SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

original:frances

SEMANA 52

21.-31.12. 2003

RASD

28.12.03
26.º Rallye Paris-Dakar
Os organizadores do rallye Paris-Dakar obtiveram autorização por parte das autoridades saharauis para atravessarem o Sahara Ocidental após se terem comprometido a respeitar as condições apresentadas pela Frente POLISARIO (carta goográfica com as fronteiras correctamente delimitadas, escolta pela MINURSO, neutralidade política, etc.) (SPS)

TERRITÓRIOS OCUPADOS

19.12.03
Amnistia Internacional
No seu relatório sobre os defensores dos direitos humanos no mundo, a A.I. constata que dezenas de famílias saharauis de desaparecidos, defensores dos direitos humanos que trabalham no caso de os desaparecimentos forçados, bem como outros activistas saharauis foram objecto de ameaças e intimidações por parte das autoridades marroquinas nos últimos meses. Muitos eram membros da secção Sahara do Fórum Verdade e Justiça, proibida no dia 18 de Junho de 2003. A.I. inquieta-se com o facto da expressão pacífica das suas opiniões sobre a autodeterminação e direitos humanos, assim como o seu diálogo com organizações estrangeiras de defesa dos direitos humanos serem considerados pela justiça como actos ilegais.

25.12.03
Ameaças e intimidações
Mohammed Daddach e Hmad Hammad foram , uma vez mais, vítimas de chicanas e intimidações por parte das autoridades marroquinas. Os dois viajaram em automóvel até Smara para se encontrarem com Nassiri Ahmed, preso político libertado no dia 21 de Dezembro após ter cumprido pena de prisão. À entrada da cidade foram mandados parar por uma barragem policial que os deteve e submeteu a um cerrado interrogatório sobre as razões da visita. A sua viatura foi minuciosamente vasculhada. Após mais de uma hora foram finalmente libertados mas acompanhados e seguidos até à casa da família de Nassiri. Durante toda a sua estadia foram espiados à distância. Ao abandonarem a cidade, foram ainda seguidos pela polícia até cerca de uma dezena de quilómetros de Smara.

26.12.03
Os presos políticos saharauis da prisão negra El Ayoun decidiram retomar a luta pelos seus direitos, desencadeando uma greve da fome para os dias 9, 10 e 11 de Janeiro prevendo a possibilidade de prolongar essa forma de luta por tempo ilimitado. Pedem o apoio dos defensores dos direitos humanos em todo o mundo (AFAPREDESA).

REFERENDO

28.12.03
Suécia
O Parlamento sueco aprovou o relatório da sua Comissão de Negócios Estrangeiros (Utrikesutskottets betänkande 2003/04:UU3) que exprime o pleno apoio ao papel da ONU no Sahara Ocidental, ao plano de paz, assim como aos esforços actuais de mediação com vista a encontrar uma solução rápida e duradoura para o conflito. O relatório afirma que o povo saharaui deve poder beneficiar do direito à autodeterminação e à descolonização. Insiste no sentido da Suécia dirigir aos outros países e organizações internacionais pedidos para que aumentem a sua ajuda aos refugiados.

29.12.03
Espanha
As Cortès (Parlamento) de Aragão aprovaram por unanimidade uma "Declaração Institucional", onde se pede ao governo espanhol que renove o seu apoio ao Plano Baker quando dos debates no Conselho de Segurança, a fim de pressionar as autoridades marroquinas a o virem aceitar igualmente. Os parlamentares aragoneses felicitaram o povo saharaui por terem aceite o plano.

DIREITOS HUMANOS

24.12.03
Prisioneiros de guerra
Entre 2 e 16 de Dezembro, delegados do CICV (Comité Internacional da Cruz Vermelha), entre os quais um médico, visitaram os prisioneiros marroquinos detidos pela Frente Polisario. Avistaram-se individualmente com 291 dos 614 presos ainda em cativeiro, entre os quais 188 há já mais de 20 anos. A visita tinha por objectivo avaliar as suas condições de cativeiro e a evolução do seu estado de saúde físico e psíquico. (...) O CICV continua muito preocupado com o estado de saúde destes prisioneiros e reitera o pedido para que eles sejam libertados o mais rapidamente possível, em conformidade com as disposições do direito internacional humanitário.(CICR)

UNIÃO DO MAGREBE ÁRABE

22.12.03
Adiamento sine die da cimeira da UMA
A cimeira da União do Magrebe Árabe (UMA), prevista para 23 e 24 de Dezembro em Argel, foi adiada sine die pelo Conselho de ministros dos Negócios Estrangeiros da organização reunida em Argel. A presidência da organização foi confiada à Líbia.

24.12.03
Declaração
O presidente Mouamar El Khadafi fez a seguinte declaração à agência de informação líbia: "(...) A questão do Sahara está à cabeça dos temas que serão discutidos na próxima cimeira e após as próximas eleições presidenciais na Argélia. Haverá que seguir os esforços desenvolvidos por James Baker, que se encarrega do dossiê do Sahara. A data da realização da próxima cimeira da União do Magrebe Árabe será objecto de acordo e dará lugar a uma grande jamahirya após concertações com os países membros." (JANA)

EM BREVE

07-11.04.04 - Tifariti (territórios libertados da RASD)
Marcha internacional ao muro da vergonha do Sahara Ocidental
"Pela paz e a autodeterminação do povo saharaui &endash; Exijamos que a ONU honre os seus compromissos"
Organizada por associações espanholas de solidariedade em colaboração com a coordenação europeia de apoio ao povo saharaui, esta marcha até ao " muro" que separa as famílias saharauis pretende denunciar os sofrimentos a que o povo saharaui está sujeito, desde há 28 anos, privado de poder decidir o seu destino. Pretende igualmente exigir da ONU e da comunidade internacional a aplicação imediata das resoluções do Conselho de Segurança. >> info, programa (de momento só em espanhol)

13 de Fevereiro de 2004 - BRUXELAS
Blues do Sahara - Mariem Hassan e Leyoad (Sahara Ocidental)
Centre Culturel d'Etterbeek / Espace Senghor
366, chaussée de Wavre - 1040 Bruxelles(Piétonnier pl. Jourdan). Informações e Reservas: 02 / 230.31.40. e-mail senghor.tn@chello.be

21-28.02.04 - Acampamentos de refugiados saharauis
Sahara Marathon 2004
Informações: http://www.saharamarathon.com/

 

INTERNET

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

Les dépêches, articles, etc, sont accessibles sur Sahara-Info, liste de courrier (français et espagnol): http://es.groups.yahoo.com/group/sahara-info/messages.

English

English publications on Sahara Update mailinglist: http://groups.yahoo.com/group/Sahara-update/messages

Castellano

Todos los despachos, articulos de prensa, etc, son acessible en Sahara-Info, lista de correo (castellano y francés): http://es.groups.yahoo.com/group/sahara-info/messages

Portugais

Italiano

Deutsch


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]