SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS 2004

original:frances

SEMANAS 17 - 18

18.04. - 01.05. 2004

 

RASD

19.04.04
Campanha difamatória - Desmentido
Mohamed Sidati, ministro delegado para a Europa, refutou em declaração as acusações difundidas pela imprensa marroquina acerca de hipotéticas relações entre a Frente Polisario com organizações terroristas, acusações que pretendem desinformar e manchar a imagem da organização independentista do Sahara Ocidental.
Esta campanha foi intensificada através das falsidades proferidas por um jornalista marroquino que insinuou que Ben Laden se teria deslocado aos acampamentos de refugiados saharauis nos anos 1990... (Aujourd'hui le Maroc, 30.04.04).

24.04.04
Marcha de protesto diante do "muro da vergonha"
Cerca de 500 pessoas, em que mais de metade eram espanhóis oriundos de todas as regiões autónomas, mas também gregos, italianos, etc. manifestaram-se diante do muro militar de defesa, o qual se prolonga por cerca de 2700 km, e que separa desde os anos 80 o Sahara Ocidental em dois. À cabeça da manifestação podiam ver-se deputados dos parlamentos autónomos, vereadores municipais, autarcas, representantes de organizações de solidariedade com o povo saharaui de toda a Espanha assim como membros da plataforma Cultura Contra a Guerra, presidida pela actriz Marisa Paredes. Nas pancartas que empunhavam os manifestantes podia ler-se: "Este muro vamos demoli-lo", "Marrocos colonialista, fora do Sahara", "Sahara - Liberdade - Polisario vencerá", "Zapatero escuta, o Sahara está em luta", "um outro Sahara é possível".
Observadores militares da MINURSO mantiveram os manifestantes a uma distância considerável da estrutura militar, pejada de minas e, por isso, extremamente perigosa. Após os discursos e a leitura de poemas os manifestantes gravaram os seus nomes num monte de pedras agrupadas que simboliza um monumento no deserto ao seu desejo de que o muro seja efectivamente demolido. >> página especial: Muro de la verguenza - Mur de la honte - Wall of Shame.
Coincidindo com esta acção, um grupo de manifestantes concentraram-se durante dois dias diante do Consulado da França em Bilbao.

TERRITÓRIOS OCUPADOS

24.04.04
Em entrevista ao Semanal digital, Erik Hagen descreve a sua visita ao Sahara Ocidental ocupado, as condições em que se processou a sua expulsão do território e a violação dos direitos humanos no território.

REFERENDO

23.04.04
Relatório do Secretário-Geral S/2004/325 (
PDF) - (HTML)
Kofi Annan apresenta no seu relatório a resposta final de Marrocos ao Plano de paz de James Baker, o qual fora apresentado às partes em Maio de 2003 ee que a Frente Polisario acolheu favoravelmente em Julho desse mesmo ano.
Nas conclusões, Kofi Annan salienta que " Marrocos não aceita o plano de resolução o qual havia subscrito durante muitos anos... não aceita também os elementos essenciais do Plano de paz (de James Baker)", aceitando apenas uma negociação de autonomia do Sahara Ocidental "no quadro da soberania marroquina."
Contudo, "após mais de 13 anos e 600 milhões de dólares dispendidos", Annan não desiste, e pensa que "o Plano de paz (de James Baker), que assegura a autodeterminação, (...) continua a ser a melhor solução política para o diferendo do Sahara Ocidental." Annan recomenda no relatório um prolongamento de 10 meses do mandato da MINURSO.

29.04.04
Resolução do Conselho de Segurança
S/RES/1541 (2004)
Na resolução, adoptada por unanimidade, o Conselho "reafirma o seu apoio ao Plano de paz para a autodeterminação do povo do Sahara Ocidental, o qual constitui a melhor solução política já que assenta num acordo entre as partes e decide prolongar o mandato da MINURSO até 31 de Outubro de 2004."

Reacções e comentários

Em entrevista, M'hamed Khaddad, coordenador saharaui junto da ONU, estima que a resolução do Conselho "constitui uma forma de dar a entender que nada se recebeu e, ao mesmo, tempo, uma resposta que não podia ser mais clara da parte marroquina." (ARSO)

O presidente saharaui, durante uma intervenção em conferência de imprensa à margem da manifestação internacional junto ao "muro da vergonha", afirmou que Kofi Annan deveria ter sido "mais firme pedindo ao Conselho de Segurança que impusesse a Marrocos a aplicação do Plano de Paz", sublinhando que o prolongamento 10 meses, proposto pelo secretário-geral, "é demasiado longo".(SPS)

Em declaração em nome do seu governo, Mohamed Beissat, embaixador da RASD em Argel, afirmou que "o Conselho reafirma o seu apoio ao Plano de paz para a autodeterminação do povo do Sahara Ocidental", "a melhor solução para a resolução política final em conformidade com o direito e a legalidade internacional.(SPS)

"A França apoia a procura de uma solução política aceite pelas partes, no quadro das Nações Unidas e sob a égide do enviado pessoal do secretário-geral da ONU. Desejamos que estes próximos seis meses possam ser aproveitados pelas partes para trabalhar com o secretário-geral e o seu enviado pessoal, nomeadamente, sobre uma resolução mutuamente aceite." (Declaração do porta-voz do Quai d'Orsay, Paris, 30 de Abril de 2004)

A Argélia acolhe "com grande satisação "a adopção por unanimidade da resolução 1541, que "reitera o empenhamento do Conselho de Segurança em trabalhar para que seja encontrada uma solução política mutuamente aceite e que assegure a autodeterminação do povo do Sahara Ocidental".(SPS)

"O Reino de Marrocos felicita-se pela adopção da resolução 1541 (2004) por parte do Conselho de Segurança respeitante à questão nacional. Através desta resolução, o Conselho exprime, mais uma vez, o seu enérgico apoio aos esforços desenvolvidos pelo secretário-geral das Nações Unidas e pelo seu Enviado pessoal, com vista a que seja encontrada uma solução política aceite por todas as partes."(MAP)

Margot Kessler, em nome do Intergrupo do Parlamento Europeu "Paz para o povo saharaui", afirma em comunicado que o plano Baker constitui "uma solução inteligente, viável, pacífica e equilibrada do contencioso territorial entre Marrocos e a Frente Polisario", acrescentado que Marrocos deveria aceitar tal solução, já que ela representa uma possibilidade histórica para que seja respeitado o direito internacional e assegurada a prosperida do Magrebe.(comunicado espanhol)

Ver também o Communiqué do Comité luxemburguês de apoio ao povo saharaui, 29.04.04.

ESPANHA- MARROCOS

24.04.04
Visita oficial do novo chefe de Governo espanhol a Marrocos
Antes mesmo da visita se iniciar, associações como FEDISSAH (Federacion Estatal de Instituciones Solidarias con el Sahara), a CEAS-Sahara (Coordinadora Estatal de Asociaciones Solidarias con el Sahara ), e partidos políticos como o Partido Popular, Esquerda Unida e Coligação Canária apelaram ao primeiro-ministro a manter-se fiel ao apoio tradicional da Espanha ao direito à autodeterminação do povo saharaui.
Sobre o Sahara Ocidental, Zapatero manigestou o desejo "que as Nações Unidas consigam alcançar um acordo". "Quero que Baker entre na história, ele e o seu plano, por ter conseguido um acordo entre Marrocos, a Frente Polisario e e a Argélia(...). A minha posição é a tentar conseguir esse acordo".(AFP 23.04.04)
Referiu ainda que o seu governo "espera contribuir para um grande acordo entre todas as partes, no quadro das Nações Unidas". Afirmou-se convencido da possibilidade de se chegar a um "ponto de equilíbrio que respeite o direito de todas as partes".(AFP)

Na declaração conjunta publicada pela agência noticiosa marroquina MAP pode ler-se que "as duas Partes apelaram à adopção de uma solução política, consensual, justa e definitiva da questão do Sahara, negociada por todas as partes envolvidas, no quadro da legalidade internacional e dos esforços das Nações Unidas, tendo afirmado o seu empenhamento em levar o seu contributo à realização de tal objectivo."

30.04.04
Mohamed Sidati, ministro saharaui delegado para a Europa, reagiu às declarações proferidas pelo presidente do governo, Zapatero. O ministro saharaui pensa que tais declarações "prestam-se à confusão e confortam Marrocos na sua intransigência, na sua posição de desafio e de rebelião face à Comunidade Internacional". "Todas as iniciativas que pretendam resolver o conflito do les Sahara Ocidental devem reforçar as desenvolvidas pela Comunidade Internacional", sublinha o ministro saharaui.(Declaração)

HOLANDA

19.04.04.
Tentativa de intimidação
A Fundação holandesa para a autodeterminação do Sahara Ocidental dá conta em comunicado de manobras de intimidação organizadas pela representação diplomática marroquina na Holanda para primeiro tentar impedir e depois perturbar a sessão organizada pelo Instituto Real Tropical de Amesterdão, para a apresentação do livro de Nicolien Zuijdgeest "A Última Colónia de África, viagens no Sahara Ocidental", e um debate com Ali Lmrabet. (ver sem 15-16/2004 )(comunicado)

DIREITOS HUMANOS

16.04.04: Manifestation «Pour l'autodétermination du peuple sahraoui et pour l'application des résolutions de l'ONU» - «Pour la libération de tous les disparus et prisonniers d'opinion sahraouis». Documents supplémentaires disponibles:

Manifestation

Conférence "Paix et respect des Droits de l'Homme pour le peuple sahraoui"

17.04.04
Assemblée générale du Bureau International pour le Respect des Droits de l'Homme au Sahara Occidental, BIRDHSO, Genève: documents disponibles sur son site:

Campagne d'adhésions au BIRDHSO

Session de la Commission des Droits de l'homme, Genève 15 mars - 26 avril 2004

Poursuite des travaux avec les interventions sur le Sahara Occidental le 19.04.04: au Point 7 : au nom de l' ISMUN (International Youth and Student Movement for the United Nations) et de la YUSY ( International Union Of Socialist Youth).

Voir aussi: - ONU 60ème session de la Commission des droits de l'homme Genève 16 mars - 26 avril 2004 Intervenciones / Interventions /Documentos / Documents (AFAPREDESA)

EM BREVE

S. Sebastián de los Reyes: El próximo 8 de Mayo se celebrará un cine forum a las 20:00h. en el centro cultural "Blas de Otero", sito en la Avda de Guadalajara 12. Se proyectará la película "los Baúles del retorno". Asimismo os comunicamos que a finales de Mayo saldrá una caravana de alimentos con destino a los campamentos de refugiados, recogemos en Avda de España 5, Alcobendas, los jueves de 19:00 a 21:00h. Los donativos se pueden realizar en Caja Madrid 2038 2407 76 6000094029 a nombre de la Asociación de Amigos del Pueblo Saharaui.

Auckland, New Zealand: St Columba Centre, 40 Vermont St, Ponsonby, May 10, 7.30pm, Hear KAMAL FADEL speak about the present situation in WESTERN SAHARA. For more information contact Felicity Coggan Ph (09)579 5707 fcoggan@xtra.co.nz or Joan Macdonald ph(09) 360 8001, joanmac@pl.net

Léon: La Delegación Saharaui en León, el Ayuntamiento de San Andrés del Rabanedo, el Vicerrectorado de Relaciones Internacionales y la Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad de León, están organizando para el mes de mayo de 2004 en el Campus de la Universidad de León: JORNADAS SOBRE EL SÁHARA OCCIDENTAL 2004 (contact: delsahleon@hotmail.com)

Toledo: "Hablemos del Sahara, rompamos el bloqueo informativo", 2ª Conferencia Internacional sobre la Informacion en el Sahara Occidental, Toledo 28, 29 y 30 Mayo 2004. Info: Coordinadora Estatal de Asociaciones de Solidaridad con el Sahara sahara-coord.estatal@wanadoo.es. Web-site: http://www.hablemosdelsahara.com

 

INTERNET

Nuevo sitio saharaui (campamentos): Futuro saharaui, arabe et castellano

Actualizacion de las paginas de la UNMS (Union Nacional de MujeresSaharauis)en ARSO

20 Abril, 2004: III Jornadas Culturales del Día del Libro, dedicadas a la literatura del Sahara.

"Hablemos del Sahara, rompamos el bloqueo informativo", 2ª Conferencia Internacional sobre la Informacion en el Sahara Occidental, Toledo 28, 29 y 30 Mayo 2004.

OPINIONS

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

 Français

Les dépêches, articles, etc, sur Sahara-Info, liste de courrier (français et espagnol): http://es.groups.yahoo.com/group/sahara-info/messages

English

English publications on Sahara Update mailinglist: http://groups.yahoo.com/group/Sahara-update/messages

Castellano

Todos los despachos, articulos de prensa, etc, son acessible en Sahara-Info, lista de correo (castellano y francés): http://es.groups.yahoo.com/group/sahara-info/messages

LIBROS

Arabe

Néerlandais

Portugais

Italiano


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]