SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS 2006

original:frances

SEMANAS 33-34

13.08. - 26.08.06

•    RASD
•   TERRITÓRIOS OCUPADOS E SUL DE MARROCOS
•   REFERENDO
•   MARROCOS
•   SOLIDARIEDADE
•   EM BREVE
•   INTERNET
•   NOVAS PUBLICAÇÕES
 

RASD

11-12.08.06, Apoio
Uma delegação do ANC, Congresso Nacional Sul-africano, visitou os campos de refugiados. "Estaremos ao vosso lado até à vitória final", afirmou o seu secretário-geral, Kgalame Mothlante, numa intervenção proferida na wilaya de Smara. O Presidente saharaui, ao receber Mothlante, afirmou que o reconhecimento da RASD pela África do Sul constituiu "uma réplica adequada aos subterfúgios de Marrocos, à sua intransigência e à sua recusa em acatar a legalidade internacional". Mothlante, ao fazer alusão aos militantes da Intifada saharaui nos territórios ocupados, declarou: "Não estais sós, não conseguirão isolar-vos, estamos ao vosso lado... Estais próximo da vitória".
Em comunicado comum, o ANC e a Frente Polisario apelaram ao governo marroquino a "retirar todas as forças de ocupação do território saharaui e a respeitar a soberania da República saharaui nas suas fronteiras internacionalmente reconhecidas". Os dois movimentos condenaram "as práticas repressivas das forças de ocupação marroquinas" e convidaram as Nações Unidas a "intervir para proteger os civis saharauis nos territórios ocupados". ANC e Frente Polisario firmaram igualmente um plano de acção comum.
[Communiqué commun - original inglês]


12.08.06, Cambodja
O Reino do Cambodja já não reconhece a RASD. É o que afirma a agência noticiosa marroquina MAP na sequência dos encontros em Phnom Penh entre o ministro marroquino delegado para os Negócios Estrangeiros e Cooperação, Taïb Fassi Fihri, e o primeiro-ministro do Cambodja, Hun Sen, o que não é referido no comunicado publicado no site oficial do Reino do Cambodja.

TERRITÓRIOS OCUPADOS E SUL DE MARROCOS

El Ayoun
Prosseguem as manifestações, seguidas de intervenções policiais, detenções, castigos, pancadaria, ferimentos e destruição da domicílios. Entre 9 e 12 de Agosto, uma dezena de pessoas foram detidas para interrogatório. Uma delas foi em seguida abandonada a 20 km da cidade. Os activistas saharauis dos direitos humanos ElWali Ameidan e Jamal ElHousseini foram torturados e ameaçados de serem queimados vivos. [mais informação]
Mohamed Jaïm, sindicalista bem conhecido, foi agredido brutalmente diante da sede da MINURSO no decurso de uma manifestação.[f
otos]

Foum ElOued
As manifestações continuam a ter lugar regularmente tanto na aldeia de Foum ElOued como na praia próxima. Dois activistas saharauis, presos durante uma manifestação a 12 de Agosto, foram encarcerados na Prisão Negra por ordem do juiz de Instrução. Os detidos são Targui Ali ould Sid Ammou, irmão do antigo preso político saharaui Targui Malainine, e Laaraibi Mohamed Ali ould Lahoussine. Na sequência de uma tramitação excepcionalmente rápida, os dois foram condenados no dia 16 de Agosto, apenas 24 horas após o seu encarceramento, a dois meses de prisão efectiva e uma coima de 1000 dhs.

Greves da fome
Pela terceira vez, os presos políticos saharauis da Prisão Negra observam nos dias 15 e 16 de Agosto uma greve da fome de 48 horas em protesto contra as suas condições de detenção. Os presos saharauis detidos em Inezegane e Aït Melloul decretaram também uma greve de 24 horas no dia 11 de Agosto, em solidariedade com Salek Lassiri e Saleh Amidan, que prosseguem uma greve da fome desde o dia 26 de Julho na prisão marroquina de Kenitra, e com Loumadi Mohamed, em greve da fome desde o dia 7 de Agsoto, na mesma risão, bem como com "as nossas famílias em Smara, El Ayoun, Tan Tan, Assa, Mhamid ElGhizlan e Ifni, que estão sendo vítimas de graves violações dos direitos do homem”. [lista dos presos actualizada]
Registam-se também manifestações em Smara no dia 10, distribuição de bandeiras e panfletos em Lemseïed, Tan Tan e Tighmert no Sul de Marrocos.

14.08.06, Dakhla
Durante a celebração do 27.º aniversário da anexação de Dakhla por Marrocos, El Mami ould Taleb Omar interrompe a cerimónia e perante oficiais e autoridades regionais reunidos na sede da wilaya, grita palavras de ordem independentistas. É imediatamente detido e barbaramente agredido. Nada mais se sabe, mas os bairros de Akseikisat e de Oum Tounsi aparecem cobertos de panfletos e bandeiras da RASD por ocasião deste aniversário.

17.08.06, apelo
A Associação das Famílias dos Presos e Desaparecidos saharauis (AFAPREDESA) e  a União dos Juristas saharauis (UJS) lançaram um "apelo premente" à Representante Especial da ONU para a Defesa dos Direitos do Homem, Hina Jilani, para que "envie comissões internacionais de inquérito aos territórios ocupados do Sahara Ocidental".

24-25.08.06
Três presos políticos saharauis foram vítimas de uma tentativa de assassinato na Prisão Negra de El Ayoun por parte de outros detidos de direito comum. Trata-se de: Mohamed Salem Mohamed Yeslem Bahaha, preso N° 27477, Mohamed Mustapha Mouloud Gemid/Ghamid Elhaj, N° 27476, e Abdeslam Kasem Dida, N° 27478, presos em Smara no dia 18.07.06. [SPS]

REFERENDO

ONU-Representante especial para o Sahara Ocidental
Francesco Bastagli, nomeado em Agosto de 2005 (semanas 31/32 2005)  , chegou ao fim do seu mandato. A 23 de Agosto, ele despede-se das autoridades saharauis, lamentando que ao deixar as suas funções "o conflito saharaui continue por resolver no plano político ". Francesco Bastagli manifestou a sua confiança na vontade do povo saharaui em apoiar os esforços das Nações Unidas para a autodeterminação e em chegar a uma solução satisfatória para o conflito do Sahara Ocidental.

MARROCOS

12.08.06, Preparativos de um golpe de Estado
Destituições e mudanças registam-se no exército marroquino e na  DGST, os serviços secretos marroquinos, na sequência da detenção de cinco militares, presumíveis membros de uma célula terrorista de 44 pessoas desmantelada no dia 7 de Agosto passado. Esta célula pretenderia derrubar o regime e instaurar um Estado islâmico. Os militares presos pertenceriam aos efectivos da força aérea. Um brigadeiro em Casablanca e o general Belbachir, que comandava a Direcção da segurança militar, foram destituídos. A direcção da segurança militar foi dissolvida. Tal como no passado, é à gendarmeria real, e em particular ao 5.º departamento, que cabe vigiar as forças armadas. É dirigida pelo general Benslimane.
[El Pais, 14.08.06] [Le Matin.ma, 11.08.06]

Intrigas e manipulações
Diversos jornais marroquinos, espanhóis e franceses divulgaram uma incrível história cheia de intrigas e manipulações, mas também pejada de contradições, sobre as relações hispano-marroquinas e franco-marroquinas, através dos infortúnios e atribulações de um ex-agente dos serviços marroquinos.
Hicham Bouchti, cidadão marroquino, requereu em Agosto de 2005 um pedido de asilo em Espanha. O indivíduo servira nas Forças auxiliares marroquinas (encarregadas da vigilância das forças armadas) em 2000-2001 e no 2.a secção das Forças Armadas reais entre 2001 e 2003, onde estava encarregado de infiltrar os meios islamistas. Foi condenado a dois anos de prisão em Janeiro de 2003 por um tribunal militar, segundo diversas fontes, por ‘escroqueria’ e revelação de segredos militares. À saída da prisão, e não encontrando trabalho, terá decidido fugir para Espanha. É essa a versão que ele deu a dois semanários marroquinos, próximos do poder, junto dos quais se apresentou em Julho passado depois de ter regressado a Marrocos.
[Maroc-Hebdo International, No 708]
O seu pedido de asilo foi recusado, mas Bouchti não foi expulso. Ele terá, então, se encontrado no centro para os refugiados de Madrid com Aïcha Ramdane, esposa de Tamek, que lhe terá proporcionado um encontro com Ali Lmrabet, jornalista hispano-marroquino no El Mundo. Este publica uma entrevista com Bouchti a 3 de Fevereiro de 2006, contendo revelações em parte conhecidas sobre o rei e a família real. [El Mundo, 03.02.06]
Regressado a Marrocos, Bouchti «revela» no meio de uma grande trapalhada que, segundo ele, Aïcha e Lmrabet são agentes ao serviço da Espanha, e que ele próprio havia sido utilizado pelos serviços secretos espanhóis para se tornar porta-voz do movimento dos oficiais livres marroquinos e envolvido numa conspiração franco-espanhola para eliminar Lmrabet e  Basri. Tudo isso ! [MHI, No 709]
Para Lmrabet  e o diário El Mundo [ver pt. 9 no Sahara-Info de 27.07.06] , Bouchti é um agente marroquino utilizado igualmente pelos serviços espanhóis e franceses para o eliminar. Ele beneficiaria do apoio do Estado marroquino ao mais alto nível. Os nomes dos agentes espanhóis, franceses e marroquinos são citados pelo jornal.
As autoridades de Casablanca não apoquentaram Bouchti, antes decidiram abrir um inquérito sobre os serviços espanhóis e o El Mundo por tentativa de desestabilização de Marrocos…
[ALM/MAP 14.07.06]
Para o jornalista Pedro Canales
[La Razon, in Sahara-Info, 31.07.06, chap. 6] a manipulação é obra de um sector do regime marroquino favorável aos interesses da França que pretende torpedear a influência da Espanha em Marrocos. Ao contrário, para a revista Jeune Afrique, semanário francês conhecido pelas suas posições próximos do makhzen – o poder e ‘entourage’ do rei de Marrocos, o assunto mais não é do que uma manipulação da imprensa espanhola pro-Polisario...[J.A. 30.07.06]

SOLIDARIEDADE

11.08.06
Os responsáveis da Associação italiana de solidariedade da província de Emilia Romana Jaima Saharaoui, acompanhados por um grupo de 30 crianças saharauis, são recebidos pelo Presidente da República italiana Giorgio Napoletano.

15.08.-17.09.06,  Las Palmas da Gran Canária
La Sala de Arte de CajaCanarias en Las Palmas de Gran Canaria acoge del 15 de agosto al 17 de septiembre la exposición Memoria del Sáhara, obra del periodista y reportero gráfico José Luis de Pablos.

16.08.06, México, Escuela Nacional de Antropología e Historia ENAH
En el marco de las Segundas Jornadas de Antropología Visual se presento el documental "Voces del Sahara" di Javier Pérez Solano y Jesús Álvarez Razo seguido con una conferencia acerca de la lucha del pueblo saharaui, en la que el señor Ahmed Mulay Ali pedio a todos los amantes de la paz y la justicia su grano de arena para hacer llegar la paz al norte de África mediante la aplicación del plan de paz aceptado por la comunidad internacional y rechazado por Marruecos que tiene un apoyo en Francia a la que no le interesa la existencia de un estado hispano parlante en su zona de influencia. Así como intervinieron varias personalidades de la asociación y el acto fue moderado por Alma Najera miembro de la asociación y estudiante de la ENAH.

18.08.06, La lucha saharaui en el canal 22
Projeccion del documental "Laila" realizado por la actriz Silvia Munt, ganador del premio Goya en España, acompañado por una entrevista del señor Ahmed Mulay Ali Ministro Consejero Encargado de negocios de la Republica Saharaui en México.

18-27.08.06, Exposición en la Fototeca de Veracruz
Exposición fotográfica "Imágenes del Sahara: el camino al Leyuad" del fotógrafo Ricardo Ramírez Arriola, en el marco del XIII Festival Internacional Afrocaribeño.[El Sol de México].
Las imágenes incluidas en esta exposición que se exhibirá también en Xalapa, Veracruz, fueron tomadas en marzo de este año durante un viaje a los campamentos de refugiados cerca de Tinduf, Argelia y a Leyuad en República Árabe Saharaui Democrática. El autor tomó como punto de partida para esta exposición el proverbio saharaui "Lemrua tespeg etfagrich" (La bondad antes que la valentía). -->Ver parte de esta exposición .

Em BREVE

02.09.06, Bilbao: manifestacion Sahara: no hay futuro sin la autodeterminacion. Hora: 12.30, lugar: Plaza el arenal. Convoca: Coordinadora Euskadi-Sahara 27 de febrero.

MARIEM HASSAN
02.09.06, Madrid, I Festival Solidario de Músicas del Mundo Ciempozuelos global, Plaza de Toros (C/ Enrique Granados s/n) 23:00
PRÓXIMOS CONCIERTOS:
20 septiembre: Munich (Alemania)
22 septiembre: Södra Teatern, Estocolmo (Suecia)
21 octubre: Teatro Principal, Burgos
4 noviembre: Fira de la Mediterranía, Manresa
Infos: NUBENEGRA

INTERNET


NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

Revue de la presse internationale francophone http://fr.groups.yahoo.com/group/revue-de-presse-sahara-occidental/messages


English

English publications on Sahara Update mailinglist: http://groups.yahoo.com/group/Sahara-update/messages


Castellano

Revista de la prensa en español
http://es.groups.yahoo.com/group/revista-de-prensa-sahara-occidental/messages

Attualità in italiano

Deutsch


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]