SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

original:frances

SEMANA 48

24.-30.11.2002

 

25.11.02
Smara: repressão
Várias concentrações e manifestações tiveram lugar na segunda maior cidade do Sahara Ocidental nestes últimos tempos. Desempregados protestaram pelo facto de as promessas do governador não terem sido cumpridas, uma intervenção brutal contra os manifestantes fez um ferido grave. A 19.11. realizou-se uma concentração de apoio ao saharaui ferido naquela manifestação e a 22 e 23.11 outras concentrações tiveram lugar em solidariedade com uma estudante do liceu maltratada por um professor. Os estudantes do ensino secundário tomaram parte activa nestas manifestações. No dia 25.11.02 a direcção do liceu convocou os pais de 18 alunos que aponta como responsáveis por estas acções, informando-os das medidas disciplinares decretadas contra os jovens. Para 15 a pena foi a proibição de frequentarem as aulas durante 15 dias enquanto que para os três restantes foi a expulsão pura e simples do estabelecimento de ensino, o único existente na cidade. (corr., SPS)

26.11.02
Greve da fome
Salek BAZEID inicia uma greve da fome. Detido no dia 24.09.02 juntamente com três outras pessoas, este membro do Forum Vérité et Justice , continua encarcerado na prisão civil de El Ayoun aguardando uma data do seu processo (semana
40/2002 )
Nassiri Ahmed está também em greve da fome desde o dia 14.11.02.

27.11.02: Processo inícuo -Julgamento escandaloso
Nassiri Ahmed foi condenado pelo tribunal de El Ayoun a 18 meses de prisão efectiva por uso da força contra agentes da autoridade e desobediência às ordens das forças de segurança por ocasião dos motins de 17.11.01 em Smara. As acusações de incêndio de veículo e outras depredações não foram consideradas A defesa demonstrou o caracter totalmente infundado de todas as acusações e mesmo as testemunhas convocadas pelo tribunal negaram qualquer implicação de Nassiri nos acontecimentos de Smara.
De referir que duas advogadas espanholas, que assistiram ao processo na qualidade de observadoras, foram detidas à sua chegada ao aeroporto durante uma hora e revistadas por polícias masculinos contrariamente ao que estabelece a lei. (corr.)

29.11.02
Morte na sequência de torturas
O preso saharaui de direito comum Boucetta Mohamed Barka, conhecido por Chaybani, DNI 59210 SH, de 35 anos de idade, detido na prisão civil de Laâyoune, falecei quinta-feira, dia 28 de Novembro de 2002.
Segundo testemunhos da sua família, o seu corpo evidenciava claros sinais de tortura, hematomas múltiplos e queimaduras. No momento da entrega do corpo à família, estava ainda algemado. De referir que durante a última visita dos seus familiares à prisão, a 26 de Novembro de 2002, a vítima apresentava-se de boa saúde. Chaybani terá declarado à família estar a ser submetido diariamente a sessões de tortura, praticadas provavelmente por guardas prisionais. A 12 de Novembro de 2002, a vítima fora condenada a oito meses de prisão efectiva por um delito menor. A família vai interpor uma acção junto do procurador do Rei no tribunal de Primeira Instância de Laâyoune sexta-feira 29 de Novembro de 2002, apelando a que sejam tomadas as medidas necessárias face a este crime.

28.11.02
Carta da Associação Francesa de Amizade e de Solidariedade com os Povos de África ao rei de Marrocos
Em carta dirigida a Mohamed VI, com cópias para o ministro francês dos Negócios Estrangeiros e para o Presidente Jacques Chirac, a AFASPA protesta contra as represálias de que são vítimas os membros do Forum Vérité et Justice, secção Sahara, em virtude das suas actividades em prol da defesa dos direitos humanos. Lembrando que muitos deles se encontram hoje na prisão e citando o caso de Moutik Lahoussine, proibido de exercer a sua actividade profissional na sequência de um encontro que manteve com uma delegação do Parlamento Europeu em Fevereiro passado, a associação pede a libertação dos militantes do FVJS e o fim das detenções.

REFERENDO

28.11.02
Europa
Num comunicado intitulado "O empenhamento da Europa a favor de um referendo de autodeterminação dos Saharauis", publicado por ocasião da visita que efectuou aos campos de refugiados em Tindouf, na Argélia, Margot Kessler, membro do Parlamento Europeu e presidente do Intergrupo "Paz para o Povo Saharaui" declara: "A Europa deve, antes de mais, empenhar-se na defesa do direito dos Saharauis a um referendo".(Comunicado em francês )

28.11.02
Holanda
O Partido dos Verdes holandês (Groen Links) exprimiu o seu apoio à luta do povo saharaui pela sua autodeterminação e independência, prometendo defender esta causa «justa» junto dos seus membros, do eleitorado nacional e a nível europeu. (SPS )

NORUEGA

28.11.02
Noruega: a companhia TGS-Nopec na defensiva
Em Outubro de 2001 o governo marroquino assinou licenças de exploração petrolífera nas costas do Sahara Ocidental ao largo Dakhla e de Boujdour concedidas às companhias US Kerr McGee e à francesa TotalFinaElf (
semana 40/2001 em flagrante violação do estatuto não definido do território. A companhia norueguesa TGS-NOPEC fora encarregada de iniciar desde Junho de 2002 os estudos sísmicos preliminares (semana 24/2002 ).
O Comité norueguês de apoio ao povo saharaui (Norwegian Support Committee for Western Sahara) apoiado por numerosos parlamentares e organizações norueguesas havia pedido à TGS-NOPEC, em carta aberta aos seus accionistas (english ), que renunciasse à sua actividade no Sahara Ocidental, que viola a legalidade internacional. A acção de protesto ganhou amplitude e vários municípios, empresas e caixas de pensões retiraram os seus capitais investidos na companhia por motivos éticos. Em comunicado recente a TGS-Nopec tenta refutar estas acusações e anuncia que os seus trabalhos do Sahara Ocidental estão terminados em 90%.

SOLIDARIEDADE

26.11.02
Noruega
A secção local da Associação Nacional dos Estudantes, SAIH, da Universidade deTrondheim, Noruega, proclama numa resolução o seu apoio incondicional aos estudantes saharauis e à sua organização, a UJSARIO.

01.12.02
Noruega
O Fórum Social da Noruega " Um outro mundo é possível" organizou a 01.12.02 um seminário com o tema: "O caso do Sahara Ocidental: Interesse das grandes potências ou direito internacional?" Os oradores foram Pedro Pinto Leite, secretário-geral da Plataforma Internacional dos Juristas por Timor-Leste (IPJET) e membro do Conselho Executivo da Associação Internacional dos Juristas pelo Sahara Ocidental (IAJUWS) e Ronny Hansen, Cordenador do Comité norueguês de apoio ao povo saharaui (Norwegian Support Committee for Western Sahara) e responsável da Norwegian Humanist Association. O debate foi moerado por Signe Aanby, presidente da Norwegian Students' and Academics' International Assistance Fund- SAIH.

EM BREVE

Musica Saharaui

Mariem Hassan y las Mujeres saharauis gira de invierno 2002
Conciertos.
28 de noviembre: León -Teatro Emperador
3 de diciembre: Soria - Palacio de la Audiencia
12 de diciembre: Peñaranda de Bracamonte - Teatro Calderón
13 de diciembre: Zamora -Teatro Principal
14 de diciembre: Huercal - Overa
15 de diciembre: Burgos - Teatro Principal
19 de diciembre: Madrid - Suristán
20 de diciembre: Aranda de Duero - Casa de Cultura

Semana de sensibilidad con el Pueblo Saharaui en Granada.

10 - 14 diciembre 2002, Granada, Palacio de los Córdova, c/ Cuesta de Chápiz: "¿Hablamos del Sáhara?
Programa ver
agenda .

Cascina, Italia: Natale 2002 - Cena di solidarietá : Accendiamo luci nelle tende saharawi………

14.12.02, alle ore 20.00, presso il circolo A.R.C.I., Loc. San Sisto Al Pino.
Per coloro che vogliono partecipare è necessaria la prenotazione, che potrà essere effettuata entro il 10 Dicembre contattando il nr. 349/0594027 oppure il nr. 050/700346 (ore pasti) Saranno proiettate diapositive e video. Comitato Saharawi Cascina &endash; Circolo A.R.C.I. 690 V.le C. Comaschi, 48 &endash; Cascina (PI)

 

INTERNET

 

 

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

 

English

 

Castellano

 


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]