SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

original:frances

SEMANA 23

02.-08.06.2002

RASD
TERRITÓRIOS OCUPADOS
REFERENDO
MARROCOS
ARGÉLIA
ESPANHA
DIREITOS HUMANOS
AJUDA HUMANITÁRIA
EM BREVE
INTERNET
NOVAS PUBLICAÇÕES

 

RASD

02-06.06.02
Visita à Escandinávia
O coordenador saharaui junto da ONU realizou uma visita de trabalho à Noruega, país que actualmente tem assento no Conselho de Segurança e que apoia uma solução para o Sahara em conformidade com a legalidade internacional. M'hamed Khaddad foi recebido pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, avistou-se com a Comissão dos Negócios Estrangeiros do Parlamento e com diversas organizações políticas e humanitárias. Na Finlândia, participou no congresso do Partido Social-Democrata.

02.06.02
A TGS-NOPEC, companhia norueguesa de estudos geofísicos, iniciou um programa de pesquisas sísmicas nas costas do Sahara Ocidental, no seguimento do acordo firmado a 31 de Maio com o governo marroquino, a companhia petrolífera norte-americana Kerr McGee e a francesa TotalFinaElf. A Frente Polisario, pela voz de M'Hamed Khaddad, o coordenador saharaui junto da ONU, de visita à Noruega, condenou a implicação da TGS no Sahara Ocidental, o «que aumenta o risco de conflito armado e de desestabilização em toda a região.»

04.06.02
Em discurso proferido perante os membros do Secretariado Nacional, do Governo, do Conselho Nacional, Conselho Consultivo, quadros da Frente Polisario e oficiais superiores das forças armadas saharauis, o Presidente da República, Mohamed Abdelaziz, anunciou que a 9 de Junho -"Dia do Mártir"- terá início a campanha para os congressos populares de base. Uma comissão de 84 membros está encarregada de preparar a organização da eleição de duas centenas de delegados.
Abdelaziz evocou o acordo de cooperação técnica firmado recentemente com a sociedade australo-britânica Fusion Oil & Gas plc, e que visa determinar o eventual valor económico das jazidas petrolíferas offshore. Afirmou que foi para evitar complicar a situação que a RASD, ao contrário de Marrocos, não quiz expressamente subscrever um acordo de prospecção petrolífera com esta companhia nem com outras. (SPS)

06.06.02
No termo de um encontro de trabalho entre o Movimento panafricano da Juventude e a União da Juventude Saharaui, as duas organizações divulgaram um comunicado conjunto (
Francês).

TERRITÓRIOS OCUPADOS

01.06.02
Delegação espanhola expulsa
Uma delegação espanhola composta por vários deputados, autarcas e jornalistas, chegada em vôo charter a El Ayoun, foi expulsa para as Ilhas Canárias. A delegação, presidida por Carmelo Ramirez, vice-presidente do Cabildo da Gran Canaria (governo), integrava Maria del Mar Julios, deputada do Parlamento espanhol, Claudia Morales, membro do Senado espanhol, Txomin Aurrekotxea, deputado no Parlamento Basco e presidente do intergrupo interparlamentar «Paz para o povo saharaui», Eusebio Bautista, deputado no Parlamento das Ilhas Canárias, os presidentes das câmaras municipais de Arono, Telde e La Laguna (Canárias), além de sete jornalistas. Chegada às 13 h., a delegação, uma vez controlados os passaportes, foi retida durante três horas num armazém a 10 m do aeroporto, sem casas-de-banhos nem água. A delegação foi forçada a partir sob a ameaça de confisco do avião pelos polícias e agentes de segurança marroquinos que, histéricos, gritavam: «Sahara marocain».
Para o governo marroquino, a delegação não utilizou os canais oficiais para assinalar a sua visita, comunicada tanto ao ministério espanhol dos Negócios Estrangeiros como à embaixada da Espanha em Rabat. Estavam igualmente agendados encontros com os governadores de El Ayoun e de Smara e com representantes da MINURSO. As autoridades marroquinas afirmaram-se «surpreendidas» com a chegada da delegação, mas, no entanto, era bem visível o importante dispositivo policial presente no local.
A visita tinha por objectivo «respirar o novo clima anunciado pelo regime marroquino estes últimos meses e constatar in loco a evolução do plano de paz ». Segundo um jornalista que acompanhava a delegação, foram os militares marroquinos que forçaram as autoridades civis a impedir a entrada da delegação.
A imprensa marroquina qualificou a visita de «hóstil» e de «provocação grosseira», o governo declarou que a delegação, «cujas intenções inamistosas face a Marrocos são bem conhecidas e cujos intuitos estão longe de ser imparciais, foi enviada a Laâyoune com o objectivo evidente de indispor as autoridades marroquinas e a ONU.»
O vice-presidente do governo das Canárias qualificou de «pouco inteligente» a decisão marroquina. Carmelo Ramírez precisou que esta viagem era apenas a primeira de uma séria de 15, que irão realizar personalidades políticas espanholas de diversas comunidades para « tornar visível o bloqueio a que o território está sujeito por parte do ocupante, Marrocos.» O ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros, Piqué, pediu a todas as pessoas que desejem visitar a ex-colónia espanhola que cumpram «todas as formalidades necessárias». (Quais?, NDLR)
Em declaração publicada a 4 de Junho no diário "Al Ittihad Al Ichtiraki", o ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros afirmou-se surpreendido com a visita, negando categoricamente estar ao corrente que ela se iria realizar, desmentindo que o Ministério dos Negócios Estrangeiros tenha autorizado elementos conhecidos pela sua inimizade em relação a Marrocos a visitar "as províncias do Sul". O eurodeputado canário Isidoro Sánchez, denunciou a 5 de Junho à União Europeia a expulsão da delegação espanhola. (Imprensa espanhola, comunicado MinInfo RASD,
Francês)

REFERENDUM

31.05.-01.06.02
Congresso jurídico
A Associação Internacional dos Juristas pelo Sahara Ocidental organizou, em colaboração com o colégio de advogados de Barcelona, um Congresso jurídico sobre o Sahara Ocidental. Os debates centraram-se sobre (1) a actual situação no Sahara Ocidental, as últimas propostas das Nações Unidas, o Plano de Paz e o Direito Internacional (2) a protecção, pelas instituições internacionais, dos recursos naturais do Sahara Ocidental contra a exploração (3) a situação da população saharaui nos territórios ocupados e as violações dos direitos do homem. O primeiro tema foi apresentado pelo jurista Felipe Briones Vives e pelo coordenador saharaui junto da MINURSO, Mhamed Khadad ; O segundo coube a Anna Badia, professora de direito internacional na Universidade de Barcelona e Mohamed Fadel Mhamed, conselheiro jurídico na Presidência da RASD ; o terceiro foi apresentado por Abdeslam Omar Lehsen, presidente da AFAPREDESA e Juan Soroeta, professor de direito internacional na Universidade do País Basco.

03.06.02
A secção holandesa da Associação internacional dos juristas pelo Sahara Ocidental, IAJUWS, dirigiu uma carta aos primeiro-ministros holandês e espanhol, Wim Kok e Jose María Aznar, respectivamente. (
English)

06.06.02
ONU: Comité dos 24
O Comité especial encarregado de estudar a situação no que respeita à aplicação da Declaração sobre a independência aos países e povos coloniais analisou as questões dos territórios não-autónomos de Gibraltar e do Sahara Ocidental. Após ter ouvido os peticionários dos dois territórios e procedido a uma troca de pontos de vista, o Comité especial reenviou o exame da questão à Quarta Comissão da Assembleia Geral na sua 57.ª sessão.
Entre as quatro opções que o secretário-geral apresentou ao Conselho de Segurança em Fevereiro passado, as três últimas representam pura e simplesmente o abandono do Plano de Resolução, afirmou em declaração Ahmed Boukhari, representante saharaui junto da ONU. Qualificou estas opções como inquietantes, na medida em que legitimam a obstrução de Marrocos ao Plano de Resolução, que constitui a única solução aceite entre as duas partes. Se a ONU não faz prova de audácia face à obstrução de Marrocos, então o melhor é que se retire do território para que não sirva de cúmplice à potência ocupante marroquina, acrescentou.(Intervenção em
español)
O representante de Antigua-e-Barbuda exprimiu a sua inquietação relativamente à disposição (do acordo-quadro) que permite a participação no referendo a todos aqueles que tenham residido pelo menos doze meses no Sahara Ocidental. Quem poderia impedir uma potência ocupante de enviar uma massa de cidadãos para essa região, perguntou? (ONU notícias)

MARROCOS

O mensário económico marroquino "Economie et Entreprises", revela a fisionomia do património real, que estima em pelo menos 583 milhões de euros (117 milhões de contos). Principais elementos do património real: Omnium nord-africain (ONA, minas, agro-indústria, comunicações, seguros, distribuição. "Ergis" é o accionista de referência com 13% do capital ao lado de multinacionais como a AXA, Coca Cola, Auchan), Sevam (embalagem e engarrafamento), terrenos agrícolas reais (150 milhões de dólares de facturação, dos quais dois terços se destinam a exportação, nomeadamente legumes e vegetais), Primarios (móveis), Compagnie chérifienne des textiles (CCT, texteis). ((AP 05.06.02, citado por Africatime - El Pais 07.06.02)

ARGÉLIA

05.06.02
Mahrez Lamari, presidente do comité nacional argelino de solidariedade com o povo saharaui (CNASPS), recebeu uma delegação do comité dos Argelinos na Europa solidários com o povo saharaui (CAESPS). Em comunicado distribuído à imprensa, o CNAPS sublinha terem sido decididas acções e inicativas comuns "a fim de exigir o respeito" pelo direito à autodeterminação do povo saharaui e a aplicação do Plano de Resolução e dos acordos de Houston com vista à realização do referendo de autodeterminação "com todas as garantias". (SPS)

ESPANHA

05.06.02
O governo basco anuncia a visita, de 30 de Junho a 6 de Julho, do chefe do governo autónomo, o lehendakari Juan José Ibarretxe, aos campos de refugiados saharauis a zonas libertadas da RASD. Trata-se da primeira visita de um presidente de uma região autónoma do Estado espanhol.

12-30.06.02
Plebiscito
Vai realizar-se nas Canárias uma consulta que permitirá à população pronunciar-se sobre a oportunidade de um referendo no Sahara Ocidental. A Associação canária de solidariedade com o povo saharaui vai colocar 200 locais de voto à disposição da população em todas as ilhas Canárias. A fim de evitar a dupla votação, a lista de votantes será actualizada diariamente com base no bilhete de identidade.

DIREITOS HUMANOS

15-28.05.02
Prisioneiros de guerra
Uma equipa de cinco delegados do Comité Internacional da Cruz Vermelha, entre os quais um médico, um cirurgião oftalmológico e um dentista especialista em próteses, visitou os prisioneiros marroquinos detidos pela Frente Polisario. Os delegados abordaram longamente com os representantes da Frente Polisario a questão dos seus combatentes desaparecidos durante o conflito do Sahara Ocidental. (Comunicado CICV)

08.06.02
Sanção
Moumen Mohamed Mahmoud perdeu o seu emprego na "Promotion nationale" em Smara. Moumen Mohamed Mahmoud é um activista dos direitos humanos, membro do Comité das famílias dos desaparecidos saharauis que, em Abril passado, assistiu à 58.ª sessão da Comissão dos Direitos do Homem, em Genebra. Já no seguimento das audições da delegação ad hoc do Parlamento Europeu realizadas em Fevereiro, em El Ayoun, o presidente da secção Sahara do Fórum Verdade e Justiça, Moutik Elhoussine e Noumria Brahim, membro da secção, tinham sido despedidos. (semana
08/02)

AJUDA HUMANITÁRIA

31.05.02
O ministro saharaui da Cooperação e o governo Autónomo da Cantábria firmaram um acordo de cooperação que prevê que esta comunidade autónoma contribua com 90'000 euros na ajuda ao povo saharaui, dos quais 12'000 à Associação local de apoio ao povo saharaui, e o resto para projectos na wilaya de El Ayoun. Uma comissão mista analisará os diversos projectos e estabelecerá as prioridades. A Cantábria contribuiu desde 1997 com mais de um milhão de euros em projectos nesta wilaya, entre os quais se conta a construção de uma escola e o abastecimento em água potável.

02.06.02
O município de Elche decidiu contribuir com 55'000 euros para projectos de cooperação nos campos de refugiados saharauis.

04.06.02
Austrália
Parlamentares australianos, juristas, defensores dos direitos humanos e dirigentes sindicais participaram numa recepção organizada pela Amnistia Internacional a favor do povo saharaui que decorreu no Parlamento, em Sydney.

EM BREVE

Encontro inédito entre a Juventude dos Democratas Marroquinos no Estrangeiro e a União da Juventude de Saguia el Hamra e Rio de Oro, com a participação de organizações de Marrocos e do estrangeiro.
Sábado 15 de Junho de 2002, das 13h30 às 17h00, Universidade de Paris-Sorbonne Anfiteatro TURGOT,
12 place Panthéon ,75005 PARIS, Métro : Cluny La Sorbonne, linha 10. Entrada livre.

Exposição de fotografias de Jose Luis Irigoien sobre os acampamentos de refugiados de Tinduf
Bilbao: hasta el 30 de Junio en El espacio de los Mundos de Bilbao, C/Simon Bolivar 17.
Gasteiz: durante el mes de Julio al espacio de los Mundos de Gasteiz

Documentary
Charles Calhoun and Nancy O‚Donnell, owners of Casablanca Productions, located in La Jolla, USA, traveled to Tindouf, Algeria, to make a documentary in the Sahrawi refugees camps to witness Saharawi refugee living conditions firsthand.

Película
El director Pedro Pérez Rosado comenzará en septiembre el rodaje en los territorios liberados saharauis de su nueva película, "Sahara, cuentos de una guerra", un film que denuncia la invasión de Marruecos y Mauritania y que estará protagonizada por el actor argentino Gaston Pauls. (Estrella digital, 05.06.02)

INTERNET

OPINION

>> Les méthodes du gouvernement Sharon inspirent-elles les autorités marocaines dans leur politique d'occupation du Sahara Occidental ? , Pierre Galand

>> The new Morocco looks suspiciously like the old one, Khatry Beirouk

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

English

Castellano

Nuevo libro

 

Algunas de las numerosas publicaciones sobre la visita de una delegación en El Aaiun y reacciones:

Deutsch

Italiano.


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]