SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

original:frances

SEMANA 40

30.09.-06.10. 2001

 

28-30.09.01
Florença-Pisa: 1.ª conferência europeia das cidades geminadas e/ou solidárias com o povo saharaui
A conferência, que reuniu 250 delegados europeus e cerca de três dezenas de representantes saharauis, visou promover novas formas de solidariedade e reforçar os laços de amizade e de união estabelecidos entre as comunidades, as províncias e as regiões da Europa com os acampamentos saharauis. A conferência abriu com um cortejo que atravessou algumas ruas de Florença, com representantes de várias regiões italianas envergando os fatos tradicionais e empunhando bandeiras e as cores das respectivas cidades. Foi no Palazzo Vecchio que teve lugar a cerimónia de abertura, na presença do presidente da câmara de Florença e a assinatura de uma carta de solidariedade com o povo saharaui. Os participantes seguiram depois para Pisa onde se reuniram em diversos grupos de trabalho. A declaração final (
francês) enfatiza o direito do povo saharaui à autodeterminação e rejeita todas as tentativas que visam impedir que ele se possa exprimir através de um referendo livre e regular.

No decorrer da conferência viriam a concretizar-se novas geminações: a cidade de Nápoles com a wilaya de Dakhla, Capannoli (província de Pisa) com Tichla (wilaya de Aousserd) e Pecioli (província de Pisa) com J'Deiriya (wilaya de Smara), o que eleva a 256 o número total de cidades italianas geminadas com dairas e províncias saharauis. Cinco delegações saharauis encontram-se ainda em Itália, dirigidas pelo presidente do Conselho Nacional, o ministro da Cooperação e os walis de Smara, El-Ayoun e Aousserd. Elas integram igualmente vários conselheiros municipais das quatro wilayas e representantes das organizações de massas. (SPS)

01.10.01
Sahara Ocidental ocupado
O ministro do Interior marroquino, Driss Jettou, reuniu-se em El-Ayoun com eleitos e decisores locais, para «estudar os dossiers e as medidas a tomar com vista a reunir as condições de dinamização do desenvolvimento das províncias, nomeadamente no domínio da pesca, do turismo, do comércio e do artesanato.» Foi discutida a possibilidade de vir a ser criado um fundo de apoio aos investimentos. Paralelamente, o secretário de Estado da Habitação visitava também a região.

01.10.01
Reivindicações
Em Assa, fulcro da contestação saharaui no sul de Marrocos, jovens desempregados saharauis realizam uma greve de fome ilimitada desde 1 de Outurbro, protestando contra a não satisfação pelo Estado marroquino das suas reivindicações em matéria de emprego. O ano passado, uma concentração que durou 20 dias terminou com a promessa feita pelas autoridades de arranjar empregos para os desempregados.
No dia 2 de Outubro centenas de pessoas, na sua maioria estudantes e mulheres, participaram numa manifestação de solidariedade que percorreu as ruas de Assa. Pela tarde do mesmo dia, os alunos do liceu Oqba Ibn Nafâa, que se tentavam concentrar com o mesmo objectivo, foram dispersos pela polícia.
Em Setembro de 1992, a população desta cidade manifestou-se exigindo a melhoria das suas condições de vida e apoiando o plano de paz das Nações Unidas para o território do Sahara Ocidental. As forças policiais recorreram ao uso de armas de fogo para esmagar o protesto. Em Janeiro do ano seguinte, 24 jovens Saharauis foram condenados a 12 meses de prisão efectiva.

02.10.01
OUA
No termo do seu mandato como embaixador da RASD na Etiópia e representante permanente do Estado saharaui junto da OUA, Fadel Ismail foi recebido pelo secretário-geral da organização panafricana, Amara Essy, que lhe atribuiu a medalha de honra da OUA e um certificado de apreciação em reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo diplomata.

03.10.01
Smara
A cidade de Smara acordou invadida por milhares de panfletos e bandeiras saharauis penduradas nos postes eléctricos. Os panfletos apelavam à mobilização contra a ocupação marroquina e à solidariedade com os presos políticos saharauis encarcerados nas prisões marroquinas. As autoridades de ocupação detiveram El Meiles Mohamed, a quem acusam de figurar entre os signatários da petição que reclama a libertação dos presos saharauis. Em El-Ayun, Laroussi Noumriya e Salka mint Mohamed ould M'Haimed foram interrogados e torturados em centros de detenção policiais pela sua participação em actos de solidariedade comemorativos do segundo aniversários dos tumultos de 1999. (SPS)

03.10.01
Espanha
De visita à Argélia, o ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol, M. Piqué, sublinhou que a posição do seu país em relação ao Sahara Ocidental não se alterou e que a Espanha continua a apoiar os esforços das Nações Unidas, do seu secretário-geral e do enviado pessoal de Kofi Annan com vista à aplicação do plano de paz aceite por Marrocos e pela Polisario. (El Watan)

04.10.01
Sahara Ocidental ocupado
A pilhagem das riquezas do Sahara Ocidental prossegue com toda a impunidade e sob a mais vil ilegalidade. Marrocos concede concessões off-shore de prospecção de recursos petrolíferos sobre toda a vasta área das costas saharauis. A ONAREP, Office national marocain de recherches et d'exploitations pétrolières, firmou um «contrato de avaliação» com a sociedade petrolífera norte-americana Kerr-McGee. Esta contrato incide sobre uma zona off-shore de 110'400 km2 situada ao norte de Bojador (Sahara Ocidental), e prevê a realização de um vasto número de estudos geológicos e geofísicos ao longo de 12 meses. Abraham Serfaty, ex-preso político marroquino e actual conselheiro junto do director da ONAREP, presente na cerimónia, declarou que era a primeira vez que um tal contrato era assinado entre uma empresa estrangeira e Marrocos tendo em vista a pesquisa de petróleo no Sahara Ocidental. A concessão para a parte sul das costas do Sahara Ocidental será firmada com a francesa TotalFinaElf em Novembro próximo, «em reconhecimento da presença francesa em Marrocos». Seis contratos de prospecção off-shore junto do Cabo Draa (Sul de Marrocos) foram já atribuídos à Kerr-McGee, Enterprise Oil (Grã-Bretanha) e Energy Africa (África do Sul). (agências)

O ministro dos Negócios Estrangeiros da RASD, Mohamed Salem Ould Salek, «denunciou com vigor» o contrato, qualificando-o de «transacção irregular e danosa». Em declarações à agência SPS, aquele dirigente lembra que «a soberania do Sahara Ocidental não pertence a Marrocos». Para o chefe da diplomacia saharaui, a sociedade Kerr-McGee «viola» o plano de paz das Nações Unidas. «Marrocos não cessa de procurar parceiros na sua aventura colonial no Sahara Ocidental», acrescentou. Iniciativas junto do Conselho de Segurança e da comunidade internacional estão em curso, para evitar que esta política «não sabote tantos esforços e energias desenvolvidos pela comunidade internacional ao longo de um decénio». (SPS)

Campanha Internacional pela libertação de Mohamed Daddach e de todos os presos políticos saharauis condenados por Marrocos
A recolha de assinaturas prossegue.
É possível firmar o APELO on-line (em
francês, italiano, espanhol e inglês) ou imprimir formulários para a recolha de assinaturas ( em francês, italiano, espanhol e inglês ) Campanha Internacional pela libertação de Mohamed Daddach e de todos os presos políticos saharauis condenados por Marrocos

SOLIDARIEDADE

Itália: 600 crianças saharauis foram acolhidas nos meses de Julho e Agosto por comunidades, ONG's, associações de apoio e famílias em várias regiões da Itália. Durante a sua estadia grupos de crianças saharauis foram recebidas pelo Sumo Pontífice, pelo presidente da Região da Campania, Antonio Bassolino, pelo presidentes das câmaras de Nápoles e de Roma, Rosa Russo Jervolino e Walter Veltroni, respectivamente, por autoridades regionais e por inúmeros autarcas e dirigentes provinciais. As crianças participaram em várias manifestações de carácter político e cultural. Algumas receberam tratamento e cuidados médicos durante a sua estadia. Foi também festejado o nascimento de dois novos pequenos cidadãos saharauis, cujas mães se encontravam em Itália como monitoras.

EM BREVE

A 4.ª Comissão da ONU reune-se a partir do dia 8 de Outubro e analisará a questão do Sahara Ocidental, provavelmente entre os dias 9 e 11 de Outubro.

A publicação da 4.ª edição do «Shamrock», corrida de velocidade para camiões, automóveis e motos, que se irá realizar de 2 a 11 de Novembro de 2001 em El Ayoun, no Sahara Ocidental ocupado, faz prever que esta cidade seja integrada em Marrocos no mapa incluído na edição, que também não fará constar a fronteira entre Marrocos e o Sahara Ocidental... Protestos para: mailto:aio@net4x4.org

INTERNET

Landmine Monitor Report 2001 :

Pela 7.ª vez consecutive, a Handicap International organisa no dia 6 de Outubro em várias cidades europeias manifestações de protesto contra a utilização de minas anti-pessoal. Os manifestantes são convidados a depositar um sapato para que seja construída uma enorme pirâmide. É também possível depositar um sapato numa pirâmide virtual através do site <http://handicap-international.ivolution.fr/formulaire.lasso>

Página WEB da Asociación de Villena con el Pueblo Saharaui Desierto La Hamada: <http://www.arrakis.es/~angelgm>

 

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

français

english

castellano

Noticias de prensa, Recopilación semanal de todos los articulos de la prensa de España. http://www.nodo50.org/labarored/interpueblos/actividad/sahara_occidental/noticias/


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]