SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

original:frances

SEMANA 26

23.-29.06. 2002

RASD
TERRITÓRIOS OCUPADOS
MARROCOS
SOLIDARIEDADE
EM BREVE
INTERNET
NOVAS PUBLICAÇÕES

RASD
25.06.02
RASD &endash; Bélgica
Em carta dirigida ao primeiro-ministro belga, o presidente saharaui chama a atenção sobre «a gravidade da situação decorrente da ocupação ilegal do Sahara Ocidental.» A carta foi entregue a Guy Verhofstadt no momento que ia ter início a visita à Bélgica do primeiro-ministro marroquino. O presidente da RASD afirma que a UE «deve manifestar-se com maior clareza pela defesa do direito legítimo do povo saharaui à autodeterminação». O presidente saharaui recorda o «endurecimento da política colonial de Marrocos em relação ao Sahara Ocidental», e solicita que sejam «suspensos os contratos de prospecção e exploração» dos recursos naturais do Sahara Ocidental, enquanto o processo de descolonização «não tiver sido concluído pela ONU» segundo o estipulado no plano de paz. Mohamed Abdelaziz pede ainda que a UE «cesse a venda de armas utilizadas por Marrocos na sua política de ocupação». A Bélgica e os Quinze &endash; sublinha o presidente da RASD - «devem exigir do governo marroquino o respeito da legalidade internacional e dos direitos do Homem, que acabe com as detenções arbitrárias, as torturas e os julgamentos fantoches». (SPS)

26.06.02
Prisioneiros de guerra
Segundo um despacho da agência noticiosa Europa Press, o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) estima que a libertação dos 100 prisioneiros marroquinos não será possível antes de meados de Julho. As razões do atraso devem-se, segundo a responsável pelo Sahara Jane Sorensen, aos trabalhos de selecção dos presos, assente em critérios de duração do seu cativeiros e estado de saúde. Uma vez terminada a selecção, a delegação do CICV avistar-se-à com cada um dos presos para se assegurar que estes desejam efectivamente voltar a Marrocos. (EP)

26.06.02
Secretariado nacional
Reunido em sessão ordinária, o Secretariado Nacional da Frente Polisario apelou ao Conselho de Segurança a "designar uma data definitiva para a realização do referendo de autodeterminação do povo saharaui" e a pôr fim à política de "adiamentos sucessivos", que prolongam os sofrimentos do povo saharaui e perpetuam a tensão na região ". Assumindo aquilo que são as suas competências, o SN decidiu adiar a realização do 11.º congresso da Frente Polisario para o próximo ano, quando, em princípio ele se deveria realizar cada três anos. O SN manifestou ainda o seu reconhecimento pela posição do Estado espanhol e das forças políticas espanholas em defesa do plano de Paz das Nações Unidas. (Comunicado) (SPS)

 

TERRITÓRIOS OCUPADOS

19.06.02
Violências
Segundo o semanário Reporter (Marrocos) um grupo de 12 jovens atacou pelas 4 horas da manhã, um comissariado da polícia em Ras el Khaima, um bairro da cidade de El Ayoun, com cocktails Molotov, tentando em seguida incendiá-lo. A operação terá falhado graças à vigilância de um agente da polícia saharaui que terá ficado ligeiramente ferido. O grupo, que segundo o semanário pertenceria a um «movimento subversivo», estava armado de espadas e facas. Segundo a mesma fonte, terá sido o mesmo grupo que «tentou incendiar dois veículos particulares» no bairro Catalonia de El Ayoun (ver
semana 21-22/02).
Segundo uma outra fonte marroquina, (Asabah, citado pela agência EFE a 24.06.), o grupo, composto por 15 jovens com uma média de idades da ordem dos 20 anos, terá agredido com armas brancas os polícias de um comissariado de El Ayoun. O quotidiano marroquino não dá nenhuma informação sobre os motivos que estão na origem de tais actos. (Le Reporter ) (EFE )

Direitos Humanos
24.06.02
A polícia de El Ayoun convocou o conjunto dos membros da organização Forum Vérité et Justice secção Sahara. Apenas Lahoussine Moutik, seu presidente, se dirigiu no entanto ao comissariado em nome de todos os membros da organização. O inquérito policial tem a ver com o relatório sobre as violações dos direitos humanos entregue pelos militantes saharauis defensores dos Direitos do Homem à delegação do Parlamento Europeu que visitou os territórios ocupados no passado mês de Fevereiro. (AFAPREDESA)

25.06.02
Mohamed Haboub Mouilid, conhecido por Tirsal, foi detido num posto de controlo à entrada de Smara e transferido no mesmo dia para El Ayoun. Aquele cidadão retornava a casa, em Smara, após ter participado nos trabalhos do primeiro congresso "nacional" do Forum Vérité et Justice, realizado em Rabat, na qualidade de membro da secção Sahara. Mohamed é filho de Haboub Mouilid, desaparecido em 1976 e morto no centro de detenção de Kalaat M'Gouna, segundo testemunhas sobreviventes daquele tristemente célebre presídio. Mohamed Haboub foi libertado após 48 horas de interrogatórios intensivos. Segundo parece, o motivo da detenção e dos interrogatórios tem ainda a ver com o famoso relatório sobre as violações dos direitos humanos entregue pelos militantes saharauis defensores dos Direitos do Homem à delegação do Parlamento Europeu. (AFAPREDESA) (ver também
semana 24/02)

26.06.02
Hamadi Mohamed Lamin Jiyed, conhecido por Enasiri, detido em Rabat (
semana 25/02 ), foi transferido para a "prisão negra" de El Ayoun e colocado em célula de isolamento. Foi apresentado ao juiz de instrução do tribunal de El Ayoun e a data do seu julgamento fixada para o dia 10 de Julho de 2002 (comunicado AFAPREDESA de 24.06.02)

28.06.02
H'mad Hammad, Idri Lahoussine e Ismaêli Brahim, os três militantes interpelados pela polícia de Dakhla a semana passada (ver
semana 25), puderam regressar a El Ayoun. Estão instados a comparecer no dia 1 de Julho diante do tribunal de primeira instância de Dakhla por delito de circulação viária e fuga.

28.06.02
Dois empregados saharauis da empresa Phosboucraa (empresa de fosfatos de Bou Craa &endash; a maior mina a céu aberto do mundo) foram abusivamente transferidos no espaço de alguns dias, Elhamed Mahmoud, membro da organização Forum Vérité et Justice Sahara, para Casablanca, Jaim Mohamed para Benguerir.

28.06.02
O Bureau International pour le Respect des Droits de l'Homme no Sahara Ocidental (BIRDHSO) enumera em comunicado a longa lista de perseguições que atingiram nestas últimas semanas os defensores dos direitos humanos no Sahara Ocidental. A organização exprime a sua inteira solidariedade com todas as vítimas e lança um apelo à Representante especial dos Defensores dos Direitos Humanos da ONU, senhora Hina JILANI, para que intervenha de forma urgente junto das autoridades marroquinas para que cessem "as práticas repressivas contra os seus irmãos saharauis defensores dos direitos humanos".(
comunicado )

MARROCOS

24.06.02
Direitos Humanos
Uma delegação da Amnistia internacional iniciou uma visita de 15 dias a Marrocos e ao Sahara Ocidental. A visita pretende fazer luz sobre o destino de vários milhares de pessoas, em particular saharauis, desaparecidos durante os anos 60 a 90, quando se encontravam nas mãos das forças de segurança marroquinas.

25.06.02
Julgamento
O tribunal europeu dos direitos humanos decidiu claramente a favor do direito de expressão no caso que opunha Hassan II ao diário francês «Le Monde». O prestigiado jornal havia publicado um artigo no dia 3 de Novembro de 1995, assinado por d'Erich Incyan, sobre a produção de droga e o seu tráfico em Marrocos. O jornalista interrogava-se sobre a real vontade das autoridades de Rabat em lutar contra o comércio da droga. Os tribunais franceses haviam condenado o director do Le Monde e o autor do artigo a uma multa de 2.250 euros. O tribunal europeu foi de opinião que o público tem "interesse legítimo" em estar informado sobre os problemas relativos ao tráfico de droga em Marrocos. Segundo o tribunal, o jornalista e o quotidiano agiram "de boa fé assentes em bases factuais precisas " fornecendo "informações fiáveis em acordo com a ética jornalística".(AP)

26.06.02
William Lacy Swing avistou-se com o rei Mohamed VI na presença do ministro do Interior marroquino, Driss Jettou. Trata-se do primeiro encontro do Representante especial das Nações Unidas para o Sahara Ocidental desde a sua nomeação em Novembro passado. (agência)

SOLIDARIEDADE

23.06.02
Holanda
A sessão constitutiva da Fundação Holandesa para a Autodeterminação do Sahara Ocidental realizou-se em Roterdão (Holanda). Criada por iniciativa de eminentes personalidades holandesas solidárias com a causa saharaui, a organização deseja promover a solidariedade com o povo saharaui e agir para que este possa exercer plenamente o seu direito inalienável à autodeterminação, conforme as resoluções pertinentes das Nações Unidas e da OUA», sublinhou a coordenadora geral da fundação, Elizabeth Den Haan. Contacto: Netherlands Foundation for selfdetermination of Western Sahara, E-mail: Liesbethdenhaan@planet.nl. (
Comunicado )

27.06.02
Andalucia: "Vacaciones en Paz 2002".
Desde la madrugada del Jueves 27 de Junio, a las 04,30 horas, en que aterrizará en el Aeropuerto de Málaga el primer avión, hasta el Viernes 5 de Julio, a las 9 de la mañana, que llegará el último de los aviones, comienzan sus vacaciones de 2 meses en tierras andaluzas 2.500 niños y niñas saharauis, acogidos por otras tantas familias andaluzas. 11 aviones en total llegarán desde Tindouf (Argelia), donde están instalados los campamentos de refugiados saharauis, en los que "sobreviven" unas 170.000 personas, de los que cerca de 30.000 son niños/as.
2.500 familias andaluzas acogerán en sus casas a estas niñas y niños saharauis, que serán distribuidos por todas las provincias andaluzas: Almería (150), Cádiz (555), Córdoba (130), Granada (265), Huelva (200), Jaén (120), Málaga (200) y Sevilla (800).
El esfuerzo de las familias acogedoras y de la propia Federación Andaluza de Asociaciones Solidarias con el Pueblo Saharaui es grande. Para ilustrar hasta donde llega el coste económico, decir que 1 solo avión (250 niños) cuesta más de 72.000 euros (unos 12 millones de pesetas). Ello sin valorar toda la infraestructura (aeropuerto, seguridad, dotación sanitaria, servicios operativos, voluntariado...), los 2 meses de estancia con las familias, la cobertura sanitaria del SAS (con el que se firma un Convenio), Suscripción de póliza de seguros, Responsabilidad Civil y Accidentes, etc...
A destacar también la colaboración de la Administración pública (Delegación del Gobierno Central, Junta de Andalucía, Diputaciones, Ayuntamientos), Aeropuerto de Málaga (AENA), Guardia Civil, Policía Nacional, Cruz Roja, personal sanitario del SAS, Centro Cívico, empresas privadas de distintos sectores,... Teléfono de contacto: 607.373.356 amaps@eresmas.com.

EM BREVE

Argel
28-30.06.02, Première conférence algéro-européenne de solidarité avec le peuple sahraoui. Les intervention des différente délégations porteront sur:
-les derniers développements du processus de paix au Sahara Occidental à la veille du 1er sommet de l'Union africaine et de la réunion du Conseil de sécurité;
-les entraves et manoeuvres dilatoires visant à faire échouer le Plan de paix de l'ONU et de l'OUA concernant le Sahara Occidental;
- l'évaluation de la situation des populations civiles sahraouies et des droits de l'Homme dans les territoires occupés du Sahara Occidental.

Italia
01.07.02 - Saharawi 2002, per saperne di più.
Immagini dal deserto dell'Hammada, il deserto più duro, dove il Popolo Saharawi vive in esilio da quasi 30 anni. Le tendopoli, le scuole, i tentativi di agricoltura sperimentale, gli ospedali. Le diapositive verranno proiettate alle ore 21,15, presso il giardino adiacente alla Chiesa di S. Maria a Quinto (Quinto Alto Sesto Fiorentino). Nell'occasione interverranno alcuni rappresentanti dell'Associazione Ban Slout Larbi per raccontare la storia di questo popolo e la situazione attuale, fino agli sviluppi degli ultimi mesi. L'iniziativa, organizzata dall'Associazione "La Concordia", dalla Casa del Popolo di Quinto Alto, dal Circolo MCL "Quinto Alto", dalla Misericordia di Quinto, dalla parrocchia di S. Maria a Quinto e dal Centro Civico n. 3 di Sesto Fiorentino, precede l'incontro con i bambini Saharawi ospiti delle Amministrazioni comunali della Piana e la cena di solidarietà, che si terranno a Quinto nella seconda metà di luglio. Dopo l'incontro saranno offerte fette di cocomero per tutti, come vuole la tradizione "quintigiana" per il primo lunedì di luglio. Per ulteriori informazioni: saharawi@libero.it
03.07.02 - Commune di Bucine: Assessorato politiche e associazione valdarnese di solidarieta con il popolo saharawi ti invitano a paretcipare alla serata di solidarieta con il popolo sharawi che si terra al vecchio camp sportivo di Bucine. Alle ore 20h30 cena per la raccolta fondi per il popolo sharawi. Il costo sara di 13 ¤. Info :055 9912769/055 9911340/055 992216

España
4.07.02, Madrid, Sala Galileo Galilei (Galileo 100, metro Canal) 21.30 h. Concierto solidario, 9 ¤, "Alimentos para el Sáhara", con Amparanoia, Las Abuelas Fumadoras, Wafír, Mercedes Ferrer.

INTERNET

OPINIÃO:

Subscreva o Manifesto para a paz no Sahara Ocidental

sahara-info- Nouvelle liste de diffusion: distribue articles de presse, dépêches, analyses, etc en espagnol et en français. S'inscrire:sahara-info-subscribe@yahoogroups.com (messages individuels) ou sahara-info-digest@yahoogroups.com (regroupement quotidien par tranche de 25 messages).

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

English

Castellano

Deutsch


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]