SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

original:frances

SEMANA 06

02.-08.02.2003

RASD

29.01.03
Namíbia
Ahmed Salama apresenta ao presidente namibiano, Sam Nujoma, as suas cartas credenciais de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da RASD junto da República da Namíbia.

03-04.02.03
União Africana
O presidente da República saharaui, Mohamed Abdelaziz, acompanhado pelo ministro da Saúde, Omar Mansour, os embaixadores Sadafa Bahia e Zenan Mohamed Brahim, assim como Mohamed Yeslem Beyssat, representante da Frente Polisario na África do Sul, participa na primeira cimeira extraordinária da União Africana (UA), em Addis Abeba. (SPS)

06- 07.02.03
Rigoberta Menchu, prémio Nóbel da Paz, está de visita aos acampamentos de refugiados. É recebida pelo presidente da RASD, Mohamed Abdelaziz, e por membros do governo. Durante um encontro com a população declara que «enquanto o dossier do Sahara Ocidental estiver nas mãos das Nações Unidas, que têm a obrigação de levar a cabo a descolonização do território a seu termo, as pessoas como eu devem continuar a trabalhar incessantemente até que o povo saharaui exerça o seu direito à autodeterminação». (SPS)

TERRITÓRIOS OCUPADOS

31.01.03
O ministro marroquino da Justiça, acompanhado por um conselheiro do rei, inaugurou o complexo penitenciário de Aït Melloul, próximo de Agadir. Uma parte dos presos encarcerados na prisão de Inezgane foi já transferida para Aït Melloul no início da semana. A prisão de Inezgane será encerrada "o mais cedo possível". Parece que o relatório escrito pelo preso político saharaui Tamek sobre esta prisão, publicado no "An-Nahar", terá produzidos frutos.

31.01.03
O Forum Vérité et Justice de Marrocos entregou ao governo marroquino um memorando para a libertação de todos os presos políticos. Entre estes, figuram 27 presos políticos saharauis.

07.02.03
Ali Salem Tamek
A família do preso político saharaui interroga-se como é que a administração da penitenciária permitiu que um preso tivesse podido usar uma faca e uma barra de ferro com que agrediu o seu familiar no passado dia 30 de Janeiro. A família de Ali Tamek exige a abertura de um inquérito para saber quem incitou o agressor a «assassinar» o seu parente. (As-Sabah)

DIPLOMACIA

05.02.03
Argel - Paris
Visita de Bouteflika a Paris
O presidente argelino efectua uma breve visita de trabalho a Paris onde se encontra com o presidente francês, Jacques Chirac.
A visita do presidente argelino e o seu encontro com Jacques Chirac deu lugar nos órgãos de Comunicação Social argelinos a especulações sobre uma alteração da posição argelina sobre a questão do Sahara Ocidental, especulações estas desmentidas pelo governo de Argel.

06-07.02.03
Argel - Rabat
Abdelaziz Belkhadem, ministro de Estado e ministro dos Negócios Estrangeiros da Argélia realiza uma visita de trabalho de dois dias a Rabat, a convite do seu homólogo marroquino. Após várias sessões de trabalho com o ministro dos Negócios Estrangeiros, com outros ministros do governo marroquino, assim como uma audiencia com o rei, Belkhadem reafirmou que Mohamed VI lhe havia manifestado o seu "apego à defesa da redinamização das relações entre os dois países assim como a sua vontade de trabalhar no sentido de que um encontro com o presidente Bouteflika se possa realizar em breve para elevar o nível da cooperação e concretizar a fraternidade entre os dois países e os dois povos". O ministro argelino confirmou que "um encontro deveria ter lugar em breve entre o presidente Bouteflika e o rei Mohamed VI", sem contudo precisar a data e o local do encontro. (APS) Esta cimeira entre os dois chefes de Estado decorrerá "sem mediação estrangeira", e deverá ter lugar "após mais de um mês mas seguramente menos de um ano", acrescentou o ministro Belkhadem ao anunciar diversas acordos com as autoridades marroquinas, nomeadamente a "próxima visita" a Argel do ministro marroquino do Interior, Mostafa Sahel, a que se seguirá a visita do primeiro-ministro Driss Jettou. (AFP)
Sobre o tema do Sahara, o chefe da diplomacia argelina havia afirmado antes da sua partida que abordaria a questão, "se os amigos marroquinos a evocassem". Lembrou, como divulgou a agência noticiosa APS, «que a comunidade internacional está investida na sua solução, em conformidade com a legalidade internacional, sendo convicção da Argélia que é na "aproximação entre os nossos dois países - e não no seu afastamento &endash; que podemos contribuir para o sucesso dos esforços das Nações Unidas através de James Baker", o enviado pessoal do secretário-geral da ONU para o Sahara Ocidental. "Face a situações complicadas, é atitude inteligente não acreditar em estereótipos nem em expedientes fáceis ", afirmou o ministro Belkhadem que afirmou que "os actuais dirigentes, ao mais alto nível, de todas as partes interessadas e implicadas na questão podem transcender a conjuntura para fazer história". "Todos os povos da região lhes ficariam eternamente reconhecidos", sublinhou.» (APS)
[São muitos os artigos da imprensa fancófona disponíveis na lista Sahara-Info, messages 1547 em <
http://es.groups.yahoo.com/group/sahara-info/message/1547>]

INTERNET

SOLIDARIEDADE
Greve in Chianti: Domenica 9 febbraio 2003 alle ore 17,30 presso la sala della Casa del Popolo si terrà l'iniziativa "Bevendo un tè insieme...". La giornata è organizzata al ritorno dal volo 2003 nei campi profughi saharawi nel deserto dell'Hammada. L'incontro prevede racconti, riflessioni con foto e filmati del viaggio. Dalle ore 19,30 si potrà cenare al prezzo di 15 euro e il ricavato sarà destinato all'accoglienza dei bambini saharawi che arriveranno nel mese di luglio 2003. Per prenotazioni 3381555050 oppure 055858455 (Costanza). L'iniziativa è organizzata dal Comitato "Selma" c/o Centro Civico - Strada in Chianti.

EM BREVE

Barcelona: Acte d'acomiadament de la "Campanya d'Emergència d'Aliments per al Poble Sahrauí, 15 de febrer a l'avinguda Mª Cristina de Barcelona (entre les dues torres venecianes de la plaça Espanya). L'acte començarà a les 11.30 hores.

24.02.03, Sahara Marathon

28 au 30 mars 2003, Genève: RENCONTRE AVEC LES FAMILLES DE DISPARUS SAHRAOUIS

Contact, inscription, informations: Bureau International pour le Respect des Droits de l'Homme au Sahara Occidental: birdhso@birdhso.org

Vuelos charter

Desde ASTURIAS: del 15 al 20 de abril de 2003, organizado por Asociación de Amigos del Pueblo Saharaui de Asturias.

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

Les dépêches, articles, etc, sont accessibles aux non-abonnés sur Sahara-Info, liste de courrier (français et espagnol): http://es.groups.yahoo.com/group/sahara-info/messages

English

English publications on Sahara Update mailinglist: http://groups.yahoo.com/group/Sahara-update/messages

Castellano

- Todos los despachos, articulos de prensa, etc, son acessible por no-abonados en Sahara-Info, lista de correo (castellano y francés): http://es.groups.yahoo.com/group/sahara-info/messages

- Revista de la prensa española de la semana: http://www.nodo50.org/fpolisario/Prensa.htm

- Noticias de prensa, Recopilación semanal de todos los articulos de la prensa de España: http://www.nodo50.org/labarored/interpueblos/Sahara/

Norwegian


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]