SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS 2006

original:frances

SEMANAS 05 - 05

29.01.- 11.02.06

RASD

24-29.01.06, Fórum social mundial, Caracas
O representante da Frente Polisario na Venezuela, El Haj Ahmed, interveio durante um seminário sobre o tema Sahara Ocidental, uma descolonização inacabada. O representante saharaui reclamou uma "intervenção da comunidade internacional para a protecção dos civis saharauis contra a repressão selvagem praticada pelas autoridades marroquinas nos territórios ocupados e no Sul de Marrocos. O seminário foi organizado pela Organização de Solidariedade com África, Ásia e América Latina (OSPAAAL) e a Federação espanhola de instituições solidárias com o Sahara (Fedissah).
Nas intervenções que proferiram no seminário, o Presidente da OSPAAAL, Jaime Ballesteros, e a sua coordenadora, Remedios Garcias, bem como os deputados Gustavo Hernandez e Carlos Ortega, presidente do grupo parlamentar venezuelano de amizade com o povo saharaui, "reafirmaram a sua solidariedade com o povo saharaui na sua luta de libertação, condenando as violações por parte de Marrocos dos direitos do homem nos territórios ocupados do Sahara Ocidental".

29.01.06
Representantes da SweFOR (Swedish Fellowship of Reconciliation) e da SERPAJ-AL (Servicio Paz y Justicia, América Latina), ONG partidárias da não-violência em visita aos campos de refugiados saharauis, manifestaram o seu apoio à " luta pacifica" do povo saharaui pela recuperação dos seus "direitos legítimos à autodeterminação e à paz". [SPS]

04.02.06
O Crescente Vermelho Saharaui lançou um apelo "urgente" a todas as organizações humanitárias. Adverte que o "stock de segurança de meios alimentares de base, activado desde Janeiro de 2006, estará esgotado no próximo mês de Março ". Os medicamentos, financiados nos últimos anos pelo Bureau Europeu de Ajuda Humanitária (ECHO), "estão totalmente esgotados". O orçamento consagrado pela ECHO aos medicamentos apenas "representou 25 % das necessidades de primeira ordem dos refugiados", e o organismo europeu "ainda não forneceu esta ajuda prevista desde Novembro último ". [
SPS]

07.02.06, Conferência internacional
A conferência internacional sobre o património cultural da RASD decorreu nos acampamentos com a participação de professores das universidades de Girona, de Madrid e da universidade argentina de Fasta, assim como intelectuais saharauis. O grupo universitário de Girona, composto por Gabriel Alcalde, Joan Lluis Alegret, Carlos Serra, Narcis e Joaquim Soler, apresentou uma brochura intitulada "As pinturas rupestres pré-históricas de Rekeiz Lemgasem (Zemmour- Sahara Ocidental)" e expôs os seus trabalhos de investigação arqueológica nas zonas libertadas da RASD, o que também fez Beatriz Carbonell, da Universidade argentina de Fasta. Antropólogos e investigadores saharauis e espanhóis intervieram sobre: "A cultura saharaui do ponto de vista da antropologia do desenvolvimento". Este grupo é composto pelos professores Juan Carlos Gimeno Martin, David De Juan Canales, Luis Marin Pozuelo, em colaboração com os investigadores saharauis Moh. Saleh Nafe Abeid, Fanna Saleh Dat, Fatimetu Brahim et Tfarrah Mohamed Bachir.

08.02.06, Equador
O Equador e a RASD anunciaram o restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois Estados, declararam os ministérios dos Negócios Estrangeiros dos dois países em comunicado conjunto. O Equador havia reconhecido a RASD em 1983 mas retirara esse reconhecimento no dia 11 de Junho de 2004.

TERRITÓRIOS OCUPADOS E SUL DE MARROCOS

14.01.06, El Ayoun
Laassairi Saïd, detido juntamente com outros saharauis após o funeral de Lembarki no edifício que alberga a MINURSO, onde tentava se refugiar, é maltratado durante 48 horas no comissariado da polícia. Laassairi denuncia os factos em cartas dirigidas ao chefe da MINURSO, ao procurador geral do tribunal e ao responsável local da AMDH, acompanhando as suas cartas de um certificado médico que atestam os seus ferimentos em consequência dos maltratos sofridos.[
documents]

30.01.06, El Ayoun
Ali Salem Mohamed Yahdih Mohamed Saleh morre em El Ayoun com a idade de 100 anos. Participou nos primeiros movimentos revolucionário do Sahara. Preso em 26.02.76, é encarcerado em vários presídios secretos marroquinos e libertado em 1991, após 16 anos de desaparição. Dois dos seus oito filhos foram mortos em combate nos primeiros anos da ocupação marroquina, uma das suas filhas é a ex-desaparecida e ex-presa política Fatimetu Ali Salem.

25.01.06, Bojador-Dakhla
As famílias saharauis vindas a Dakhla e Bojador no quadro das visitas organizadas pela MINURSO foram calorosamente acolhidas pela população que empunhava bandeiras da RASD. A polícia bloqueou as ruas que conduziam ao local da recepção. Duas pessoas que vinham participar no acolhimento às famílias saharauis foram atropeladas voluntariamente por uma viatura da polícia marroquina.

26.01.06, agravamento da pena
O preso político saharaui Sidi Ahmed N'dour foi condenado no recurso pelo tribunal marroquino de El Ayoun a 10 meses de prisão efectiva. Na primeira instância a pena decretada foi de apenas 4 meses.

26.01.06, El Ayoun
A maioria dos estabelecimentos escolares, em particular o liceu Mohamed V e a escola Alfateh, viram-se decorados com bandeiras da RASD. A resposta das forças de repressão marroquinas foi imediata.

26.01.06, El Ayoun
Os presos políticos saharauis das prisões de El Ayoun, Smara, Aït Melloul, Kenitra, Tiznit e Kalaat Sghrana denunciaram em comunicado os maus tratamentos infligidos pelos GUS a Louali Amaydane e a Sidi Ahmed Elmoussaoui, na viatura que os transportava à Prisão Negra após o julgamento de recurso do dia 24 de Janeiro de 2006. Os presos políticos declaram ser vítimas de tratamentos inumanos, citando os casos de Haddi Sidi Ahmed Elkaynane, torturado e ameaçado de morte na prisão de Aït Melloul na presença do procurador do Rei; Ali Elagdadi, humilhado e torturado por agentes das secretas marroquinas em Tiznit, e Sid Ahmed Aalouate, maltratado e humilhado durante a sua hospitalização por membros dos GUS na Prisão Negra. Em sinal de protesto, os presos saharauis decidiram desencadear uma greve da fome de 48 horas com início a 31.01.06.

28.01.06, El Ayoun
Os serviços secretos marroquinos na busca de manifestantes independentistas interrogaram várias famílias saharauis do bairro de Maatallah.

29.01.06
O cidadão saharaui Elhaiba Mohamed Mahmoud suspendeu a sua greve da fome, tendo as autoridades aceite o seu pedido de regresso a El Ayoun.

29.01.06, Smara
As forças da repressão dispersam brutalmente uma manifestação independentista que percorria diversas ruas de Smara, empunhando bandeiras e entoando slogans.

29.01.02, El Ayoun
Ismaili Mohamed M'Barek, preso por ser ter manifestado pacificamente pela independência, foi detido na Prisão Negra onde aguarda julgamento. A data do julgamento não foi ainda fixada. [SPS]

30.01.06, Direitos humanos
O Comité pelo respeito das liberdades e dos direitos humanos no Sahara Ocidental (CORELSO), Paris, pediu ao Governo marroquino de devolver à militante saharaui dos direitos humanos, Aminatou Haidar "todos os seus direitos cívicos, nomeadamente o direito de se exprimir, de se manifestar e de circular",
A Associação das Famílias dos presos e desaparecidos saharauis (AFAPREDESA), exprimiu a sua preocupação a propósito da "grave e preocupante situação" dos presos políticos saharauis nas prisões marroquinas onde a tortura e os maus tratos são moeda corrente. [
comunicado]
A comunidade saharaui em França solicitou, por seu turno, uma "intervenção urgente" do governo francês junto de Marrocos, a fim de este pôr termos aos seus "crimes" no Sahara Ocidental.
A ex-presa política saharaui Aminatou Haidar, denunciou em comunicado "os processos iníquos contra os presos políticos saharauis" no Sahara Ocidental, e apelou à comunidade internacional a "proteger os civis saharauis indefesos".[SPS]

31.01.06, Apelo urgente
O secretariado internacional da Organização mundial contra a tortura, OMCT, lançou um apelo premente em virtude da degradação da situação dos direitos humanos no Sahara Ocidental. [
appel, Cas MAR 020905.2]

31.01.06, União Europeia
Vários eurodeputados perguntaram à Comissão Europeia se tinha a intenção de intervir para que o julgamento de Ali Salem Tamek fosse repetido. A pena deste último foi agravada no julgamento de apelação do passado dia 24.01.06.

31.01.06, Parlamento europeu
A missão de visita ao Sahara Ocidental prevista para este mês foi adiada para data indeterminada. Os governos marroquino e argelino não terão respondido aos pedidos de autorização. Os seus embaixadores serão convocados em breve.

31.01.-01.02.06, El Ayoun
Têm lugar durante a noite manifestações independentistas e a favor da libertação dos presos saharauis. As forças da repressão intervêm e prendem quatro jovens saharauis, Said Baha, Youssef Daoudi, Amidan Lehbib, Jabar Abdelvetah. Durante o interrogatório a que são sujeitos, acusam-nos de tráfico de droga e de implicação na imigração clandestina. São advertidos que poderão ser acusados desses delitos caso persistam em participar nas manifestações independentistas.

01.02.06, Direitos humanos
"O bureau central da AMDH reiterou, em comunicado, o seu apelo à libertação de todos os detidos de opinião e presos políticos saharauis" e denunciou "as detenções arbitrárias de saharauis".

02-03.02.06, Goulimine
Cerca de 300 saharauis organizaram uma manifestação diante da sede da wilaya, a qual foi violentamente reprimida pelas forças de segurança, que utilizaram gases lacrimogéneos, entre os quais o CS, conhecido pela sua toxicidade. São feitos vários feridos. No dia seguinte uma nova marcha reúne cerca de um milhar de saharauis, dispersos de novo violentamente pelas forças da ordem. Os manifestantes entoaram slogans a favor da Frente Polisario, da autodeterminação do Sahara Ocidental e da libertação dos presos saharauis. Denunciaram igualmente a discriminação de que são alvo os saharauis em matéria de trabalho e alojamento e reclamaram emprego para os desempregados. Registam-se vários feridos nos confrontos. [
mais]

03-04.02.06, Dakhla
Pelo menos uma pessoa é presa e sete activistas dos direitos do homem feridos em confrontos registados durante a noite entre as forças da repressão marroquinas e cidadãos saharauis que reclamavam o direito do povo saharaui à autodeterminação e à independência. Catorze outras pessoas são severamente maltratadas, uma outra, Bela Bouaila, detida, e são várias as habitações de saharauis revistadas.

04.02.06, Smara
Saharauis organizam uma concentração de solidariedade com a população de Dakhla.

04.02.06, El Ayoun
Três estudantes saharauis do liceu Lemsala, Chtouki Moulaye Ahmed, Dah Hassan e El Ghali Lechgar são detidos e interrogados durante mais de seis horas antes de serem libertados. Uma manifestação tem lugar diante do liceu Mohamed VI. [SPS]

05.02.06, El Ayoun
Detenção de Bal-la Cheijatu Ali Salem, interrogado durante cerca de oito horas e posto em liberdade após os polícias terem urinado em cima dele.

06.02.06, Goulimine
Milhares de manifestantes organizam uma nova marcha em direcção à sede da wilaya, interrompida uma vez mais pelas forças da repressão. Os confrontos duram mais de quatro horas. Uma vez mais registam-se vários feridos. Quatro pessoas são detidas, Rgueibi Lakhlipha, Lakraimi, Moustapha, Chekraoui Bachir e Aabani Brahim.[
mais]

Um militante saharaui dos direitos humanos, Lamin Said Mohamed Sahel, procurado há vários meses devido à sua participação nas manifestações de El Ayoun, foi preso a 6 de Fevereiro de 2006 no momento em que decorria a manifestação. O seu domicílio foi revistado e saqueado, tendo o seu computador, telefone, CDs e livros sido levados pela polícia.

06.02.06, El Ayoun
A tensão eléctrica a nível da cidade foi aumentada sem aviso prévio, a fim de impedir os jovens saharauis de suspender bandeiras da RASD nos fios eléctricos, o que provocou enormes estragos num grande número de computados.

07.02.06, El Ayoun
Três raparigas, Chikha Salama Ould Mnayssir, Hjabbouha Salama Ould Mnayssir (17 anos) e Ghlaya Salama Ould Mnayssir (14 anos) foram atacadas pelas forças de repressão marroquinas, que irrompeu pela sua casa no centro de El Ayoun, onde havia tido lugar uma reunião pela autodeterminação e independência. A mãe das raparigas, Khadijattou Ali Omar Bachir, foi dada como desaparecida assim como o seu filho Abdallah Salama Mnayssir (22 anos).

06.02.06, Carta dos presos saharauis à Kerr-MacGee
Os presos políticos saharauis dirigiram uma carta ao PDG da companhia petrolífera norte-americana Kerr-McGee pedindo-lhe que não renovasse o contrato firmado com as autoridades marroquinas que expira em Abril. As actividades nas águas territoriais saharauis sem o consentimento das populações são ilegais e violam o direito internacional, lembram. [
letter]

09.02.06, El Ayoun
O preso político saharaui, defensor dos direitos do homem e presidente da associação saharaui das vítimas das violações aos direitos do homem cometidas por Marrocos, Brahim Dahane, compareceu diante do juiz de instrução. Ele foi preso a 30 de Outubro de 2005, pelas suas actividades em defesa dos direitos do homem no Sahara Ocidental e pelo seu apoio à família do mártir Hamdi Lambarki. As autoridades marroquinas falsificaram o processo-verbal que Dahane não viu nem assinou e procuram inculpá-lo por delitos de ordem penal.

09.02.06, apelo
Evocando o agravamento da situação dos direitos humanos nos territórios ocupados, a Fundação norueguesa dos direitos humanos Rafto dirigiu um apelo ao governo norueguês. Pede-lhe que faça pressão junto de Marrocos para que este país ponha fim aos tratamentos inumanos, como as torturas, humilhações e ameaças contra os activistas dos direitos humanos e presos políticos, que reveja o processo contra os 14 defensores dos direitos humanos injustamente condenados, autorize os representantes do governo norueguês, as ONG e os media a aceder livremente ao território do Sahara Ocidental ocupado. [
Press statement Rafto Foundation]

Missão de observação
Os 11 advogados, originários de cinco países, divulgam o relatório da missão de observação que efectuaram a 29-30 de Novembro de 2005 e entre 11 e 15 de Dezembro de 2005, relativamente ao processo dos 14 presos políticos saharauis perante o juízo criminal do Tribunal de El Ayoun. [
rapport du collectif] [rapport de Me D. Leuenberger]

REFERENDO

30.01.06, Espanha
O secretário de Estado espanhol para a Cooperação, Leire Pajin, declarou que a Espanha tem uma "obrigação histórica" face ao povo saharaui, afirmando que o seu país deve trabalhar para que se encontre uma solução definitiva e justa para o conflito do Sahara Ocidental.

01.02.06, Carta de Marrocos ao Conselho de Segurança
Em carta endereçada ao secretário-geral da ONU e ao presidente do Conselho de Segurança, o ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros, Mohamed Benaissa, afirma que Marrocos está disposto a iniciar negociações no mais breve prazo possível e que apresentará, dentro em breve, um projecto de autonomia nesse sentido". Protesta, por outro lado, contra o que ele designa de "criação de um facto consumado na zona tampão, com a implantação artificial de edifícios, o desenvolvimento de "actividades diplomáticas" e chegando-se mesmo a concluir contratos de conveniência com sociedades petrolíferas". [
Extractos da carta dada pela MAP 02.02.06]

03.02.06, resposta saharaui
O Presidente da República saharaui, Mohamed Abdelaziz, reafirma em carta ao secretário-geral da ONU, Kofi Annan, que os saharauis rejeitam qualquer proposta de resolução do conflito do Sahara Ocidental, que não respeite o direito inalienável do povo saharaui à autodeterminação. Segundo o presidente saharaui, Rabat não pode pretender ser uma potência soberana ou administrante do Sahara Ocidental, que se encontra sob "ocupação militar". [
Lettre/SPS 03.02.06]

10.02.06
O ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros, Miguel Ángel Moratinos, recebeu em Madrid Peter van Walsum, representante pessoal secretário-geral da ONU, Kofi Annan, para o Sahara Ocidental.
Moratinos lembrou ao diplomata holandês que a Espanha quer ajudar na aproximação das posições entre Marrocos e a Frente Polisario, no quadro das Nações Unidas, a fim de se conseguir um acordo definitivo que permite o exercício da autodeterminação do povo saharaui.

MARROCOS

27, 28 e 29.01.06, Conferência preparatória do Fórum social magrebino
Durante três dias, 400 alternomundialistas dos países do Magreb e associações oriundas da imigração discutiram em Bouznika orientações da sua acção comum. Uma delegação saharaui tomou parte nos trabalhos, que integrava seis activistas saharauis, dos quais cinco vindos de El Ayoun e Smara (Lahcen e Lahoussine Moutik, Lahbib e Abdessalam Eddymaoui, N'guia Bouda, Mohamed Ahmed Tirsal), assim como treze estudantes de Casablanca. A delegação foi calorosamente acolhida pelos participantes. Dois saharauis foram designados relatores, trata-se de Bachir Moutik (vindo da França em representação da CORELSO) relator do ateliê paz e resoluções de conflitos, e Lahcen Moutik, relator do ateliê mobilização e alargamento, cujo objectivo era discutir os meios de mobilização da sociedade civil magrebina e contactar as ONG que não puderam assistir a este primeiro encontro. [
Site Forum social maghrébin]

02.02.06
O juiz francês Philippe Courroye, que está investigando as irregularidades do programa da ONU "Petróleo por Comida " destinado ao Iraque, enviou, em Dezembro passado, cartas precatórias internacionais a Marrocos relativas às condições em que Jean-Bernard Mérimée, embaixador da França em Marrocos de 1987 a 1991, recebeu de Hassan II um terreno em Ouarzazate e, sobretudo, as remunerações que recebeu do BMCE.[
Le Journal Hebdo] [ver também "Kofigate" de K. Beyrouk]

06.02. 06, Ouarzazate, Marrocos
Ali Sbaai ould Mohamed Cheikh ould Sid Laabasse, cidadão de dupla nacionalidade marroquino e suíço de origem saharaui, médico e hoteleiro, habita em M'hamed al Ghizlane. Dirige a empresa de turismo Iriki expedição [www.iriki.com]. Ali Sbaai denunciou as autoridades locais que toleram o tráfico de camelos, de cigarros e de haxixe com a Argélia. Condenado a seis meses de prisão e preso no dia 2 de Fevereiro, inicia uma greve da fome para pedir a sua libertação. A população manifesta-se por diversas vezes contra esta condenação.

10.02.06
O rei de Marrocos, Mohamed VI, iniciará a 19 de Fevereiro um périplo em África que o levará à Gâmbia, Congo e República Democrática do Congo.

ARGÉLIA

02-02-2005
Um comité técnico mauritano-argelino de trabalhos públicos examinou as possibilidades de construção de uma estrada com uma distância de 1.000 km que deverá ligar a localidade de Choum, na região mauritana de Adrar, a Tindouf. O encontro permitiu preparar um projecto de acordo-quadro de cooperação entre as instituições dos dois países.

RECURSOS NATURAIS

01.02.06, União Europeia
Os eurodeputados Caroline Lucas e Raül Romeva apresentam uma questão por escrito ao Conselho da UE a propósito da delimitação das zonas marítimas de pesca no novo acordo de pesca UE-Marrocos.

03.02.06, Dinamarca
Durante uma sessão plenária do Parlamento dinamarquês sobre a exploração de recursos haliêuticos subjacente ao acordo de pesca entre a União Europeia e Marrocos, Hans Christian Schmidt, ministro dinamarquês da Agricultura e da Pesca, precisou que o seu governo, assim como de outros países europeus, solicitaram garantias junta da Comissão europeia a propósito da legalidade deste acordo, tanto no plano do Direito Internacional como no que respeita ao estatuto do Sahara Ocidental, enquanto território não autónomo.
Lembrando "a sua posição de apoio ao direito do povo saharaui à autodeterminação bem como o apoio aos esforços das Nações Unidas para uma solução justa e duradoura", os deputados dinamarqueses, de todas as tendências políticas, afirmaram que os ditos acordos "devem ser conformes com o direito internacional e respeitar o estatuto ainda não definido do Sahara Ocidental". [SPS]

06.02.06.
O governo da RASD acolheu com satisfação o anúncio feito pela sociedade petrolífera Baraka de pôr termo às suas actividades de prospecção na região de Cap Juby (região de Tarfaya, que toca ainda o território da RASD). [
Déclaration du gouvernement de la RASD, 06.02.06]

07.02.06
Organizações ecologistas denunciam a presença de uma radioactividade muito elevada nos aditivos para a alimentação animal extraídos dos fosfatos provenientes do Sahara Ocidental, cujo teor em elementos radioactivis (urânio 238, polónio 210 e chumbo 210) é conhecida.

SOLIDARIEDADE

02.02.06
Gurutze Irizar, infirmière basque, présidente de l'association de solidarité basque, a reçu le prix de la coopération du gouvernement basque pour son engagement depuis plus de 30 ans en faveur de la cause sahraouie.

Ajuda humanitária
Au Pays basque, 300 t. d'aide d'urgence ont été récoltées parmi la population et seront acheminées vers les campements, alors qu'en Andalousie, ce sont 1'000 t. de produits alimentaires que la population a offertes et qui seront également convoyées vers les campements par des caravanes.
 

EM BREVE

--> détails voir l'AGENDA mis à jour.

INTERNET

Documents

Sites

OPINIONS

 

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

Revue de la presse internationale francophone http://fr.groups.yahoo.com/group/revue-de-presse-sahara-occidental/messages

English

English publications on Sahara Update mailinglist: http://groups.yahoo.com/group/Sahara-update/messages

Castellano

Revista de la prensa en español http://es.groups.yahoo.com/group/revista-de-prensa-sahara-occidental/messages

Italiano

Arabe

Norsk


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]