SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

original:frances

SEMANAS 16 + 17

13.-26.04.2003

RASD

22.04.03
Visita do presidente em exercício da Comissão da União Africana à RASD
O presidente em exercício da Comissão da União Africana, Amara Essy, foi recebido na localidade Chahid El Hafed pelo primeiro-ministro saharaui, Bouchraya Beyoun, a quem entregou uma mensagem destinada ao presidente da República Mohamed Abdelaziz. Em visita aos territórios libertados da RASD, Amara Essy declarou que a sua deslocação tinha por objectivo "manter conversações com os responsáveis saharauis sobre tudo o que diz respeito à União Africana", e "ouvir da boca dos responsáveis saharauis os seus comentários relativamente ao último relatório de James Baker. Para Essy "não há qualquer solução militar" para o conflito, é preciso uma solução política que permita ao povo saharaui exercer "o seu direito à autodeterminação". O dirigente africano exprimiu a sua convicção de que a RASD estava disposta a contribuir nos esforços da ONU e da UA com vista à descolonização do Sahara Ocidental na base do Plano de Paz. (SPS)

TERRITÓRIOS OCUPADOS

22.03.03
Condições carcerárias
A família de Laiti Ramdan, morto na prisão civil de El Ayoun, acusa em comunicado a administração prisional de negligência, a qual terá causado a morte do seu familiar. Exige a realização de um inquérito justo e imparcial para que possa ser feita luz sobre as circunstâncias desta morte, recusando receber o cadáver enquanto esse inquérito não for realizado. Laiti Ramadan, preso de direito comum que cumpria uma pena de um ano na tristemente célebre "prisão negra", não teve acesso a cuidados médicos de que necessitava. A sua família só com muita dificuldade lhe conseguia fazer chegar medicamentos. A 20 de Março deu finalmente entrada no hospital Hassan El Mehdi em estado de coma, tendo falecido no dia seguinte em resultados de uma insuficiência renal segundo os relatórios médicos. (
comunicado)

17.04.03
Ameaças de dissolução
Foi aberto um processo judicial contra a secção Sahara do Forum Vérité et Justice (Verdade e Justiça). A polícia judiciária entregou ao tribunal de primeira instância de El Ayoun um pedido de dissolução da secção. Moutik Lahoussine, presidente da secção e membro do bureau nacional, foi convocado pelo tribunal a 23 de Abril 2003.
O pedido de dissolução invoca como infracções pretensamente cometidas pela organização, acções de natureza a perturbarem a ordem pública, incitação a manifestação sem autorização das entidades oficiais e outros actos susceptíveis de atentar contra a integridade territorial do país, como, por exemplo, a relação com "entidades estrangeiras, instâncias e organizações hostis a Marrocos." O julgamento foi marcada para o dia 7 de Maio. Dois observadores espanhóis estiveram presentes a assistir às deliberações.

Reacções:

23.04.03
Processo
O julgamento do preso político, Zein Saya, detido a 05.01.03, foi adiado para o dia 21 de Maio.(corr.)

REFERENDO

14.04.03
Argélia-Mauritânia
No seguimento de um encontro em Argel de uma delegação parlamentar mauritana com os seus colegas do parlamento argelino, foi divulgado um comunicado em que os deputados insistem na necessidade de ser "encontrada uma solução pacífica e justa para a questão do Sahara Ocidental, em conformidade com as decisões da legalidade internacional e ao acordos de Houston". (SPS)

16.04.03
Argélia
Abordando a questão do Sahara Ocidental, o presidente argelino Bouteflika reafirmou que a posição da Argélia é uma posição de princípio e que "não mudou". "Toda a proposta que vá no sentido da livre expressão do direito à autodeterminação do povo saharaui só pode ter o apoio da Argélia", reafirmou em entrevista ao diário argelino Jeune Indépendant,. (
L'expression, 16.04.03)

17.04.03
Argélia-Mauritânia
O ministro argelino dos Negócios Estrangeiros, Abdelaziz Belkhadem, reafirmou em Nuaquechote que "a posição da Argélia e da Mauritânia são idênticas relativamente ao conflito do Sahara Ocidental", refere o diário argelino "Le Jeune indépendant". "A nossa posição é uma posição de princípio, que tem a ver com o direito do povo saharaui à autodeterminação, o respeito pelos acordos de Houston e da legalidade internacional", precisou. (SPS)

21.04.03
Rússia
O porta-voz do ministério russo dos Negócios Estrangeiros, Alexandre Lakovenko, afirmou que o seu país continua a defender uma solução do conflito do Sahara Ocidental sob a égide da ONU na base do plano de resolução em vigor no território desde 1991. "Estamos, no entanto, dispostos a examinar quaisquer outras variantes de resolução política do problema, desde que aceites plenamente pelas partes envolvidas neste velho conflito", declarou Alexandre Lakovenko. (SPS)

21.04.03
Angola
João Bernardo de Miranda, ministro dos Negócios Estrangeiros da República de Angola, reafirmou por ocasião de um encontro com M'hamed Khaddad, membro da direcção da Frente Polisario e coordenador saharaui junto da MINURSO, o apoio do seu país à aplicação das resoluções da ONU em favor dos direitos inalienáveis do povo saharaui à autodeterminação e do plano de resolução das Nações Unidas.(SPS)

MARROCOS

17.04.03
O colóquio sobre o Sahara Ocidental, organizado pelo colectivo "Maghreb Sahara", que reúne membros da sociedade civil marroquina, foi cancelado. O colóquio deveria realizar-se a 19 e 20 de Abril, em Casablanca.

21.04.03
Ali Lmrabet, director de dois semanários marroquinos, Demain Magazine e Doumane, foi convocado para comparecer a 7 de Maio diante do um tribunal de Rabat para responder por diversos delitos. Para além de "ofensa à pessoa do rei", o procurador de Rabat apresenta acusações de atentados aos "regime monárquico" e à "integridade territorial" do reino, indicou o próprio Ali Lmrabet. As penas em que incorre, e que são precisadas na própria convocatória judicial, podem ir de "3 a 5 anos de prisão " e "de 10.000 a 100.000 dirhams (de 1.000 a 10.000 euros)" de multa. (AFP)

DIREITOS HUMANOS

14.04.03
59.ª sessão da Comissão dos direitos do Homem, Genebra
Em resolução respeitante à questão do Sahara Ocidental (E/CN.4/2003/L.11 chap. V, english), adoptada sem votação, a Comissão dos Direitos do Homem intima Marrocos e a Frente POLISARIO a aplicar escrupulosamente e lealmente o conjunto de medidas propostas pelo secretário-geral relativamente à identificação de eleitores e procedimento de recursos. Solicita instantemente as partes a que continuem a cooperar com o secretário-geral e o seu enviado especial a fim de ser encontrada uma solução política mutuamente aceitável para o diferendo. A Comissão convida as partes a cooperar com o Comité internacional da Cruz Vermelha nos esforços com vista a resolver o problema do paradeiro dos desaparecidos, e intima-as a honrar a obrigação que lhes incumbe, à luz do direito internacional humanitário, de libertar no mais breve prazo todas as pessoas que detêm desde o início do conflito.

14.04.03
Holanda
Um membro da direcção da Fundação holandesa para a autodeterminação do Sahara Ocidental avistou-se com o coordenador dos direitos humanos do governo holandês e com o chefe do departamento da África do Norte do Ministério dos Negócios Estrangeiros. O encontro foi consagrado à análise dos atentados aos direitos humanos nos territórios ocupados por Marrocos e à forma como governo holandês poderia ajudar no sentido em que fossem respeitos esses direitos.

EM BREVE

20.05.1973 -20.05.2003
30.º aniversário da Frente Polisario
Festividades nos acampamentos de refugiados: >> programa e voo charter desde Madrid

Moers, Deutschland
32. Internationaler New Jazz Festival Moers, 6.-9. Juni 2003.
Samstag 07.06.03, 19:45: Mariem Hassan & Leyoad - West Sahara .

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

Les dépêches, articles, etc, sont accessibles aux non-abonnés sur Sahara-Info, liste de courrier (français et espagnol): http://es.groups.yahoo.com/group/sahara-info/messages

English

English publications on Sahara Update mailinglist: http://groups.yahoo.com/group/Sahara-update/messages

Castellano

Todos los despachos, articulos de prensa, etc, son acessible por no-abonados en Sahara-Info, lista de correo (castellano y francés): http://es.groups.yahoo.com/group/sahara-info/messages

Noticias de prensa, Recopilación semanal de todos los articulos de la prensa de España: http://www.nodo50.org/labarored/interpueblos/Sahara/

Deutsch


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]