SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES

original:frances

OUTUBRO, SEMANAS 40-44

28.09.-31.10. 2003

 

 

RASD

06.10.03
RASD - Cuba
O Presidente da República, Mohamed Abdelaziz, recebeu o novo embaixador cubano, Roberto Blanco Dominguez, que lhe apresentou as suas cartas credenciais na qualidade de embaixador extraordinário e plenipotenciário da República de Cuba junto da RASD.(SPS)

14.10.03
Recursos naturais
O director da companhia anglo-australiana Fusion Oil & Gas NL apresentou ao presidente Président Mohamed Abdelaziz os resultados dos estudos para a exploração petrolífera no Sahara Ocidental. John Taylor exprimiu a sua satisfação pelos resultados registados e declarou-se disposto a continuar a cooperar com a RASD. Um representante da sociedade britânica Premier, que recentemente se associou ao protocolo de cooperação firmado entre a RASD e a Fusion Oil, assistiu ao encontro. A Fusion Oil & Gas NL firmou, no passado dia 26 de Maio de 2002, um acordo exclusivo de cooperação técnica com o governo da RASD.

XI.º Congresso geral da Frente POLISARIO - 12-19.10.03

12.10.03, Abertura
Realizado em Tifariti, sob o lema "Luta e Unidade pela Independência e a Paz", o Congresso prestou também homenagem ao mártir M'Beirik Labeid Brahim. Foi a primeira vez desde a sua fundação que o movimento saharaui realizou o seu congresso nos territórios libertados. Cerca de 1400 delegados das wilayas, das instituições e da diáspora, participaram na reunião magna da organização, bem como duas centenas de convidados estrangeiros da oriundos da Argélia, África do Sul, Nigéria, Angola, Namíbia, Líbia, Venezuela, Panamá, Cuba, Espanha, Itália, França, Suíça, EUA, Austrália, etc. representantes de governos, partidos políticos, grupos parlamentares, ONG, sindicatos, etc.

13.10.03, Discurso de Abdelaziz
No seu discurso inaugural, o presidente da República apelou à comunidade internacional a assumir as suas responsabilidades face à intransigência de Marrocos. Referiu que a Frente Polisario vai cooperar plenamente com o último Plano Baker, mantendo a defesa do Plano de resolução inicial aceite pelas duas partes e apoiado pelo comunidade internacional. "O novo Plano Baker não é uma solução definitiva do conflito, mas é a base de novo processo", acrescentou.

14.10.03, Comissões, debates, ...
Quatro comissões: a comissão financeira, presidida por Khattri Adouh, a do programa de acção nacional, por Abdallahi Lehbib, a do regulamento interno e da Constituição da RASD, por Hamadi Salma e, por fim, a das cartas e moções presidida por Senia Ahmed Merhba. Os debates centraram-se no seio das comissões sobre as razões que levaram a Frente Polisario a aceitar o último plano Baker e sobre as garantias internacionais necessárias para a aplicação deste projecto.
Foi com emoção que o Congresso escutou a intervenção por telefone do preso político saharaui Ali Salem Tamek a partir da sua célula na prisão em Marrocos.

15.10.03
Relatórios da comissão financeira e da comissão do regulamento interno da Frente Polisario e da Constituição da RASD.
Após intensos debates, os congressistas avalizaram a decisão da Frente Polisario em aceitar o plano Baker. Mas exigiram que a Frente Polisario se precavesse de todas as garantias internacionais para tornar o processo viável. Os delegados criticaram a gestão nos domínios da educação, da saúde, da alimentação e da administração.

16.10.03
Relatórios da comissão do programa de acção nacional e da comissão de resoluções e moções. O programa recomenda nomeadamente o reforço e o desenvolvimento das capacidades das forças armadas, e apela às populações saharauis onde quer que se encontrar em redobrar a vigilância, a unir esforços e a manter a coesão a fim de superar os desafios colocados por esta etapa crucial na luta pela conquista da independência e liberdade.

17.10.03
Eleição do secretário-geral
O XI.º congresso reconduziu Mohamed Abdelaziz no cargo de secretário-geral da Frente Polisario por 92% dos votos. Houve quatro candidatos a disputar o cargo.

18-19.10.03
Eleição do Secretariado nacional

O Secretariado nacional, agora com 41 membros por aumento de mais 12 pessoas dos territórios ocupados, foi eleito em duas votações. Ver composição do novo órgão dirigente da F. POLISARIO. (>>lista )

Encerramento dos trabalhos
No comunicado final, o XI.º congresso da Frente Polisario interpela a comunidade internacional a 'trazer Marrocos à via da legitimidade internacional'' e a fazer aplicar "com a maior urgência" o plano de paz elaborado por James Baker. O movimento reafirma a sua opção "pela paz e legalidade internacional". Estima que a sua aceitação do plano Baker "teve consequências positivas" e permitiu "reforçar a posição da Frente Polisario na cena internacional". Decide mobilizar todos os meios possíveis para sensibilizar a opinião pública internacional sobre a situação nos territórios ocupados do Sahara Ocidental e a trabalhar em conjunto com as organizações internacionais para pôr fim a todas as formas de opressão que atingem as populações saharauis que aí vivem.

DOCUMENTOS - especial Congresso site SPS.

História

Imagens

27.10.03
União Africana
O Presidente da República Mohamed Abdelaziz recebeu o embaixador Tedesa, portador de uma mensagem do Presidente da Comissão africana, Alpha Omar Konaré. A RASD, membro fundador da União Africana, foi solicitada a ratificar o "Protocolo que cria o Conselho de paz e segurança da UA". (SPS)

29.10.03
Novo Governo
Mohamed Abdelaziz nomeou um novo governo. Abdelkader Taleb Oumar substitui Buchraya Beyoun como Primeiro-Ministro. É membro do Secretariado nacional, wali de Smara desde há quatro anos. Já por diversas vezes desempenhou cargos ministeriais.
A nova equipa: Quatro novos membros: Bachir Moustapha Sayed Ministro da Educação, El Khalil Sidi M'Hamed Ministro dos Territórios Ocupados e da Emigração, Babiya Chiia Ministro dos Transportes, Abdelkader Hamada Salma Ministro da Justiça.
Algumas mudanças: Mohamed Lamine Dedi passa dos Transportes para a pasta do Interior, Salek Bobih da Educação para o Equipamento e Boullahi Siid, presidente do Crescente Vermelho, é o novo Ministro da Saúde.
Foram nomeados ainda dois novos ministros conselheiros junto da Presidência, são eles Malainin Sadigh e Ahmedou Souelem, a criação de duas secretarias de Estado, uma encarregada sa função pública entregue a Chaibani Abas, e a outra da assistência social e da emancipação da mulher, dirigida por Mahfouda Mohamed Rahal, assim como a criação de uma secretaria geral do Governo, presidida por Moulay Ahmed Mohamed Ahmed.
O Presidente da República designou Mohamed Bouzeid, antigo ministro da Justiça, como novo presidente do Conselho Constitucional. (SPS) ( >>
lista )

REFERENDO

58.ª sessão da Assembleia Geral da ONU
29.09.03-01.10.03
Debate geral
Foram vários os representantes de países que durante o debate geral mencionaram nas suas intervenções a necessidade de descolonização do Sahara Ocidental. De referir, entre outros, Timor-Leste, Angola, Mauritânia, Tanzânia, Namíbia, Lesoto, Honduras.

07-11.10.03
Quarta Comissão - Comissão das questões políticas especiais e da descolonização
Como todos os anos, o Sahara Ocidental, território não descolonizado esteve inscrito na ordem do dia dos trabalhos. A maioria das delegações manifestaram-se a favor do último plano de paz proposto por James Baker. Os 14 das Caraíbas (CARICOM) apelaram à sua rápida concretização e os 19 países do Grupo do Rio pediram a Marrocos que aceitasse a legalidade internacional pela aplicação das decisões da ONU em matéria de descolonização.
Após uma exposição detalhada sobre a evolução da situação realizada pelo representante da Frente Polisario, intervieram muitos deputados europeus e representantes de ONG. (Ver c
omunicados de imprensa da ONU e algumas intervenções integrais), Declaração integral do representante da Frente Polisario junto da ONU (SPS))

16.10.03
Resolução
A 4.ª Comissão adopta por consenso uma resolução que sublinha a importância do Plano Baker na procura de uma solução política óptima para o conflito. A resolução, apresentada por 28 países, retoma os termos da resolução 1495 adoptada pelo Conselho de Segurança de 30 de junho passado.(
A/C.4/58/L.6)

20.10.03
Relatório do secretário-geral
S/2003/1016 de 16.10.03
Kofi Annan propõe ao Conselho de Segurança que o mandato da MINURSO seja prolongado por três meses, ou seja, até 31 de Janeiro de 2004. O novo plano Baker, que prevê a realização de um referendo para determinar o estatuto definitivo do Sahara Ocidental após um período transitório de autonomia, foi aceite pela Frente Polisario no dia 6 de Julho, enquanto Marrocos não alterou a sua oposição , escreve Kofi Annan. O SG da ONU "insta Marrocos a aproveitar esta ocasião e a participar de forma construtiva no processo ao aceitar o plano e aplicando-o". Afirma ainda esperar a resposta de Marrocos até ao fim do corrente ano.
Por outro lado, o secretário-geral refere que o CICV interrogou no território, entre os dias 27 e 29 de Maio último, quatro pessoas que figuravam na lista de desaparecidos da Frente Polisario. Lança um apelo a Marrocos e à Polisario para que continuem a cooperar com o CICV no sentido de que seja permitida a identificação do paradeiro dos desaparecidos.
No que respeita aos refugiados saharauis, Annan menciona que o PAM prevê graves carências alimentares até ao final do ano caso não se concretizem novas contribuições.
Acrescenta ainda terem-se dado alguns progressos na aplicação de medidas de confiança (telefonemas, troca de correspondência e visitas familiares), mas que todavia esses progressos não se traduziram ainda em concretizações.

23.10.03
Parlamento europeu
O Intergrupo "Paz para o Povo Saharaui" do Parlamento Europeu apoia o último relatório de Kofi Annan e pede a Marrocos que respeite a legalidade internacional representada pelas resoluções do Conselho de Segurança da ONU, em particular a resolução 1495. No que respeita à posição francesa, o Intergrupo declara que "a França deve honrar os seus compromissos e as suas obrigações enquanto membro permanente do Conselho de Segurança e apoiar honestamente a aplicação do plano Baker". (Comunicado)

23.10.03
Alemanha
O grupo parlamentar do Partido liberal democrata (FDP) e 27 outros deputados apresentaram uma moção onde se pede ao governo que tome imediatamente iniciativas no Conselho do Segurança com vista à aplicação do Plano Baker, a encorajar Marrocos a aceitar o plano e a intervir junto de outros parceiros europeus no sentido de agirem no mesmo sentido. A moção pede igualmente a libertação de fundos para o PAM e o Alto Comissariado dos Refugiados para a ajuda aos refugiados saharauis, a aceleração do plano de repatriação destes e a participação da Alemanha no contingente da MINURSO. Os deputados pedem ainda que sejam dadas garantias à Frente Polisario quanto à realização efectiva do referendo nos prazos acordados e segundo os critérios definidos pela Comissão de Identificação da ONU.

Marrocos: A publicação do relatório de Kofi Annan provocou inúmeras reacções de rejeição:
O representante permanente de Marrocos junto das Nações Unidas enviou a 21.10.03 uma carta ao presidente do Conselho de Segurança, onde chama a atenção do Conselho sobre a interpretação "errónea" da resolução 1495. Precisando aquilo que deve ser o papel "de mediador e de facilitador" do enviado pessoal do secretário-geral da ONU no interesse da paz e da estabilidade na região do Magrebe.
No mesmo dia, 14 partidos políticos, nenhum dos quais faz parte do Governo, exprimem a sua categórica rejeição pela solução do referendo tal como prevista pelo plano Baker, que consideram como "uma grave escalado de um conflito "artificial"" e não como "uma solução pacífica dum conflito regional".
Por seu turno, o ministério dos Negócios Estrangeiros exprime a sua "surpresa" quanto às conclusões do último relatório e a sua "rejeição das recomendações, que não correspondem de forma alguma às disposições da Resolução 1495". Marrocos "sublinha (...) que James Baker não deu qualquer tipo de seguimento às disposições da resolução do Conselho de Segurança que solicitam às partes a trabalhar em conjunto, assim como com as Nações Unidas, para avançar na via de uma solução política mutuamente aceite".

Na imprensa marroquina:

Para o "Libération", Kofi Annan dirige a Marrocos "um ultimato mal disfarçado". O seu relatório é "muito parcial". Para o "Al Ittihad Al Ichtiraki", o relatório dirige a Marrocos "aquilo que parece uma ameaça" e sublinha que James Baker afastou-se da sua obrigação de neutralidade própria de um mediador para se alinhar com a posição de uma das partes. "Ach-Chark Al-Awsat": O relatório de Annan sobre o Sahara provoca uma crise de confiança entre Marrocos e Baker. "Assahra Al-Maghribiya" lembra que Marrocos "nunca aceitará um plano de resolução em dissonância com o direito à syua plena 'soberania sobre os 'seus' territórios". "Aujourd'hui Le Maroc" reprova a Annan o facto de "se erigir em juiz e parte". "Bayane Al-Yaoum" escreve que "o menos que se pode dizer do novo relatório é que ele vai contra as perspectivas de uma resolução definitiva deste problema artificial e que ele atira tudo para a casa de partida". "Al-Bayane" é de opinião que o relatório de Annan "constitui um verdadeiro ataque contra Marrocos e contra o seu povo". O relatório provoca "um choque generalizado em Marrocos", escreve por seu lado o Le Matin, que pensa que "a solução para o Sahara está fora e não dentro das Nações Unidas ".

24.10.03
Pedro Canales escreve no diário madrileno La Razon, que, sob a pressão das forças armadas, Marrocos procura um "plano alternativo" ao plano Baker. Um "gabinete de crise" ter-se-á reunido em Rabat para avaliar a situação. Sem a presença do rei e do ministro dos Negócios Estrangeiros, terá sido adoptada uma resolução cujas consequências, segundo o jornalista, poderão ser "graves". As forças armadas não estariam satisfeitas com a forma como os diplomatas tratam a questão e terão reivindicado a sua participação activa na procura de uma solução para o conflito.

25.10.03
RASD
A Frente Polisario reage em comunicado à recusa marroquina de se submeter às decisões da ONU, solicitando a admissão da RASD na organização internacional na qualidade de membro, "no caso de Rabat vier a sabotar pela enésima vez o plano de resolução traçado pela comunidade internacional para o Sahara Ocidental".

25.10.03
EUA
De visita à Argélia, o secretário de Estado adjunto norte-americano William Burns referiu que sobre a questão do Sahara Ocidental o principal objectivo da política americana é apoiar uma solução política para o conflito, como é o processo definido por Kofi Annan e James Baker. "Encorajamos o diálogo entre a Argélia e Marrocos sobre esta questão e sobre outras. Os EUA não querem impor uma solução nem a Marrocos, nem à Argélia, nem a ninguém, mas é preciso encontrar uma solução o mais rápido possível", sublinhou.

25.10.03
"Diplomacia"
Segundo o diário argelino em língua árabe El Khabar, os serviços marroquinos, apoiados pelos canais diplomáticos e financiados por fundos do palácio, desencadeiam actualmente uma violenta campanha direccionada às ONG humanitárias europeias com o objectivo de desvirtuar a imagem da Argélia e da Frente Polisario, visando igualmente fazer parar a ajuda humanitária aos refugiados saharauis. Os serviços secretos marroquinos utilizam os transfugas saharauis, que são apresentados na qualidade de membros das ditas "ONG de defesa dos direitos do Homem no Sahara". É uma tentativa de desviar a atenção do impasse em que Rabat se colocou, face à necessidade de ter que aceitar o plano Baker antes do final do ano, escreve o jornal.

28.10.03
EUA
Durante a sua conferência de imprensa que realiza diariamente, o porta-voz do Departamento de Estado, Richard Boucher, confirmou "o apoio dos Estados Unidos ao Plano Baker para a autodeterminação do povo do Sahara Ocidental".

28.10.03
Resolução do Conselho de Segurança 1513 (2003)
O Conselho de Segurança prolonga o mandato da Missão da ONU no Sahara Ocidental até 31 de Janeiro de 2004 adoptando por unanimidade a resolução 1513 segundo a recomendação do SG de responder "ao pedido feito por Marrocos de dispor de mais tempo para reflectir e proceder a consultas antes de dar a sua resposta final à proposta do novo plano de paz" (Plano Baker II), que a Frente Polisario havia já aceite em Julho passado.(
Comunicado de imprensa ONU CS/2575, fr)

29.10.03
RASD
Em comunicado, o chefe da diplomacia saharaui sublinha que "Marrocos se encontra ante a pesada responsabilidade de escolher entre a via da legalidade e da paz ou a da intransigência e das manobras dilatórias portadoras de instabilidade e de confrontação". Ould Salek apelou ao Conselho de Segurança e à comunidade internacional a "despender esforços e a usar todos os meios durante os próximos três meses para levar Marrocos a submeter-se à legalidade internacional".
A Frente Polisario é de opinião que a flexibilidade da ONU reconforta Marrocos na sua intransigência e esta põe em causa a credibilidade da Organização Internacional, declarou Ould Salek. (SPS)

29.10.03
Internacional Socialista, reunida em São Paula (Brasil) no seu 22.º congresso, exprime em resolução o seu "apoio à resolução 1495 do Conselho de Segurança das Nações Unidas e pede às partes que cooperem com a ONU com vista à aplicação do Plano Baker". (SPS)

TERRITÓRIOS OCUPADOS

29.09.03
Deportações disfarçadas &endash; continuação das notícias das
semanas 36-39
Segundo o "Apelo urgente à opinião internacional" dos defensores dos direitos do homem saharauis, é preciso acrescentar à lista já publicada de cinco pessoas ilegalmente transladadas de Al Ayoun para Marrocos, mais os seguintes nomes:
Ahmed Khabz Skhoune &endash; deportado para Rachidia ; Boutazrout Mohamed &endash; deportado para El Jadida ; Beleghzal Abdlemjid - deportado para Azilal ; Khaadad Hamadi - deportado para Souera ; Salek Jamaa - deportado para Kalaat Esraghna ; Habadi Hamadi - deportado para Marrakech, Raybou Abdallah - deportado para Zagoura, assim como três professores de Bojadour:
Bougnine Lahcen, sindicalista da FDT e continuo chefe num colégio, transferido para Benimellal; Saili Mohamed, sindicalista da FDT e membro do ex-FVJSAH, continuo chefe num colégio, transferido para Benguerir; Lakhal Mohamed Salem, membro do ex-FVJSAH e da secção local da GSU, transferido para Safi.
Quatro professores de Assa terão sido igualmente deportados.
Quatro activistas marroquinos, militantes sindicais, de ONG e de partidos de esquerda (GSU e Annahj Addimoucrati), foram também deportados para cidades marroquinas.
Os defensores dos direitos do homem falam de meia centena de professores que exerceriam o seu trabalho em várias cidades do Sahara Ocidental e do sul de Marrocos, deportados para vilas e cidades marroquinas, numa violação flagrante da regulamentação que rege as transferências de pessoal no seio do ministério da Educação marroquino. Pedem ao governo de Rabat que anule de imediato todas estas decisões.
O semanário marroquino Tel Quel titula na sua edição de 9 de Outubro: "
Querem afastar as testemunhas ?" e conclui: "Enfim, a menos de um mês da resolução definitiva da questão do Sahara, parece que ''alguém'' quer afastar as únicas pessoas capazes de informar a sociedade civil do que se poderia passar in loco".

16 e 17.10.03
Os professores saharauis e marroquinos deportados abusivamente para cidades de Marrocos organizaram uma concentração diante do Ministério da Educação Nacional e da Juventude em Rabat. A 27.10.03 eles estão ainda em Rabat na tentativa de serem recebidos pelo ministro do Interior, tal como lhes fora prometido. Os professores do Sahara Ocidental e do Sul de Marrocos observaram uma greve por um dia em solidariedade com os seus colegas.

O prémio Rafto 2002, Mohammed Daddach, transmitiu as suas felicitações à iraniana Shirin Ebadi, prémio Nóbel da Paz 2003, também ela laureada com o prémio Rafto em 2001. O antigo preso político saharaui, bem como dos seus amigos, foram convocados pela DST a 11 de Outubro, onde lhes foi transmitido oralmente a proibição de se deslocarem a Smara, sendo ameaçados de serem expulsos do Sahara Ocidental ou entregues à Justiça.
Mohammed Daddach lança um apelo a favor de Ali Salem Tamek, cujo estado de saúde está gravemente afectado pelas condições de detenção e das greves da fome sucessivas que tem realizado.

21.10.03
Processo
Em conferência de imprensa em Madrid, uma comissão de juristas espanhóis denuncia as repetidas violações dos direitos fundamentais no Sahara Ocidental ocupado, o não respeito frequente dos princípios da legalidade e da presunção de inocência, o abuso da prisão preventiva, etc. A comissão era constituída pelo presidente do Conselho geral da advocacia espanhola, do presidente da comissão dos direitos humanos daquela organização de advogados, e de um membro da delegação que assistiu aos processos contra os presos políticos saharauis. O relatório sublinha "as violações flagrantes das normas do código penal marroquino" durante os nove processos a que a comissão assistiu em El Ayoun, em que eram acusadas 29 pessoas. O relatório dá igualmente conta das tentativas de ocultar o carácter político dos processos. (texto completo em espanhol::
Informe de la delegación de juristas comisionada por la Comision de derechos humanos del Consejo General de la Abogacía Española, PDF)

27.10.03
No início de Outubro de 2003, uma centena de saharauis licenciados nas universidades marroquinas, mas no desemprego desde há anos, foram chamados no quadro de uma operação de criação de empregos a ocupar postos na função pública marroquina. Os dois primeiros grupos que foram chamados deveriam ocupar vagas nos tribunais e nos estabelecimentos de ensino. Contudo, esses jovens saharauis &endash; rapazes e raparigas &endash; foram colocados em cidades marroquinas ao norte de Marraqueche, e não no Sahara Ocidental sob controlo marroquino ou nas vilas e cidades do Sul de Marrocos com "forte população saharaui", como Goulimine, Tan Tan, Assa ou Tarfaya. Embora esta operação estivesse reservada exclusivamente aos Saharaoui-e-s, dezenas de empregos foram atribuídos no entanto a jovens marroquinos no desemprego sob o pretexto de que habitavam no Sahara Ocidental sob controlo marroquino, o que não era ocorria em nenhum dos casos.
Trata-se claramente de uma política que visa esvaziar o território da sua juventude, ainda por cima com melhor formação cultural e académica, por forma a longo prazo modificar a sua demografia.

DIREITOS HUMANOS

09.10.03
Amnistia internacional
Dois delegados da Amnistia Internacional deslocam-se a Marrocos e ao Sahara Ocidental (AI Index: AFR 05/005/2003) para investigar sobre as alegações de torturas de presos políticos, islamitas ou activistas em prol da independência do Sahara Ocidental.

15.10.03
Prisioneiros de guerra
O quotidiano argelino El Watan relata o testemunho de um 66 presos saharauis libertados a 30 de Outubro de 1996 . "Passei três anos com a mesma roupa de combate com a qual foi detido", diz Saïd Ibrahim Moulay Zine, líder do grupo de 66 prisioneiros de guerra saharauis, encarcerado durante 17 anos. "Agrilhoavam-nos, tapavam-nos os olhos e sujeitavam-nos a longas e ininterruptas sessões de interrogatório e tortura", refere. "Um tratamento que o regime reservou o regime marroquino a mais de 200 presos saharauis". "Fiquei durante mais de 7 meses numa estreita célula na mais cerrada escuridão, apenas via o guarda que uma vez por dia nos vinha dar a comida", recorda o ex-preso que acrescenta com ironia: "periodicamente vinham-nos sugerir que pedíssemos a graça do rei, mas todas as vezes respondíamos que não éramos criminosos e que não nos reconhecíamos como súbditos do reino." Segundo Saïd Ibrahim Moulay Zine, estão ainda dentro das prisões marroquinas 121 prisioneiros de guerra.

28.10.03
Tamek
Uma delegação do Conselho Consultivo dos Direitos do Homem (CCDH), órgão oficial encarregue pelo rei de resolver os problemas de violações dos direitos humanos, visitou Ali Salem Tamek na prisão de Aït Melloul. O preso político saharaui expôs as suas reivindicações e acções que desencadeou (greves da fome, cartas ao ministro da Justiça, etc.) tendo entregue aos membros da comissão um dossier. A presidente da comissão prometeu-lhe uma resposta oficial.

MARROCOS

17.09.03
Uma patrulha da gendarmeria real efectuou uma detenção na localidade de Tighmert (oásis a sudeste de Goulimime, no sul de Marrocos). Trata-se de Saber Tamdaoui ould Mohamed Lembarek, de 30 anos de idade. A polícia procura actualmente intimidar os jovens agricultores de origem saharaui nesta região. Saber foi torturado, acusado de agredir uma autoridade e apresentado perante o tribunal de primeira instância de Goulimime, que o condenou a dois meses de prisão efectiva.
Tighmert é o maior oásis de todo o Sahara Ocidental, no coração do Oued Noun, por cimo de uma camada freática cuja importância e magnitude é conhecida a apenas há alguns anos. Esta região tornou-se assim o novo Eldorado dos grandes proprietários agrícolas, nomeadamente da região dos Houara (ao sul de Marraqueche, entre Haouz e Souss) e do Ouled Tayma, no Souss (entre Agadir e Taroudant). Os agricultores saharauis sentem-se ameaçados, faltando-lhes meios e conhecimentos actualizados para lhes fazer concorrência. Alguns são obrigados a alugar as suas terras a esses proprietários para poderem sobreviver. Assiste-se actualmente a uma tomada de consciência dos jovens Saharauis que colocam questões à cerca da falsificação da história pelo poder marroquino, sobre o impacte do conflito do Sahara Ocidental e sobre a discriminação a que são sujeitos. O irmão de Saber foi uma das raras pessoas que ousou dizer perante a comissão de identificação da MINURSO que as informações que as autoridades marroquinas haviam transmitido a seu respeito eram falsas. (corr.)

29.09.03
Bernard Petit, chefe do OCRTIS (Departamento central para a repressão do tráfico ilícito de estupefacientes), declarou em audição ante a comissão de inquérito do Senado francês: "A honestidade leva-me a afirmar que 85 %, ou 90 % da resina de cannabis interceptada em todos os países da Europa provém de Marrocos. É Marrocos que é o grande produtor de resina de cannabis para toda a Europa. Representa cerca de 2.000 toneladas de resina produzida em Marrocos &endash; afirmando alguns que poderá chegar mesmo a 3.000 toneladas &endash; enquanto que as autoridades apenas reconhecem 1.750. É enorme. Em toda a Europa são capturadas de 600 a 700 toneladas, evaporando-se mais de 1.000 toneladas que conseguem ultrapassar todos os esquemas de detecção. Marrocos, constitui de facto um problema face ao tráfico de resina de cannabis." (Sahara-Info)

03.10.03
Numa entrevista ao semanário Tel Quel, Abraham Serfaty declara que o plano Baker "é um plano aceitável se lhe forem introduzidas algumas emendas. Rejeitá-lo é um acto irresponsável."

09-11.10.03
Viagem oficial do presidente francês Jacques Chirac a Marrocos &endash; declarações sobre o Sahara Ocidental:
"A França deseja ardentemente uma solução para este conflito, que constitui um freio à construção dum Magrebe unido. Defendemos uma solução política, realista e duradoura, concertada entre as partes, solução que tenha plenamente em conta os interesses de Marrocos e a estabilidade regional. " (MAP, 08.10.03)
"A França apoia Marrocos". "Apoiámos Marrocos" no Conselho de Segurança da ONU quando da adopção em Julho passado da resolução 1495 sobre o Sahara Ocidental que prevê que "nenhuma solução poderá ser tomada contra a vontade de uma ou outra das partes". "Na próxima reunião do Conselho de Segurança, a França voltará a apoiar a posição de Marrocos", acrescentou o presidente francês afirmando tê-lo dito "com a maior sinceridade" ao presidente argelino Abdelaziz Bouteflika. (AFP,09.10.03)
"A França encoraja o diálogo entre Rabat e Argel, que possa contribuir para o emergir de uma solução política realista e duradoura, respeitadora da soberania de Marrocos e das aspirações das populações. É imperioso que nenhuma fórmula poderá ser imposta e que qualquer solução deverá recolher o acordo das partes." (discurso por ocasião de um jantar oficial em Fez, 10.10.03
"Nenhuma solução poderá ser imposta contra o desejo de uma das partes", acrescentou o presidente francês. "A questão do Sahara constitui um ponto de divergência entre a França e a Argélia", tal como "é corrente em todas as famílias". (AFP, 11.10.03)
"A França apoiará a saída para um Magrebe unido e apoiará de forma constante os vossos esforços no sentido de se encontrar uma solução realista e duradoura para a questão do Sahara Ocidental, aceite pelas partes." (mensagem a Mohamed VI, 18.10.03)

17-19.10.03
O Fórum Marroquino para a Verdade e Justiça organizou uma "Caravana da verdade", que deveria dirigir-se entre 10 e 12 de Outubro para o centro de detenção secreto de Agdz, na província de Ouarzazate. A manifestou foi proibida nessa data, mas viria a realizar-se uma semana mais tarde. Participaram muitos antigos desaparecidos saharauis, vindos de Laâyoune, Smara e Goulimine, bem como defensores dos direitos do Homem saharauis. Os membros da "cadeia mundial de solidariedade das mães, esposas, irmãs, filhas e amigos das pessoas detidas e desaparecidas" solicitaram às autoridades marroquinas, através do Observatório para a Protecção dos Defensores dos Direitos do Homem, que não impedissem a actividade desenvolvida pelos defensores dos direitos humanos em Marrocos.(Regresso à prisão secreta de Agdz, Isabelle Broz, RadioFranceInternationale, 21.10.03.

AJUDA HUMANITÁRIA

05.10.03
Itália
Uma delegação da ONG italiana AUSER (Associazione per l'AUtogestione dei SERvizi e la solidarietà) acompanhada por Giuliano Giuliani, pai do jovem manifestante morto a 21 de Julho de 2001 por ocasião do encontro do G8 em Génova, inaugurou no acampamento de Dakhla uma escola para 580 crianças financiada pela Fundação Carlo Giuliani.(ANSPS)

08.10.03
Alemanha
O governo alemão desbloqueou 250.000 euros para os refugiados saharauis na Argélia, anunciou o ministro alemão dos Negócios Estrangeiros. (AFP)

SOLIDARIEDADE

08.09.03: III Prémio Alandar de Narrativa Juvenil
O Grupo Editorial Luis Vives concedeu a Ricardo Gómez o III Prémio Alandar de Narrativa Juvenil pela sua obra 'El cazador de estrellas' que se traduziu também numa soma pecuniária de 12.020 euros. O livro conta a historia de um rapaz doente confinado numa jaima de um acampamento de refugiados saharauis. Graças às conversas que mantém com um velho e a través da lona da sua tenda descobre a história do seu povo e o sentido da sua dor.

29.09.03: Japão
Um grupo de cidadãos japoneses protestou vivamente contra a decisão do governo do seu país de não ter convidado a Republica Árabe Saharaui Democrática (RASD), país membro da União Africana, à Conferencia Internacional para o Desenvolvimento Africano, TICAD III. (apelo, ver também: carta aberta I e II. Deutsch : I und II )

30.09.03: Áustria
A pedagoga austríaca Dra. Hannah Fischer, que entre 1986 e 2002 assumiu a responsabilidade pedagógica dum projecto de cooperação com a União das Mulheres Saharauis no domínio da formação de professoras, foi galardoada com a Medalha Otto-Glöckel da cidade de Viena, pelo seu empenho e dedicação em prol das crianças.

04.10.03: Itália
No quadro da 5.ª Assembleia da ONU dos Povos, a comuna de Lerici (Liguria) organizou um Fórum sobre o Sahara Ocidental com a participação do presidente da AFAPREDESA, da representante da UNMS, do representante da Frente Polisario em Itália e da presidente do Intergrupo parlamentar Margot Kessler, do presidente do ANSPS e de muitos representantes de autarquias locais. Após um debate muito animado, o Fórum aprovou uma moção de apoio ao Plano de Paz e de empenhamento das instituições locais. (Resolução final - original em italiano)

04.10.03: Grã-Bretanha
O eurodeputado britânico Struan Stevenson (conservador) dirige-se à Comissão Europeia para que esta exija a Marrocos uma indmnização pela pilhagem das riquezas haliêuticas saharauis. Na carta dirigida a Chris Patten, Comissário europeu das Relações Exteriores, S. Stevenson sublinha que Marrocos "vendeu os direitos de pesca nas zonas marítimas pertencentes ao povo do Sahara Ocidental".
Khadija Hamdi e Zahra Ramdan, da União Nacional das Mulheres Saharauis, realizaram uma visita de 19 dias ao Reino Unico. No decurso da sua visita discursaram no congresso do Partido do País de Gales (Plaid Cymru), no do Partido Nacional da Escócia, em Inverness, do Partido Liberal Democrata, em Bournemouth, e do Partido Trabalhista, em Brighton, onde se avistaram com o primeiro-ministro Tony Blair e o ministro dos Negócios Estrangeiros Jack Straw assim como com a deputada trabalhista Glenys Kinnock. Em Edinburgo participaram num encontro no Parlamento escocês.

22.10.03: Sevilha
Conferência sobre "A situação actual da mulher saharaui nos acampamentos de refugiados". Maima Abdesalam, Directora da Escola de Mulheres da wilaya de Dajla. Org: Asociación provincial de amistad con e pueblo saharaui de Sevilla.

Saragoça
Dois autocarros carregados com 18.000 kilos de ajuda humanitária partiram no dia 22 de Outubro pela tarde para Alicante, com destino ao Sahara. Esta iniciativa é fruto do acordo de colaboração entre o Ayuntamiento de Zaragoza, Tuzsa e Um Draiga. (>> mais)
Resumo da VIII Cena de Solidaridad com o Povo Saharaui destinada a recolher apoio para os Estudantes Saharauis, realizada no passado dia 4 de Outubro e que juntou mais de 200 pessoas.

EM BREVE

Vitoria-Gasteiz, 5 al 11 de noviembre de 2003: Encuentro "Mujeres construyendo país, el caso del Sahara Occidental a la luz de la experiencia latinoamericana". Org: Asociación de Amigas y Amigos de la R.A.S.D. y la Asociación Cultural Hikaateneo Elkartea elkartea@saharaelkartea.org >> Mas info

Valencia: 14 de Noviembre a las 21:30 horas: II Concierto Solidario con el Pueblo Saharaui en la Sala República de Valencia. Con los grupos "SAHARA LIBRE y AMPARANOIA. Org: Federació d'Associacions de Solidaritat P.S. emparsor@hotmail.com

Ferrara, Italia: 18 novembre 2003 : Festival dei Diritti, Ferrara, ore 21:00 - Casa Cini: Le donne Saharawi, Sahara Occidentale: Incontro e dibattito con alcune rappresentanti di associazioni di donne Saharawi .

RASD: 20 - 23 de noviembre 2003 : Festival internacional de cine en los campamentos de refugiados saharauis en Tinduf, Un proyecto de la Asociación Amigos del pueblo saharaui, Ministerio de Cultura de la RASD y Media Luna Roja Saharaui (MLRS) Consultar el programa en <http://www.festivalsahara.com>

Vuelos charter:

Vuelo nº 1: Madrid-Tindouf-Madrid, 18.11.03 - 23.11.03
Vuelo nº 2 : Madrid-Tindouf-Madrid, 20.11.03 - 23.11.03
Precio: 500 Euro, Información: vuelos@festivalsahara.com Telf. 679 356 470

Barcelona: 25 noviembre.- Conferencia sobre la Mujer Saharaui en Cornellà de Llobregat, con la participación de la escritora Anna Tortajada, autora de "Hijas de la Arena", y de una representante de la Unión Nacional de Mujeres Saharauis. Asociación Catalana de Amigos del Pueblo Saharaui (ACAPS) colonies@sahara-acaps.org

Vuelo charter:
Desembre 2003, 04-09.12.03 : VOL "Catalunya aamb el Sahara"
Barcelona Prat - Tindouf- Barcelona: 04.12.03 - 09.12.03
Info: ACAPS-CATALUNYA, secció Vilanova i la Geltrú, acaps_vilanova@yahoo.es

29ème Conférence européenne de solidarité avec le peuple sahraoui
5, 6 et 7 décembre 2003, Nanterre- Paris - Vitry sur Seine
Info, contact:
bur.aarasd@wanadoo.fr
>> Dépliants, programme et fiche de pré-inscription en PDF <
http://arso.org.site.voila.fr/depliant fr.pdf>

FRANCE: 4 au 19 décembre 2003, Musique sahraouie
Tournée en France de Mariem Hassan, Nayim Alal et le groupe de femmes Leyod,

04.12.03, Gonfreville l'Orcher (ECPC),
06.12.03 Le Mans (Palais des Congrès),
07.12.03 Vitry sur Seine (Gymnase Paul Eluard,
08 à 18.12.03 sous réserve Maromme, Achères, Bègles, Bordeaux, Toulouse, Lyon...,
19.12.03 Limoges (théâtre Jean Gagnant)

Vitoria-Gasteiz, Pays Basque: 12-13-14 de diciembre de 2003
IIIe Journées de Coopération Sanitaire avec le Peuple Saharaoui
Organizado por : Coordinación Sanitaria Saharaui en colaboración con el Ministerio de Salud de la RASD que asistirá a las Jornadas con una delegación de expertos.
Secretaría de las III Jornadas: Unai Arribas, Edi Feros, e-mail:
saharasalud@kokia.org, Teléfono: +34 945146490, Fax: +34 945147357. Mas informaciones : presentación y dossier (PDF)

INTERNET

Referendo

Opinião

Direitos humanos

Relatório France Libertés

Análise

Diversos

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

Les dépêches, articles, etc, sont accessibles aux non-abonnés sur Sahara-Info, liste de courrier (français et espagnol): http://es.groups.yahoo.com/group/sahara-info/messages

English

English publications on Sahara Update mailinglist: http://groups.yahoo.com/group/Sahara-update/messages

Castellano

Todos los despachos, articulos de prensa, etc, son acessible por no-abonados en Sahara-Info, lista de correo (castellano y francés): http://es.groups.yahoo.com/group/sahara-info/messages

Deutsch

Portugais

Italiano


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]