SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

original:frances

SEMANA 03

12.-18.01.2003

TERRITÓRIOS OCUPADOS

07.01.03
Ali Salem Tamek dirigiu-se por escrito ao representante pessoal do secretário-geral da ONU, para lhe exprimir a sua total rejeição por todos os projectos de solução parcial do conflito do Sahara Ocidental que, segundo ele, não se pode determinar que não seja pela organização de um referendo de autodeterminação livre e imparcial.(
texto completo)
O "Colectivo dos Direitos do Homem saharauis "território do Sahara Ocidental sob controlo marroquino" dirigiu uma carta a James Baker no mesmo sentido. (
texto completo)

13.01.03
Movimento de protesto
Vinte seis presos políticos saharauis iniciaram uma greve da fome de 48 horas na prisão de El Ayoun, unindo-se a Nassiri e Bazeid (ver semana
02/03), para protestar contra as condições de encarceramento a que estão sujeitos. Ali Salem Tamek, detido em Salé, juntou-se ao movimento e reclama a libertação de todos os presos políticos "saharauis e marroquinos" de todas as áreas ideológicas.
Os presos anunciaram uma segunda greve da fome com duração de cinco dias a partir do próximo dia 20 de janeiro. Estes movimentos de protesto no interior das prisões encontrou repercussão nos campus universitários. Uma caravana estudantil de solidariedade com os presos políticos saharauis partirá do campus universitário de Agadir, passando por Marraqueche e Rabat antes de atingir Casablanca. Vários debates serão organizados no percurso e montados vários stands com o objectivo de mostrar à população universitária a realidade das graves violações dos direitos do Homem no Sahara Ocidental, a reivindicação da libertação de todos os presos políticos e a verdade sobre a sorte dos desaparecidos. (corr.)

A secção suíça da Amnistia Internacional incluiu Ali Salem Tamek nas «Cartas contra o esquecimento» e solicita a todas as pessoas a escreverem ao ministro marroquino da Justiça.

Assa
Os representantes das secções locais dos partidos políticos, sindicatos, e associações cultural de amazighs marroquinos em Assa publicaram no final do mês de Dezembro passado um comunicado de solidariedade com Tamek e pediram a sua libertação. Esta iniciativa não agradou aos dirigentes das referidas organizações que chamaram à atenção a sua base militante local, qualificando Tamek de "inimigo da integridade territorial marroquina". Também o chefe da Divisão de Assuntos Gerais da Província de Assa, por ordem do ministério do Interior, convocou os autores do comunicado para lhes manifestar a sua reprovação. Estes, contudo, reiteraram a sua solidariedade a Tamek. (corr.)

REFERENDO

Tournée de James Baker a Marrocos, Argélia e Mauritânia
Posição das Nações Unidas antes da viagem:
Um porta-voz da ONU afirma em Nova Iorque que Baker apresentará aos seus interlocutores "uma proposta de solução política para o conflito do Sahara Ocidental oferecendo (à população) uma possibilidade de autodeterminação, como reclama a resolução 1429, de 30 de Julho passado, do Conselho de Segurança".

14.01.03
Agadir &endash; antes da reunião
Marrocos não fará concessões sobre a sua "integridade territorial", assegurou uma fonte governamental autorizada. Marrocos "ouvirá o senhor Baker e examinará as suas eventuais propostas", mas o Reino "não fará concessões sobre a sua integridade territorial". Há apenas uma fronteira sul de Marrocos, a existente com a Mauritânia". (AFP)

Agadir &endash; a reunião
Mohamed VI recebeu no palácio real de Agadir James Baker, que era acompanhado do representante do secretário-geral da ONU para o Sahara, William Swing. O rei estava acompanhado pelo ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros, Mohamed Benaïssa, pelo ministro da Cooperação, Mustapha Sahel, ministro do Interior, Taïb Fassi Fihri, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Fouad Ali Himma, secretário de Estado do Interior e embaixador Mohamed Bennouna, representante de Marrocos junto da ONU.

Agadir &endash; após a reunião
James Baker afirmou que a sua actual tournée à região visa "conseguir uma iniciativa que permita uma resolução política da questão do Sahara". Numa declaração à cadeia de televisão "Abou Dhabi", Baker indicou ter feito uma proposta nesse sentido a Mohamed VI e ao governo marroquino para que a analisassem.
Mohamed Benaïssa declarou que Marrocos vai «estudar o projecto e as propostas de James Baker com espírito construtivo, prestando homenagem aos esforços que ele desenvolve e que reforçam a cada dia que passa a sua crebilidade e aumentam o seu conhecimento do dossier». O ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros acrescentou que Marrocos reitera «a sua total disposição em cooperar com a Organização das Nações Unidas, como sempre o fez, e exprime o seu apego à legalidade internacional no respeito pela soberania nacional e da integridade territorial do Reino».

Argel &endash; antes da reunião
Evocando a construção da União do Magrebe Árabe, Abdelaziz Bouteflika precisou que esta «será reforçada uma vez que as aspirações do povo saharaui ao livre exercício do seu direito à autodeterminação possam ser concretizadas através da aplicação imparcial do plano de resolução das Nações Unidas (...)».

15.01.03
Alger &endash; a reunião
Abdelaziz Bouteflika recebeu no palácio presidencial James Baker, na presença de Abdelaziz Belkhadem, ministro de Estado, do ministro dos Negócios Estrangeiros, Ahmed Ouyahia, do ministro de Estado e representante pessoal do Presidente da República, Abdelkader Messahel, do secretário de Estado encarregado dos Assuntos Magrebinos e Africanos, Abdellatif Rahal, do conselheiro diplomático do Presidente da República, Larbi Belkheir, do director do Gabinete da Presidência da República, Mohamed Bedjaoui, do presidente do Conselho Constitucional e de Abdallah Baali, representante permanente da Argélia junto das Nações Unidas.

Argel &endash; após a reunião
James Baker afirmou à imprensa que era portador de uma nova proposta para a resolução da questão do Sahara Ocidental.

Rabouni (acampamentos de refugiados) &endash; antes da reunião
«Ao contrário da primeira visita de James Baker, desta vez não haverá recepção popular», afirma Bachir El Mehdi, responsável pela recepção aos jornalistas vindos de Argel e de Espanha. «Não estamos optimistas nem pessimistas, esperamos para julgar», declarou Mhamed Khaddad, coordenador saharaui com a MINURSO. «Trabalharemos com James Baker no quadro do respeito da legalidade internacional. A nossa posição é conhecida e não pedimos o impossível. Queremos uma solução democrática».

16.01.03
Rabouni &endash; a reunião
Baker é recebido durante uma hora pelo presidente Mohamed Abdelaziz e autoridades saharauis, a quem entrega o seu plano de solução.

Rabouni &endash; após a reunião
Em declaração à imprensa, Baker afirmou que espera uma resposta das partes às suas propostas antes do próximo dia 1 de Março. O novo plano não será apresentado à próxima reunião do Conselho de Segurança de finais de Janeiro de 2003, apenas haverá um prolongamento técnico do mandato da MINURSO até ao final de Março, quando Baker apresentará então o seu plano e as respostas das partes.

Para a Frente POLISARIO o novo plano apresentado sob o título enganador de "plano de paz para a autodeterminação do povo do Sahara Ocidental", tem a mesma orientação e os mesmos objectivos do acordo-quadro (semana 26/2001), apenas com a introdução de certas emendas sem grande importância.

16.01.03
Nouaquechote
James Baker entregou ao presidente mauritano Maaouiya Ould Taya uma cópia do seu plano de resolução. Baker declarou à saída da audiência que os seus encontros com Ould Taya haviam sido "muito amáveis e construtivos " a respeito deste plano, de que se recusou a revela detalhes.


REFERENDO JÁ -Campanha de mobilização e apoio à aplicação do Plano de Paz. - novitades:


EUROPA

União Europeia
Em junho de 2002, o eurodeputado Isidoro Sánchez García (ELDR) perguntava ao Conselho (E-1732/02) que medidas esperava tomar face ao governo marroquino no seguimento da expulsão de uma delegação de políticos e jornalistas espanhóis em El Ayoun (ver semana
23/2002). Em resposta de 19 de Dezembro de 2002, o Conselho declara apoiar plenamente os esforços da ONU para encontrar uma solução para o conflito do Sahara Ocidental, e favorecer todos os contactos, incluindo os pessoais, que possam contribuir para criar um clima de confiança entre as partes.

15.01.03
Estrasburgo: Intergrupo Paz para o povo saharaui do Parlamento Europeu
No decorrer da sua reunião, o intergrupo declarou querer seguir com atenção a visita de James Baker e as discussões que terão lugar em Nova Iorque antes de 31 de Janeiro, manifestando-se muito preocupado com a situação dos presos políticos saharauis em Marrocos. O intergrupo felicitou-se pela posição do governo espanhol de apoio ao plano de paz da ONU. (
Press release / Comunicado)

MARROCOS

16.01.03
Marrocos-EUA-França
Quando da sua visita a Marrocos, o ministro francês do Comércio Exterior, François Loos, criticou o governo marroquino: «É difícil para Marrocos ser parceiro privilegiado da União Europeia (UE) e, ao mesmo tempo, estabelecer uma zona de livre-comércio com os EUA. (..) Pode-se discutir tudo, mas não se pode pretender alcançar duas coisas que não são compatíveis», afirmou a propósito das negociações previstas entre Rabat e Washington para a conclusão de um acordo de livre-comércio, que terão início no dia 21 de Janeiro, em Washington.

Marrocos poderá tornar-se o primeiro país do continente africano a beneficiar de um sistema de livre-comércio com os Estados que, até ao momento, só estabeleceram esse tipo de acordo com quatro países: Canadá, México, Jordânia e Israel.

16.01.03
Argélia-Marrocos
Segundo o semanário Jeune Afrique, citando fonte diplomática marroquina, parece estar adquirido o princípio de realização de um encontro entre o presidente Abdelaziz Bouteflika e Mohamed VI. Ele poderá ter lugar no início do mês de Fevereiro, uma vez conhecidas as conclusões da missão de James Baker. Esta aproximação estaria a ser vivamente encorajada pelos Estados Unidos e pela França.

 

INTERNET

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

Les dépêches, articles, etc, sont accessibles aux non-abonnés sur Sahara-Info, liste de courrier (français et espagnol): http://es.groups.yahoo.com/group/sahara-info/messages

English

English publications on Sahara Update mailinglist: http://groups.yahoo.com/group/Sahara-update/messages

 

March deadline for comments on WSahara plan, Middle East Online, 17.01.03.

Norwegian language

Castellano

 

Deutsch


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]