SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

original:frances

SEMANAS 25 + 26

15. - 28.06.2003

RASD

11.06.03
Frente Polisario
Reunido em sessão ordinária, o Secretariado Nacional - segunda instância política da Frente Polisario -, anunciou a realização do 11.º Congresso da organização no próximo mês de Outubro. (SPS)

17.06.03
O presidente da República, Mohamed Abdelaziz, presidiu na escola militar Chahid El Ouali, ao final de um novo curso de jovens oficiais e efectivos do Exército de Libertação Popular Saharaui. (SPS)

TERRITÓRIOS OCUPADOS

18.06.03
Julgamento
O tribunal de primeira instância de El Ayoun decretou a dissolução da secção Sahara do Fórum Vérité et Justice (verdade e Justiça), por actividades não conformes aos seus estatutos, actividades que catalogou de "ilegais e separatistas". A sentença compreende igualmente a proibição de reunião para os membros da secção, o encerramento da sede e a entrega do património da secção ao Secretariado executivo do Fórum Marroquino para a Verdade e Justiça. (>>
dossiê)

A acusação e os documentos de inquérito da polícia judiciária salientam os contactos que a organização mantinha com organizações internacionais de defesa dos direitos humanos e personalidades estrangeiras. Os documentos originais do tribunal estarão em breve disponíveis e poderão ser consultados.

Protestos:

25.06.03
Condenação
O tribunal de apelação de El Ayoun condenou El Moussaoui Dkhil a um ano de prisão efectiva e 5'000 Dinares de multa (500 dólares norte-americanos). A sala do tribunal, completamente sobrelotada, era guardada por importantes forças da polícias. Dois advogados puderam assistir ao processo, que se desenrolou à porta fechada, facto que ocorreu pela primeira vez nos anais judiciais da cidade. A defesa foi assegurada por cinco advogados saharauis e marroquinos. El Moussaoui Dkhil foi detido no seu local de trabalho, na cidade de Dakhla, no passado dia 8 de Abril,
ver mais informação >>.

REFERENDO

12.06.03
EUA
Perante o Congresso norte-americano o congressista Pitts declarou-se atónito com as declarações do ex-ministro marroquino do Interior, Driss Basri, que afirmou recentemente que os acordos de Houston (entre Marrocos e a Frente Polisario) não tinham por objectivo encontrar uma solução para o conflito do Sahara, mas que constituíam apenas o início de um plano americano para preservar os interesses dos EUA na região. Pitts afirmou perante o Congresso que o referendo não é um jogo, exortando o seu governo, as Nações Unidas e Marrocos a respeitarem-no e a concretizá-lo no mais breve prazo. (texto completo da declaração
english)

18.06.03
UE
Em resposta à eurodeputada Margot Kessler, presidente do Intergrupo "Paz para o Povo saharaui", o comissário Christopher Patten, responsável pelas relações exteriores da Comissão Europeia, afirma por escrito: "No que diz respeito ao conflito do Sahara Ocidental que opõe Marrocos à Frente POLISARIO, a União Europeia deseja uma solução rápida do conflito. Damos o nosso pleno apoio aos esforços do secretário-geral das Nações Unidas para encontrar uma solução mutuamente aceite, no respeito do direito internacional. Encorajamos também as partes do conflito a empenharem-se num diálogo construtivo e a adoptarem medidas de confiança no domínio humanitário".

MARROCOS

17.06.03
Ali Lmrabet condenado no recurso
Ali Lmrabet, o jornalista marroquino condenado a quatro anos de prisão, multa e cujos dois semanários foram interditos, viu a sua pena ser reduzida em um ano na sequência do recurso do processo. Lmrabet é acusado de ofensa ao rei e atentado à integridade territorial (artigos publicados sobre o Sahara Ocidental). Decretou uma greve da fome, a qual deu por finda ao fim de 50 dias. (ver
comunicado AARASD de 17.06.03 - comunicado AFAPREDESA 21.06.03 e vários artigos no Sahara-Info) recherche/buscar "Lmrabet")

ARGÉLIA

14.06.03
Por ocasião da visita do ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros, Benaïssa, a Argel, o seu homólogo argelino, Belkhadem, afirmou sobre a questão do Sahara Ocidental:" O que importa é conseguir para esta questão um acordo que garanta os direitos''. ''Mesmo que ela se tenha arrastado, a questão do Sahara Ocidental não deveria impedir a aproximação dos dois países e dos dois povos no sentido da consulta, da complementaridade, e da cooperação económica, cultural, política e diplomática'' afirmou Belkhadem. (APS)

16.06.03.
Segundo o periódico Le Soir d'Algérie, o presidente Bouteflika e o rei Mohamed VI, de Marrocos, poderiam encontrar-se "muito em breve" em Washington numa cimeira que permitiria aos dois chefes de Estado aplanar os seus diferendos a propósito do Sahara Ocidental e decidir a data de reabertura das fronteiras argelo-marroquinas.

AJUDA HUMANITÁRIA

20.06.03
Mentiras na imprensa marroquina: desmentido da organização Enfants réfugiés du monde
"Estamos extremamente chocados com a leitura de um artigo publicado pelo Maroc Hebdo International, N.º 561 de 6 de Junho 2003, onde se refere: "... utilização de filhos de refugiados (saharauis) no quadro de uma vasta rede de pedofilia em Cuba denunciada por organizações como "Enfants Réfugiés du Monde" ... (título do artigo: desvio das ajudas humanitárias pela Polisario, a teta da vaca). Desmentimos formalmente esta afirmação que não é fundada em nenhuma declaração escrita ou oral com origem na nossa associação. Pedimos pois que o nosso desmentido formal seja publicado na vossa próxima edição."

SOLIDARIEDADE

16.06.03: O governo basco e a RASD firmaram um acordo de entreajuda e colaboração no domínio da justiça e dos direitos humanos. O governo basco vai financiar a informatização do sistema judiciário, a formação do pessoal e a investigação sobre o paradeiro dos desaparecidos e prisioneiros saharauis detidos pelo governo marroquino.

25.06.03: Wien, Das vergessene Wüstenvolk, Podiumsgespräch mit Najad Hamdi, Vertreterin der Frente Polisario in Österreich, Ali Kohlbacher: Vorstandsmitglied der österreichisch Sahrauischen Gesellschaft (Organisat. die Donaustädter Sozial- und Entwicklungshilfe).

21.06.03
Termo da visita à Nova Zelândia e à Austrália
A primeira visita de uma mulher saharaui à Nova Zelândia e Austrália obteve um enorme sucesso. Entre 20 de Maio e 21 de Junho, Fatima Mahfoud , representante da União Nacional das Mulheres Saharauis, reuniu com um grande número de ONG, associações, organizações e partidos políticos. Concedeu inúmeras entrevistas, foi recebida nos Parlamentos dos dois países e proferiu conferências em diversas universidades. (Récit complet en anglais)

INTERNET

 

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

Les dépêches, articles, etc, sont accessibles aux non-abonnés sur Sahara-Info, liste de courrier (français et espagnol): http://es.groups.yahoo.com/group/sahara-info/messages

English

English publications on Sahara Update mailinglist: http://groups.yahoo.com/group/Sahara-update/messages

Castellano

Todos los despachos, articulos de prensa, etc, son acessible por no-abonados en Sahara-Info, lista de correo (castellano y francés): http://es.groups.yahoo.com/group/sahara-info/messages

Deutsch


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]