SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS 2004

original:frances

SEMANAS 09-10

22.02.-06.03.04

 

RASD

23.02.04
Maratona do Sahara
O norte-americano Hugh Jones, secretário-geral da Associação Internacional para a maratona (AIMS em inglês), ganhou a quarta edição da Sahara Marathon, organizada por um comité italiano em colaboração com o ministério da Cultura e do Desporto saharaui. Mais de duas centenas de atletas, na sua maioria oriundos de países da Europa Ocidental, correram os 42,159 km que separam a wilaya de El Aaiun da de Smara para testemunhar a sua solidariedade militante e o seu apoio ao povo saharaui no seu combate pela liberdade e a independência. Duas dezenas de atletas saharauis participaram este ano na maratona.

24.02.04
Repatriamento dos 100 prisioneiros de guerra
A Frente Polisario entregou ao CICV os 100 prisioneiros de guerra marroquinos libertados na sequência de um pedido do Qatar. Os militares marroquinos foram repatriados para a base militar de Inzegane (Agadir) a bordo de um avião posto à disposição do CICV pelo Qatar. Na cerimónia de entrega dos prisioneiros, a Frente Polisario deplorou que «Marrocos persista em manter no mais completo segredo o destino de 150 combatentes saharauis e mais de 500 desparecidos civis», tendo solicitado a intervenção do Qatar junto de Marrocos. Deplorou que a sorte destas pessoas «não constitua um centro de interesse para o CICV que, ao invés, tem-se empenhado bastante na libertação dos prisioneiros de guerra marroquinos». Lembrando que continua a privilegiar «a via pacífica para a descolonização do Sahara Ocidental, em conformidade com o direito e a legalidade», a Frente Polisario manifestou a opinião que Marrocos «não pode continuar, impunemente, a contrariar os esforços da comunidade internacional e a rejeitar as resoluções adoptadas por unanimidade pelo Conselho de Segurança, nomeadamente a 1495 de 31 de Julho de 2003, que lhe exige expressamente que subscreva e aplique o «Plano de paz para a autodeterminação do Povo Saharaui» de James Baker.

Após ter felicitado a direcção saharaui por este gesto, o ministro de Estado do Qatar, Cheikh Hamad Ben Abdallah Al Thani, declarou que o governo do seu país despenderá todas as suas forças para reduzir os sofrimentos gerados pelo conflito do Sahara Ocidental.

O delegado regional do CICV, Harald Schmid de Gruneck, agradeceu à Frente Polisario por «esta nova ajuda», assim como às autoridades do Qatar. Segundo ele, as autoridades marroquinas não detêm mais nenhum prisioneiro da Frente Polisario.

Em comunicado conjunto, a União dos Juristas Saharauis e a AFAPREDESA exprimem a sua gratidão ao governo da RASD e à Frente Polisario por este gesto, que surge no preciso momento em que as autoridades de ocupação marroquinas intensificam a sua repressão para com a população saharaui indefesa.

24.02.04
Sismo em Marrocos
O Presidente da República saharaui enviou uma mensagem de condolências ao rei de Marrocos na sequência do sismo de Al Hoceima. (SPS)

26-28.02.04
União Africana &endash; Cimeira de Syrta
O Presidente da República, Mohamed Abdelaziz, acompanhado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros, Mohamed Salem Ould Salek, e da Defesa, Mohamed Lamine Bouhali, participou na 2.ª Cimeira extraordinária da União Africana (UA) consagrada à política de defesa comum do continente, às questões ligadas à água e à agricultura. A cimeira viria a adoptar a «Declaração de Syrta sobre os desafios do desenvolvimento integrado e duradouro da agricultura e dos recursos hídricos em África», assim como uma declaração sobre política comum de defesa e segurança. Esta declaração insiste sobre a «intangibilidade das fronteiras herdadas do colonialismo» e sobre a «indivisibilidade da segurança dos países africanos», afirmando que «a segurança de um país africano está indissociavelmente ligada à de outros países africanos e à do continente no seu conjunto». O ministro dos Negócios Estrangeiros saharaui referiu que «o seu clausulado não deixará de indispor Marrocos e de o isolar mais ainda no seio da comunidade internacional... Lamentamos profundamente a ausência de Marrocos deste processo de integração africana, já que é o único país do continente que não respeita as fronteiras dos seus vizinhos», acrescentou. (SPS)

27.02.04
28.º Aniversário da RASD
Comemorações em diferentes partes do mundo. >> ver SPS
>>
comunicado dos Amigos da RASD
>>
Carta da Associação Australiana para lo Sahara Ocidental (AWSA) a Kofi Annan

27.02.04
Nova associações:
Club des Amis de Tifariti
Um grupo de jornalistas argelinos anunciou a criação do Club dos Amigos de Tifariti, «um espaço livre, aberto aos profissionais dos Media, intelectuais, investigadores, estudantes e personalidades argelinas e estrangeiras que se interessem pela questão saharaui». O grupo pretende «exprimir a ampla solidariedade dos jornalistas com o povo saharaui que sofre as consequências do colonialismo marroquino ».

27.02.04
A União Nacional das Mulheres saharauis anuncia a abertura de uma representação em Madrid.

03.03.04
Muro da vergonha
O Presidente da República Mohamed Abdelaziz, inaugurou na Escola 27 de Fevereiro, uma exposição de pinturas de Fadili Yeslem inspiradas no muro de defesa marroquino.
(SPS com fotos)

04.03.04
Visita do ministro saharaui dos Negócios Estrangeiros a Cuba.(agências, ver Sahara-Info)

05.03.04
Medidas de confiança
Tiveram início as primeiras trocas de visitas entre famílias dos acampamentos de refugiados e dos territótorios ocupados. Duas dezenas de pessoas tomaram o avião da MINURSO, em Tindouf com direcção a El Ayoun e de El Ayoun com destino a Tindouf, para uma estadia de 5 dias. Durante os próximos seis meses estão previstos voos semanais que fazem parte de um programa de medidas de confiança do Alto Comissariado para os Refugiados (ACNUR) com vista a permitir um contacto directo entre as famílias separadas há mais de 25 anos. Estas medidas figuram nas resoluções aprovadas pelo Conselho de Segurança. >>
página especial

21.02.-07.03.04
Visita à Suíça do ministro dos Territórios ocupados
De visita à Suíça com passagem por Genebra, Lausana, Berna e Bâle, onde manteve uma multiplicidade de encontros e visitas, nomeadamente com embaixadores e representantes junto da ONU, com o presidente do CICV, com ONG defensoras dos direitos humanos e de solidariedade com o povo saharaui, autoridades, deputados, e políticos, Khalil Sidi M'Hamed, ministro dos Territórios Ocupados, expôs a situação das populações saharauis que vivem sob a ocupação marroquina, tendo apelado a medidas de protecção em relação aos defensores dos direitos humanos no Sahara Ocidental. Khalil Sidi M'Hamed lembrou o doloroso dossiê dos 500 desaparecidos saharauis e pediu o livre acesso ao território para jornalistas e observadores. (SPS)

TERRITÓRIOS OCUPADOS

19.02.04
Condenação
O tribunal de primeira instância de El Ayoun condenou Mohamed Bahia Sidi Brahim Errachida a um ano e meio de prisão efectiva. Este saharaui fora detido num café, onde, tal como muitos jovens nesse dia, se manifestara a favor da selecção argelina de futebol que jogava com a sua congénere marroquina para a Taça de África. (ver semana 07/04)

REFERENDO

21.02.04
Plano de paz &endash; Contraproposta marroquina
O diário espanhol «El Pais» publica longos extractos da resposta marroquina a James Baker e a Kofi Annan com data de 23 de Dezembro 2003. Marrocos criou uma célula de reflexão, com a ajuda de uma equipa de juristas franceses, para estudar uma alteração da sua Constituição, a fim de introduzir a noção de regionalização e permitir e criação de um Sahara Ocidental autónomo, sem que se faça a menor referência a um referendo de autodeterminação... Este "projecto de estatuto" prevê uma Assembleia Legislativa regional, eleita pelos 86'000 Saharauis recenseados pela ONU, os refugiados registados pelo ACNUR e todas as pessoas que residiam no território antes de 1993 (?). A dita Assembleia elegiria o presidente do Executivo, o qual seria posteriormente nomeado pelo rei. As competências da autoridade autónoma respeitariam a educação, a saúde, a protecção social, mas não a polícia, a justiça ou a política económica. Em caso de divergência ou de conflito entre o Estado marroquino e a região, caberia a uma instituição marroquina, no caso o Conselho Constitucional, sanar o diferendo.

25.02.04
Parlamento austríaco
O parlamento aceitou a moção apresentada pela sua Comissão de Negócios Estrangeiros (ver semanas 07-08). Por ocasião do debate, a ministra dos Negócios Estrangeiros, Ferrero-Waldner, declarou que a Áustria não esquece o conflito do Sahara Ocidental. Afirmou que o Plano Baker é uma óptima solução para o exercício à autodeterminação do povo saharaui. No que diz respeito à ajuda humanitária aos refugiados saharauis, a Áustria trabalha activamente no apoio às infraestruturas comunitárias de base e na formação, tendo posto à disposição para o biénio 2003-2004 uma soma de cerca de 640'000 Euros.

04.03.04
Austrália
O Senado australiano adoptou por unanimidade uma moção sobre o Sahara Ocidental onde se pede ao Governo que tudo faça para convencer Marrocos a aceitar o último plano de paz da ONU.

05.03.04
Dinamarca
Em resposta a uma interpelação no Parlamento, o governo reitera o seu apoio aos esforços da ONU para encontrar uma solução para o conflito do Sahara Ocidental.

MARROCOS

19.02.04
Segundo o diário madrileno La Razon, a segunda mais importante sociedade de pesca de Marrocos, a Kaben Pêche, foi vendida. A empresa pertencia aos generais Abdelhak Kadiri e Hosni Benslimane. A operação teve lugar na sequência de pressões do palácio, que pretende melhorar a imagem das forças armadas e também ao futuro incerto do Sahara, em cujas costas opera a frota da Kaben Pêche.

01.03.04
EUA-Grande Médio Oriente
O sub-secretário de Estado norte-americano para os Assuntos Políticos, Marc Grossman, foi recebido pelo rei Mohamed VI no quadro de uma viagem a vários países árabes que se destinava a apresentar o projecto "Iniciativa para o Grande Médio-Oriente". A iniciativa norte-americana prevê a concessão de uma soma de 100 milhões de dólares para o desenvolvimento da democracia e o papel da sociedade civil no mundo árabe, favorecendo, nomeadamente, a educação, a igualdade entre homens e mulheres, com a intenção de pôr fim ao "terrorismo" e à proliferação de armas de destruição maciça.
Peritos militares norte-americanos encontram-se já no Mali, na Mauritânia, no Níger e no Tchad para formar tropas de controlo de fronteiras. Está previsto que mais peritos militares se possam deslocar para a Argélia, Marrocos, e Tunísia. (agências)

02.03.04
EUA &endash; Livre troca
Estados Unidos e Marrocos firmaram em Washington um acordo de comércio livre. Esta acordo de livre troca, o segundo deste tipo firmado pelos EUA com um país muçulmano após o concluído com a Jordânia, inscreve-se num plano delineado pela administração do presidente George W. Bush de estabelecer uma zona de livre troca entre os Estados Unidos e o Médio Oriente até 2013. Um acordo similar foi já assinado com Israël e negociações estão em curso com o Bahreïn. (AFP)

DIREITOS HUMANOS

21.02.04
Comunicado do Colectivo dos Defensores dos Direitos do Homem Saharauis do «território do Sahara Ocidental sob controlo marroquino»
O Colectivo salienta que desde a sua libertação, no início de Janeiro, Ali Salem Tamek tem sido alvo de uma campanha mediática histérica orquestrada por partidos políticos e jornalistas marroquinos que apelam instantemente à sua detenção ou expulsão. A ONG saharaui exprime o seu apoio e a sua solidariedade ao militante saharaui dos direitos humanos e afirma que prosseguirá a trabalhar e a desenvolver acções militantes no sentido de fazer respeitar os legítmos direitos do povo saharaui.

23.02.04
Apelo de Sidi Mohamed Daddach defensor dos direitos do Homem, Prémio RAFTO 2002

23.02.04
Declaración de la Asociación Catalana de Juristas Democratas(ACJD), la Unión Progressista de Fiscales (UPF)y la Asociación Jueces para la Democracia (JpD), Barcelona, 23 de febrero de 2004.

23.02.04
Em visita de trabalho à Suíça, o ministro saharaui dos Territórios Ocupados, Khalil Sidi M'Hamed, lançou um
apelo em Genebra pela liberdade de movimento e circulação dos saharauis defensores dos direitos humanos. Lembrou que há um ano uma delegação de 13 pessoas representando famílias de desaparecidos saharauis e defensores dos direitos humanos dos territórios ocupados foi impedida de deixar Marrocos para participar num encontro em Genebra, tendo os seus passaportes sido confiscados sem que até agora lhes tenham sido restituídos. Lamentando o isolamento em que é mantida a população saharaui sob controlo marroquino, Khalil Sidi M'Hamed pede que este ano essa mesma delegação possa dirigir-se a Genebra para participar na 60.ª sessão da Comissão dos Direitos do Homem que se realiza de 16 Março a 23 de Abril.

27.02.04
Campanha de solidariedade com Ali Salem Tamek e os defensores dos direitos humanos no Sahara Ocidental:
Assine o apelo da AFAPREDESA

28.02.04
A União Geral dos Trabalhadores do Saguiya el Hamra e Rio de Oro (UGTSARIO) denunciou a decisão da Confederação marroquina do trabalho CDT de expulsão de Ali Salem Tamek, afirmando que esta decisão "racista" encoraja o Governo marroquino "a tomar posições mais perigosas que podem levar a atentar contra a própria vida do militante saharaui". A organização sindical saharaui apela a todas as organizações sindicais do mundo a intervir junto das organizações internacionais de direitos humanos no sentido de protegerem os defensores dos direitos humanos no Sahara Ocidental, entre os quais Ali Salem Tamek, o qual "é objecto de uma grande campanha mediática antidemocrática e racista", para que ele possa "garantir os seus direitos humanos, pessoais e sindicais, em conformidade com as Covenções internacionais em vigor". (SPS)

EM BREVE

EL CONFLICTO DEL SAHARA VISTO A TRAVÉS DA LAS MUJERES
Madrid: Miércoles 10 de marzo a las 19 horas en la Sociedad General de Autores y Editores , C/ Fernando VI, 4, Metro Alonso Martínez
Día internacional de las mujeres: Acto en solidaridad con las mujeres saharauis: Dentro de las celebraciones con motivo del día internacional de las mujeres, la Unión Nacional de Mujeres Saharauis organiza un acto de solidaridad con las mujeres saharauis. Estará presidido por Pilar Bardem y contará con la presencia de la periodista Montserrat Boix y Zahra Ramdám, responsable de Relaciones Internacionales de la UNMS. La charla estará moderada por la Presidenta de la Asociación de Amigos del Pueblo Saharaui de Madrid, Sra. Carmen Díaz Llanos.

22-25 avril 2004 - Tifariti (territoires libérés de la RASD)
Marche internationale vers le mur de la honte au Sahara Occidental
«Pour la paix et l'autodétermination du peuple sahraoui - Exigeons que l'ONU tienne ses engagements» Organisée par des associations espagnoles de solidarité en collaboration avec la coordination européenne du soutien au peuple sahraoui, cette marche vers le "mur" qui sépare les familles sahraouies veut dénoncer les souffrances du peuple sahraoui qui, depuis 28 ans, attend de pouvoir décider de son avenir. Elle veut exiger de l'ONU et de la communauté internationale la mise en oeuvre des résolutions du Conseil de sécurité. >>
infos, programme (pour le moment seulement en espagnol)

INTERNET

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

Les dépêches, articles, etc, sont accessibles sur Sahara-Info, liste de courrier (français et espagnol): http://es.groups.yahoo.com/group/sahara-info/messages

English

English publications on Sahara Update mailinglist: http://groups.yahoo.com/group/Sahara-update/messages

NEW BOOK:
Western Sahara: Towards Decolonisation, Dr. Uma Shankar Jha, Indian Africanist and President of the Association of Indian Africanist. (
press release)

Castellano

Todos los despachos, articulos de prensa, etc, en la lista de correo (castellano y francés): http://es.groups.yahoo.com/group/sahara-info/messages

Italiano

Portugais


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]