SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

original:frances

SEMANA 37

08.-14.09.2002

 

RASD

11.09.02
Reunião do Conselho Consultivo
O Conselho Consultivo, órgão que congrega os chioukhs (anciãos e chefes tribais) saharauis que participaram como peritos quando do processo de identificação dos eleitores para o referendo, reuniu-se no acampamento de Smara na presença do presidente Abdelaziz. O Conselho exprimiu a sua satisfação com o teor da última resolução do Conselho de Segurança e apelou à rápida execução do plano de paz que conduza à realização de um referendo livre, justo e imparcial. O Conselho condenou a pilhagem por Marrocos dos recursos naturais do du Sahara e denunciou a violação dos direitos humanos nos territórios ocupados.

Em carta dirigida ao Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) o Conselho Consultivo denuncia a "política de dois pesos e duas medidas" no caso do tratamento dos priosioneiros de guerra. «Isso é tanto mais deplorável &endash; afirma a carta &endash; quanto dispendem louváveis esforços por encaminhar todas as informações dos prisioneiros de guerra marroquinos nas mãos da Frente Polisario às suas famílias, quando os mesmos esforços não são empregues do lado marroquino. (...) Reafirmamos, prossegue a missiva dos chioukhs ao CICV, a nossa profunda preocupação relativamente à situação dos priosioneiros de guerra saharauis e lamentamos que o vosso respeitável Comité não tenha dispendido suficientes esforços para aligeirar os sofrimentos das famílias desses homens, apesar do seu longo período de cativeiro» (desde 1975, para a maior parte deles).(SPS)

TERRITÓRIOS OCUPADOS

©WSO

07.09.02
Os 141 presos saharauis detidos na Carcel negra (Prisão Negra) de El Aaiun prosseguem a greve da fome desencadeada desde há mais de uma semana, «sem que as autoridades de ocupação marroquinas se condoam com o seu sofrimento, nem se preocupem pelo seu precário estado de saúde». (SPS)

08.09.02
A família do militante saharaui defensor dos direitos humanos, Ali Salem Tamek, lançou um apelo veemente a todas as organizações de defesa dos direitos humanos para que intervenham em favor da libertação do seu familiar. (SPS)

10.09.02
Ali Salem Tamek, detido no dia 26 de Agosto em Rabat, foi considerado culpado por atentado à segurança do Estado (espionagem a favor da Frente Polisario) e condenado pelo tribunal de primeira instância de Agadir a dois anos de prisão efectiva e multa pecuniária de 10'000 DH. Ali Salem Tamek nega todos os factos e entrou em greve da fome. Os seus advogados declararam ter apresentado provas da sua inocência. Interpretam o veredicto como "ordem que vem de cima".(ver
semana 35)

11.09.02
O processo de Dimoui Abdeslam, que deveria ter lugar no dia 11 de Resembro, foi adiado para 16 de Outubro de 2002 por razões desconhecidas.

REFERENDO

28.08.02
ONU &endash; Assembleia Geral &endash; 57.ª sessão
Relatório do secretário-geral sobre a actividade da Organização A/57/1
«23. No decurso do ano, a situação no Sahara Ocidental não teve progressos. O meu enviado pessoal prosseguiu consultas intensivas com todas as partes interessadas sobre as diferentes opções possíveis e eu felicito-me pelo apoio e pelos encorajamentos que o Conselho de Segurança lhe manifestaram. Tenho esperança que uma solução política que acautele a autodeterminação possa em breve por fim a esta longo conflito.»

12.09.02
Discurso proferido por M. de Villepin, ministro francês dos Negócios Estrangeiros:
«Relativamente ao Sahara Ocidental, foi bom que o Conselho de Segurança, na sua última resolução, tenha dado a James Baker tempo para promover a aproximação entre as partes. É necessário aproveitar esse período para alcançar progressos»

AJUDA HUMANITÁRIA

13.09.02
Doação ao Alto Comissariado para os Refugiados
A actriz americana Angelina Jolie (filha do actor John Voight, entrou em Thumb Raider, etc,), embaixadora graciosa do Alto Comissariado para os Refugiados (ACNUR), fez uma doação de 100 000 dólares a favor dos refugiados saharauis, respondendo assim como primeira doadora privada ao urgente apelo do PAM e do ACNUR de 29 de Agosto passado.(
UNHCR news)

EM BREVE

21.09.02 Berna, Suíça
Entrega do Prémio Direitos do Homem 2002 da Sociedade Internacional para os Direitos do Homem, secção suíça,a Marguerte e Robert Emery, militantes do Bureau International pour le Respect des Droits de l'Homme au Sahara Occidental, BIRDHSO.

28 de Setembro: VII CENA DE SOLIDARIDAD CON EL PUEBLO SAHARAUI que, como sempre, reverterá os fundos recolhidos para o colectivo de estudantes saharauis da CC.AA de Aragón.As reservas para o jantar, tal como todos os anos, deverão ser feitas para Rafa ou através de Merche ou pelo e-mail do escritório de de Um Draiga: umdraiga@umdraiga.com

 

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

English

Castellano

Slovenian language


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]