SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

original:frances

SEMANA 36

02.-08.09. 2001

Campanha Internacional pela libertação de Mohamed Daddach e de todos os presos políticos saharauis condenados por Marrocos

30.08.01 Em comunicado divulgado pela AFAPREDESA (Associação dos Familiares dos Presos e Desaparecidos Saharauis) e pela Liga espenhols Pro direitos humanos os presos saharauis de Marraqueche apoiam a campanha lançada por Daddach de greves da fome temporárias em protesto contra as suas condições de detenção e pela exigência da sua libertação imediata. (AFAPREDESA, LPDDH)

30.08.01 Em Smara os familiares dos desaparecidos saharauis criam um comité encarregado de fazer luz sobre o destino dos seus parentes.

01.09.01 O Bureau Europeu para o Respeito pelos Direitos do Homem no Sahara Ocidental, BERDHSO, lança um apelo e recolha de assinaturas pela libertação de Mohamed Daddach e de todos os presos saharauis condenados por tribunais marroquinos. A organização publica uma lista não exaustiva de 25 presos políticos saharauis detidos em Marrocos. É o início de uma campanha prevista para durar três meses.

É possível subscrever o apelo on-line (em francês, inglês , espanhol o em italiano) ou imprimir formulários para a recolha de assinaturas.

06.09.01 A AFAPREDESA anuncia que mais quarto presos políticos saharauis aderem ao movimento de protesto. Trata-se de: Jamaa Mohamed Yahdih El Houssein, Kazhaz Mohamed Fadel EL Houssein, Biridlil Lahcen El Houssein, Bouknou Abdellahi Jamaa Abderrahma (condenados a dois anos de prisão).

Até ao momento, são 13 o número de presos que se juntaram à acção de protesto de Mohamed Daddach.

01.09.01
América Central

Salem Lebsir, presidente do parlamento saharaui, e Salama Hanan, embaixador da RASD no Panama, foram convidados pelo Parlamento da América Central, PARLACEN, que integra deputados da Guatemala, Panama, Salvador, Honduras, Nicarágua e República Dominicana. Salem Lebsir discursou perante a assembleia, que votou uma resolução de apoio ao direito do povo saharaui à autodeterminação e à independência.

04.09.01
Marrocos
Numa entrevista em 4 partes concedida por Mohamed VI ao diário conservador francês «Le Figaro», o monarca marroquino aborda a questão do Sahara Ocidental. Aplicando aquilo que se poderia chamar de método de auto-sugestão, afirma: «resolvi a questão do Sahara que há 25 anos nos envenenava.»
A reacção saharaui não se fez esperar. Mohamed Abdelaziz refere em comunicado (
francês <http://www.arso.org/abdel.050901.htm> que estes propósitos são «de natureza provocatória e belicista», visando «desvirtuar a última resolução do Conselho de Segurança com alegações sem fundamento.» (Le Figaro)

05.09.01
Parlamento Europeu
O intergrupo do Parlamento Europeu «Paz para o Povo Saharaui» reuniu-se em Estrasburgo. As conversações de Pinedale e a rejeição pela Frente Polisario do «acordo-quadro» de James Baker foram amplamente analisados, bem como as declarações de Mohamed VI ao «Le Figaro». A situação dos direitos do homem nos territórios ocupados, assim como a corrupção no sector da pesca em Marrocos, onde estão implicados vários generais marroquinos, foram igualmente abordados.

AVISO a todos os estudantes saharauis
Assunto: União Nacional dos estudantes Saharauis - UNES
Quando do seu 5.º congresso, a UJSARIO, União da Juventude Saharaui, encarregou uma comissão de preparar a criação de uma organização estudantil saharaui. Esta comissão apela agora a todos os estudantes no estrangeiro a porem-se em contacto com a UJSARIO através dos seguintes e-mail: comissão preparatória:
lualus@maktoob.com; relações internacionais:ujsario_spain@yahoo.es; secretariado geral: ujsario@mixmail.com.

SOLIDARIEDADE

01.09.01, Mérida, Estremadura, Espanha: cerca de 2000 pessoas desfilaram nas ruas da cidade durante a segunda Marcha pela Paz. Membros de 82 associações de apoio ao povo saharaui, acompanhados por representantes políticos e muitos simpatizantes, quiseram assim manifestar o seu apoio ao direito à autodeterminação do povo saharaui. 857 crianças saharauis passaram este ano as suas férias de Verão na região.

05.09.01, Milão, Itália: o comité milanês de apoio ao povo saharaui participa na festa do jornal Unità, onde recolhe assinaturas a favor da libertação de M. Daddach e de todos os presos políticos saharauis.(sahara-mi@virgilio.it)

06.09.01, Sevila, Andaluzia: Cerca de 2500 crianças saharauis passaram dois meses de férias nesta comunidade. Um pequeno grupo delas foi recebida pelo presidente andaluz Manuel Chaves González. (Asociacion de Amigos del Pueblo Saharaui, aapss@wanadoo.es)

EM BREVE

 

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

français

english

castellano

italiano

Deutsch


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]