SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

original:frances

SEMANA 24

09.-15.06.2002

RASD
TERRITÓRIOS OCUPADOS
REFERENDO
UNIÃO EUROPEIA
EXPLORAÇÃO PETROLÍFERA
MARROCOS
ARGÉLIA
ITÁLIA
DIREITOS HUMANOS
SOLIDARIEDADE
EM BREVE
INTERNET
NOVOS PUBLICAÇÕES

RASD

03.06.02
o Chefe de Estado líbio, coronel Khadafi, ofereceu os seus bons ofícios para resolver o conflito do Sahara Ocidental, transmitindo à Frente Polisario as propostas marroquinas. O ministro saharaui dos Negócios Estrangeiros remeteu a 3 de Junho, em Tripoli, ao seu homólogo líbio, a resposta da RASD. Ould Salek declarou que «a Frente Polisario acolhe de braços abertos toda e qualquer iniciativa que possa encorajar a aplicação do Plano de Paz da ONU-OUA‚ em vigor no Sahara Ocidental», mas sublinhou que qualquer acção fora deste quadro está votada ao fracasso. A 10 de Junho, Marrocos rejeitou, por sua vez, a tentativa líbia qualificando-a de «irrealista».
Segundo o jornal Le Quotidien d'Oran, o coronel Khadafi, em carta dirigida ao presidente da RASD, teria tentado convencer a Frente Polisario a aceitar uma «solução negociada» com a parte marroquina, que poderia conduzir a uma nova proposta. Segundo fontes diplomáticas, esta solução passaria por «negociações secretas» entre delegações saharaui e marroquina em Syrta, sob os auspícios do coronel líbio. Tripoli quereria apresentar o seu plano a quando da realização da próxima cimeira da UMA (União do Magrebe Árabe) em Argel.

TERRITÓRIOS OCUPADOS

06.06.02
A publicação pelo semanário marroquino Demain Magazine (01.06.) de longos extractos de um relatório sobre a situação dos direitos do Homem no Sahara Ocidental, atribuído à secção Sahara do Forum Verdade e Justiça, desencadeou uma forte polémica nos Medias marroquinos. Este relatório, enviado à comissão ad hoc do Parlamento Europeu quando da sua visita a El Ayoun, em 12 de Fevereiro de 2002, denuncia em detalhe as violações dos direitos humanos nos territórios ocupados por Marrocos.
O semanário concentra a sua critica na noção de genocídio face aos saharauis, que figura numa frase da introdução do relatório. O presidente nacional do Forum desmentiu a origem do relatório e sugeriu a existência de divergências no seio da secção Sahara do Forum. A dissolução da representação da secção Sahara estaria mesmo a ser prevista. De notar que desde Outubro último já a secção Sahara está intimada a a suspender as suas actividades internacionais. 39 delegados da secção Sahara participam no congresso nacional do Forum, que se realiza de 14 a 16 de Junho em Casablanca.
O relatório em causa foi publicado numa versão ligeiramente modificada pela organização "Défenseurs des droits de l'homme sahraouis"

REFERENDO

11.06.02
Mauritânia
O presidente da República mauritana recebeu em audiência o representante do secretário-geral da ONU para o Sahara Ocidental, William Swing, que afirmou entender-se a sua visita no quadro de um itinerário regular para uma troca de pontos de vista sobre as questões do Sahara Ocidental.

Manifesto para a paz no Sahara Ocidental
Três ONG suíças, o comité suíço de apoio ao povo saharaui, o Schweizerisches Unterstützungskomitee für die Sahraouis e a ARSO, enviaram ao governo espanhol um manifesto onde se pede à Espanha «que mantenha a sua actual atitude de apoio firme à autodeterminação e que confie à ONU a soberania do território do Sahara Ocidental, por forma a administrá-lo até à organização do referendo de autodeterminação.» O manifesto será igualmente enviado ao Conselho de Segurança após recolha de assinaturas. (Manifesto em
francês, espanhol, inglês))

UNIÃO EUROPEIA

11.06.02
Parceria UE-UMA
O Parlamento Europeu aprovou por 446 votos a favor, 10 votos contra e 54 abstenções, a resolução apresentada por Philippe Morillon (PPE-DE, F) e Daniel Marc Cohn-Bendit (Verdes/ALE, F) sobre a concretização de uma parceria privilegiada entre a União Europeia e a União do Magrebe Árabe (UMA). A resolução afirma que é dever da União Europeia, em cooperação com a ONU, ajudar pelo diálogo e a mediação a resolução dos conflitos e o estabelecimento de um clima pacífico na região, no interesse de todos os povos envolvidos, e em particular do povo saharaui. Neste caso concreto, os deputados europeus desejam que as diferentes opções apresentadas sobre a questão do Sahara no último relatório da ONU e outras eventualmente que venham a surgir sejam submetidas a uma negociação directa entre as partes envolvidas.
A resolução apoia a proposta do MEP canário Isidoro Sanchez de criar estruturas de diálogo e de reflexão à escala regional, no seio do Forum interparlamentar euro-mediterrânico, sob a forma de grupos de trabalho regulares, dedicados por exemplo à questão do Sahara Ocidental ou da imigração.
Em comunicado divulgado, o grupo Esquerda unitária europeia / Verdes nórdicos (GUE/NGL) salienta que a resolução não reconhece o direito do povo saharaui à autodeterminação nem os acordos de Houston, e que manifestamente apoia o plano Baker de autonomia. Marianne Eriksson MEP interroga-se se as negociações em curso dos acordos de pesca entre a UE e Marrocos não terão influenciado a resolução. Yasmine Boudjenah, MEP, por seu lado, que se absteve na votação, «constata que o Parlamento Europeu registou um claro recuo em relação à questão do Sahara Ocidental».

EXPLORAÇÃO PETROLÍFERA

07.06.02
A companhia TGS-NOPEC confirmou em comunicado de imprensa a sua participação nas pesquisas sísmicas nas zonas do offshore de Dakhla e Bojador, no Sahara Ocidental. O barco Northen Access da TGS-NOPEC deve começar ainda esta mês a campanha de pesquisa sísmica. A empresa norueguesa, apoiando-se naquilo que afirma ser a sua interpretação do relatório da ONU de Janeiro passado, refere que os contratos petrolíferos assinados por Marrocos são legais, já que eles dizem respeito apenas à investigação e não propriamente à exploração, embora lamente ter utilizado o termo "províncias do sul".

12.06.02
O comité norueguês de apoio ao povo saharaui organizou uma manifestação no momento em que se realizava a assembleia anual de accionistas da companhia, entre os quais se contam algumas instituições públicas importantes, como a companha pública de assistência. Uma «carta aberta aos accionistas da TGS-NOPEC» foi distribuída, protestando vigorosamente contra o acordo firmado pela sociedade norueguesa com a ONAREP, Kerr-McGee e TotalFinaElf (ver semana 23/02). O comité é de opinião que este acordo legitima a ocupação marroquina, já que as pesquisas sísmicas são uma pré-condição à exploração das riquezas petrolíferas. O comité, apoiado por muitos parlamentares e organizações norueguesas, pede à TGS-NOPEC que renuncie ao seu envolvimento no Sahara Ocidental, que viola a legalidade internacional.

MARROCOS

12.06.02
As organizações da juventude dos partidos marroquinos, convidados a participar num encontro em Paris pela Juventude dos Democratas Marroquinos no Estrangeiro e a União da Juventude do Saguia el Hamra e Rio de Oro, solicitaram o adiamento da reunião e uma melhor preparação do mesmo. O encontro, previsto para 15 de Junho, tinha por objectivo «sair por vias pacíficas do impasse, dialogar serenamente, tornarem-se actores e não espectadores do que se passa na região.» A reunião foi mantida simbolicamente para permitir às organizações marroquinas de tomar as suas disposições e fixar o mais rapidamente uma data futtura onde terá lugar um debate mais alargado.

12.06.02
Greve de professores
Uma centena de jovens saharauis recrutados como professores do ensino primário entre o final de 2000 e início de 2001, a trabalhar em diversas cidades e povoações de Marrocos, estão em greve ilimitada desde há 10 dias. Concentraram-se na capital Rabat e organizam uma concentração diante do Ministério da Educação. Reividicações apresentadas: 1- Retornar ao trabalho nas cidades do Sahara Ocidental e nas cidades do sul de Marrocos, Guelmim, Tan Tan e Assa. 2- Os titulares de licenciaturas reivindicam a possibilidade de poderem, à semelhança dos seus colegas marroquinos, ensinar no ensino secundário oficial ou em colégios privados. (corr.)

ARGÉLIA

21-22.06.02
Cimeira da UMA
O rei de Marrocos não estará presente na cimeira da União do Magrebe Árabe (UMA), prevista para 21 e 22 de Junho, em Argel, capital argelina.

ITÁLIA

12.06.02
Parlamento
Uma resolução sobre o Sahara Ocidental, subscrita por 39 deputados, foi aprovada pela Comissão de Negócios Estrangeiros. Na sequência da aprovada em 9 de Março de 2000 (ver semana 11/00 ), a resolução pede ao governo que (1) apoie os esforços das Nações Unidas de forma a conseguir a organização de um referendo e uma solução aceite pelas partes, conforme o direito internacional; (2) zele pelo respeito dos direitos humanos nos territórios ocupados; (3) aumente a ajuda humanitária aos refugiados saharauis e (4) exija das partes a libertação dos prisioneiros de guerra, como preconiza o plano de paz.

DIREITOS HUMANOS

08.06.02
CICV
Pierre Ryter vai ser substituído por Harald Schmid de Gruneck na direcção da Delegação Regional do Comité Internacional da Cruz Vermelha para o Magrebe, em Tunis.

06.06.02
Haddi Ahmed Mahmoud, preso de direito comum, que participou na greve da fome de Janeiro passado na prisão de El Ayoun, decidiu encetar por iniciativa própria uma nova greve da fome ilimitada para protestar contra as condições de detenção a que está sujeito. (corr.)

14.06.02
Sanções
Chega ao nosso conhecimento o envio forçado para Marrocos de diversos militantes dos direitos do homem saharauis. (a seguir)

14.06.02
Os desempregados saharauis que se concentraram diante dos seus locais de trabalo foram forçados pelas forças policiais a dispersar.

SOLIDARIEDADE

03.06.-01.07.02
An exhibition entitled "Fotoudstilling om Afrikas sidste Koloni" (Photo exhibition about Africa's last colony) was opened at Blågårds Bibliotek in Copenhagen (Denmark) on 3rd June, 2002. For more information, contact the Representation of Frente POLISARIO to Denmark at: polisario@mail.dk

08.06.02
Unas 250 personas se manifestaron por las principales calles de Bilbao para reclamar un referéndum de autodeterminación para el Sáhara. A la marcha, organizada por la Asociación de Amigos de la República arabe saharaui democrática, se sumaron representantes de todos los sindicatos vascos, la presidenta de EA, Begoña Errazti, así como miembros de PNV, Eusko Alkartasuna y PSE-EE del intergrupo parlamentario por el Sahara.

12.06.02
Scottish Trade Union Western Sahara Support Group
Following discussions which took place at the Scottish Trade Union Congress in April, a group of Trade Unions met in Glasgow (Scotland) and agreed to establish a committee in support of the people of Western Sahara. The main objective of the group is initially to raise the awareness of Scottish Trade Unionists of the plight of the people of Western Sahara and its workers.

EM BREVE

29.06.02
Boa parte do governo marroquino irá deslocar-se a El Ayoun, onde irá assitir á abertura das jornadas de reflexão antes do lançamento da Agência de Desenvolvimento do Sahara.

11.07.02
Si terrà l'11 luglio 2002 alle ore 20:00, presso il Circolo Arci Salone Rinascita di Sesto Fiorentino (via Matteotti) una cena di solidarietà con il Popolo Saharawi, che sarà anche l'occasione per dare il benvenuto ai bambini saharawi ospiti per l'estate 2002. Per partecipare alla cena, (organizzata dall'Associazione "Ban Slout Larbi", dagli Scout di Sesto Fiorentino, dal Circolo Arci Salone Rinascita e dall'Associazionismo Sestese) è possibile chiamare Chiara, 328 6840815 oppure l'Associazionismo 055 4201300.

INTERNET

 

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

English

Castellano

Nuevo libro

 

Danois

Norwegian

Slovenian language


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]