SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

original:frances

SEMANA 20

12.-18.05.2002

TERRITÓRIOS OCUPADOS
REFERENDO
MARROCOS
AJUDA HUMANITÁRIA
SOLIDARIEDADE
EM BREVE
INTERNET
NOVAS PUBLICAÇÕES

TERRITÓRIOS OCUPADOS

10.05.02
60 operários marroquinos de Agadir foram contratados em Abril para trabalhar na exploração de fosfatos de Phos Boucraa, enquanto as autoridades marroquinas de ocupação encorajam os saharauis a emigrar para os Emiratos Árabes Unidos para trabalharem como empregados de café ou carregadores de bagagens... (corr.)

10.05.02
Os alunos do liceu Hassan II de El Ayoun resolveram rebaptizar a sua escola dando-lhe o nome de Mohamed Fadel Ismail, representante da Frente Polisario recentemente falecido em Londres. Entretanto, continuam a chegar muitas mensagens à página de condolências.

17.05.02
Segundo um jornal marroquino, «As forças de Segurança de Laayoune detiveram a 10.05., 70 veículos que transportavam fiéis que pretendiam rezar a prece do Ausente [em memória de Fadel Ismaïl, ver
semana 19], tendo crianças apedrejado o pacha. (...) Três membros da organização Verdade e Justiça foram detidos por "incitamento à oração".»

Segundo as nossas fontes, H'mad Hammad, Ismaili Brahim e Baâmar El Hafed Moundi foram interrogados e torturaos pela polícia judiciária durante várias horas antes de serem libertados já durante a noite, sem que tivessem podido recuperar as suas viaturas.

REFERENDO

Suécia
Dezassete parlamentares suecos e europeus de seis diferentes partidos políticos escreveram no final do mês de Abril uma carta aos governos europeus pedindo-lhes um mais activo empenhamento em favor do direito à autodeterminação do povo saharaui, pondo igualmente fim à exploração dos recursos naturais do Sahara Ocidental enquanto a população não tiver decidido sobre o seu destino.

A 6 de Maio a ONG Afrikagrupperna (Africa Groups of Sweden) dirigiu uma carta aos membros do Conselho de Segurança e aos embaixadores dos cinco países membros permanentes acreditados na Suécia, solicitando-lhes que recusem qualquer solução que não respeite o direito à autodeterminação do povo saharaui.

14.05.02
MINURSO
O projecto de orçamento da MINURSO para o exercício de 1 de Julho de 2002 a 30 de Junho de 2003 eleva-se a um montante bruto de 41.529.500 de dólares, o que representa uma redução de 15% face ao anterior orçamento.

MARROCOS

15.05.02
Direitos Humanos
A Associação marroquina dos direitos humanos estima que existem ainda "pelo menos 45 presos políticos" em Marrocos , na sua maioria militantes islamitas ou próximos das posições da Frente Polisario. "Os avanços registados, nomeadamente em matéria de liberdade de expressão, após o início dos anos 90, continuam relativos, frágeis e limitados", afirmou o seu presidente durante a apresentação do relatório da organização aos órgãos da Comunicação Social marroquinos. A AMDH é de opinião que "Marrocos continua longe de conseguir a construção de um Estado de direito". O "sistema político marroquino continua a caracterizar-se pelo espezinhamento da soberania popular" declarou M. Abdelhamid, que acrescentou: "os mais importante poderes do Estado continuam concentrados nas mãos da instância monárquica ".

17.05.02
O presidente do Congresso mundial amazigh exigiu que a Constituição marroquina reconheça os direitos dos Imazighen e a autonomia das zonas onde a maioria da população fala esta língua. Argumentou que se o governo decidiu oferecer uma autonomia ao Sahara Ocidental, deve igualmente conceder os mesmos direitos aos Imazighen.

AJUDA HUMANITÁRIA

17.05.02
O Conselho de Administração do PAM (Programa Alimentar Mundial) decidiu por unanimidade conceder uma assistência alimentar aos 155.430 refugiados saharauis avaliada em 30 milhões de dólares. Esta ajuda humanitária, denominada pelos peritos do PAM por intervenção prolongada de socorro e assistência (LPSR), será aplicada durante o período 2002-2004 e inscreve-se na sequência de uma operação análoga que decorreu no período 2000-2002. Beneficia de uma dotação orçamental de 2 milhões de dólares. (APS) (ver semana
16/2002 )

SOLIDARIEDADE

O deputado Jeremy Corbyn apresentou uma Early Day Motion ao Parlamento britânico onde são expressos os votos de pesar dos membros da Câmara pela morte do representante da Polisario no Reino Unido, a solidariedade para com a família e se afirma a esperança de que o povo do Sahara Ocidental possa concretizar a sua autodeterminação. A moção já foi subscrita por 17 parlamentares.

18.05.02, Lorca, Andaluzia: Inauguração de uma praça dedicada ao povo saharaui.

Entre 30 de Abril e 6 de Maio, uma produtora francesa realizou para a cadeia de televisão France 3 um documentário sobre o sector de pesca artesanal na região de Dakhla. O documentário de 26 minutos será difundido no canal France 3, no quadro da emissão Thalassa.

21.05.02, 20 h., presentación del libro Relatos del Sáhara - La literatura española del desierto, Intervendran en el acto Ramón Mayrata, Escritor y autor de la selección y del prólogo, Javier Ruiz, Escritor y arqueólogo, José María Parreño, Escritor y Director de la colección, Delfin Seral Aranda, Director de Clan Editorial. El Ateneo de Madrid, Calle Prado 21, 28014 Madrid.

25.05.02: La Asociación de Amigos del Pueblo Saharaui de Alcobendas y S.S. de los Reyes, os invita a participar en la conferencia y posterior debate que tendrá lugar el dia 25 de Mayo a las 19:30, en el centro cívico Pablo Iglesias de Alcobendas. Contará con la presencia de Ahmed Mulay, representante del Frente Polisario en la Comunidad de Madrid. El acto está convocado por la Coordinadora de Asociaciones de Amigos del Pueblo Saharaui. A las 21:30 se celebrará una cena de hermandad en el restaurante JUMAR II c/ Severo Ochoa nº31, Alcobendas,precio por cubierto 20 euros. Se ruega a los asistentes a la cena se pongan en contacto con Cristina, telef.: 91 650 41 06; o con Julio telef: 696 74 47 94, lo antes posible, pues hay que reservar.

INTERNET

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

English

Castellano


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]