SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS 2006

original:frances

SEMANAS 41 - 42
08.10 - 21.10.06

 

•    RASD
•    TERRITÓRIOS OCUPADOS E SUL DE MARROCOS
•    REFERENDO
•    DIREITOS HUMANOS
•    SOLIDARIEDADE
•    EM BREVE
•    INTERNET
•    NOVAS PUBLICAÇÕES

RASD

30.09.-06.10.06, visita oficial
Uma delegação do PARLACEN, parlamento da América Central, está de visita oficial à RASD a convite do Parlamento saharaui. A delegação é constituída pelo presidente do Parlacen, Julio Palacios, do Panamá, pelos vice-presidentes Nelson Licona, das Honduras, e Julio César Grijalva, do Salvador, e pelo deputado Miguel Oviedo, da República Dominicana. Em comunicado, a delegação manifesta o seu apoio total à causa saharaui e à RASD. [SPS]

08.10.06, visita das famílias
O coordenador junto da Minurso, Mhamed Khadad, denuncia "o bloqueio por parte de Marrocos das trocas de visitas entre as famílias saharauis”. Afirma que o reinício das visitas estava previsto para início do mês de Outubro, após a Polisario ter aceite todas as propostas do programa que lhe foram apresentadas pelo Alto Comissário para os Refugiados em Julho, depois em Agosto e, por fim, em Setembro de 2006. [SPS]

12.10.06, Conselho Consultivo
No termo da sua 5.ª sessão, o Conselho Consultivo saharaui apela em carta dirigida ao SG da ONU, Kofi Annan, a acelerar a organização do referendo de autodeterminação, a proteger os saharauis da repressão marroquina nos territórios ocupados, e a pôr fim à politização da ajuda humanitária. Em carta ao Parlamento Europeu, o Conselho Consultivo saharaui solicita que a instituição condicione a cooperação com Marrocos ao respeito pelos direitos humanos no Sahara Ocidental e que intervenha para acabar com as pilhagens dos recursos saharauis. O Conselho Consultivo saharaui escreve ao rei de Espanha chamando-lhe a atenção para a responsabilidade espanhola na descolonização do Sahara Ocidental e na protecção das populações saharauis da repressão marroquina.
Criado em 2001, Conselho Consultivo saharaui reúne todos os chefes de tribo que participaram na identificação dos eleitores saharauis. [SPS]

13.10.06, África do Sul
Interrogado em artigo consagrado ao relatório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos do Homem, publicado na edição semanal do "Mail & Guardian", o embaixador saharaui na África do Sul, Oubi Bouchraya, declara que "as prerrogativas da MINURSO devem ser alargadas para que incluam a protecção dos direitos humanos no Sahara Ocidental".

15.10.06, justiça
Durante a abertura do ano judiciário, o ministro da Justiça, Hammada Selma, aborda as actividades no ano precedente perante o presidente do Conselho Constitucional, Mohamed Bouzeid, muitos magistrados, advogados e funcionários que trabalham no sistema judicial da RASD. [SPS]

TERRITÓRIOS OCUPADOS E SUL DE MARROCOS

Manifestações, detenções
As manifestações organizadas pelos jovens saharauis prosseguem. Uma vez detidos, muitos deles descobrem nos comissariados de polícia outros saharauis anteriormente detidos e cujo paradeiro se desconhecia. Foi assim a 7 de Outubro, quando 10 saharauis detidos em El-Ayoun, encontram no comissariado da polícia o seu compatriota Abdesamad Boishiri, detido ilegalmente desde há vários dias.
A repressão abate-se muitas vezes sobre os mesmos: Andour Lhoucine é preso a 9 de Outubro pela sexta vez desde que foi libertado em Abril passado. As detenções revestem-se muitas vezes de aspectos particularmente revoltantes. Foi o caso do que ocorreu a 9 de Outubro a três jovens saharauis, presos em plena rua por polícias à paisana, levados para fora de El-Ayoun de mãos atadas e posteriormente despidos e torturados de maneira sádica. Só passadas 48 horas é que foram libertados.

Por ocasião do 31.º aniversário da proclamação da unidade nacional saharaui, a 12 de Outubro de 1975, realizam-se muitas manifestações independentistas de jovens saharauis nas cidades ocupadas, apesar do importante dispositivo policial montado, em particular junto às escolas e estabelecimentos escolares. Graffitis são pintados um pouco por todo o lado, e bandeiras da RASD são desfraldadas.
As forças de repressão intervêm em El-Ayoun e em particular em Smara, onde se registam 17 feridos e 8 pessoas detidas, entre os quais dois soldados saharauis das Forças auxiliares. Oito casas são invadidas e saqueadas. Em El-Ayoun, 7 pessoas são detidas. O domicílio da família Ameydane é invadido e saqueado por polícias de armas em punho, transportados em cerca de trinta veículos de diversos corpos de polícia, que prendem
El-Wali Ameydane,, ex-preso político. São assinaladas outras detenções no dia 12 de Outubro: em Tan Tan, do militante Waban Souleiman, acusado de ser o instigador das manifestações nesta cidade, e do ex-preso político Banga Cheikh; em Dakhla, do ex-preso político e presidente da ASVDH de Bojador Mohammed Tahlil quando regressava de Nouadhibou, depois libertado e preso de novo no dia 19.10.2006.
A 13 de Outubro prosseguem as invasões a domicílios em El-Ayoun, três são destruídos e os respectivos chefes de família detidos. Pela primeira vez, regista-se uma manifestação em Tata, no sul de Marrocos. Em Dakhla, um jovem saharaui, Hay Alal, é agredido e ferido com arma branca por um colono marroquino.
No seguimento dos acontecimentos de Smara, têm lugar novas manifestações na cidade a 15 e 16 de Outubro, que obrigam as autoridades marroquinas a desencadear novas medidas de repressão. A 15 de Outubro três pessoas são presas em Tan Tan. A 18 de Outubro, Daha Rahmouni e Lismaaili, membros do secretariado da ASVDH, são presos em El-Ayoun. [para mais informações ver
ASVDH , blog Sahara Libre , As Umdraiga]
13.10.06, Apelo
No seguimento da publicação do relatório do Alto Comissariado para os Direitos do Homem, o Colectivo dos Defensores Saharauis dos Direitos do Homem CODESA constata um agravamento da repressão nos territórios ocupados. Emite um apelo onde se pede o alargamento das competências da MINURSO em matéria de direitos do Homem, a nomeação de um Relator Especial sobre a situação dos direitos do homem nos Territórios Ocupados do Sahara Ocidental, a constituição de uma comissão de inquérito internacional sobre as violações dos direitos do homem cometidas pelas autoridades marroquinas e a aplicação do Plano de Paz para a Autodeterminação do Povo do Sahara Ocidental.
[Appel]

13.10.06, El-Ayoun
Brahim Sabbar e Ahmed Sbai suspendem a greve da fome que haviam iniciado no passado dia 4 de Setembro, a pedido das suas famílias e de muitas organizações locais e internacionais de defesa dos direitos humanos.

15.10.06, El-Ayoun
Apresentação ao juiz de instrução de El-Wali Ameydane e de Banga Cheikh, pés e mãos atadas, após terem sido interrogados durante 72 horas no quartel general da gendarmeria real. Os GUS dispersam um manifestação dos familiares diante do tribunal.

16.10.06, Goulimine (Sul de Marrocos)
A sindicalista saharaui
Khadija Moutik  comparece perante o tribunal, acusada de participação e organização das manifestações que tiveram lugar na cidade no dia 8 de Outubro em solidariedade com os presos políticos saharauis. Após a leitura do termo de acusação, cheio de falsificações e que dá conta "de insultos a funcionários do Estado e destruição de bens públicos", a militante confirma a sua participação nas manifestações independentistas onde foram empunhadas bandeiras saharauis como símbolo de recusa da ocupação marroquina. Nega contudo ter insultado os agentes marroquinos ou cometido actos de violência. Durante o julgamento, tira uma bandeira nacional saharaui do interior da sua roupa e proclama "Viva a Frente Polisario, autodeterminação já". [É possível ver um curto vídeo na RASD-TV].

OUTROS ACONTECIMENTOS
08.10.06, drama da imigração clandestina
24 jovens saharauis morrem por afogamento durante uma tentativa de imigração ilegal para as Ilhas Canárias, enquanto outros 11 são recolhidos pelas autoridades espanholas. O governo saharaui denuncia estas mortes, que coincidem com a degradação da situação nos territórios sob ocupação marroquina. [SPS]

13.10.06, sabotagem?
Segundo o diário marroquino Al-Ahdath Al-Maghribia, citado pelo diário espanhol El Pais, o tapete rolante transportador de fosfato foi destruído por uma explosão na noite de 10-11 de Outubro numa distância de 20 metros, entre os postes de controlo 7 e 8. Uma bandeira da Frente Polisario teria sido encontrada nas proximidades do local.
[El País, 14-10-2006]

16.10.06, GUS
Os Grupos Urbanos de Segurança (GUS) são dissolvidos e os seus membros distribuídos pelos diferentes serviços da DGS (Segurança nacional).

Aminatou Haidar em França
Após ser recebida pela comunidade saharaui em Mantes-la-Jolie, Aminatou Haidar, que está em França a convite da Amnesty International, participa no dia 9 de Outubro, em Paris, numa conferência de imprensa. Dá testemunho da tragédia que ela própria viveu e lamenta que a "sociedade civil francesa não esteja melhor informada da situação de atentados aos direitos humanos registados no Sahara Ocidental pelas autoridades marroquinas". Refere ter recebido "inúmeras mensagens anónimas" ameaçando-a de a " liquidar fisicamente, caso ela prossiga a sua actividade de defesa dos direitos humanos".
A 10 de Outubro, a activista é recebida pelo senador Robert Bret, não obstante os protestos da várias associações de marroquinos. O diário L'Humanité - publica vários artigos sobre o seu testemunho. Aminatou Haidar prossegue o seu périplo em Bagnolet a 14; em Mans a 15 de Outubro, cidade esta geminada desde 1982 com Haouza (nos acampamentos de refugiados saharauis) e, por fim, em Limoges no dia 17.
[vidéo en ligne]

REFERENDO

02.10.06, MINURSO
Em conformidade com o acordo de Fevereiro de 1999 entre a ONU e Marrocos, a MINURSO decide apenas arvorar a bandeira da ONU no seu quartel-general. Esta medida levou a uma resposta marroquina em El-Ayoun, que consistiu em colocar duas dezenas de bandeiras marroquinas diante dos locais da MINURSO.
[Press Release]

10.10.06, Dinamarca
No final de um encontro com o coordenador saharaui com a MINURSO, Mhamed Khadad, em Copenhaga, o sub-secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros da Dinamarca, Ib Petersen, refere que o seu país "apoia e milita por uma solução pacífica e respeitadora do direito à autodeterminação, no quadro das Nações Unidas". [SPS]

13.10.06, 4.ª comissão da ONU
A Comissão de Descolonização da Assembleia Geral da ONU adopta por 76 votos a favor, 72 abstenções e nenhum voto contra uma resolução que reafirma o direito do povo saharaui à autodeterminação. O projecto de resolução (A/C.4/61/L.5) não havia obtido consenso, pelo que foi necessário fazer uma votação. O texto é idêntico àquele que no ano passado fora aceite por consenso. 
[Special Sahara info: Résolution sur le Sahara Occidental de l'Assemblée Générale de l'ONU (4ème Commission)]
O ministro dos Negócios Estrangeiros saharaui, Mohamed Salem Ould Salek, felicitou-se pela adopção da resolução.

13.10.06, Noruega
O secretário de Estado norueguês dos Negócios Estrangeiros, Raymond Johansen, declara que o seu país "é pela autodeterminação do povo saharaui". A afirmação é proferida durante um encontro que mantem com o coordenador saharaui junto da MINURSO, Mhamed Khadad. [SPS]

16.10.06, diplomacia
O presidente francês Jacques Chirac, ao receber o ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros que era acompanhado por cinco ministros, lembrou a Mohammed Benaïssa que a França apoia uma solução política mutuamente aceite no quadro das Nações Unidas, informa o Palácio do Eliseu. A mesma delegação foi também recebida em Washington por Condoleezza Rice. Várias delegações ministeriais marroquinas são enviadas aos cinco países membros permanentes e a alguns países membros não permanentes do Conselho de Segurança.
[actualité Elysée]


16.10.06, relatório do Secretário-geral da ONU
S/2006/817
No seu relatório, Kofi Annan faz o ponto da situação sobre a evolução da situação nos últimos seis meses e lembra quatro factos importantes: o discurso do trono de Mohammed VI a 29 de Julho, onde o monarca dava conta do avanço do projecto de autonomia, a libertação de 48 presos entre os quais 38 militantes saharauis no dia 22 de Abril, a continuação «das manifestações apelando ao respeito pelos direitos do homem e do direito à autodeterminação» no território e a assinatura do acordo de pesca entre a União Europeia e Marrocos a 26 de Julho. Kofi Annan enumera de seguida várias iniciativas da MINURSO, anunciando que as visitas entre famílias vão ser retomadas no início de Novembro e refere que se encontram ainda em Bir Lahlou 12 migrantes ilegais.
As actividades do seu Enviado Pessoal, Peter van Walsum, são referidas em detalhe ao longo de cinco páginas. Peter van Walsum contactou as partes interessadas, assim como as autoridades argelinas, mauritanas, espanholas, americanas e francesas. Marrocos informou-o recentemente que a proposta de autonomia «seria apresentada no decurso dos próximos meses.» Os dirigentes da Frente Polisario fizeram saber a Peter Van Walsum, «que optariam pela continuação do impasse, embora tivessem plena consciência que isso só poderia conduzir à retomada da luta armada.» Acrescentando alguns desses dirigentes que lhes seria difícil resistir à pressão dos jovens saharauis frustrados e que querem combater.
Constatando que as posições das partes permaneceram inconciliáveis, Kofi Annan recomenda mais uma vez «negociações directas, sem condições prévias, entre as duas partes», precisando desta vez que elas devem ter como «único objectivo definido, o exercício da autodeterminação». Apela pois às partes para que uma renuncie a falar de independência, a outra de autonomia no quadro da soberania marroquina.
Kofi Annan retoma também a recente recomendação do Alto Comissariado das Nações Unidas dos Direitos do Homem, preconizando «que tudo seja feito para assegurar o respeito dos direitos do homem ao povo do Sahara Ocidental» e pede que a ONU examine a melhor maneira de o conseguir. Por fim, recomenda o prolongamento do mandato da MINURSO até 30 de Abril de 2007.
[ ONU nouvelles, 18.10.06 

19.10.06, Reacção da Frente Polisario
O representante da Frente Polisario junto da ONU, Boukhari Ahmed, declara que o relatório "coloca o conflito na sua verdadeira natureza enquanto problema de descolonização e estabelece claramente os limites às ilusões de Marrocos para implicar a ONU numa operação que visa legitimar a sua ocupação colonial do nosso país". Exprimindo a "satisfação" da Frente Polisario por estas constatações do secretário-geral, Boukhari lembra que "a única solução viável, realista, justa e que beneficia do apoio da comunidade internacional é a organização de um referendo de autodeterminação". A Frente Polisario" pensa que é "necessário agora não retomar as negociações, mas sim aplicar os acordos firmados", referiu o dirigente saharaui. [SPS]

20.10.06, Reino Unido
O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, Kim Howells, afirma que o Reino Unido assumirá quando dos debates no Conselho de Segurança à cerca do conflito do Sahara Ocidental um papel activo, em conformidade com a sua posição de apoio a uma resolução justa no quadro das Nações Unidas e que garanta o direito do povo saharaui à autodeterminação. A Câmara dos Comuns britânica organiza a 24 de Outubro, e pela primeira vez na sua história, um debate plenário sobre a questão do Sahara Ocidental, na presença da ministra dos Negócios Estrangeiros, Margaret Beckett. [SPS]

O projecto marroquino de autonomia
Em artigo em que dá conta dos graves problemas existente entre os membros do CORCAS e o seu presidente, o semanário Le Journal Hebdo relata que a elaboração do projecto de autonomia terá sido confiado aos especialistas da REMALD (Revista marroquina de Administração Local e de Desenvolvimento). O texto está em vias de ser concluído por juristas marroquinos e estrangeiros (espanhóis e franceses). Será em seguida submetido ao rei antes de ser apresentado à comunidade internacional.
[Le Journal Hebdo No 273, 14-20.10.06]

DIREITOS HUMANOS

12.10.06, Reino Unido
O ministério britânico dos Negócios Estrangeiros publica o seu 9.º relatório anual sobre os direitos do homem. O Reino Unido continuará a apoiar os esforços do secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan e do seu enviado especial para o Sahara-Ocidental, Peter Van Walsum, com vista a conseguir uma resolução do conflito do Sahara Ocidental e permitir a autodeterminação do povo saharaui.
[FCO Human Rights Annual Report 2006] (pp. 211-212)

SOLIDARIEDADE

10.10.06, solidariedade
Uma centena de jovens da ilha de Tenerife trabalharam durante cerca de dez dias nos acampamentos, em áreas como a reconstrução, hospitais e escolas. [SPS]

10.10.06, Itália
O wali de El-Ayoun Omar Mansour recebeu das mãos do presidente da província de Roma, Emilio Gasbarra, o prémio “Provincia Capitale e Provincia Solidale”, atribuído ao povo saharaui pelo seu combate legítimo pela liberdade e independência. O responsável saharaui foi recebido depois em Modena pelas autoridades da província, ligada por 10 anos de amizade e cooperação com o acampamento de El Ayoun. [SPS e agências]

La Federació d'Associacions de Solidaritat amb el Poble Saharaui del País Valencià ha recibido dos premios de parte de reconocidas instituciones. El primero, de parte de la revista SAÓ, de publicación en toda la zona de habla catalana y que fue entregado día 20 de octubre. Entre otras , nos preceden en la recepción de este premio organizaciones tan prestigiosas como Intermón o Amistía Internacional. El segundo, lo concede la Universitat Miguel Hernández d'Elx, en el marco de la II Edición de Premios a Entidades sin ánimo de lucro y cuya entrega será el próximo lunes 30 de Octubre a las 12hs en el Campus de dicha universidad en presencia de los Duques de Soria.

EM BREVE

26 - 28.10.06: Italia: La 2a edizione della Maratona per la Pace La Verna – Montenero 25 – 28 ottobre 2006 dedicata al Popolo Saharawi. Org.: Associazioni Amici della 100 Km del Sahara e Cooperatori Paolini di Livorno. Infos: t.tombesi@comune.castagneto-carducci.li.it, nordsud@sirius.pisa.it
infos: http://www.radioforpeace.info/news233.htm

27 and 28 October, in The Hague, The Netherlands. "International Law and the Question of Western Sahara", a Conference organized by the Institute of Social Studies and the International Platform of Jurists for East Timor.

30.10.06, El-Ayoun: Premier anniversaire de l'assassinat de Hamdi Lembarki par deux policiers marocains qui n'ont toujours pas été jugés.

3, 4 et 5 novembre 2006, Vitoria-Gasteiz (Espagne). 32ème Conférence Européenne de Coordination du Soutien au Peuple Sahraoui, EUCOCO 2006, Renseignements: http://www.eucoco2006.org
email organizacion@eucoco2006.org

11.11.06, Madrid: Manifestacion de Atocha a la Pl. Mayor, Madrid (Plataforma civica proreferendum en el Sahara). Infos: ceas-sahara@ceas-sahara.es

17.11.06, Palma: L'Associació d'Amics del Poble Sahrauí de les Illes Balears i el fotògraf Rif Spahni  us conviden a la inauguració de l'exposició  TINDUF, PAISAJES DE UN EXILIO, el 17 de novembre a les 19.30 h, al Cercle de Belles Arts - Casal Balaguer (Unió, 3, Palma). L'obra romandrà exposada fins al 5 de desembre de 2006. Infos. ceas-sahara@ceas-sahara.es

01-09.12.06, campements de réfugiés de El-Ayoun, PRIMER FESTIVAL DE MUSICA Y FOLCLORE VASCO: la Asociacion de ayuda al pueblo saharaui NUYUM de Sopelana celebrara el primer festival de musica y folclore vasco en el campamento del El Aaiun para el cual se desplazara la orquesta sinfonica de Bilbao. NUYUM es una asociacion sin animo de lucro inscrita en  el registro del gobierno vasco y formada por jovenes saharauis y vascos. Contacto e informacion: Omar Slama Nayem: f_polisario@yahoo.es - Eneko Calle Gracia: Sahara_anderdeuna@yahoo.es

Vuelos charter a los campamentos
Región de Murcia: Salida el sábado 2 de Diciembre, desde el aeropuerto de Alicante y regreso el 10 de Diciembre, por la noche.
Para más información llamar a los teléfonos 676978232 (sólo por la tarde) o al 660622130 (durante todo el día).

Catalunya: Primer vuelo: salida: el día 05 de diciembre a las 21:30, vuelta: el día 11 de diciembre a las 01:30. Segundo Vuelo: Salida día 05 de Diciembre a las 22:00, vuelta  día 10 de diciembre a las 03:40. Delegación Saharaui en Catalunya <delsahbcn@yahoo.es>

NTERNET

Video

Aminatou Haidar: L'invitée de la semaine ( L'Humanité, Paris )

Le Journal Hebdo No 273, 14-20.10.06, Dossier Sahara

Tel Quel No 243, 14-20.10.06, dossier Sahara

Communiqué urgent de Khat Achahid, 18.10.06. http://www.fpeluali.org/telquel181006ar.html#fr

Noticias sobre la situación de los Derechos Humanos en el Sáhara Occidental. As. Umdraiga

OPINIONS: http://opinions.arso.org

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]


English
>> English publications on Sahara Update mailinglist: http://groups.yahoo.com/group/Sahara-update/messages
- UN slams Saharawi abuse, Jean-Jacques Cornish, Mail & Guardian, SA, 13-19.10.06.

Castellano
>> Revista de la prensa en español http://es.groups.yahoo.com/group/revista-de-prensa-sahara-occidental/messages

Italiano
Attualità in italiano: El Ouali Bologna  + Radio for Peace

[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]