SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

original:frances

SEMANA 06

03.-09.02.2002

Os títulos

- Rússia-Marrocos, acordo de pesca
- Geminação Le Mans-Haouza
- Quarta via?
- Frente Polisario: conferência de comissários políticos
- Forum norueguês das ONG de defesa dos direitos humanos
- Frente Polisario: pedido de anulação dos contratos petrolíferos
- Etiópia: acreditado embaixador da RASD

31.01.02
Rússia-Marrocos, acordo de pesca
Rússia e Marrocos vão assinar em breve um protocolo de acordo de cooperação técnica em matéria de pesca, segundo refere o diário económico «Kommersant». O acordo de pesca de 1999, que ligava os dois países, não foi prorrogado por Marrocos, que argumentou com a quebra dos recursos haliêuticos na zua zona económica exclusiva.

01.- 02.02.02
Le Mans - Haouza 1982-2002: 20 anos de fidelidade e de trocas humanas e culturais
Uma delegação saharaui de Haouza, dirigida por Abdelkader Taleb Omar, membro do secretariado nacional da FP e governador de Smara, foi convidada a visitar Mans na celebração do vigésimo aniversário da geminação entre as duas comunidades. Khadija Hamdi, deputada e responsável da União Nacional das Mulheres Saharauis, foi convidada de honra.
Durante uma cerimónia nos Paços do Concelho, os eleitos e a população das duas cidades renovaram o seu contrato de geminação e os seus compromissos recíprocos. No dia seguinte foi aberta à circulação uma avenida Haouza e plantada uma árvore de liberdade e da fraternidade, na presença de muitas habitantes da cidade francesa e representantes da comunidade saharaui em França. No final da tarde teve lugar no Palácio dos Congressos da cidade de Mans uma conferência-debate sob o título: "Sahara Ocidental: direito traído".
Para assinalar a efeméride, decorre até 19 de Março a exposição "A aventura da geminação e da solidariedade na Sarthe", da autoria do designer-gráfico Matthieu Liégeois. No dia final da exposição terá lugar um grande concerto de música saharaui e magrebina.

03.02.01
Quarta via ?
Segundo o diário espanhol El Periodico, as Nações Unidas terão desistido da sua proposta de autonomia para o Sahara Ocidental em favor de uma quarta via: a da partição do território. A parte sul tornar-se-ia independente com Dakhla como capital, enquanto que Marrocos guardaria a parte norte do território...
La Razón refere, por turno, uma outra via, o da administração do território pela ONU, como sugeria a Argélia na sua resposta ao secretário-geral da ONU (relatório S/2002/41).
Antonio Baquero, em artigo publicado na edição do El Periodico de 7 de Fevereiro, afirma que são os interesses estratégicos dos EUA e o petróleo que estão na origem desta «quarta via». A criação de um Estado saharaui permitiria à Argélia transportar o seu petróleo até ao Oceano Atlântico. Por outro lado, a exploração das enormes reservas petrolíferas da região necessita a estabilidade do Magrebe, daí que os EUA procurem impor uma solução para o conflito saharaui.

04-05.02.02
Frente Polisario
Realizou-se na wilaya de Dakhla a terceira conferência nacional de comissários políticos da Frente Polisario, sob a presidência do responsável da central de orientação política, Khatri Addouh. Mais de 500 quadros da organização «analisaram a actual situação, as suas exigências e perspectivas», assim como «a situação política e organizacional da Frente Polisario à luz do programa de acção nacional aprovado no 10.º Congresso nacional.» (SPS)

05.02.02
Noruega
Em vésperas da Noruega assumir a presidência do Conselho de Segurança no próximo mês de Março, o Fórum norueguês de ONG de defesa dos direitos humanos, que agrupa 14 organizações, dirigiu-se ao ministro norueguês dos Negócios Estrangeiros. O Fórum considera que o Sahara Ocidental deveria figurar entre as prioridades do CS. Denuncia a recusa de Marrocos em honrar os seus compromissos internacionais e a falta de firmeza do secretário-geral face a Marrocos. O Fórum solicita ao Conselho de Segurança que defenda a legalidade internacional e reafirme o direito à autodeterminação do povo saharaui, considerando que só o referendo pode conduzir a uma paz duradoura no Magrebe; pede também que o CS examine os meios e as vias que obriguem Marrocos a respeitar esta princípio. Para este grupo de ONG norueguesas, o Conselho deveria igualmente mobilizar os recursos humanos e materiais necessários à realização do referendo. Por fim, lamentam a falta de iniciativa do governo norueguês em favor do direito do povo saharaui à autodeterminação.

07.02.02
Anulação dos contratos petrolíferos
No seguimento da divulgação do Parecer jurídico do Departamento de Assuntos Jurídicos da ONU, a Frente Polisario solicita ao Conselho de Segurança a anulação dos contratos petrolíferos firmados por Marrocos com companhias estrangeiras. O representante da FP junto da ONU, em carta ao presidente do CS, afirma que os acordos por Marrocos são ilegais, dado que esta país não é potência administrante do Sahara Ocidental nem goza de nenhum direito para oferecer a terceiros as riquezas naturais do território.

07.02.02
Etiópia-RASD
Sadafa Bahia apresentou as suas cartas credenciais ao Presidente da República Federal Democrática da Etiópia, que o acreditam como embaixador extraordinário e plenipotenciário RASD junto do país. Na ocasião, Sadafa Bahia expôs ao presidente etíope os últimos desenvolvimentos do conflito e agradeceu ao governo da Etiópia o seu constante apoio político ao combate do povo saharaui na sua luta pela autodeterminação e independência. O presidente etíope reafirmou o apoio incondicional do seus país ao povo saharaui e reiterou a defesa da Etiópia ao plano de paz que preconiza a realização do referendo.

EM BREVE

09.02.02, Estepa, España: El GEAS (Grupo de Estepeños Amigos del Pueblo Saharaui) les invita a asistir a la 6ª Recogida de alimentos (Caravana por la Paz 2002) para enviar a los campamentos saharauis de Tinduf (Argelia) que se efectuará por las calles de Estepa, gracias al apoyo de diferentes colectivos y voluntarios. Fecha: 15:30 horas, lugar: avenida del Porvenir.Más información: http://www.spr.net/saharaui, e-mail: geas@spr.net

16.02.02, Amiens, France: séminaire «Maroc : La disparition forcée en question». Renseignements et inscription: APADM, Association de Parents et Amis de Disparus au Maroc, B.P. 1626, 80016 Amiens (France). Tél./Fax: 01.64.21.77.50, Tél.: 06.10.62.29.39, e-mail: Apadm2001@wanadoo.fr

16.02.02, Ancona, Italia: Assemblea ordinaria dell'Associazione Nazionale di Solidarietà e sostegno al Popolo Saharawi (che raccoglie tutto il movimento italiano che si occupa di Saharawi), presso la sala del Consiglio Comunale di Ancona in piazza XXIV Maggio, dalle ore 10.00 alle ore 18.00. Ansps: c/o Lega per i diritti dei popoli, via Dogana Vecchia 5, 00186 Roma, tel/fax: + 39 066.864.640, e-mail:lidlip@mclink.it

23.02.02, Granada, España: Gala benéfica para el pueblo saharaui, Pabellón municipal de Deportes de Granada, a partir de las nueve y media de la noche, con la participación de: Hevia, Cristina del Valle, Los Centellas, Chalay, Eva y Manuel, El Arrebato, Maria Gracia, Sombra y Luz, De Ojana Na. Los beneficios irán destinados a los campos de refugiados del pueblo saharaui (Organisación: Asociación Granadina de Amigos de la RASD en colaboración con el Ayuntamiento y la Diputación de Granada), Teléfono 958-405806, fax 958-405686, Avda de Jaén 14, Apdo. de Correos 37, 18210 Peligros &endash; Granada, e-mail: saharagr@arrakis.es, Web: http://www.arrakis.es/~saharagr Infos: Sr. Fernando Puñal 616.69.79.67

28.02.02, Madrid: La exposición de las imágenes en blanco/negro y color que conforman el libro «Mañana en el Sáhara» será presentada en la PhotoGalería de La Fabrica en Madrid. (Mañana en el Sáhara, Editorial Mortirolo, S.L.Colección Claroscuro, Fotografías Holok / Juanma Gil Señorón, Simoes, Textos Juan Andrés Gómez de Agüero, Versión inglesa Robert Strange). mailto:mortirolo@mortirolo.com / http://www.mortirolo.com

Vuelo charter

Con ocasión del próximo congreso de la Unión Nacional de Mujeres Saharauis, la delegación del Frente Polisario en el País Vasco organiza un vuelo Chárter entre el 27 de marzo y el 1 de abril. Una amplia delegación del País Vasco, encabezada por Emakunde (Instituto Vasco de la Mujer) participará en este vuelo con salida desde el aeropuerto de Bilbao (Loiu) en el que tendrán preferencia las mujeres pertenecientes a orgnizaciones que quieran asistir al congreso de la UNMS. Contacto: mailto:tlpgahij@vc.ehu.es

Vuelo charter

"Aragón con el Sáhara": Queremos informar de la organización de un viaje a los campamentos de refugiados en Tinduf, del 27 al 31 de marzo. Um Draiga, C/ Río Cinca, 23, 50003 Zaragoza.

Información: Teléfonos: 609365038 Rafa, 676319199 Merche, 976284204 Sede, por las tardes. e-mail: umdraiga@umdraiga.com

INTERNET

- Legal opinion of the UN Office of Legal Affairs on the legality of the oil-contracts signed by Morocco, Hans Corell, Under-Secretary-General for Legal Affairs, 29.01.02.

- Morocco must stop plundering the natural resources of Western Sahara. Press release from Western Sahara (POLISARIO) Mission for UK & Ireland, 02.02.02. Traducción en castellano

- UN says Morocco breaching International Law in Western Sahara, Press release of Western Sahara Alliance and Australian Western Sahara Association, 06.02.02.

- OPINION: La "Tercera Vía" ante el derecho constitucional marroquí: una autonomía imposible, Carlos Ruiz Miguel, 05.02.02.

- El primer Estado del Sahara Occidental, Mohamed-Fadel uld Ismail uld Es-Sweyih, Traducción por Nathanaël Raballand y Carmen Astiaso de «La République sahraouie», Ed. L'Harmattan, 2001. Puede descargarse en formato PDF

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

français

english

castellano


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]