SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS
original:frances

SEMANA 16

15.-21.04. 2001

 

03.04.01
União Europeia
A Frente Polisario solicitou à União Europeia que enviasse uma missão de inquérito ao Sahara Ocidental, como o faz no caso de muitos outros conflitos.
(SPS)

11.04.01
Zonas Ocupadas
Um tenente da aviação marroquina teria morrido na sequência da explosão do seu Mirage F5, quando de um voo de ensaio na zona de Smara (Sahara Ocidental). Esta tipo de aparelhos terão sido recentemente submetidos a uma revisão geral por parte de especialistas franceses.
(corr.)

14.04.01
Argélia-Marrocos
O ministro dos Negócios Estrangeiros marroquino, Mohamed Benaïssa, e o chefe de Gabinete do rei de Marrocos, Mohamed Rochdi Cheraïbi, efectuaram uma visita relâmpago a Argel. Foram recebidos pelo Presidente Bouteflika, que era acompanhado pelo chefe de Governo e pelo ministro de Negócios Estrangeiros argelino. A reunião foi qualificada pela agência noticiosa nacional APS como muito importante, já que é raro o primeiro-ministro assistir às audiências do chefe do Estado. O motivo da reunião poderá ter sido o plano de autonomia marroquino para o Sahara Ocidental.

14.04.01
Argélia
«A Caravana da Paz» e de solidariedade com o povo saharaui iniciou a sua viagem na Argélia, que a conduzirá a 13 wilayas da parte ocidental do país. A wilaya de Naama constituiu a sua primeira etapa. Integrada por 60 Saharauis, a caravana compõe-se de um grande espectáculo cultural e uma vasta exposição de trabalhos de artesanato saharaui.
(SPS)

14.04.01
RASD
Foi constituída uma comissão encarregada da organização da eleição do Conselho Nacional (Parlamento). Os 51 deputados serão eleitos por sufrágio universal a 21 de Abril em 30 circunscrições, wilayas, instituições socio-económicas, forças armadas e representações no estrangeiro. O Conselho Nacional iniciará oficialmente os seus trabalhos nos próximos dias 28 e 29 de Abril. O seu mandato terá a duração de um ano e meio segundo o estabelece a Constituição.
(SPS)

16.04.01
Pesca
A Associação Canária de Solidariedade com o Povo Saharaui (ACSPS), no seguimento do fracasso das negociações sobre a renovação do acordo de pesca entre a União Europeia e Marrocos, lembra em comunicado que todo o qualquer acordo que vise explorar os recursos do povo saharaui sem tomar em conta a ocupação ilegal do território, constitui uma violação dos direitos históricos do povo saharaui.

18.04.01
Referendo
O secretário-geral da ONU recebeu durante 30 minutos M'hamed Khaddad, enviado especial do presidente saharaui. O relatório de Kofi Annan é esperado para o início da próxima semana e o Conselho de Segurança irá deliberar a 26 de Abril sobre a renovação do mandato da MINURSO que expira a 30 de Abril.

18.04.01
Referendo
Pela primeira vez um deputado marroquino permitiu-se no Parlamento questionar o governo sobre a gestão do dossier do Sahara, domínio reservado até agora ao monarca e ao ministro do Interior, solicitando que os cidadãos sejam informados sobre o que se trama nos corredores. Na resposta que deu ao deputado, o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, Taieb Fassi Fihri, "revelou" que «o governo se prepara para entabular um diálogo com a ONU, a pedido da ONU, com vista a encontrar uma resolução justa e global para a questão do Sahara marroquino.»

19.04.01
Reino Unido
Brian Wilson, responsável pelo departamento do Médio Oriente e África do Norte no Foreign and Commonwealth Office de Londres, respondeu ao deputado Kessler, que pediu esclarecimentos sobre a posição britânica em relação ao Sahara Ocidental (<01-f01-14.htm>semana 14). O ministério escreve que não se deram alterações recentes na política britânica em relação à questão do Sahara e que a Grã-Bretanha não reconhece a soberania sobre aquele território. É uma das questões que as Nações Unidas têm que resolver para encontrar uma solução justa, e mutuamente aceite, concluiu.

19.04.01
Comissão dos Direitos do Homem da ONU, Genebra, 57.ª sessão
Quatro ONG de defesa dos direitos humanos intervieram no ponto 17b respeitante aos defensores dos direitos humanos. Os casos de Mahmoud El Hamed e de Brahim Noumri (
semana 13) foram evocados e a mensagem da secção Sahara do Forum Vérité et Justice lida diante da Comissão. Os intervenientes declararam-se preocupados pela sorte dos dois militante mencionados, bem como por todos aqueles cujo testemunho constava no material confiscado pelas autoridades marroquinas. Os representantes das ONG solicitaram que o material seja restituído e posto à disposição da representante especial para os defensores dos direitos humanos, senhora Hina Jilani. (Intervenção)
A Comissão havia adoptado, no ano anterior, uma resolução apresentada por Marrocos sobre a protecção dos defensores dos direitos humanos...
Uma delegação saharaui foi recebida a 18 de Abril no Palácio das Nações Unidas pela senhora Hina Jilani. A delegação entregou-lhe um relatório exaustivo e pediu-lhe que interviesse junto das autoridades marroquinas para que esses dois defensores sejam protegidos e possam levar a cabo as suas actividades sem intimidação nem perseguições, que os documentos confiscados pela polícia marroquina sejam restituídos intactos e colocados à sua disposição na sua totalidade. (
Carta)

19.04.01
Direitos Humanos
O processo contra os 36 militantes, inculpados por terem participado numa manifestação no dia 9 de Dezembro de 2000, em Rabat, no seguimento de uma convocatória da Association Marocaine des Droits Humains, AMDH, acabou. A sentença será tornada pública no dia 4 de Maio. Para a AMDH, o processo revela a continuação das flagrantes violações os direitos humanos em Marrocos.

20.04.01
Argélia
340 deputados argelinos subscreveram uma carta aos secretários-gerais da ONU, da OUA e do Movimentos dos Países Não-Alinhados, em que pedem a aplicação imediata do plano de resolução das Nações Unidas para o Sahara Ocidental e a organização de um referendo de autodeterminação ao povo saharaui.
(SPS)

SOLIDARIEDADE

03.01, Dakhla, RASD: Payasos sin fronteras organiza talleres artisticos de capacitacion para las mujeres animadoras de la wilaya de Dakhla - campamentos Saharauis. Tres titiriteros (Cia. Trapalanda) se desplazaron en marzo a los campamentos saharauis, durante tres semanas, y realizaron talleres de formación de títeres, para 26 mujeres animadoras de la wilaya de Dakhla, la más alejada en el desierto, con el fin de proporcionarles herramientas educativas y de animación, que puedan utilizar en sus trabajos como herramientas de desarrollo de la imaginación y expresividad de l@s niñ@s y adolescentes saharauis. El trabajo culminó con la representación de 5 cuentos tradicionales saharauis por las mujeres animadoras, un cuento por la Cía. Trapalanda, y una representación de un títere tradicional, manejado por los pies, por un artista local llamado "el Belga". Para más información contactar con: Payasos sin Fronteras: psf@clowns.org, Web: http://www.clowns.org

20.04.01, Jijel, Algérie: Le comité de la wilaya de Jijel pour le soutien au peuple sahraoui a été installé au cours d'une assemblée générale présidée par deux membres du Comité National de Soutien au Peuple Sahraoui (CNSPS), basé à Alger. Le comité de la wilaya de Jijel, présidé par M. Ahmed Sebbat, comprend un bureau de sept membres. (SPS)

05.07.-30.08.01, Italia: 500 bambini Saharawi - di cui 40 per ricevere cure mediche &endash; saranno ospiti delle Amministrazioni locali italiane gemellate con le tendopoli e, oltre a trascorrere le vacanze, ricopriranno il ruolo di veri e propri "Picoli ambasciatori della pace", facendo conoscere la causa del loro Popolo a tutti quelli che incontreranno. Associazione di Solidarietà con il Popolo Saharawi "Ban Slout Larbi"

EM BREVE

28 Abril 2001, Paris: Colóquio dos Juristas para o Sahara Ocidental, programa definitivo

10.05.01, Estocolmo, Suécia: In consequence of the efforts from Morocco and others to run away from the peace plan and find a third way, the Swedish Western Sahara committee invites to a manifestation. This will take place in the square Kungshalmstorg in Stockholm, outside the embassy of Morocco, 10 May at 17.00. We remind of the fact that the land is colonised and occupied. We urge Morocco to give back the STOLEN LAND. That is the only alternative to the realization of the referendum. Swedish M.P:s and artists will appear.

17 e 18 de Maio de 2001, Bruxelas: Conférence: "Les femmes sahraouies: vers un nouvel avenir dans la société sahraouie". Contact: Liesbeth.Lissens@oxfamsol.be

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

English

Deutsch

Castellano


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]