SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

original:frances

SEMANA 09

23.02.-01.03.2003

RASD

22.02.03
Reunido em sessão extraordinária sob a presidência do Presidente da República, o Secretariado Nacional da Frente Polisario reiterou o seu apego ao exercício do direito à autodeterminação pelo povo saharaui, em conformidade com a doutrina das Nações Unidas na matéria, afirmando que se pronunciará em breve sobre as últimas propostas de James Baker. (SPS)

24.02.03
Maratona do Sahara
Esta acontecimento desportivo e de solidariedade decorre pelo terceiro ano consecutivo com enorme sucesso. Cerca de 300 atletas provenientes de muitos países deslocaram-se aos campos de refugiados para participar em quatro provas: maratona, meia-maratona, 10 km e 5 km. Os saharauis mais jovens participaram este ano numa corrida simbólica de apenas 500 m. Ao invés, os mais aventureiros fizeram questão de participar numa super maratona em três etapas de 80, 80 e 30 km que juntou a wilaya de El Aaiun ao acampamento de Dakhla.
A maratona foi ganha pelo espanhol Jorge Aubeso Martinez, campeão de Espanha nos 100 km, em 3 h. 7 min. 53 sec., seguido do seu compatriota Miguel Martinez Basukro e na terceira posição pelo italiano Vicenzo Castellano. Nas mulheres foi a italiana Rosa Maria Manari, quem ganhou a prova no tempo de 4 h. 12 min. 35 sec., seguida da espanhola Carme Espinal Merino e da norte-americana Lynn Sathrum. Mohamed Mustafa, foi o primeiro saharaui a chegar à meta, no 13.º lugar, com o tempo de 4 h. 44 min. 59 sec., o que foi considerado uma performance muito satisfatória tendo em conta a ainda falta de técnica dos jovens atletas saharauis. O vencedor da meia- maratona foi Jon Salvador Villa, da Espanha, e nas mulheres, Anita Tritscher, da Áustria. Javier Condé ganhou a prova dos 10 km e Jesus Milan Pajuelo os 5 km.(Resultados completos e imagens
SPS )

26.02.03
Repatriamento de 100 prisioneiros de guerra marroquinos
O Comité internacional da Cruz Vermelha (CICR) repatriou os 100 prisioneiros marroquinos libertados pela Frente Polisario no passado dia 10 de Fevereiro. Os prisioneiros foram entregues pelo Crescente Vermelho Saharaui ao CICV que os entregou às entidades marroquinas na base militar de Inezgane, próximo de Agadir. O CICV felicitou-se por este gesto mas afirma continuar preocupado com a sorte dos 1160 marroquinos ainda em cativeiro, apelando à sua libertação. O presidente do Crescente Vermelho Saharaui pediu ao CICV que mostre a mesma preocupação pela sorte dos 150 prisioneiros de guerra saharauis capturados pelos marroquinos e pelos 526 desaparecidos. (
Comunicado CICV )(SPS com fotos)

27.02.03
27.º aniversário da RASD
No discurso que proferiu na cerimónia comemorativa, o Presidente da República Mohamed Abdelaziz, renovou o apego da Frente Polisario ao Plano de Resolução das Nações Unidas para o Sahara Ocidental em vigor desde 1991, porque ele está em conformidade com a legalidade internacional, é o único aceite e subscrito por ambas as partes, por ter o aval da comunidade internacional e por poder ser aplicado no terreno.

Abdelaziz reafirmou a disponibilidade da Frente Polisario em "cooperar" com a ONU na procura de uma solução para o conflito, a qual tem que se basear no "respeito pelo princípio da descolonização, da autodeterminação e do direito do povo saharaui em construir um Estado independente ".

O ministro argelino dos Moudjahidines (antigos combatentes), Mohamed Chérif Abass, afirmou por seu lado que a Argélia "não deixará nunca de apoiar os povos em luta e em primeiro lugar o povo saharaui irmão, em conformidade com o que lhe dizem os seus valores culturais e os seus compromissos internacionais". O ministro afirmou que o seu Presidente o havia mandatado para exprimir "o apoio constante do Governo e do povo argelinos ao combate legítimo do povo saharaui até à vitória final". (SPS com fotos)

REFERENDO

22-25.02.03
13.ª cimeira do Movimento dos Não-Alinhados, Kuala Lumpur
Durante o debate geral, o Presidente de Timor-Leste, Xanana Gusmão, exprimiu na sua intervenção o desejo de que a situação no Sahara Ocidental obtenha toda a atenção que merece nos fóruns internacionais. Por seu lado, o presidente argelino declarou-se favorável a uma resolução justa e duradoura da questão do Sahara Ocidental através da realização de um referendo regular e imparcial.
No documento final, os Chefes de Estado e de Governo «reiteram o apoio do Movimento dos Não-Alinhados aos esforços das Nações Unidas em organizar e supervisionar um referendo livre, imparcial e regular de acordo com o plano de paz, os acordos de Houston e as resoluções do Conselho de Segurança e da Assembleia Geral, ou outra solução política apoiada pelas partes e conforme com a Carta das Nações Unidas.»

MARROCOS

27.02.03
Zag (Sul de Marrocos)
No dia do aniversário da RASD alunos do liceu desta localidade-guarnição militar foram para as aulas vestidos com os trajes tradicionais saharauis. A administração do estabelecimento escolar recusou-lhes a entrada, argumentando que essa atitude não estava em conformidade com o regulamento quando, na verdade, não existe qualquer tipo de regulamento sobre a matéria. Os alunos organizaram uma concentração diante da escola. (corr.)

AJUDA HUMANITÁRIA

21.02.03
Ajuda humanitária
A União Africana (UA) concedeu uma ajuda simbólica à RASD para fazer face à penúria alimentar nos acampamentos de refugiados saharauis. Segundo um comunicado do Crescente Vermelho Saharaui, «esta ajuda simbólica de emergência» foi entregue ao Presidente do CVS, Boullahi Sid, pelo embaixador permanente da UA, Pascal Angouga, do Ruanda, que se deslocou a Chahid El Hafed. (SPS)

EM BREVE

Vol "Catalunya amb el Sàhara" Setmana Santa 2003
Sortida : Barcelona , aeroport del Prat: 16 d'abril a les 19.30 hores
Tornada: Tindouf, Algèria: 21 d'abril a les 0,20 hores
Info:
acaps_vilanova@yahoo.es

Norway, Oslo, Tuesday 11 March, 2003 18.15 - 20.00, Aud.7, Eilert Sundts Hus, SV-bygget, Blindern, University of Oslo.
U-landsseminaret: FN som konfliktløser: hvorfor er det fremdeles konflikt i Vest-Sahara? ["Thirld world seminar: The UN as conflict solver: why is there still conflict in Western Sahara?"]

Organizers: SAIH Blindern, Univ. of Oslo and the Center for Development and the Environment (SUM)
Further information: Bjørn Klouman Bekken,
bjornkb@yahoo.com, + 47 97641528

INTERNET

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

Les dépêches, articles, etc, sont accessibles aux non-abonnés sur Sahara-Info, liste de courrier (français et espagnol): http://es.groups.yahoo.com/group/sahara-info/messages

English

English publications on Sahara Update mailinglist: http://groups.yahoo.com/group/Sahara-update/messages

Castellano

Todos los despachos, articulos de prensa, etc, son acessible por no-abonados en Sahara-Info, lista de correo (castellano y francés): http://es.groups.yahoo.com/group/sahara-info/messages

Noticias de prensa, Recopilación semanal de todos los articulos de la prensa de España: http://www.nodo50.org/labarored/interpueblos/Sahara/

Norwegian (with english résumé)

Português

Deutsch

Arabe


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]