SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS 2004

original:frances

SEMANAS 29 + 30

 11.07. - 24.07.2004

RASD

13.07.04
Ahmedu Suilem, ministro Conselheiro junto da Presidência encarregado pela América Latina, em visita de trabalho ao Panamá, acompanhado pelo embaixador saharaui no país, Salama Taib, encontrou-se com o ministro dos Negócios Estrangeiros panamiano, Nivia Roxana Castrellon, o qual reiterou o apoio do seu país ao "referendo de autodeterminação do povo saharaui", desejando a resolução justa e rápida do conflito. (SPS)

REFERENDO

11.07.04
"A realização de um referendo de autodeterminação mergulharia o Magrebe na crise"
"Por uma "estratégia conjunta" hispano-francesa"
O ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros afirmou ao diário El Mundo:
"Neste momento, um referendo (no Sahara) sem uma solução política poderia conduzir-nos a uma situação de crise generalizada no Norte de África", afirmou o ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros, Miguel Angel Moratinos, numa entrevista ao quotidiano madrileno "El Mundo". Sublinhando que "não há solução técnica sem solução política ", Moratinos é de opinião que "a solução política é a que deveria estabilizar a África do Norte e, consequentemente, resolver" o problema do Sahara. Afirmou ainda que "é chegado o momento histórico das partes fazerem um esforço para encontrar uma solução satisfatória".
Moratinos defendeu ainda uma "estratégia conjunta" hispano-francesa para o Norte de África: "A aproximação (da Espanha) à França é também um esforço no sentido de conceber conjuntamente uma estratégia face à África do Norte, a fim de que a mensagem recebida em Argel, Rabat e Tunis seja a mesma, emane ela de Madrid ou de Paris". [Entrevista con Miguel Angel Moratinos: El Ministro de Exteriores lidera el vuelco de la diplomacia española, que apuesta por Europa antes que por EEUU. Moratinos no occulta su «Caracter afrancesado» y se compromete a implicarse mas en el Maghreb, Pedro G. Cuartango, El Mundo, 11.07.04.
Transcription en Sahara-Info] - [Déclaration du ministre espagnol des Affaires étrangères, Miguel Angel Moratinos dans El Mundo du 11.07.04: Compte-rendu en français dans Le Matin.ma, 11.07.04 "Madrid et Paris doivent définir une stratégie commune au Maghreb"]

Reacção saharaui: Declaração de Mohamed Sidati, 12.07.04
O ministro saharaui delegado para a Europa, Mohamed Sidati, exprimiu o seu "espanto e a sua inquietação" face às declarações de Moratinos. Sidati pensa que "o papel do governo espanhol não é o de permitir a Marrocos infringir o direito internacional e evitar o referendo, mas exigir que este país renuncie às suas manobras dilatórias, à sua política de intransigência, para que o povo saharaui possa exercer o seu direito legítimo de se determinar livremente, para que a legalidade internacional seja enfiam consagrada no Sahara Ocidental, e para que a segurança e estabilidade sejam reforçadas e garantidas em benefício de todos os povos magrebinos."
A intenção da Espanha de coordenar as suas acções com a França é, para Sidati, "um motivo suplementar de preocupação. Dado ser conhecida a posição de apoio declarado incondicional da França às teses coloniais de Marrocos sobre o Sahara Ocidental."

Dança diplomática

FRANÇA-ARGÉLIA

12-13.07.04 Visita do ministro dos Negócios Estrangeiros francês a Argel
"Por um diálogo directo entre Marrocos e a Argélia"
"...a França pensa que uma solução política realista deve ser encontrada entre as partes do conflito do Sahara Ocidental, no quadro das Nações Unidas, e que nada lhes deve ser imposto. Mas dizemos também que um diálogo directo entre a Argélia e Marrocos é necessário para favorecer o surgimento dessa solução, tendo em conta os imperativos da estabilidade regional e os interesses dos dois países e das populações envolvidas. Há todo um trabalho de imaginação e de audácia a empreender para ultrapassar as heranças herdadas do passado." (Michel Barnier, ministre français des Affaires étrangères, au Quotidien d'Oran, à la veille de sa visite en Algérie, entretien réalisé par Mounir Boudjemaâ,
Le Quotidien d'Oran, 11.07.04)
>> Selecção da imprensa argelina e francófona de
12.07.04, 13.07.04, 14.07.04, 15.07.04

Reacção saharaui
Embaixador da RASD em Argel, Mohamed Beïssat Islem: "o único obstáculo" à resolução justa do conflito do Sahara Ocidental continua a ser a "posição francesa". "Há um problema entre o passional e o racional na política magrebina de Paris", defende M. Beïssat, que refere que o governo francês deveria ouvir também as outras partes. "na política magrebina, a Argélia tem a sua palavra a dizer, Marrocos tem também a sua palavra a dizer e os Saharauis, mesmo que possuindo um pequeno país, também têm a sua palavra a dizer".- O embaixador da RASD em Argel declarou ao Liberté: "Não restam à Espanha e e à França outro caminho que não seja o da legalidade", [Hafida Ameyar,
Liberté, Alger, 12.07.04]

ESPANHA-ARGÉLIA

14.07.04 Visita do primeiro-ministro espanhol a Argel
"O plano Baker não é a única solução"
"A solução deve ser encontrada graças a um plano concertado que respeite o direito de todos os envolvidos"
Durante uma conferência de imprensa na capital argelina, José Luis Rodriguez Zapatero declarou que "a solução para esta questão (do Sahara) deve ser encontrada no seio das Nações Unidas através de um plano-acordo ou "plano concertado" entre todos os envolvidos, a fim de satisfazer os direitos de todas as partes", precisando que "a referência dessa via continua a ser a da legalidade internacional" e que existe um "consenso para satisfazer as aspirações do povo saharaui". Sublinhando que as Nações Unidas devem ser "os líderes desse processo", Zapatero declarou-se " convencido" que um qualquer plano "não será eficaz se não beneficiar do apoio de todas as partes ". "O governo espanhol, acrescentou, vai trabalhar nesse sentido e não poupará nenhum esforço para chegar a uma solução justa e definitiva que permita ao povo saharaui ver a luz no fundo do túnel". Referindo-se ao plano Baker, Zapatero referiu que "não é necessário se submeter a um plano mas que também não se pode marginalizá-lo".

Na declaração final, Argélia e Espanha reafirmaram o seu apoio a uma "solução justa e duradoura" do conflito "no quadro da legalidade internacional e das resoluções pertinentes das Nações Unidas, em particular as resoluções 1495 e 1541 do Conselho de Segurança que consagram o direito à autodeterminação do povo saharaui".

Argélia: respeito pelo direito à autodeterminação
O ministro argelino dos Negócios Estrangeiros, por seu lado, sublinhou que "se nos convidam a uma reunião de boa vizinhança, nesse quadro, estaremos sempre presentes. Mas se é para falar do Sahara Ocidental, então é preciso trocar o assento da Argélia pelo da Frente Polisario", lemmbrando deste modo a posição "constante da Argélia" na defesa do direito do povo saharaui à autodeterminação. "A Argélia pode ajudar a encontrar todas as soluções que tomem emconsideração aos direitos do povo saharaui, e que por este sejam aceites. Mas não nos podemos substituir a esse povo". [
Alger- Madrid: des relations très fortes, El Moudjahid, 14.07.04.] - [L'Algérie rejette les propositions de Madrid et de Paris, Sahara occidental : La polémique, Lyès Bendaoud, Liberté, Alger, 15.07.04.]

Comentários

"O que é bizarro, é a Espanha de hoje, a democrática e a socialista, adoptar a mesma posição que a do governo de Franco, há 40 anos atrás, quando a via referendária é a expressão democrática absoluta." [L'ambassadeur de la RASD, Mohamed Baissat, à Alger « La France a exercé des pressions sur l'Espagne », Le Matin, Alger, 18.07.04]

O diário El Mundo considera as declarações de Zapatero em Argel "de viragem de 180 graus na política espanhola". A atitude do sucessor de José Maria Aznar é qualificade de desleal face ao Sahara Ocidental. Este facto novo que, segundo a imprensa espanhola, visa a constituição de um eixo Madrid-Paris apoiante da vontade expansionista de Rabat, não deixou a classe política indiferente. O primeiro alerta registou-se do lado do principal partido da oposição, o Partido Popular (PP). [L'Espagne en colère contre Zapatero, Le Matin, Alger, 16.07.04.]- [Conflit du Sahara Occidental, La France et l'Espagne dictent leur «légalité», L'Expression, Alger, 17.07.04. ]- [Mohamed Yeslem Beïssat à L'Expression: «L'axe Paris-Madrid encourage l'instabilité», ibid.]

Manifestações: Centenas de pessoas manifestam-se no dia 17 de Julho em Tenerife, três mil pessoas em Barcelona no dia seguinte reclamando a realização de um referendo de autodeterminação no Sahara Ocidental. (AFP)
Vários partidos políticos espanhóis pedem esclarecimentos ao governo central e a alguns governos autónomos

ESPANHA-ONU

15.07.04
O representante especial da ONU para o Sahara Ocidental, Alvaro De Soto, reúne em Madrid com o ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros, Moratinos.

FRANÇA-ARGÉLIA

Visita da ministra francesa da Defesa a Argel
17-18.07.04
Acordo militar franco-argelino e que mais?
No decorrer de uma visita oficial à Argélia, a ministra francesan da Defesa, Michèle Alliot-Marie, anunciou para o Outono próximo a conclusão de um acordo global de cooperação militar com a Argélia. Trata-se também de alargar a colaboração militar e todos os países do Magrebe com a reunião, em breve, dos 4+3 que agrupa os países da margem norte do Mediterrâneo (França, Itália, Espanha e Portugal) e os três países do Magrebe (Argélia, Marrocos e Tunísia).

18.07.04
Posição do governo da RASD
Reunido sobre a presidência do chefe do Estado, Mohamed Abdelaziz, O Conselho de Ministros reitera que "o referendo de autodeterminação continua a constituir a única solução rápida e viável para a resolução definitiva do conflito". Condena "o novo complot franco-marroquino que pretende substituir a legalidade internacional e as resoluções pertinentes da ONU sobre a questão por tentativas vãs que mais não buscam que a legalização do facto consumado colonial no Sahara Ocidental, gerador de instabilidade na região" e lamenta que "a França, berço dos Direitos Humanos e da Democracia, que se aplica em apoiar o Direito no Iraque, se empenha em exercer uma política de dois pesos e duas medidas na resolução do conflito do Sahara Ocidental, para aviltar o povo saharaui". (SPS)

MARROCOS-ARGÉLIA

Visita do ministro marroquino do Interior a Argel
20-21.07.04
O ministro do Interior marroquino realizou uma visita de trabalho de dois dias a Argel consagrada a debater as relações bilaterais entre Marrocos e a Argélia, incluindo, segundo Rabat, a questão do Sahara Ocidental [
AFP]. [Communiqué commun (El Moudjahid, Alger)]
Na ocasião, o ministério argelino dos Negócios Estrangeiros divulgou uma declaração oficial (
aps) na qual reafirma "o apego da Argélia à legalidade afriacana e internacional no que respeita à questão do Sahara Ocidental". O país considera que "se trata de uma questão de descolonização a concluir tendo por base o direito dos povos a dispor de si próprios através da aplicação escrupulosa e diligente do plano Baker e da paz para a autodeterminação do povo do Sahara Ocidental". "A Argélia, que nutre o maior respeito pelo povo marroquino irmão, reafirma que é com as autoridades dirigentes da Frente Polisario que a paz se fará e que a procura de um interlocutor de substituição, neste caso a Argélia, só poderá conduzir ao impasse."

MAURITNIA-ESPANHA

20.07.04
O Presidente mauritano, Maaouiya Ould Taya, recebe em Nuaquechote um enviado especial espanhol que lhe entrega uma "mensagem de amizade" do primeiro-ministro Zapatero (AMI).

ESPANHA-ONU

21.07.04
O ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros encontra-se em Nova Iorque com o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, e apresenta-lhe a posição espanhola sobre o Sahara Ocidental.

20.07.04
"Novo plano" espanhol ?
O diário marroquino Aujourd'hui le Maroc publica, sem indicar a fonte, um plano de resolução baseado na "legalidade internacional, na legitimidade popular e no apoio dos países da região", plano este que é atribuído a Zapatero. A solução proposta consiste em dotar o Sahara de uma autonomia "ampla" sob "a soberania" marroquina, como o propusera já Baker no seu projecto de acordo-quadro(plano Baker I). Madrid proporia que que esta autonomia fosse o resultado de "pacto negociado entre Marrocos e a Polisario", intermediado pelas Nações Unidas e seguido da organização de um referendo sobre a aceitação do referido estatuto, sem qualquer tipo de referência à independência. O Plano Zapatero preveria que a Argélia que a Argélia se juntasse ao clube dos países defensores do dito acordo, EUA, França e Espanha.[Sahara marocain : Un plan signé Zapatero,
Aujourd'hui le Maroc, 20.07.04. ]

... desmentido?
O chefe do governo espanhol, José Luis Zapatero, não tem "nenhum plano" para resolver o conflito do Sahara Ocidental, foi afirmado de fonte governamental em Madrid no dia 20 de Julho. (AFP ) Não chegou a haver, no entanto, um verdadeiro desmentido oficial.

MARROCOS

16-18.07.04
Casablanca
Extracto de um comunicado final do primeiro congresso do partido Annahj Addimoucrati (a via democrática), autorizado pelas autoridades marroquinas apenas no último instante...
"O primeiro congresso afirma a necessidade de se encontrar uma solução para o problema do Sahara na base da legalidade internacional e do princípio da autodeterminação dos povos enveredando pela via das negociações e das soluções pacíficas para evitar a guerra aos povos da região." (corr.)

MARROCOS-EUA

22.07.04
O acordo de livre-troca entre os EUA e Marrocos não inclui o Sahara Ocidental
O acordo foi aprovado pelo Congresso. O congressista Joe Pitts, em
declaração, referiu que ele havia votado a favor, após ter recebido a garantia do secretário norte-americano do Comércio que o acordo não compreendia os territórios ocupados do Sahara Ocidental nem os produtos dele originários.
>>
Carta de Robert Zoellick, secretário norte-americano do Comércio, de 20 de Julho de 2004, a Joe Pitts: "Os Estados Unidos não reconhecem a soberania de Marrocos sobre o Sahara Ocidental". O acordo "compreende o comércio e o investimento no território de Marrocos tal como ele é reconhecido internacionalmente, não incluindo o Sahara Ocidental".
Ver também
Declaração de Mohamed Sidati, 24.07.04.

AJUDA HUMANITÁRIA

22.07.04
A Comissão Europeia aprovou uma ajuda humanitária de oito milhões de euros para os refugiados saharauis dos quatro campos situados ao sul de Tindouf. (Europa Press)

 

INTERNET

OPINION

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

>> Revue de la presse internationale francophone http://fr.groups.yahoo.com/group/revue-de-presse-sahara-occidental/messages

English

English publications on Sahara Update mailinglist: http://groups.yahoo.com/group/Sahara-update/messages

Castellano

Revista de la prensa en español http://es.groups.yahoo.com/group/revista-de-prensa-sahara-occidental/messages

Portugais

Icelandic

Deutsch


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]