SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

original:frances

SEMANA 34

18.-24.08.2002

RASD
TERRITÓRIOS OCUPADOS
REFERENDO
AJUDA HUMANITÁRIA
SOLIDARIEDADE
EM BREVE
INTERNET
NOVAS PUBLICAÇÕES

 

RASD

20.08.02
Diplomacia
O ministro saharui dos Negócios Estrangeiros, Mohamed Salem Ould Salek, em visita oficial a Madagascar, foi recebido no aeroporto pelo seu homólogo malgache, Marcel Ranjeva. Acompanhado pelo embaixador saharaui em Madagascar, Ould Salek foi recebido em audiência pelo presidente da República, Marc Ravalomanana, que era acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros malgache. Na ocasião, o MNE saharui entregou ao presidente Marc Ravalomanana uma mensagem do presidente Mohamed Abdelaziz. O encontro e as reuniões que se lhe seguiram tiveram por objectivo abordar a actual situação política, as relações bilaterais e os meios de as desenvolver e reforçar. Um encontro com o presidente do Senado e o vice-presidente concluiu a visita, a qual foi largamente referenciada pelos media locais. (comunicado, SPS)

TERRITÓRIOS OCUPADOS

21.08.02
Provocação marroquina
Num comentário relativo à jornada de estudos em El Ayoun, presidida pelo primeiro-ministro Youssoufi, que se realizou a 18 de Julho passado, o diário marroquino Le Matin du Sahara salienta «uma recomendação que reteve a atenção das autoridades (...) trata-se da instalação de um posto fronteiriço na localidade de Oumgrine [Bir Moghrein na Mauritânia] na fronteira com o país irmão da Mauritânia. Sabendo que uma grande parte da população do sul se dirige à região de Zouerate na Mauritânia por objectivos económicos, este posto pode activar e reanimar a economia interna da cidade de Smara em vez do posto fronteiriço aberto em Fevereiro de 2002 em Grigrate, no litoral de Lagouira [El Guerguarate, a 50 km ao norte de La Guera]».

Ete projecto de abertura de uma via entre Marrocos e a Mauritânia através do muro de defesa e da zona tampão de 5 km representa uma violação do plano de paz da ONU, assim como o fora a tentativa de construção de uma estrada transfronteiriça em El Guerguarate, que a ONU impediu em Março passado (ver semana 12). (Le Matin du Sahara)

22.08.02
Manifestação
A Associação dos Desempregados Saharauis organizou em El Ayoun, na avenida Alkayrawan, uma manifestação pacífica de protesto contra a política de emprego praticada pelas autoridades marroquinas no Sahara Ocidental. Meia hora passada sobre o início da manifestação já as forças CMI (companhia móvel de intervenção) e as das FA (Forças Auxiliares) haviam dispersado violentamente os manifestantes e detido cinco pessoas: Rahmouni Abidine, Nigrou Mohamed, Lahmam Abdellah, Bouchamâa Ali e Najem. A polícia procedeu no dia seguinte à devassa das instalações da Associação de Desempregados saharauis, tendo confiscado vários documentos. Desde a sua constituição que as autoridades questionam a legalidade da Associação de Desempregados, embora ela esteja em conformidade com o direito das liberdades públicas (Dahir de 1958). Já por diversas vezes as autoridades confiscaram a placa sinalética colocada à porta da sede da associação. (corr.)

REFERENDO

22.08.02
Dinamarca
Respondendo a uma questão do deputado Søren Søndergaard, da Aliança Vermelha-Verde, o vice-primeiro ministro e ministro das Finanças, Bendt Bendtsen, declarou que as resoluções do Conselho de Segurança relativas ao SO continuam a constituir a base de posição da Dinamarca. Contudo a aplicação destas exigem a cooperação das partes e não foi ainda possível, até ao momento, encontrar um acordo para realizar o referendo. A Dinamarca apoia os esforços do SG da ONU e do seu enviado pessoal para encontrar uma solução para o conflito, aceite por ambas as partes. (comunicado FP Dinamarca)

22.08.02
Angola
Em carta dirigida ao seu homólogo saharaui, o ministro angolano dos Negócios Estrangeiros, João Bernardo de Miranda, afirma que o governo do seu país apoia o plano de resolução da ONU para o Sahara Ocidental e os Acordos de Houston, que deveriam conduzir à organização de um referendo de autodeterminação ao povo saharaui. O ministro angolano exprime a sua convicção de que a ONU saberá resolver o conflito em harmonia com as resoluções aprovadas e manifesta o desejo de que o Movimentos dos Não Alinhados continue igualmente a apoiar as resoluções das Nações Unidas permitindo ao povo sahraoui se pronunciar sobre o seu destino. (SPS)

AJUDA HUMANITÁRIA

21.08.02
França
Segundo um comunicado divulgado pela sua embaixada em Argel, a França entregou recentemente ao Programa Alimentar Mundial (PAM) 2'176 toneladas de farinha de trigo, no valor de um milhão de euros, destinadas aos acampamentos de refugiados de Tindouf. Desembarcada em Orão, a carga foi transportada até Tindouf através dos bons ofícios do Crescente Vermelho argelino. Esta "contribuição humanitária" inscreve-se no quadro do "desejo constante da França e de outros dadores, em ligado com o PAM, de velar pela melhoria da segurança alimentar das populações beneficiárias", precisa o comunicado. (APS)(EFE)

SOLIDARIEDADE

21.08.02
Audiência papal
O Papa João paulo II recebeu em audiência na sua residência de Verão de Castelgandolfo meia centena de crianças saharauis que passam férias em Modena, em Itália, por iniciativa das associações regionais Rock No War e Associazione di Solidarietà Kabara Lagdaf de Modena. (corr.)

INTERNET

OPINION

Sahara Newspaper

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

English

 

Castellano

 

Italiano


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]