SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS 2004

original:frances

SEMANAS 27 + 28

27.06. - 10.07.04

 

RASD

26.06.04
O Conselho Nacional saharaui (Parlamento) aprovou a lei sobre o exercício da profissão de advogado e vai examinar agora a sua regulamentação. (SPS)

01.07.04
O Presidente da República Mohamed Abdelaziz presidiu na escola militar Mártir El Ouali à cerimónia de promoção dos sub-oficiais e efectivos de quatro novas companhias do Exército de Libertação Popular Saharaui.(SPS)

30.06.-08.07.04
Cimeira da União Africana
3.ª Sessão ordinária da Conferência de chefes de Estado e de Governo da União Africana
A União Africana aprovou o relatório da sua comissão sobre a questão do Sahara Ocidental, reafirmando o seu apoio ao plano de paz das Nações Unidas. O relatório deplora a atitude de Marrocos, que teima na sua postura de rejeição do plano de paz. (
SPS)
O ministro saharaui dos Negócios Estrangeiros declarou que "a eleição da RASD para o cargo de vice-presidência da União Africana é um marco de respeito e consideração pela causa saharaui. É, sobretudo, a consagração do isolamento de Marrocos e a expressão de recusa de África em alterar a sua posição sobre o último problema de descolonização no continente, que é o do Sahara Ocidental. Trata-se de uma nova derrota de Marrocos."
O Presidente saharaui Mohamed Abdelaziz manteve encontros com os chefes de Estado da África do Sul, Angola, Zâmbia, Ruanda, Burundi, Tanzânia, Uganda, Sudão, Nigéria, Benin, Botswana, Chade assim como com os primeiro-ministros das Maurícias, Etiópia, o vicep-preisdente do Quénoa e o chefe da delegação das Seychelles.
Ver também entrevistas do ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino do Lesoto, S.E M. Mohlabi Kenneth Tsekoa (
SPS ) e do ministro dos Negócios Estrangeiros da República da Namíbia, S.E M. Marco Hausiku (SPS)

05.07.04
Relatório e comentário sobre a experiência vivida por um grupo de desafortunados asiáticos com o sistema de repressão marroquino, por Malainin Lakhal, jornalista saharaui (
texto com a lista dos nomes) (ver também semanas 25-26)

RECURSOS NATURAIS

30.06.04
Nova campanha
Uma dezena de ONG da Holanda, Grã-Bretanha, França, Noruega, Bélgica, Espanha, Alemanha, Itália, Portugal, Austrália e Suíça lançaram uma nova campanha de denúncia contra a pilhagem de hidrocarbonetos no Sahara Ocidental. Em carta dirigida às empresas Fugro N.V., Robertson Research International e Fugro SL limited (Svitzer) reclamam informações precisas sobre as suas actividades no domínio da pesquisa petrolífera em território do Sahara Ocidental e acusam-mas de cumplicidade na ocupação ilegal do território.
Documentos: [
Communiqué de presse] - [Lettre à Fugro ] - [Campaign to stop oil exploration in Western Sahara, afrol News, 30.06.04 / Campaña para detener la exploración petrolífera en Sáhara, afrol News, 30.06.04 ] - [Stop à l'exploitation illégale des richesses sahraouies, Tamek Ali Salem] - [Le Maroc ouvre le territoire du Sahara Occidental à l'exploration pétrolière, Dossier, Philippe Riché, Association des Amis de la R.A.S.D., Paris, juillet 2004]

TERRITÓRIOS OCUPADOS

02.07.04
Património histórico
As autoridade marroquinas iniciaram a destruição da fábrica de Villa Cisneros (Dakhla). [
comunicado conjunto AFAPREDESA / UJS: Marruecos inicia la destrucción de la Factoría de Villa Cisneros (Dajla), un patrimonio saharaui de 120 anos] - [Joint Press Release AFAPREDESA / UJS: Morocco begins the destruction of la Factoría de Villa Cisneros (Dajla), a 120-years' old Saharawi heritage]

06.07.04
Carta ao primeiro-ministro norueguês

Activistas saharauis dos direitos do Homem nos territórios ocupados do Sahara Ocidental enviaram um apelo ao primeiro-ministro norueguês, Kjell Magne Bondevik, pedindo à Noruega que intervenha "para o advento de um paz duradoura " no seu país, exortando aquele país nórdico a defender os direitos humanos dos saharauis que vivem sob ocupação martroquina. ((SPS - Saharawi human rights activists' letter to the Norwegian Prime Minister, Sahara update)

REFERENDO

25.06.04
Marrocos-EUA
Os norte-americanos consideraram ofensivas para James Baker as declarações proferidas pelo ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros. O Departamento de Estado pediu oficialmente explicações ao governo marroquino, o qual respondeu de imediato que a posição oficial foi a que foi expressa no comunicado do ministério dos Negócios Estrangeiros, e não a que consta das declarações do seu titular, o ministro Benaïssa, que apenas o responsabilizam a ele próprio. (AL-OUSBOU dans Sahara - info du 02.07)

29.06.04
Medidas de confiança &endash; balanço intermédio
O ACNUR considera este projecto, que se insere no quadro das medidas de confiança, como muito popular e apreciado. 800 pessoas foram transportadas desde Março de 2004, enquanto que 18'000 se encontram ainda em lista de espera... A acção prevista para decorrer até Agosto, poderá ser prolongada se o financiamento vier a ser assegurado. O ACNUR pretende também ampliar o serviço telefónico que permitiu, até agora, realizar 3000 chamadas, 60% das quais efectuadas por mulheres refugiadas.
Fontes:
-
Family visits pilot project extremely popular, UNHCR Briefing Notes, Geneva 29.06.04
-
Western Sahara family visits off to flying start, UNHCR, 29.06.04
avec / with
web VIDEO
-
Gran éxito del programa de visitas del ACNUR para personas del Sahara Occidental, Noticias del ACNUR, 28.06.04
-
Sahara Occidental: gran éxito del proyecto piloto de visitas familiares, Notas breves ACNUR, 28.06.04
-
Sahara occidental: Les familles séparées se retrouvent, un reportage de Sébastien Jedor, RFI, du lundi 5 au vendredi 9 juillet 2004.

07-08.07.04
Visita do rei Mohamed VI a Washington
Segundo o porta-voz da Casa Branca, Mohamed VI e o Presidente George W.Bush "acordaram na necessidade de resolver o problema do Sahara o mais depressa possível de uma forma que reforce a segurança e a prosperidade dos povos de Marrocos, da Argélia e da Mauritânia". (
press release Casa Branca)
O porta-voz do Departamento de Estado americano precisou no dia 09 de Julho que o Presidente Bush e o secretário de Estado para os Negócios Estrangeiros tinahm insistido, quando da reunião com o rei Mohamed VI, para que Marrocos melhorasse as suas relações com a Argélia. Powell exprimiu o empenhamento dos EUA em trabalhar com as Nações Unidas e as partes em conflito, Marrocos, Argélia, Frente Polisario e Mauritânia, no quadro do plano Baker. Daily
Press Briefing, Richard Boucher, Spokesman)
Declarações, apelos e mensagens publicadas em vésperas da visita:
- News from Congressman Joe Pitts,
Don't abandon Baker plan, 06.07.04.
-
US- Western Sahara Foundation Calls on President Bush to Use Influence with Moroccan King to Hold Western Sahara Referendum, 06.07.04.
-
Morocco: Bush Should Criticize Backsliding on Rights, Human Rights Watch , 08.07.04.
-
Beyond diplomatic niceties, J. Pitts/D. Payne, The Washington Times, 09.07.04.

ESPANHA

24-25.06.04
San Sebastian
O plano Baker não é uma "solução ideal, mas um processo que abre novas perspectives para a região", declarou Ahmed Boukhari num colóquio em San Sebastian, organizado por 140 instituições e comunidades espanholas e saharauis geminadas. O representante permanente da Frente Polisario na ONU explicou que o plano Baker não constitui em si uma solução "ideal", mas que representa uma "via de paz" assente no princípio de autodeterminação do povo saharaui, acrescentando que"o êxito do plano está dependente da posição de Paris". Na resolução final aprovada por unanimidade, os participantes apelaram à França "a cessar o seu apoio à política colonial e expansionista de Marrocos e a praticar, no Sahara Ocidental, a mesma doutrina que pratica no Iraque face á ocupação americana". Os participantes exigiram ainda do novo governo espanhol um "contributo activo" na solução do conflito (saharaui) que esteja à altura das responsabilidades do país, sabendo que o persistir do conflito "perpetua a injustiça cometida contra o povo saharaui, afecta seriamente a paz na região do Magrebe e, consequentemente, terá repercussões profundas nas relações com os seus vizinhos europeus". (SPS)

05.07.04
Governo
O ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros, Miguel Angel Moratinos, afirmou que o seu país "quer contribuir positivamente para uma solução política" da questão do Sahara, de maneira a "permitir às partes sair da actual situação de impasse". Esta questão &endash; declarou o ministro em entrevista publicada pelo diário "Al Ittihad Al Ichtiraki" citada pela agência noticiosa marroquina MAP - constitui "uma preocupação" para o chefe de governo espanhol e o governo dá-lhe uma enorma atenção neste período marcado por " contactos com os diferentes acvtores regionais".

07.07.04
Parlamento
Todos os grupos parlamentares representados no Congresso pediram ao governo que continuasse a empenhar-se activamente, a fim de encontrar uma " solução rápide, justa e definitiva" para o conflito do Sahara Ocidental no quadro da ONU. (EUROPA PRESS)

09.07.04
Dança diplomática
O presidente do governo espanhol Zapatero visitará Argel no próximo dia 14 de Julho, no que será precedido a 12 e 13 do mesmo mês pelo ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Michel Barnier. Michèle Alliot-Marie, ministro francês da Defesa, estará, por sua vez, em Argel, nos dias 17 e 18 de Julho e Nicolas Sarkozy, ministre francês da Economia e Finanças, tem visita anunciada á capital argelina para o fim do mesmo mês. (agências)

MARROCOS

02.07.04
Senegal, Marrocos e Mauritânia decidir criar um "Conselho de concertação dos países africanos do norte atlântico", anunciou o Presidente senegalês, Abdoulaye Wade. (agências)

02.07.04
Manobras conjuntas da NATO
20'000 militares de 10 países da NATO e de Marrocos vão participar em manobras aero-navais, que decorrerão de 11 a 16 de Julho entre a Madeira e as costas marroquinas. (EUROPA PRESS)

SOLIDARIEDADE

10.07.04, Gijón: Marcha por los derechos del pueblo saharaui.

10.07.04, Sevilla: Marcha por la Paz 2004

Vacaciones en Paz - Vacances des enfants sahraouis - Saharawi children's holidays

INTERNET

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

>> Revue de la presse internationale francophone http://fr.groups.yahoo.com/group/revue-de-presse-sahara-occidental/messages

English

English publications on Sahara Update mailinglist: http://groups.yahoo.com/group/Sahara-update/messages

Castellano

Revista de la prensa en español: http://es.groups.yahoo.com/group/revista-de-prensa-sahara-occidental/messages

Nuevo Libro:
Fernando Pinto Cebrián, ADIVINANZAS SAHARAUIS, Colección: Libros de los Malos Tiempos, Miraguano Ediciones, 2004, 144 p.

Catalá

Italiano

Arabe

Deutsch


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]