SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

original:frances

SEMANA 15

06.-12.04. 2003

TERRITÓRIOS OCUPADOS

08.04.03
Agentes das forças de segurança, transportados numa viatura da polícia munida com a uma escada, arrancam uma pancarta da sede da secção Sahara do Fórum Vérité et Justice em El Ayoun.

08.04.03
Tamek Ali Salem foi informado por carta do primeiro-ministro marroquino, Dris Jettou, que lhe havia sido reconhecido o estatuto de preso de opinião e que o ministro da Justiça tinha recebido instruções para a aplicação desta decisão.

08.04.03
Rapto e detenção
El Moussaoui Dkhil, militante saharaui defensor dos direitos humanos e membro do Bureau do Fórum Vérité et Justice, secção Sahara, foi interpelado no seu local de trabalho na cidade de Dakhla (sul do Sahara Ocidental) por três homens à paisana. Após ter visto vasculhado a sua residência, foi detido, algemado e transferido para El Ayoun no autocarro público onde recolhido às 2 h. da manhã por agentes dos serviços secretos marroquinos.

El Moussaoui, professor de matemática, foi vítima de desaparecimento forçado no início dos anos 90 e no seguimento dessa detenção transferido para Marrocos. Sofreu várias humilhações, retenções salariais, interrogatórios, etc. Actualmente trabalhava em Dakhla como conselheiro pedagógico no ministério da Educação nacional. O seu nome fora citado no âmbito das acusações contra Bazaid e outros activistas. O Comissário chefe de serviço das RG, Hariz Elaarbi, torcionário bem conhecido, havia-o já ameaçado de morte.

09.04.03
A família de Moussaoui, sem ter podido obter qualquer tipo de informação sobre o seu familiar, apresentou queixa junto do procurador, pedindo-lhe que interviesse. O procurador geral do Tribunal de Apelação de El Ayoun interveio efectivamente e a família pôde ver Moussaoui Dkhil, actualmente encarcerado na direcção provincial de segurança nacional, na avenida de Smara, em El Ayoun.

09.04.03
A Associação dos Familiares dos Presos e Desaparecidos Saharauis (AFAPREDESA) condena esta nova grave violação dos direitos humanos e de cidadania e exige das autoridades marroquinas a libertação imediata e incondicional de Moussaoui Dkhil. A AFAPREDESA lança um apelo urgente às ONG de defesa dos direitos humanos, à ONU, à UE e aos governos democráticos para porem fim às violações persistentes dos direitos humanos nos territórios ocupados do Sahara Ocidental.(communiqué)

11.04.03
Outras detenções e interrogatórios
Os militantes dos direitos do Homem Mohamed Daddach, Khaya Cheikh e H'mad Hamad deslocaram-se à sede da MINURSO em El Ayoun, convidados para um encontro com o conselheiro político de Lacy Swing, representante especial do SG da ONU para o Sahara Ocidental. Ao deixarem o QG da MINURSO os três homens foram seguidos por veículos da DST e um furgão da polícia. Chegados diante da casa de Daddach foram interpelados por polícias à paisana e conduzidos à força para as instalações da Polícia Judiciária de El Ayoun. A viatura de Hamad foi sequestrada. No final do dia os 3 activistas foram libertados após terem sido interrogados, insultados e ameaçados por agentes da polícia que desejavam conhecer a todo o custo o conteúdo do encontro que mantiveram com a MINURSO.

No comunicado de protesto o BIRDHSO salienta que Marrocos leva a cabo nestes últimos tempos, de maneira sistemática, actos de intimidação sobre os saharauis defensores dos direitos humanos. (Communiqué BIRDHSO) - (Communiqué AFAPREDESA) - (Communiqué Association des Amis de la RASD)

Daddach e Khaya Cheikh fizeram parte da delegação de 13 saharauis dos territórios sob ocupação marroquina que foi impedida de se deslocar a Genebra por ocasião do Encontro das Famílias dos Desaparecidos Saharauis, que se realizou a 28, 29 e 30 de Março último. Inúmeros protestos foram dirigidos ao governo marroquino e à ONU, entre as quais uma petição assinada por 116 eurodeputados.

PARLAMENTO EUROPEU

09.04.03
Intergrupo Paz para o povo saharaui
A reunião do Intergrupo consagrada à análise da actual situação dos direitos humanos nos territórios ocupados contou com a presença do presidente da AFAPREDESA, Abdeslam Omar, que fez um balanço dos últimos acontecimentos. Os deputados europeus exprimiram a sua preocupação quanto à situação dos presos de consciência saharauis e as restrições à livre circulação a que foram sujeitos os membros de delegação saharaui das famílias dos desaparecidos impedida pelas autoridades marroquinas de se deslocar a Genebra no final do mês de Março.

Foi dirigida ao governo marroquino uma petição subscrita por mais de uma centena de eurodeputados. No texto, os parlamentares exprimem a sua preocupação face às violações do direito e pedem às autoridades marroquinas que restituam os títulos de viagem, bilhetes de avião e documentos confiscados aos membros da delegação saharaui retida em Marrocos. (petição em francês)

09.04.03
Questões orais
No período de questões orais da sessão plenária do Parlamento, várias perguntas foram colocadas sobre o tema Sahara Ocidental. Deputada Sauquillo Pérez del Arco: défice da ajuda alimentar à população saharaui; deputado Mayol i Raynal: violações dos direitos do Homem no Sahara Ocidental; deputada González Álvarez: conflito do Sahara Ocidental e realização do referendo; deputado Carnero González: posição europeia face à nova versão do plano Baker para o Sahara Ocidental; deputada Boudjenah: condenações e presos políticos no Sahara Ocidental; deputado Marset Campos: posição da Europa sobre o plano de paz do Sahara Ocidental; deputada Keßler: direitos do Homem e recentes condenações no Sahara Ocidental; deputado Bautista Ojeda: Exploração dos recursos naturais do Sahara Ocidental por parte de Marrocos; deputado Eurig Wyn: Sahara Ocidental e convenção das Nações Unidas sobre o direito do Mar.

O presidente em exercício do Conselho Europeu, M. Giannitsis, reafirmou a posição do Conselho de apoio aos esforços das Nações Unidas para se encontrar uma solução política baseada na autodeterminação do povo saharaui. Sobre a questão dos direitos humanos, declarou ser muito sensível a este problema. Afirmou ir informar-se sobre a situação carcerária dos presos saharauis, felicitou-se pela libertação de prisioneiros de guerra por parte da F. Polisario mas acrescentou existirem ainda 1160 detidos que deveriam ser libertados. Segundo M. Giannitsis, O Conselho, tendo por base o apoio no tratado de associação com Marrocos, vai fazer todo o possível para que sejam respeitados os direitos humanos no Sahara Ocidental. Afirmou ainda ir intervir junto do Comité Internacional da Cruz Vermelha para que este organismo investigue os casos de desaparecimento, convidando as partes a cooperar plenamente com este objectivo. No que diz respeito à ajuda humanitária, renovou o empenhamento da Europa em prosseguir essa ajuda.

MARROCOS

06.03.03
Media
Abdellah Zaâzaâ, opositor marroquino que passou vários anos da sua vida na prisão, concedeu uma entrevista ao diário catalão Avui, em que afirma: "Continuo a defender o direito à autodeterminação dos Saharauis, como defendo a autodeterminação de todos os povos, assim como a do próprio povo marroquino. Que eu saiba, nunca foi permitido aos Saharauis dizer livremente se querem ou não ser marroquinos".

04.04.03
Convocado por intimação à sede da brigada criminal de Rabat, Ali Lmrabet, director dos jornais Demain e Doumane, foi interrogado durante várias horas sobre diversas questões, entre elas a entrevista de Abdellah Zaâzaâ ao diário Avui citada pelas suas publicações. (tel quel)

DIREITOS HUMANOS

04.04.03
59.ª sessão da Comissão dos Direitos do Homem, Genebra
Ponto 09, Questão dos atentados aos direitos do Homem e às liberdades fundamentais, onde quer que se possam produzir no Mundo.
O Movimento Internacional dos Jovens e Estudantes pelas Nações Unidas (ISMUN) chamou a atenção sobre a gravidade das violações dos direitos do Homem no Sahara Ocidental e sobre a natureza repressiva do regime marroquino. Segundo o Ismun, as autoridades marroquinas erigiram o terror como princípio de Estado nos territórios do Sahara Ocidental, persistindo na violação com toda a impunidade das convenções relativas aos direitos do Homem. O Ismun pede às Nações Unidas que ponham em execução mecanismos de acção concreta para que os direitos fundamentais à liberdade e à segurança, reconhecidos a todos, conforme o preconizam todas as convenções em vigor, possam ser igualmente respeitados no Sahara Ocidental.

 

EM BREVE

Cadiz: Del 14 al 20 de abril, exposición "El Sahara Occidental y su pueblo" organizada por la asociación AMAL ESPERANZA en Sala Caja San Fernando, calle Larga 91-93 Cádiz

INTERNET

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

Les dépêches, articles, etc, sont accessibles aux non-abonnés sur Sahara-Info, liste de courrier (français et espagnol): http://es.groups.yahoo.com/group/sahara-info/messages

English

English publications on Sahara Update mailinglist: http://groups.yahoo.com/group/Sahara-update/messages

Castellano

Todos los despachos, articulos de prensa, etc, son acessible por no-abonados en Sahara-Info, lista de correo (castellano y francés): http://es.groups.yahoo.com/group/sahara-info/messages

Noticias de prensa, Recopilación semanal de todos los articulos de la prensa de España: http://www.nodo50.org/labarored/interpueblos/Sahara/

Catala

Português

Norwegian


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]