SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

original:frances

SEMANA 05

28.01.-03.02. 2001

 

26.01.01
Sit-in
Dezenas de desempregados saharauis organizaram uma concentração em Rabat diante do ministério do Emprego. Os manifestantes denunciam a política de marginalização e deportação a que estão sujeitos os saharauis dos territórios ocupados e do sul de Marrocos, assim como as práticas repressivas e os tratamentos inumanos que sofrem os estudantes saharauis encarcerados em Marraqueche. (SPS)

26.01.01
Territórios ocupados
O ministro da Economia e do Turismo marroquino firmou um acordo com o presidente do Conselho de Administração do Club Méditerranée, que prevê a disponibilização por parte de Marrocos de meios e infra-estruturas que irão permitir ao Club a realização de um vasto programa de investimento e expansão. Entre os seis novos «resorts« previstos figura uma 'village nature' em Dakhla, nos territórios ocupados do Sahara Ocidental. "Trata-se de um dos primeiros operadores internacionais a instalar-se no Sahara marroquino", revelou a imprensa marroquina.

26.01.01
Preparativos militares
A imprensa canária revela que dois navios norte-americanos de aparência comercial, equipados de armas com urânio empobrecido, estacionam ao longo das duas últimas semanas ao largo das Ilhas Canárias com o assentimento e acordo da Espanha. Os navios farão parte de um dispositivo de apoio a uma força rápida de intervenção do exército norte-americano segundo o modelo aplicado no Golfo e na Jugoslávia. Esta presença poderia servir a uma intervenção tanto no Congo como no Sahara Ocidental, zonas de tensão no continente africano. (Rebelión, publ. online)

26.-28.01.01
Chile
O Partido Socialista do Chile votou uma resolução sobre o Sahara Ocidental por ocasião do seu Congresso realizado em Santiago. A resolução solicita com "insistência" que sejam levantados todos os obstáculos que entravam a aplicação do plano de resolução. (Comunicado do ministério da Informação saharaui, SPS)

28.01.01
Diplomacia
O embaixador saharaui em Angola foi recebido por Sam Nujoma, presidente da Namíbia, a quem entregou uma mensagem do presidente da RASD. A Namíbia reafirmou a sua solidariedade e suporte à RASD, bem como o seu firme apoio à honesta e integral aplicação do plano de resolução da ONU. (Comunicado do ministério da Informação saharaui, SPS)

31.01.01
Venda de armas
O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros britânico, Robin Cook, provocou surpresa e consternação ao revelar que o seu governo havia dado luz verde à venda de armas a Marrocos no montante de 3.5 milhões de libras (mais de 1,1 milhões de contos). Trata-se de peças sobressalentes para canhões estacionados ao longo do muro de defesa marroquino no Sahara Ocidental.
Uma primeira encomenda havia sido recusada em 1998 devido ao conflito do Sahara Ocidental. Como desculpa o ministro argumentou que consultadas as Nações Unidas estas não tinham colocado objecções, não estando Marrocos sujeito a sanções. O assunto suscitou inúmeras críticas e protestos. Tess Kingham, deputado trabalhista, e ONG como «War on Want» e »Western Sahara Campaign» lamentaram que a Grã-Bretanha ajude deste modo Marrocos a preparar uma nova guerra no Sahara quando há dez anos que a comunidade internacional é confrontada a encontrar uma saída pacífica para o conflito. A ONG «War on Want» estuda mesmo a possibilidade de interpor uma acção judicial contra o que considera uma violação das directivas do Foreign Office e da União Europeia em matéria de exportação de armas.

EM BREVE

09.02.01, Limoges, França, 20h30, CCSM Jean Gagnant: "25 ans de Solidarité Européenne avec le Peuple Sahraoui". Conferência de Pierre Galand, presidente da "Coordenação dos Comités de Solidariedade Europeus de Apoio ao Povo Saharaui". Organização: Comité Limousin de Solidarité avec le Peuple Sahraoui, Ligue des Droits de l'Homme e Les Amis du Monde Diplomatique.

22.02.01, Roma, Palazzo Marini, via del Pozzetto 158, 10.00 - 17.00 h, Comemoração do 25.º aniversário da RASD, organizada pela ANSPS e pelo Comitato interparlamentare Italia-Sahrawi. (info: lidlip@mclink.it).

27.02.01, Genebra, Suíça: 25.º aniversário da RASD, recepção às 19 h., Forum, Hôtel Le Grenil, 9, avenue Ste Clotilde, 1205 Genève-Jonction.

27 Fevereiro, acampamentos de refugiados: Maratona do Sahara

19 de Março a 27 de Abril, Genebra
57.ª sessão da Comissão dos direitos do Homem das Nações Unidas

 

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

english

castellano

italiano


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]