SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

original:frances

SEMANA 52

22.-28.12.2002

RASD

25.12.02
Argélia
Mohamed Abdelaziz, chefe de Estado da RASD, assistiu ao 12.º colóquio Houari Boumediene, em Batna, onde presidiu à cerimónia de instalação da wilaya de solidariedade com o povo saharaui, na presença de Mohamed Mahrez Lamraoui, presidente da comissão nacional de solidariedade com a RASD, da senhora Anissa Boumediene, do chefe da diplomacia e do ministro de Defesa saharaouis. (APS)

27.12.02
Malawi
Segundo a agência noticiosa marroquina, MAP, a ministra dos Negócios Estrangeiros do Malawi, Lilian Patel, em visita oficial a Marrocos, terá declarado que, após a assinatura de acordos com Marrocos, o seu país tinha decidido retirar o reconhecimento à RASD. (AFP)

TERRITÓRIOS OCUPADOS

24.12.02
Ali Salem Tamek
O preso político saharaui iniciou desde o dia 23 de Dezembro 2002 uma greve da fome ilimitada. Em comunicado lembra as promessas que lhe havia sido feitas pela direcção da prisão assim como as suas reivindicações:
- conseguir uma célula individual com condições sanitárias satisfatórias;
- ser autorizado a receber visitas quotidianas;
- ser autorizado a receber visitantes em local não partilhado com visitantes de presos de direito comum;
- ser tratado como preso político.
Tamek decidiu iniciar esta greve da fome apesar da sua deficiente condição física a fim de que as suas reivindicações sejam tomadas em consideração. Remete as responsabilidades das eventuais consequências desta acção para as autoridades marroquinas e diz-se determinado a empreender outras formas de luta. Solicita a solidariedade e a intervenção de todas as organizações de direitos humanos para apoiar as suas reivindicações, reivindicar a sua libertação e a de todos os presos políticos saharauis. (corr.)

REFERENDO

22.12.02
James Baker, enviado pessoal do secretário-geral da ONU, inicia uma nova ronda aos países da região a partir do dia 14 de Janeiro para discutir com as partes uma nova proposta de solução do conflito. A 31 de Janeiro termina o mandato da MINURSO. (Frankfurter Allgemeine)

22.12.02
Espanha
O embaixador espanhol na ONU () declarou à Tele Cinco que as Nações Unidas, neste momento, estavam ocupadas com a crise iraquiana () e que a situação internacional recomendava um prolongamento do mandato da MINURSO. (AL-ALAM, revista de imprensa da Embaixada de França em Rabat).

24.12.02
Espanha
A posição do governo espanhol «não mudou nem mudará», afirmou Anna Palacio, ministra espanhola dos Negócios Estrangeiros, em entrevista publicada pelo diário madrileno, El Mundo.
«O que a Espanha sempre tem repetido, é que a solução do conflito do Sahara Ocidental deve ser avalizada pela ONU e deve respeitar todos os interesses, em particular os interesses dos saharauis », sublinhou Anna Palacio.
«No seio do Conselho de Segurança continuaremos a trabalhar para encontrar essa solução», acrescentou a ministra, cujo país terá assento a partir de Janeiro de 2003 na mais alta instância das Nações Unidas.(SPS)

27.12.02
Marrocos-Espanha
Marrocos deseja que a Espanha, que será membro do Conselho de Segurança da ONU a partir do dia 1 de Janeiro de 2003, contribua para uma "solução definitiva" do conflito do Sahara Ocidental, afirmou Taïeb Fassi-Fihri, ministro marroquino encarregado dos Negócios Estrangeiros, em entrevista ao jornal de língua árabe Asharq Al Awsat. "Esperamos que o conjunto das forças políticas espanholas, e em particular o governo, (...) contribuam para que seja encontrada uma solução definitiva para esta questão. (...) Desejamos que a Espanha tome uma posição neutra, dinâmica e positiva no sentido da resolução rápida deste problema que já dura há longo tempo", acrescentou o ministro. Marrocos está "pronto a aceitar uma solução onde várias prerrogativas possam ser concedidas aos habitantes das províncias do sul [Sahara Ocidental]", lembrou Fassi-Fihri aludindo a uma proposta de James Baker. (agências)

MARROCOS

22.12.02
Águas territoriais saharauis
64 barcos da Galiza, Cantábrico e Astúrias estão autorizados, a partir de 15 de Janeiro, a operar em águas territoriais marroquinas [tratam-se, efectivamente, de águas territoriais saharauis]. É o que estipula o acordo firmado em Rabat, entre os ministros marroquino e espanhol das Pescas. A reunião entre os dois ministros teve lugar na sequência da decisão do rei de Marrocos de autorizar o acesso, a título excepcional, à zona económica "marroquina" de pescadores afectados pela catástrofe do petroleiro «Prestige».

24.12.02
Marrocos
Khadija Rouissi, secretário-geral do Forum pour la Vérité et la Justice e Abdelillah Benabdeslam, responsável da AMDH (Associação Marroquina dos Direitos Humanos) e do Comité de Acompanhamento, decidiram iniciar uma greve da fome ilimitada a partir do dia 28 de Dezembro de 2002, nas instalações do semanário Le Journal Hebdomadaire, para exigir que a sorte sobre os desaparecidos seja elucidada. Os dois grevistas contam com o apoio do Comité de Acompanhamento, composto pela AMDH, OMDH e o FMVJ. Reivindicam em particular a imediata libertação de três desaparecidos políticos em 2002, El Meski Abdellah, levado a 15 de Julho, Aziz Chahyar, desaparecido desde 4 de Novembro, e Katoubi Lakbir, desde 20 Setembro passado.
A 27 de Dezembro soube-se que dois dos três desaparecidos haviam sido libertados.

SOLIDARIEDADE

24.12.02
Maré negra/Galiza
Cerca de duas dezenas de saharauis da Associação de Emigrantes Saharauis de Castilha-La Mancha deslocar-se-ão em breve à Galiza para participar nos trabalhos de limpeza das costas poluídas pelo petróleo do Prestige. Dois autocarros fretados pela Associação de Apoio ao Povo Saharaui partirão da Andaluzia com o mesmo objectivo.

EM BREVE

A próxima reunião dos ministros magrebinos dos Negócios Estrangeiros realizar-se-á no dia 3 de Janeiro de 2003, em Argel. A realização de uma cimeira da União do Magrebe Árabe estará na agenda da reunião. A última cimeira magrenia, marcada para o dia 21 de Junho de 2002, em Argel, viria a ser anulada in extremis e adiada sine die.

INTERNET

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

Les dépêches, articles, etc, sont accessibles aux non-abonnés sur Sahara-Info, liste de courrier (français et espagnol): http://es.groups.yahoo.com/group/sahara-info/messages

English

English publications on Sahara Update mailinglist: http://groups.yahoo.com/group/Sahara-update/messages

Castellano

Todos los despachos, articulos de prensa, etc, son acessible por no-abonados en Sahara-Info, lista de correo (castellano y francés): http://es.groups.yahoo.com/group/sahara-info/messages

Revista de la prensa española de la semana: http://www.nodo50.org/fpolisario/Prensa.htm

Noticias de prensa, Recopilación semanal de todos los articulos de la prensa de España: http://www.nodo50.org/labarored/interpueblos/Sahara/

Deutsch


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]