SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS
original:frances

SEMANA 03

14.-20.01. 2001

 

Nações Unidas, Conselho Económico e Social
Num relatório paralelo ao relatório governamental relativo aos direitos económicos, sociais e culturais em Marrocos, a Associação Marroquina dos Direitos do Homem, AMDH, declara: «No que diz respeito ao problema do Sahara Ocidental, evocado pelo relatório, os organismos internacionais estão melhor colocados para julgar sobre a sua evolução já que o povo marroquino não tem o direito de exprimir uma opinião contrária à posição oficial, pior ainda: assiste-se a uma repressão contínua de toda e qualquer opinião contrária à da posição oficial (a última ocorrência deu-se com a interdição dos jornais Le Journal e Assahifa)». (Outubro 2000).

10-14.01.01
Congresso da Federação Internacional dos Direitos do Homem
No discurso de abertura do congresso da FIDH, reunido em Casablanca, o presidente Patrick Baudoin declarou sobre o Marrocos: «Outras preocupações devem aqui também ser evocadas. Em primeiro lugar, a questão dos desaparecidos, na medida em que o dossier não pode ser considerado encerrado enquanto não forem inventariados e solucionados de maneira justa, com independência e transparência, o caso de todos os que desapareceram. Recordo igualmente o caso dos desaparecidos e detidos saharauis, assim como os prisioneiros marroquinos de Tindouf.
No que respeita ao Sahara Ocidental, a FIDH não pode deixar de reafirmar a defesa do processo de autodeterminação, a aplicação do princípio do direito dos povos a dispor de si próprios, o qual, justamente, Marrocos invocou o seu uso num determinado período da sua história. A FIDH convida as autoridades marroquinas a fazer prova do máximo de boa vontade e fim de permitir a realização a curto prazo do referendo previsto no quadro processo iniciado sob a égide das Nações Unidas.»

13.01.01
Rallye Paris-Dakar
A agência de imprensa mauritana, a fim de desmentir certas informações, revela que o encarregado pelas relações exteriores do rallye Paris-Dakar, Roger Kalmanovitz, declarou que o acidente relacionado com a mina, e na qual o português José Ribeiro ficou ferido, não teve lugar na Mauritânia. (
AMI)

17.01.01
Ajuda humanitária
A Comissão Europeia concedeu 9 milhões de euros de ajuda humanitária aos refugiados saharauis dos acampamentos situados junto a Tindouf. Em Julho, a Comissão havia desbloqueado 4,9 milhões de euros a título de ajuda alimentar de emergência.

19.01.01
Marrocos
Duas famílias saharauis refugiaram-se nas instalações da Embaixada da Espanha em Rabat, a fim de pedir protecção ao Estado espanhol. Trata-se de Mohamed Saleh e de Reigass Ennabt, das suas esposas, e de Aziza Mohamed Maouloud, irmã de um dos homens que se encontra grávida, assim como três crianças com 5 anos, 2 anos e 11 meses, respectivamente. Estes saharauis pediam que fosse autorizada a sua repatriação para Espanha ou para qualquer outro país democrático, por temerem pela sua vida em Marrocos. Estes cidadãos saharauis tinham abandonado os campos de refugiados de Tindouf, seduzidos pelas promessas do governo marroquino, encontrando-se no Hotel Ennakhil, em Rabat, desde há três meses.
Os oito saharauis foram brutalmente expulsos da embaixada no próprio dia em que entraram nas instalações. Membros da Associação Marroquina de Direitos do Homem tiveram ainda a oportunidade de se avistar com eles no interior da embaixada. O embaixador espanhol negou qualquer conotação política com o incidente. Para Brahim Ghali, representante da Frente Polisario em Espanha, as duas famílias pediram asilo político à Espanha, ou então por que razão teriam elas se refugiado na embaixada? Declarou a um periódico madrileno.
As duas famílias lançaram um apelo às organizações de defesa dos direitos humanos para intercedessem em seu favor.

SOLIDARIEDADE

Maratona do Sahara
383 atletas encontram-se já inscritos para participar na Maratona do Sahara, que se irá realizar no dia 27 de Fevereiro nos campos de refugiados saharauis próximo de Tindouf. 205 fundistas provêm da Europa, 103 dos EUA, e 76 de outros países, entre os quais a Índia, a Austrália e a Nova Zelândia.
Esta manifestação desportiva, patrocinada pela União Nacional das Mulheres Saharauis (UNMS) e organizada e pelas associações US Western Sahara Foundation, Shelter for Life, Kind Supporters e Marathon España, tem por objectivo chamar a atenção de todo o mundo para o drama vivido pelas crianças saharauis e promover a recolha de fundos para projectos de ajuda humanitária em seu favor. Várias provas, entre as quais uma maratona, uma meia-maratona e corridas de 10 e 5 quilómetros terão lugar entre os acampamentos de Smara, Aoussert e El Ayoun. As inscrições estão ainda abertas até ao dia 1 de Fevereiro (ver site:
http://www.saharamarathon.org ou responder a e-mail: info@saharamarathon.org)

INTERNET

Textos de Thomas de Saint Maurice, autor da obra "Sahara Occidental 1991-1999. L'enjeu du référendum d'autodétermination" e de Carlos Ruiz Miguel, professor de Direito Constitucional na Universidade de Compostela e especialista no tema do Sahara Ocidental, foram publicadas no sítio: http://tomdsm.multimania.com/analyses.html

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Castellano

English

Français

Deutsch


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]