venezuela, deu o seu lugar a Emborik Omar. Louchaa Mohamed, representante nas Canárias, foi nomeado como embaixador em Angola substituindo no cargo Ahmed Salama, agora novo representante em Navarra. Seniya Ahmed, representante saharaui na Suíça, foi nomeada embaixadora em Tripoli. Jamal Zerouali, representante na Alemanha, foi deslocado para Bruxelas. São também vários os novos representantes para as regiões de Espanha: Abidine Bouchraya para a Andaluzia, Boulahi Tirsal (anteriormente na Bélgica) para Castilla-La Mancha, Mohamed Moustafá para as Ilhas Baleares, e Oualad Moussa (ex-representante nas Baleares) para a Catalunha. [SPS]

01.02.08, reconhecimento
A República Árabe saharaui Democrática e o Malawi decidiram estabelecer relações diplomáticas ao nível de embaixador. O Malawi reconheceu a RASD em 16.11.1994 mas havia suspendido esse reconhecimento em Junho de 2001. [SPS]

05.02.08, petróleo
Mhamed Khadad, membro do Secretariado Nacional da Frente Polisario, apresentou em nome da RASD em Houston, Texas, o segundo concurso de licenças de petróleo na presença de representantes de várias sociedades petrolíferas e da imprensa especializada.
[full statement]

14-17.02.08, África
Uma delegação da União Nacional das mulheres saharauis tomou parte em Joanesburgo, África do Sul, nos trabalhos do 9.º Congresso da Organização Panafricana das Mulheres (Pan African Women's Organisation, PAWO), que manifestou o seu apoio ao direito do povo saharaui  autodeterminação e elegeu a organização saharaui como representante das mulheres africanas nas Nações Unidas.
[más]

22.02.08, Cartas e mensagens
O Conselho Consultivo saharaui (Conselho de notáveis) exigiu em mensagem enviada à Alta Comissária para os Direitos do Homem, Louise Arbour, a publicação do relatório da missão do ACDH, que se deslocou em 2006 ao Sahara Ocidental. Uma outra carta foi enviada ao SG da ONU. O Conselho Consultivo saharaui elegeu um novo secretariado e um novo presidente. Mohamed Mohamed Mouloud Abba Ali sucede a Mbarek Lehbib.
[New bureau of the CC]  [Letter to Ban Ki Moon]  [Letter to UNHCHR]

27.02.08, Tifariti – 32.º aniversário da proclamação da República saharaui
As celebrações oficiais decorreram em Tifariti, nos territórios libertados. Alguns dias antes o presidente argelino, Abdelaziz Bouteflika felicitara o seu homólogo saharaui por ocasião da festa nacional, fazendo "votos que a quarta ronda de negociações, prevista para Manhasset, Nova Iorque, no decorrer do mês de Março, permita chegar a uma solução política fundada na autodeterminação do povo do Sahara Ocidental". [SPS]

A 8.ª edição da Maratona do Sahara (Sahara Marathon) reuniu 500 atletas de diferentes nacionalidades. A prova foi ganha pelo espanhol Pedro José Hernandez Sanchez.[SPS] Este acontecimento desportivo de solidariedade permitiu reunir 22'500 dólares destinados à construção de um centro desportivo nos campos de refugiados.
[UNHCR report]
A biblioteca do Centro cultural francófono de Aousserd, gerido pela Associação saharaui para a promoção do intercâmbio cultural, foi inaugurada na presença de numerosas personalidades francesas e saharauis. [SPS]
O novo embaixador da África do Sul junto da RASD, Mzuvukile Maqetuka, apresentou em Tifariti as suas cartas credenciais ao Presidente da República, Mohamed Abdelaziz.[SPS]

Investidura do parlamento saharaui: o presidente da República saharaui abriu a sessão do Parlamento recém-eleito, cujo um terço dos seus elementos são mulheres assim como muitos jovens. 126 Candidatos submeteram-se a eleição para os 52 lugares do órgão do poder legislativo saharaui. Na ocasião, Mohamed Abdelaziz declarou que a escolha de Tifariti como capital provisória da RASD é uma "reafirmação da nossa soberania nos nossos territórios libertados". O parlamento reconduziu Mahfoud Ali Beïba na presidência daquele órgão de soberania.

Inaugurações: O presidente saharaui a inaugurou um complexo desportivo financiado pela África do Sul, que compreende um estádio de futebol, um campo da andebol e voleibol, uma piscina, edifícios administrativos e instalações sociais, assim como uma pequena barragem, o edifício de câmara municipal, a sede do Parlamento, uma mesquita, um hospital, uma escola e alojamentos para os habitantes da localidade. As autoridades saharauis prevêem a atribuição de lotes de terreno para construção a saharauis que vivem actualmente nos campos de refugiados. Mohamed Abdelaziz presidiu à cerimónia de graduação de 400 alunos da escola militar "Chahid El Wali".

Reacção: O ministério dos Negócios Estrangeiros marroquino, em comunicado,   considera estas iniciativas como uma ruptura do statu quo. Reafirma a «sua clara determinação em preservar, por todos os meios, a sua integridade territorial sobre o conjunto do seu Sahara» e ameaça a Argélia que, segundo o comunicado, encoraja um tal desenvolvimento.
Contra-ofensiva: A 26.02.08 uma centena de pessoas terão entrado em Marrocos no ponto de fronteira de Guerguerat, vindas dos campos de refugiados saharauis segundo a agência oficial marroquina MAP. Segundo uma outra fonte, tratar-se-iam de mauritanos e de saharauis a viver na Mauritânia. Esta acção espectacular foi orquestrada por Khalihenna ould Rachid, presidente do CORCAS, e por Hamada ould Darwich, mauritano, homem rico de negócios, ex-director geral do Porto de Nouadhibou, ex-proprietário do BACIM Bank, candidato derrotado nas eleições de 2006 em Bir Moghrein e também primo de Hakim Ibrahim, transfuga saharaui, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros da RASD, de seu verdadeiro nome Ibrahim ould Darwich.

Manifestações: Panfletos e bandeiras foram espalhadas em El-Ayoun, Dakhla e Smara, apesar do forte dispositivo policial e militar para impedir qualquer tipo de concentração ou manifestação. Em Smara, várias manifestações tiveram no entanto lugar em diversos bairros, dispersas pela polícia como vem sendo hábito. São assinaladas também manifestações em Tan Tan e nas universidades marroquinas.

No estrangeiro
Em Argel, é organizado um encontro de solidariedade com representantes do Comité nacional argelino de solidariedade com o povo saharaui, do grupo parlamentar Fraternidade Argélia-RASD, da União Panafricana da Juventude e da RASD.
O 32.º aniversário é comemorado de diferentes maneiras em muitos outros países. O parlamento autónomo das Baleares decide a 26.02.08 criar uma comissão de coordenação para apoiar a resolução do conflito do Sahara Ocidental, composta por representantes de todos os partidos políticos, da direcção da cooperação, dos fundos de cooperação de cada ilha, da Frente Polisario e das associações de solidariedade. O parlamento autónomo basco aprova por unanimidade uma declaração a favor do exercício do direito à autodeterminação do povo saharaui.
[más]  O governo da Grande Canária aprova por unanimidade uma moção a favor do direito à autodeterminação do povo saharaui e do respeito dos direitos humanos no Sahara Ocidental ocupado.
Inúmeras manifestações, conferências e cerimónias têm lugar não só em Espanha, mas também na Venezuela (Caracas), na Austrália (Melburne) , na Suíça (Genebra), etc.

TERRITÓRIOS OCUPADOS E SUL DE MARROCOS

Detenções, interrogatórios, intimidações
Em Dakhla detenção no dia 28 de Janeiro de Khalihenna Oulad Cheikh Beida e no dia seguinte de Mrabih Taleb Bouya, irmão de Hassana Taleb Bouya, membro do Comité contra a Tortura de Dakhla.
Três ex-presos políticos e outros dois cidadãos saharauis são interrogados a 17 de Fevereiro em El-Ayoun, quando pretendiam visitar o ex-preso político saharaui Sidi Mohamed Alouate. A 22 de Fevereiro , Mohamed Ould Salama Ould Hameya e as suas filhas são agredidos por um grupo de agentes policiais, quando recebiam em sua casa Najem Ould Mahmoud Ould Hameya e sua família, oriunda de Tindouf, no quadro das visitas organizadas pelo Alto Comissariado dos Refugiados.
Membros da Comissão de funcionários saharauis desterrados à força para Marrocos concentram-se no dia 7 de Fevereiro diante do ministério do Interior marroquino em Rabat, para reclamar o seu regresso aos seus locais de origem.

Julgamento em El-Ayoun
Nafai Sah e Mohamed El-Boussati, detidos entre 17 de Junho e 7 de Julho de 2007 acusados de terem incendiado uma viatura da polícia, são condenados a um ano de prisão efectiva no dia 6 de Fevereiro em julgamento de recurso. Dois advogados espanhóis e um suíço assistem ao julgamento. Mohamed Boutabaa é condenado no dia 27 de Fevereiro a um ano de prisão, acusado de ter incendiado a viatura de um militar. Dois observadores assistem ao julgamento, são eles Luis Mangrané, advogado espanhol e Patrick Herzig, advogado suíço.

09.02.08, corrupção
Grande parte das pessoas encorajadas em 1991/92 pelo governo marroquino a estabelecerem-se no Sahara Ocidental nos acampamentos ditos da Unidade, tendo em vista na altura a perspectiva de um referendo, regressaram às suas antigas casas. Apenas 5'000 pessoas vivem ainda aí, quando em 1991 o seu número ultrapassava as 21.000. Os que regressaram a Marrocos continuam no entanto a receber as ajudas alimentares do governo que vendem em seu próprio benefício. O montante anual dispendido pelo governo deverá rondar os 640 milhões de DH (56,4 milhões de Euros). Beneficiam também deste montante altos oficiais das FAR, notáveis saharauis e elementos de elevado cargo da administração marroquina. O diário Assabah publica uma lista de 16 nomes assim como a quantidade de farinha de que se apropriaram. [Assabah, 09.02.08, quotidien marocain arabophone]

14.02.08, El-Ayoun
Destruição de um antigo centro de interrogatórios e torturas no bairro Colominas, na avenida 24 de Novembro. Em 2007, as autoridades tinham procedido à destruição de um centro idêntico numa caserna das CMI (Companhias Móveis de Intervenção) no bairro Zoco Viejo.

19.02.08, El-Ayoun
Uma delegação de sindicalistas que integrava representantes da CGT de França, da  CGIL de Itália e das CCOO de Espanha desloca-se ao Sahara Ocidental para se avistar com os trabalhadores e reformados saharauis da mina de fosfatos de Boucrâa e da antiga administração espanhola. São mais de 22'000 saharauis - operários, militares, funcionários, etc. - , que prestaram serviço à Espanha durante o período colonial e que reivindicam o seu direito a uma reforma.
No dia 19 de Fevereiro, a delegação europeia reune com uma centena de trabalhadores e reformados na casa de Sidi Ahmed Eddia, para os informar sobre os esforços empreendidos para regularizar a sua situação junto dos seus antigos empregadores espanhóis. É então que a polícia marroquina prende os sindicalistas europeus, bem como o representante dos trabalhadores e dos reformados de Fosbucraa, Sidi Ahmed Eddia e a sua esposa.
[plus - más]
A Espanha cedeu em 1976 a maioria das suas participações na empresa Fosbucraa (65%) ao Estado marroquino. O novo colonizador suspendeu de imediato os contratos com os 721 trabalhadores saharauis. Desde 1999 que Sidi Ahmed Eddia multiplica sem resultado iniciativas junto das autoridades marroquinas e espanholas.
Os três sindicatos europeus envolvidos, assim como o deputado europeu Jean-Paul Lecoq, repudiam com veemência o sucedido. O CSPRON , o Comité de Apoio ao Plano de Resolução da ONU e para a  Protecção dos Recursos Naturais no Sahara Ocidental, dirige uma carta ao presidente da UE.

25.02.08, Greve da fome
Os presos políticos saharauis da Prisão negra iniciam uma greve ilimitada da fome para reivindicar o respeito pelo direito do povo saharaui à autodeterminação e denunciar as violações dos direitos humanos no Sahara Ocidental. Manifestam assim a sua solidariedade com todos os presos saharauis em Marrocos e com os presos políticos marroquinos, entre estes os membros da Associação Marroquina dos Direitos Humanos (AMDH). Nesse sentido enviam uma carta do mesmo teor ao enviado pessoal do SG da ONU, o diplomata holandês van Walsum. O Comité das famílias dos presos políticos saharauis exige a libertação imediata e incondicional dos presos políticos saharauis. Três dos grevistas da fome estão actualmente hospitalizados. [Informations régulières chez
ASVDH, FR, ENG, ESP, AR]

Campagne Internationale pour la libération de Brahim Sabbar et tous les prisonniers politiques sahraouis

Campaña internacional  para  la liberación de Brahim Sabbar y todos los presos  politicos saharauis

International Campaign for the Release of Brahim Sabbar and all the Saharawi political prisoners

26.02.08, mina
Um jovem saharaui, Boushab Boutimit (19 anos) morre devido à explosão de uma mina em Areiridh não longe de Zak, onde guardava o seu rebanho. Um membro da sua família, Fatimetou Boutimit (de 11 anos) tinha sido gravemente ferida na sequência da explosão de uma mina em Dezembro passado.

04.03.08, injustiça
O Tribunal de apelo reduziu a dois anos a pena de prisão dos dois membros dos GUS (Grupos urbanos de segurança, dissolvidos em 2006), o oficial Abderrahim Mestioui [Amssaoued], alcunhado por Bahja, e o adjunto Rouchdi Hassan, condenados no dia 20.06.07 a dez anos de prisão pelo assassinato de Hamdi Lembarki, falecido a 31.10.05. O tribunal toma em consideração "o facto de ter havido provocação", segundo a sentença. Os dois polícias, que foram imediatamente libertados, gozavam de condições especiais de detenção, deslocando-se livremente no interior da Prisão negra de El-Ayoun, dispondo de cela privativa, telefone móvel e de computador.
A Associação das Famílias dos Presos e Desaparecidos Saharauis (AFAPREDESA) e a União dos Juristas Saharauis denunciam a vontade manifestada pelas autoridades de ocupação em ocultar os crimes perpetrados pelas suas forças contra a população civil saharaui e condenam esta nova injustiça. Exigem a abertura de um inquérito para julgar os responsáveis materiais e morais da morte de Hamdi Lembarki.
[communiqué - comunicado]
O Observatório dos direitos humanos dos advogados de Badajoz, que recebeu recentemente o PREMIO JUSTICIA 2007 da Asociação de Direitos Humanos da Extremadura, condena também energicamente este julgamento e exige da parte das autoridades judiciais marroquinas a detenção dos dois assassinos, tanto mais que a sua colocação em liberdade pode induzir outros elementos a assassinar inocentes.
[comunicado]
O presidente da República saharaui escreve com data de 9 de Março uma carta ao Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, na qual exzprime a sua surpresa e afirma que "a justiça em Marrocos contribui para assegurar a cobertura dos crimes e garante a impunidade para os aparelhos repressivos marroquinos no Sahara Ocidental". [AFP]

RECURSOS NATURAIS

Areia
Vários cargueiros ostentando bandeira panamiana,- o West Sky, o Guajira, o Trio Vega, o Seisbulk ou o Hannes - , são observados a transportar areia do Sahara Ocidental para as Canárias. A areia parece destinar-se à construção.
[more]

Fosfatos
A Norwatch descobre que uma companhia de transporte marítimo, a Jinhui Shipping and Transportation Limited, registado no Oslo Stock Exchange, realiza transportes de fosfatos do Sahara Ocidental para a empresa neo-zelandesa Ballance Agri-Nutrients. Trata-se do navio Jin Cheng, registado em Hong Kong, que atracou a Newport Nova Zelândia a 6 de Fevereiro.
[Statement by Norwatch]
Os cargueiros Dimitris (10 de Janeiro de 2008) e Maria Oldendorf (12 de Fevereiro de 2008) transportaram também fosfatos do Sahara Ocidental com destino ao fabricante colombiano de fertilizantes Monomeros.
Segundo a Darwatch, o governo saharaui acusou a companhia dinamarquesa de transporte marítimo J. Lauritzen (cujo um cargueiro transportou fosfatos), de participar na exploração ilegal de recursos do Sahara Ocidental.
[Copenhagen Post, 22.02.2008] [Danwatch, Danish and English]

Petróleo
O Departamento nacional marroquino de hidrocarburantes e das minas (ONHYM), que analisa actualmente os dados do estudo que a companhia sísmica 2D efectuou de 15 de Setembro a 26 de Novembro de 2007, afirmou no passado dia 11.02.08 que trabalhos complementares serão efectuados na bacia de Bojador no quadro do plano de desenvolvimento 2008-2012.

Pesca
Respondendo a uma pergunta do deputado sueco Hans Linde, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Suécia, Carl Bildt, declara a 19.02.08 que é muito tarde para pedir a anulação do tratado de pesca entre a UE e Marrocos, mas que é possível a oposição à renovação do acordo. Por outro lado, as autoridades suecas vão investigar a situação de navios suecos que pescam actualmente nas águas territoriais do SO e que foram recentemente identificados. [Norwatch]  [texte original suédois]

REFERENDO

04.02.08, Conselho de Segurança
O Conselho de Segurança reúne para tomar conhecimento do relatório de Peter van Walsum, Enviado Pessoal do SG da ONU. O presidente em exercício do Conselho de Segurança, Ricardo Alberto Arias ( Panamá), saúda o último relatório do SG e congratula-se pela prosseguimento das negociações em Março. 
[Press Release]
O representante da Frente Polisario na ONU, Ahmed Boukhari, sublinha em carta ao Conselho de Segurança, "a ausência de progressos" no processo de negociações e a continuação das manobras de bloqueio por intermédio da parte marroquina.[SPS]
O embaixador de Marrocos junto da ONU, El Mostafa Sahel, declara que "Marrocos...reafirma a sua disposição em participar em negociações sérias e substanciais e chegar, o mais depressa possível, a uma resolução..., no respeito da soberania de Marrocos...".

06-14.02.08, Périplo de Peter van Walsum à região
06-08.02.08, Rabat: O primeiro-ministro Abbas El Fassi recebe o enviado pessoal para o Sahara do SG das Nações Unidas. "A reunião decorreu numa atmosfera muito cordial", declarou à imprensa van Walsum. "Trocámos pontos de vista sobre as melhores formas de tornar as negociações mais substanciais, como pede o SG da ONU", acrescentou. O representante pessoal do SG mantem contactos com representantes dos partidos políticos marroquinos e do CORCAS.
08-10.02.08, RASD: O responsável das Nações Unidas no termo de uma recepção do presidente da RASD, Mohamed Abdelaziz, afirma que "as posições das partes estão ainda muito afastadas" e que "não há nenhum novo plano para sair do impasse".
11-12.02.08, Argel: Em declaração à imprensa, van Walsum afirma ter constatado, após os encontros com as duas partes em conflito, Marrocos e a Frente POLISARIO, que as suas posições não se alteraram e que "continuam muito afastadas". Para ele, elas mantêm-se "praticamente idênticas àquilo que eram há 2 anos e meio atrás".
"Ainda não encontrei solução", afirmou aos media. O diplomata da ONU declarou "ter esperança" de encontrar um acordo, mas que "não queria dar falsas esperanças de que tudo possa ser decidido na quarta ronde de negociações. O «objectivo principal do meu périplo é escutar as ideias de uns e de outros sobre a forma de tornar as conversações mais substanciais», declarou no final de uma reunião com o ministro argelino dos Negócios Estrangeiros, Mourad Medelci. O diplomata holandês foi igualmente recebido pelo Chefe do governo da Argélia, Abdelaziz Belkhadem.
13-14.02.08, Nouakchott: O Presidente mauritano, Sidi Mohamed ould Cheikh Abdallahi, recebe em Nouakchott Peter van Walsum, em visita de trabalho de dois dias à Mauritânia. Falando à imprensa no termo da entrevista com o chefe de Estado mauritano, van Walsum declara que "não está satisfeito com o estado das negociações".

19.02.08, Kosovo
O representante da Frente Polisario em Espanha, Bouchraya Beyoun, declara em Madrid que "o exemplo do Kosovo demonstra claramente que no seio da comunidade internacional existe a prática de "dois pesos e duas medidas" quando se trata de fazer face aos processos de independências segundo os interesses das potências mundiais". Nem Marrocos nem a Argélia reconheceram a antiga província sérvia.
 
27.02.08, negociações
A 4.ª ronda de negociações directas entre Marrocos e a Frente Polisario, inicialmente prevista para 11 de Março em Manhasset, é adiada para 16 do mesmo mês, anuncia em Argel o embaixador da RASD na Argélia, Brahim Ghali. A decisão foi tomada na sequência de um pedido de Marrocos.

25-29.02.08, Périplo de David Welch ao Magreb
O secretário de Estado adjunto norte-americano responsável pelo Médio Oriente, numero três do departamento dos Negócios Estrangeiros da Casa Branca, desloca-se a três estados magrebinos. No termo do seu encontro com o soberano marroquino, o emissário norte-americano defende relações “fortes e positivas entre Marrocos e a Argélia”, apesar do “problema do Sahara Ocidental”. Numa declaração à imprensa, Welch acrescenta que a proposta de autonomia “esteve na origem das rondas de negociações. Pensamos que se trata de uma abordagem muito produtiva e que vale a pena examiná-la”. O secretário de Estado adjunto norte-americano sublinha que os EUA desejam que “as partes se empenhem de maneira construtiva e de boa fé” nas negociações.
Na capital argelina, em relação ao tema do Sahara Ocidental, o responsável norte-americano sublinha que «qualquer solução deve respeitar o direito do povo saharaui, incluindo o seu direito de ter a sua própria palavra a dizer neste solução». «Para além desta questão, pensamos que é importante que todos os países do Magreb tenham boas relações entre si, em particular a Argélia e Marrocos, ambos bons parceiros dos EUA», acrescenta. [agências]

MARROCOS

06.02.08 armamento
A companhia holandesa Damen Shipyards Group vendeu três corvetas de guerra Sigma a Marrocos no montante de 500 milhões de euros, cerca de 1,2 milhões de dólares US.

11.02.08
Mohamed VI adia sine die a sua visita à Mauritânia prevista para a segunda semana de Fevereiro de 2008. Uma delegação marroquina composta pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e pelo Director-Geral dos Estudos e Documentação (DGED)  (Serviços Secretos) é recebida no dia 5 de Fevereiro pelo presidente mauritano.

Manipulações e desinformações
13.02.08: O jornalista marroquino Ali Lmrabet ganha a acção em recurso que o opunha ao correspondente em Madrid da agência noticiosa oficial marroquina MAP. O tribunal de recurso de Madrid considera que foi provada a relação entre a MAP e a DGED [serviços secretos marroquinos].
[plus]

22.02.08: O diário Aujourd'hui le Maroc publica uma rectificação do porta-voz da OTAN que desmente um artigo publicado a 24.01.08 pelo quotidiano sob o título «Documento classificado da NATO revela responsabilidade da Argélia no conflito do Sahara». [ALM, 22.02.08] [ALM, 24.01.08]
Trata-se de uma falsificação efectuada pelo website marroquino «Polisario Confidentiel» . Este  site é um dos muitos sites de propaganda controlados por Marrocos, surgidos recentemente na web: ver a este respeito
"More information on Moroccan puppet sites" e outras informações sobre o blog One hump or two .
22.02.08: O investigador e especialista da África do Norte Hugh Roberts pede o direito de resposta à agência noticiosa oficial marroquina MAP, que deformou de forma muito grave  as suas opiniões em artigo de 13 de Fevereiro com base numa conferência realizada por aquele intelectual em Barcelona sobre o tema «Sahara Ocidental : Os Custos do Conflito para o Desenvolvimento do Magreb ». [plus]

[Ver também o dossier do Sahara Info:
Calomnies et mensonges du makhzen,29.02.08]

DIREITOS HUMANOS

19.02.08
O ministro de Estado britânico para os Negócios Estrangeiros e da Commonwealth, Kim Howells, declara que as Nações Unidas mantêm a decisão de não publicar o relatório efectuado em 2006, pelo Alto Comissariado para os Direitos do Homem sobre a situação dos direitos humanos no Sahara Ocidental. Howells respondia a uma questão colocada pelo deputado Jeremy Corbyn (Trabalhista)
[Hansard]

AJUDA HUMANITÁRIA
No seguimento de um apelo do Crescente Vermelho Saharaui (CVS), O CV argelino concedeu no dia 5 de Fevereiro um apoio alimentar de urgência aos refugiados saharauis de 100 toneladas de arroz, 160 toneladas de massas, 250 toneladas de leite em pó. O ministério italiano dos Negócios Estrangeiros deu resposta também ao apelo no dia 13 de Fevereiro com a concessão de 100'000 euros ao PAM.

A situação alimentar dos refugiados saharauis continua «muito crítica», na opinião do presidente do Crescente Vermelho Saharaui (CRS), interrogado pelo diário argelino El Watan. Yahia Bouhebeini explica a situação por três razões: a não- reconstituição do stock de segurança, esgotado desde Outubro de 2006, a não-conclusão de maneira definitiva pelo PAM do programa de ajuda para o biénio 2008-2009 e o problema do transporte e encaminhamento das ajudas. Segundo Bouhebeini, os refugiados saharauis não são aprovisionados em leite, massas e arroz há já vários meses, e continuam a esperar a chegada da farinha. O CRS está a preparar um inquérito nutricional com a ajuda das ONG e das agências das Nações Unidas, com o financiamento da ECHO e da Agência espanhola da cooperação internacional. Esta estudo terá início no dia 9 de Março próximo. [27.02.08 El Watan]

SOLIDARIEDADE

16-17.02.08, Eucoco - Argélia
Uma reunião internacional sobre a descolonização do Sahara Ocidental, realizada em Argel e organizada pelo Comité Argelino de Solidariedade com o povo saharaui e a  task force da Coordenação Europeia de apoio ao povo saharaui EUCOCO, marcou o início do Ano Internacional 2008 de solidariedade com o povo saharaui na sua luta pela autodeterminação. Pierre Galand, presidente da task force, proferiu uma conferência no Instituto das Ciências Políticas em Argel sobre "o direito dos povos a dispor de si próprios", à qual assistiu o primeiro-ministro argelino bem como outros altos responsáveis argelinos e saharauis.
Os participantes na reunião decidiram enviar uma carta ao Secretário-Geral da ONU e aos membros do Conselho de Segurança pedindo a sua actuação e levar a que Marrocos acate a legalidade internacional Em declaração final apelam também à União Europeia e à União Africana, bem como ao Enviado Pessoal do SG da ONU a exercer pressões junto de Marrocos para a "estrita aplicação" das resoluções do Conselho de Segurança. Uma delegação da task force foi recebida pelo antigo presidente Ahmed Ben Bella, que assegurou apoiar a causa do povo saharaui na luta que trava para recuperar a sua soberania. [SPS,
revue de presse Sahara-Info]

EM BREVE

17-23.03.08, COLUMNA DE LOS 1000. «Mil personas uniremos nuestras manos formando una cadena humana frente al muro de la vergüenza, un muro de dos mil kilómetros que separa un territorio y divide un pueblo.» http://voluntadydeterminacion.blog.com/

17-20.04.08, V Sahara International Film Festival: http://www.festivalsahara.com/pdf/Notadeprensa2008.pdf

25-26.04.08, Alger, colloque international de parlementaires sur "l’autodétermination des peuples : facteur de stabilité, de paix et de développement" au siège de l’Assemblée populaire nationale (APN), à l’initiative du Comité de fraternité parlementaire algéro- sahraoui.

INTERNET

ANÁLISE

DOCUMENTOS

VÍDEO

NOUVEAUX - NEW - NUEVOS - NOVOS  BLOGS

NOUVEAUX - NEW - NUEVOS - NOVOS SITES

OPINIONS: http://opinions.arso.org

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français
>> Revue de la presse internationale francophone http://fr.groups.yahoo.com/group/revue-de-presse-sahara-occidental/messages

English
>> English publications on Sahara Update mailinglist: http://groups.yahoo.com/group/Sahara-update/messages

Castellano
>> Revista de la prensa en español http://es.groups.yahoo.com/group/revista-de-prensa-sahara-occidental/messages
Nuevos libros:


Italiano
Attualità in italiano: El Ouali Bologna: http://www.saharawi.org/saharawi.htm + Radio for Peace http://www.radiokcentrale.it/du.htm

Dansk

Arabe

Deutsch

 


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]