SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

original:frances

SEMANA 29

14. - 20.07.2002

RASD
TERRITÓRIOS OCUPADOS
REFERENDO
ESPANHA-MARROCOS
SOLIDARIEDADE
EM BREVE
INTERNET
NOVAS PUBLICAÇÕES

RASD

16.07.02
Abdelkader Messahel, ministro dos Negócios Estrangeiro encarregados dos assuntos magrebinos e africanos, reafirmou a ''posição tradicional'' da Argélia sobre o processo de paz no Sahara Ocidental. No seguimento de um encontro com William Lacy Swing, o representantes especial do secretário-geral da ONU para o Sahara Ocidental, Abdelkader Messahel sublinhou que ''a posição argelina sobre o dossiê do Sahara Ocidental está fundamentada sobre o princípio da autodeterminação e a aplicação do plano de paz das Nações Unidas, assim como na aplicação dos acordos de Houston''.
William Lacy Swing afirmou que a sua visita a Argel se inseria no quadro da troca de pontos de vista com os responsáveis argelinos sobre a questão do Sahara Ocidental. (SPS)

TERRITÓRIOS OCUPADOS

15.07.02
Salem Mouloud, Salek Hazaña (El Alawi) e Duih Mohamed-Fadel (ver semana 27 ), os três jóvens saharauis acusados de serem os autores do incêncio num bairro de polícia em El Ayoun, no dia 19 de Junho último, foram julgados pelo tribunal de Apelo de Agadir, tendo dois deles sido condenados a seis meses de prisão efectiva e o terceiro condenado a 12 meses de prisão. (corr.)

REFERENDO

12.07.02
A delegação ad hoc do Parlamento Europeu para o Sahara Ocidental tornou público o seu relatório, aprovado por escassa maioria. A deputada Eriksson rejeitou associar-se ao texto final e redigiu o seu próprio relatório, declarando que «a versão oficial dos factos está longe da realidade observada, o que poderia influenciar negativamente a política do Parlamento no futuro » (ver
semana 25 ).
Dois membros espanhóis da delegação, Isidoro Sanchez Garcia e Carlos Bautista Ojeda, recusaram também dar o seu apoio ao relatório. (Ronny Hansen)

13.07.02
EUA
37 membros do Congresso norte-americano manifestam em carta dirigida ao Presidente Bush o seu apoio à realização de um referendo de autodeterminação do povo saharaui e pedem ao governo do seu país que se empenhe na realização no mais breve prazo do referendo, a única solução,afirmam, que poderá pôr fim ao conflito.

16.07.02
Declaração
Em vésperas das deliberações do Conselho de Segurança sobre a renovação do mandato da MINURSO, Mohamed Sidati, ministro saharaui conselheiro junto da Presidência, pede em comunicado «à comunidade internacional que continue a defender corajosamente o Direito e a Legalidade» face à «sinistra conspiração que visa o enterro do Plano de Paz». «A questão, em último caso, escreve M. Sidati, consiste em saber se o Conselho de Segurança, enquanto instituição, está ainda disposto a travar as insaciáveis ambições territoriais de Marrocos e a interrogar-se sobre o real papel da França, suporte incondicional de Marrocos na sua política expansionista. O reino marroquino, tal como o recente golpe de força que intentou contra a Espanha o demonstra, não hesita em passar ao actos. Tais actos de agressão devem ser sustidos e neutralizados, sob pena de a Paz e a estabilidade em toda a região oeste-mediterrânica ficarem gravemente ameaçadas.»

Meados de Julho
O Manifesto para a paz no Sahara Ocidental, da responsabilidade de três ONG suíças solidárias com o povo saharaui, posteriormente subscrita por muitas outras associações e personalidades, foi entregue em muitas embaixadas e consulados de Espanha em diversos países, assim como aos membros do Conselho de Segurança.

18.07.02
Diplomacia
Marrocos mandatou o seu ministro dos Direitos do Homem para uma viagem à Irlanda e à Noruega, dois países que actualmente fazem parte do Conselho de Seguirança, de transmitir aos primeiro-ministros respectivos uma mensagem do Rei relativamente às consultas do Conselho de Segurança sobre a questão do Sahara.

19.07.02
Abdelaziz nos EUA
Após ter presidido no dia 16 a uma jantar organizado em sua homenagem pelos congressistas Pitts e Payne e pela US-Western Sahara Foundation, em Washington, o presidente saharaui avistou-se com o secretário-geral da ONU e com o presidente em exercício do Conselho de Segurança. Mohamed Abdelaziz teve a oportunidade de falar aos representantes dos países membros não permanentes do Conselho e reuniu com os embaixadores da China, França, Rússia, EUA, Noruega, México, Colômbia, Ilhas Maurício, Irlanda e Singapura. O presidente da RASD reafirmou o apoio da parte saharaui ao plano de resolução e a sua completa rejeição ao denominado acordo quadro. Foi entregue aos membros do Conselho e ao conjunto dos membros das Nações Unidas um memorandum detalhado sobre a posição da Frente Polisario.(comunicado Min. Info. RASD)

ESPANHA-MARROCOS

Ocupação da ilhota de Leïla-Perejil (Continuação)
16.07. Os polícias marroquinos que ocupam a contestada ilhota da «Salsa» desde há cinco dias, (ver semana 28) são substituídos por militares. Esta alteração da "natureza da presença militar marroquina " é interpretada pela Espanha como uma "clara provocação", cujas tropas desembarcam na madrugada de 17 na pequena ilha, capturam os seis membros das forças militares marroquinas e entregam-nos às autoridades do seu país. Marrocos apela para o Conselho de Segurança e exige a retirada imediata das forças espanholas.
17.07. O ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros, Benaïssa, que havia anunciado na véspera a sua intenção de "querer resolver pelo diálogo" o diferendo, afirma que a acção militar de Espanha "equivale a uma declaração de guerra", assegurando que «um acordo havia sido conseguido antes do desencadeamento da acção espanhola» graças a uma mediação dos Estados Unidos, França e Bélgica.
18.07. Espanha declara-se pronta a retirar as suas tropas, desde que Marrocos garanta um retorno à situação prevalecente antes do dia 11 de Julho.
19.07. "Nenhuma negociação, nenhuma conversação pode ter lugar (...) sem que antes se assista à retirada completa das tropas espanholas " da ilhota, declara Benaïssa à imprensa de Paris, desmentindo uma afirmação que lhe havia sido atribuída pela AFP, segundo a qual Marrocos não voltaria a ocupar a ilha de Perejil após a retirada espanhola.

SOLIDARIEDADE

Itália:
7 anni insieme per i Saharawi...
Quinto Alto (Sesto Fiorentino) 17 e 18 luglio 2002: Giornate di solidarietà con il Popolo Saharawi organizzate dall'Associazione "La Concordia", dalla Casa del Popolo di Quinto Alto, dal Circolo M.C.L. "Quinto Alto", dalla Misericordia di Quinto, dalla Parrocchia di S. Maria a Quinto, dal Centro Civico n. 3 (Quinto) ed con il patrocinio del Comune di Sesto Fiorentino e la collaborazione organizzativa dell'Associazione di Solidarietà con il Popolo Saharawi "Ban Slout Larbi".

España:
ACTO DE SOLIDARIDAD PARA LLEVAR AGUA A LOS CAMPAMENTOS DE REFUGIADOS SAHARAUIS.
ONGs que participan en la campaña: Asociación de Amigos del Pueblo Saharaui, Plataforma Mujeres Artistas, Paz y Tercer Mundo, Solidaridad Internacional, Instituto de Estudios Políticos para América Latina y África (IEPALA), ACSUR Las Segovias y Movimiento Por la Paz, el Desarme y la Libertad (MPDL). Infos: Asociación Amigos del Pueblo Saharaui, Tel. 91 531 28 29, e-mail: saharamad@congde.org

INTERNET

OPINION

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

English

Castellano

Monografía

 

Arabe

Svenska:

Italiano

Deutsch


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]