SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS 2006

original:frances

SEMANAS 03 - 04

15.01. - 28.01.06

 

RASD

19-23.01.05, Fórum social mundial, Bamako
Uma delegação saharaui de 26 pessoas participou em Bamako no 6.º Fórum social mundial. A questão do Sahara figurou no programa de ateliês no quadro da temática "Guerra e paz" sob o título "Sahara, a última colónia de África". Tal como tem ocorrido noutras reuniões internacionais, perturbadores marroquinos tentaram impedir a discussão. Decorreu também uma exposição sobre a resistência pacífica das populações saharauis nos territórios ocupados do Sahara Ocidental e do sul de Marrocos. O grupo folclórico saharaui Tiris, animou vários encontros musicais.

Vários comités de apoio ao povo saharaui participaram no Fórum. No quadro do ateliê "empenhamento das mulheres na luta pela liberdade e democracia", animado pela AFASPA, Maïma Mahmoud Najem falou da luta das mulheres saharauis. [imprensa]

19-21.01.06, Cimeira da União Africana, Conselho executivo
O Conselho executivo (Conselho de ministros) adoptou o relatório apresentado pela Comissão relativamente ao último semestre, que exprime a sua "preocupação" diante "do bloqueio contínuo do processo de paz e a frustração crescente do povo do Sahara Ocidental", estimando que a situação "merece uma atenção particular por parte da comunidade internacional".

23-24.01.06, Cimeira da União Africana, assembleia dos chefes de Estado e de Governo, Cartum
O Conselho da paz e da segurança da União Africana, no seu relatório, declara que a comunidade internacional "deve fazer prova de uma maior determinação para assegurar a aplicação do plano de paz das Nações Unidas e as resoluções pertinentes do Conselho de Segurança da ONU para a autodeterminação do povo do Sahara Ocidental". Uma delegação saharaui tomou parte nos trabalhos desta 6.ª Cimeira. [SPS]

20.01.06, América do Sul
O Presidente da República, Mohamed Abdelaziz, participou em La Paz na cerimónia de investidura do novo presidente boliviano, Evo Morales. A Bolívia e a RASD mantêm relações estreitas de cooperação e amizade desde o reconhecimento da RASD pela Bolívia, em 14 de Dezembro de 1982. O ministro dos Negócios Estrangeiros da Bolívia, Armando Loaisa, reiterou "o apoio do seu país ao combate do povo saharaui pela sua independência", numa declaração ao jornal boliviano La Opinion.

Por seu lado, o ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros era recebido pelos governos do Paraguai, do Brasil, da Colômbia e do Peru; o ministro marroquino da Indústria negociava com o governo mexicano e o primeiro-ministro marroquino avistava-se com as autoridades das Honduras, Guatemala e do Salvador.

23-24.01.06, Mauritânia
El Khalil Sid'M'hamed, ministro dos territórios ocupados e das comunidades saharauis no estrangeiro, enviado especial do presidente saharaui, foi recebido em Nouakchott pelo Presidente do Conselho militar para a Justiça e a Democracia, o coronel Ely Ould Mohamed Vall. O ministro saharaui avistou-se no dia seguinte com representantes dos partidos políticos União do Centro Democrático, Frente Popular Mauritana e Alternativa Democrática para a Mauritânia.

27-29.01.06, Galiza, Espanha
O Presidente da RASD, Mohamed Abdelaziz, efectuou uma visita oficial à Galiza, "destinada a reforçar as relações políticas e humanitárias com esta região do nordeste da Espanha". Abdelaziz reuniu com o Presidente do governo regional, o socialista Emilio Perez Tourinio, o vice-presidente, Anxo Quintana, do Bloco nacionalista galego, e a Presidente do Parlamento, Dolores Villarino, assim como com outras personalidades galegas. Durante uma conferência de imprensa, Quintana pronunciou-se a favor de relações governo a governo entre a Galiza e a RASD.

TERRITÓRIOS OCUPADOS E SUL DE MARROCOS

13.01.06, Smara
Mohamed Mohamed Embarek foi preso pelas forças de ocupação marroquinas e conduzido para um centro de detenção onde foi torturado durante várias horas antes de ser abandonado na rua.

13.01.06, Dakhla
Jovens saharauis empunharam em plena rua a bandeira da RASD e gritaram palavras de ordem a favor do direito do povo saharaui à autodeterminação e à independência. As forças de repressão intervieram de forma brutal fazendo uso de matracas e perseguindo os jovens manifestantes.

14.01.06, Funeral em El Ayoun do jovem saharaui morto pela polícia, Lembarki Hamdi Salek Mahjoub, no passado dia 30 de Outubro.
O ambiente na cidade no momento do funeral era descrito por uma associação anti-independentista da seguinte forma: «... milhares de elementos das forças da ordem dos mais distintos corpos patrulham a cidade de Laâyoune esta manhã para impedir toda e qualquer manifestação de carácter separatistas durante o enterro de Lembarki Hamdi. (...) Todas as viaturas com mais de três pessoas no seu interior são obrigadas a parar, controladas as identidades dos seus ocupantes logo seguido de um interrogatório " (onde vão ? Porque se deslocam em grupo ? Que género de laços existem entre vocês?...) Nas ruas e avenidas de Laâyoune, toda e qualquer concentração de mais de quatro pessoas está proibida. Os camiões e carrinhas pejados de todo o tipo de forças da ordem estão estacionados de maneira provocatória a cada "cem metros" (Associação Le Sahara Marocain).

Dois meses e meio após a morte do jovem saharaui as autoridades marroquinas, que ainda não tornaram público o resultado da autópsia, exigiram que o enterro tivesse lugar num cemitério distante 10 km a ocidente da cidade. Uma multidão impressionante participou na cerimónia, envolta num quantidade enorme de bandeiras da RASD. [ + info] [fotos] [+ fotos] [video]

As forças de repressão intervieram contra os participantes quando do seu regresso a El Ayoun, detendo várias pessoas e saqueando diversas casas. Laaseri Saaid e Hamoudi Ahl Laabeid foram detidos diante da sede da MINURSO, "por terem participado nas exéquias e por terem tentado encontrar refúgio junto da missão da ONU". Segundo um correspondente, actualmente as forças de repressão investem prioritariamente contra cidadãos saharauis mais vulneráveis, como é o caso dos idosos e crianças a fim de assim fazer pressão junto dos seus familiares, na sua maioria militantes activos que reclamam a saída imediata do ocupante marroquino do Sahara Ocidental.

14.01.06, Smara
Pelo menos três pessoas foram presas no decurso de manifestações desencadeadas após o enterro de Lembarki Hamdi. Moulaye Ahmed Elouadnouni, Soueilim Amidan e Labeidi Karoum foram espancados antes de terem sido libertos após várias horas de detenção. [SPS]

17.01.05, libertação de Aminatou Haidar
A militante saharaui dos direitos humanos saiu da prisão após sete meses detenção na Prisão Negra. As autoridades marroquinas, impediram a sua família de organizar uma festa de recepção em sua casa, pelo que a recepção teve lugar em Lemleihess, a 35 km a ocidente de El Ayoun.

Muitos dos que se deslocaram a Lemleihess foram objecto de intimidações e actos repressivos por parte das forças de polícia, que instalaram três barragens entre El Ayoun e Smara. Maisara Dahan, irmão de Brahim Dahan, presidente da Associação saharaui das vítimas das violações graves cometidas pelo Estado marroquino no Sahara Ocidental, foi detido quando deixava El Ayoun para se dirigir à recepção, empunhava uma bandeira saharaui. A casa da família Dahan, bem como as das famílias Kaziza e Abba Lefdil, foram saqueadas pela polícia. Lemleihess estava cerca à distância por um forte cordão policial.

Centenas de cidadãos saharauis, vindos de diferentes cidades ocupadas do Sahara Ocidental e do sul de Marrocos, participaram na cerimónia. Uma enorme bandeira da RASD flutuava por cima das suas cabeças.

No discurso que proferiu, Aminatou agradeceu à população pelo seu apoio e lembrou que outros saharauis defensores dos direitos humanos continuam encarcerados. Convidou os seus concidadãos a prosseguir o combate até à independência total e apelou à comunidade internacional a fazer pressão sobre o governo marroquino, para que ele acabe com as violações dos direitos do povo saharaui.

Após a recepção, a repressão foi retomada. Pelo menos quatro pessoas foram detidas. Algumas foram impedidas de retornar a El Ayoun, como foi o caso de Hamudi Iguilid, presidente da secção local da AMDH. Após a partida dos manifestantes, as tendas e as casas da localidade foram minuciosamente vasculhadas e oito jovens saharauis detidos, entre eles uma criança de 12 anos libertada posteriormente. Uma viatura que a família Haidar havia alugado para transportar as suas bagagens foi confiscada e o seu motorista detido. A família de Aminatou Haidar foi expulsa à força de Lemleihess conduzida a El Ayoun.

O estudante Sidahmdat Garah uld Brahim, nascido em 1992, foi detido na sua casa por agentes da polícia judiciária e conduzido ao comissariado onde foi espancado por ter participado na cerimónia. Foi mais tarde libertado mas ameaçado de prisão caso voltasse a participar em novas manifestações. [+ info, relatorio, imprensa...] [fotos]

18.01.06, solidariedade
A Presidente do intergrupo do Parlamento europeu 'Paz para o povo saharaui', Karin Scheele, exprimiu a sua satisfação pela libertação da activista saharaui dos direitos humanos Aminatou Haidar, apelando ao Estado marroquino a libertar todos os outros presos políticos saharauis. [
declaración]

O presidente saharaui, os presos políticos ainda encarcerados, o comité árabe de apoio ao povo saharaui, a AARASD e o CORELSO (França) enviaram também mensagens de solidariedade e congratulação.

Um meeting popular foi organizado nos acampamentos de refugiados de Tindouf em sinal de solidariedade com Aminatou Haidar. Khadijetou Hamdi, membro do Bureau executivo da União Nacional das Mulheres Saharauis, responsável pela informação, anunciou a criação de uma comissão permanente de ajuda à Intifada da Independência.

17.01.06
Dois saharauis, o cabo Elhiba Ahmed Mahmoud e o ex-militar Yahia Mohamed Elhafed, foram levados da sua casa em El Ayoun pela polícia e transferidos para a caserna militar de Bensergaw (Agadir). Esta medida surge após a participação de familiares seus nas manifestações pacíficas pela autodeterminação e independência que se realizaram no dia 21 de Maio de 2005. Na caserna militar de Bensergaw em Agadir, os dois saharauis desencadearam uma greve da fome desde o dia 24 de Janeiro para reclamar os seus direitos e contestar a sua detenção e transferência abusiva. Eles reclamam a sua transferência para El Ayoun. O estado de saúde de Elhaiba é precário.

Yahya Mohamed El Hafed, aliás Azza, fora já vítima de uma detenção abusiva de alguns dias em Setembroe de 2004.

Elhiba Mohamed Mahmoud Razzak fora detido a 3 de Novembro de 2005 e encarcerado na caserna militar de Bensergaw /Agadir.

18.01.06, transferência abusiva
o cidadão saharaui Boudaakane Mohamed Laaroussi, empregado do exército marroquino, no 4.º regimento, matriculado com o n° 74/19719, foi transferido do seu local de trabalho em El Ayoun para Bouizakaren (sul de Marrocos). Esta transferência abusiva teve lugar após a participação de familiares seus terem participado em manifestações.

23.01.06, Assa
Manifestação apelando à libertação imediata e incondicional de todos os presos políticos saharauis e de felicitação para com a activista saharaui dos direitos humanos, Aminatou Haidar. [SPS]

23.01.06, El Ayoun
Uma rapariga de 16 anos, Aichetu Yahfdu, foi sequestrada numa carrinha e maltratada pelo GUS durante várias horas juntamente com outras três jovens, à saída de cybercafé na avenida Boucraa.

24.01.2006, Dakhla
Os Grupos urbanos de segurança GUS fizeram a sua aparição recentemente em Dakhla, onde bandeiras saharauis e slogans anti-marroquinos foram pintados em muros de diversos bairros.

24.01.06, Agadir
Arvorando bandeiras da RASD, estudantes saharauis da faculdade de ciências 'Ibn Zouhr' de Agadir exprimiram o seu apoio "prossecução da Intifada da independência."

24-25.01.06, São processados em segunda instância Aminatou Haidar, Houcine Lidri, Brahim Noumria, Larbi Messaoud, Mohamed El Moutaoikil, Hmad Hammad, Ali Salem Tamek, Jenhaoui Lakhlifa, Mahjoub Chtioui, Mahmoud Lahwidi, Mohamed Tahlil, Ouali Amydane, El Moussaoui Sidahmed, Mohamed Bal-la.

Dois presos viram a sua pena agravada: Amaydane Elwali passa de 6 a 12 meses de prisão, e Ali Salem Tamek de 8 a 10 meses de prisão. Todos os outros presos viram confirmadas as sentenças decretadas pela primeira instância.

O processo teve início às 9 h. da manhã e terminou às 2 h. da madrugada do dia seguinte, na presença de observadores internacionais.

25.01.06, Transferência
Transferência do preso político saharaui, Heddi Chreif, da prisão local de Ait Melloul para a prisão de Tiznit, sem comunicação prévia ao detido. [SPS]

26.01.06, El Ayoun
Desde o processo de 24 de Janeiro que se assiste a uma forte deslocação e presença dos diferentes corpos de segurança nas ruas de El Ayoun. Não obstante essa omnipresença, jovens saharauis desfraldaram bandeiras da RASD em várias avenidas. As forças da repressão arrancaram-nas e queimaram-nas. A mesma cena repetiu-se em Dakhla, mas neste caso os agentes policiais não conseguiram retirar as bandeiras. [SPS]

26.01.06 ,
Os trabalhadores saharauis da sociedade Phosboucraa estiveram em greve durante várias horas diante da sede da sociedade reivindicando os seus direitos.

27.01.06, Incidente diplomático
O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Noruega convocou o embaixador da Marrocos naquele país, Abdelhakim El Amrani, na sequência da interdição de entrada no Sahara Ocidental de uma missão diplomática nórdica que integrava membros das embaixadas da Noruega, Suécia e Finlândia em Rabat. A missão tinha previstos encontros com a MINURSO e com várias ONG de defesa dos direitos humanos. O governo da Finlândia procedeu da mesma maneira e a Suécia irá convocar o embaixador de Marrocos na próxima semana. [
EFE]

Já em Novembro passado Marrocos havia recusado o acesso ao Sahara Ocidental a uma delegação diplomática norueguesa e, em Julho, um grupo de membros de ONG norueguesas tinha sido expulso à força de El Ayoun.

RECURSOS NATURAIS

17.01.06, prospecção petrolífera
A RASD anunciou o lançamento oficial da sua oferta para a concessão de autorizações de prospecção de petróleo on shore nos territórios saharauis. A fórmula proposta prevê que as sociedades detentoras de uma autorização de prospecção iniciarão as suas actividades após a recuperação da soberania da República Saharaui sobre o conjunto no território nacional. [
SPS] [AAI, Agence algérienne d'information, 19.01.06 ]

REFERENDO

18.01.06, Conselho de Segurança
O Conselho de Segurança reuniu-se em sessão especial consagrada ao conflito do Sahara Ocidental. O representante especial do secretário-geral da ONU, Peter van Walsum, relatou sobre os resultados das suas primeiras consultas efectuadas. Declarou após a reunião, que decorreu á porta fechada, que um problema que dura há já 30 anos não pode ser resolvido num ano. Acrescentou ainda que todas as partes deveriam ser convidadas a participar nas negociações, incluindo a Argélia. O diplomata holandês lamentou não poder dar conta do que se passou na reunião, sobretudo porque o Conselho não havia tomado uma "posição firme" sobre a questão. [
More talks ahead in W. Sahara impasse - UN envoy, Irwin Arieff, Reuters, 18.01.06]

18.01.06, Autonomia
Marrocos anunciou à agência de notícias espanhola EFE, pela voz do seu representantes nas Nações Unidas, a sua intenção de apresentar um plano de autonomia à ONU. Este plano deverá ser apresentado em Abril ao representante especial Peter van Walsum e, em seguida, a Kofi Annan. O representante da Frente Polisario na ONU, Ahmed Bujari, rechaçou qualquer tipo de plano que só contemple a opção da autonomia. "A Polisario não tem nada contra uma eventual autonomia sempre e quando ela constitua apenas uma das opções, em igualdade de circunstâncias com a independência, num referendo de autodeterminação organizado pela ONU", precisou Bujari. [
EFE]

MARROCOS

17.01.06
A AMDH, Association marocaine des droits humains, apelou à libertação dos 14 militantes saharauis detidos em El Ayoun e manifestou a sua "inquietação" sobre a situação dos direitos do homem no Sahara Ocidental. Em comunicado, a AMDH pede o termo das perseguições judiciais desencadeadas pela justiça marroquina contra todos os presos políticos saharauis.[SPS]

18.01.06, Corruption
O ministro dos Negócios Estrangeiros de São Tomé e Príncipe, Ovideo Pequeno, demitiu-se após ter sido criticado por ter aceite 500'000 dólares norte-americanos do governo marroquino. [
IRIN]

EM BREVE

26.02.06 : Tifariti - Conferência mundial de solidariedade com o povo saharaui

27.02.06: Tifariti &endash; 30.º aniversário da República Árabe Saharaui Democrática

27.02.06: Tifariti - 6ème Sahara Marathon 2006

INTERNET

 

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

>> Revue de la presse internationale francophone http://fr.groups.yahoo.com/group/revue-de-presse-sahara-occidental/messages

English

>> English publications on Sahara Update mailinglist: http://groups.yahoo.com/group/Sahara-update/messages

Castellano

>> Revista de la prensa en español http://es.groups.yahoo.com/group/revista-de-prensa-sahara-occidental/messages

Italiano


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]