SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS
original:frances

SEMANA 46

12.-18.11. 2000

 

30.10.00
Durante a sua 14.ª sessão, a direcção da Federação Mundial WTUF aceitou a UGTSARIO - União Geral de Trabalhadores Saharauis - como membro da organização.

02 e 06.11.00
El Ayoun
Duas ex-presas saharauis faleceram na sequência de traumatismos sofridos e de doenças contraídas durante a sua detenção. Presa em 12 de Novembro de 1975, Lalla N'Guiya Elidrissi passou quatro anos na prisão, sem julgamento, antes de ter sido libertada. Morreu no dia 2 de Novembro. Fatma R'Gueibi, conhecida por Fatou, morreu no dia 6 de Novembro em consequência de uma doença contraída durante os muitos meses de encarceramento.

06.11.00
Recenseamento
Emilio Cuevas, ex-coronel espanhol responsável pelo recenseamento da população saharaui em 1974, reconheceu em entrevista ao
El Pais, que a inclusão das tribos contestadas no recenseamento (65'000 pessoas) foi consequência de um erro da sua parte. Quando trabalhava na ONU, ele decidiu apoiar-se nos códigos das secções da população à época espanhola, processo que escolheu para facilitar o trabalho de registo. Mas, segundo Cuevas, as Nações Unidas adoptaram essas subdivisões como se elas definissem a população saharaui. O facto de os 600 membros da tribo dos Ait Ba Amrane figurarem no recenseamento espanhol como saharauis por residirem no então Sahara espanhol, não permite considerar o conjunto da tribo como saharaui. "Em Manhattan, declara Cuevas, vivem milhares de Chineses que possuem passaporte americano. Mas isso não quer dizer que todos os Chineses da China sejam americanos."

08.11.00
Minas anti-pessoal
Especialistas mauritanos, com a ajuda de peritos norte-americanos, removeram 30'000 minas anti-pessoal no norte da Mauritânia. As minas tinham sido colocadas durante o conflito mauritano-saharaui que se prolongou de 1975 a 1979. (
AFP)

09.11.00
Marrocos
Estudantes saharauis organizaram em Marraqueche uma concentração simbólica de duas horas como protesto pelo facto de as autoridades lhes haverem recusado alojamento e bolsas de estudo. Em Rabat os estudantes saharauis viram recusada a sua inscrição nas faculdades onde os estudantes podem ter acesso aos órgãos de comunicação internacional. Em Tan-Tan centenas de jovens saharauis formados mas no desemprego, a que se juntaram os familiares das vítimas da repressão, prosseguem uma concentração reclamando trabalho. As autoridades não conseguiram, apesar de muitas promessas feitas, convencer os manifestantes a suspender o protesto. Os desempregados exigem trabalho para todos e reparação pelos danos causados pela intervenção policial de 5 de Novembro (
semana 45). (SPS)

10-11.11.00
Internacional Socialista
Em resolução adoptada em Maputo (Moçambique), o Conselho da Internacional Socialista (IS), exprime a sua "profunda preocupação quanto ao sucessivo adiamento do referendo de autodeterminação" do povo saharaui e apela "a Marrocos e à Frente Polisario que cooperem plenamente com as Nações Unidas e o seu enviado especial James Baker" . Uma delegação da Frente Polisario, dirigida por Mhamed Khadad, participou nos trabalhos e manteve encontros com os secretários-gerais da FRELIMO e do MPLA, tendo-se avistado com os chefes de inúmeras delegações da Europa, de África e da América latina.

10-12.11.00
Forum Civil do Partenariado Euro-Mediterrânico(PEM).
A Associação dos Amigos da RASD participou no Forum das ONG, que se realizou em Marselha na véspera da Quarta conferência ministerial euro-mediterrânica (15-16.11.00). A AARASD apelou à mobilização pela defesa do direito à autodeterminação do povo saharaui.
Uma "Outra Cimeira" teve lugar em Marselha a 9 de Novembro, por iniciativa da Attac, o Mediterrâneo solidário(s) e uma vintena de organizações de países mediterrânicos. No seu Manifesto final a Outra Cimeira declara que "não pode existir uma paz regional e ser invocada a proclamação do Direito dos Povos a viverem livres enquanto persistir o facto colonial israelita e o povo palestiniano ver negado o direito de constituir um Estado independente, os seus filhos continuarem a ser massacrados com toda a impunidade e uma parte da sua população ser constrangida a um exílio sem fim. Enquanto outros povos da região (os povos curdo e saharaui) conhecerem situações similares." A organização Attac Maroc, em comunicado, distancia-se da tomada de posição relativa ao Sahara reafirmando a "posição de princípio de respeito pela legalidade internacional e ao processo referendário proposto pela ONU na região."

11.11.00
Salek Bahaha
Este cidadão saharaui, condenado no dia 10 de Outubro por "delito de fuga" (
semana 41), iniciou uma greve de fome de uma semana reclamando pela revisão do seu processo. (SPS)

13.11.00
Apelo urgente
A União Internacional da Juventude Socialista IUSY lançou um apelo urgente a favor do direito à autodeterminação do povo saharaui. A IUSY condena as violações dos direitos humanos perpetrados pelas autoridades marroquinas nos territórios ocupados, exige a libertação de todos os presos políticos saharauis e manifesta preocupação pelos atrasos do referendo. A organização pede à ONU e à comunidade internacional que façam pressão sobre Marrocos a fim de permitir a realização do referendo.

12.11.00
Segundo a imprensa marroquina, cinco jovens saharauis, bem como Cheikh Ali Ould El Bouhali, um antigo membro da Jamaa saharaui (organização representativa ao tempo da época colonial espanhola), terão se "unido" a Marrocos provindos dos campos de refugiados de Tindouf.

14.11.1975-14.11.2000 Acordos de Madrid

Astúrias, Oviedo
A Associação de amigos do povo saharaui de Astúrias organizou uma manifestação por ocasião do 25.º aniversário dos acordos de Madrid de 1975. Estes acordos, firmados pela Espanha, Marrocos e Mauritânia e que continuam ainda em vigor, consagraram o abandono do território do Sahara Ocidental pela Espanha em proveito de Marrocos e da Mauritânia. Os manifestantes denunciaram a ocupação ilegal do território saharaui por Marrocos, a inacabada descolonização por parte da Espanha e a responsabilidade desta na actual situação.

Madrid
A Associação dos amigos do povo saharaui publicou um manifesto onde pede ao governo espanhol que se empenhe resolutamente em apoiar as resoluções das Nações Unidas em favor da autodeterminação saharaui.

Albacete
A Associação dos amigos do povo saharaui de Albacete escreveu uma carta ao primeiro-ministro espanhol e organizou uma manifestação pública.

14.11.00
Segundo a imprensa marroquina, a associação "Sahara Marocain" (Espanha) decidiu processar perante a justiça espanhola a Frente Polisario por atentado aos direitos do Homem. Mohamed Berrada, advogado em Casablanca, financiou esta iniciativa.
Segundo a mesma fonte, afirma-se que uma delegação do RPR francês alargada visitará Marrocos de 29 de Novembro a 3 de Dezembro 2000. A delegação deslocar-se-á a El Ayoun para inquirir sobre aquilo que afirmam ser "os sequestrados de Tindouf e as crianças saharauis deportadas para Cuba." (
imprensa marroquina)

16.11.00
Marrocos-Argélia
Por ocasião da visita a Marrocos do ministro do Interior argelino, Marrocos e Argélia decidiram pôr em marcha os "mecanismos" para normalizar as suas relações e reabrir a fronteira comum fechada desde 1994. Numa conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo marroquino, o ministro do Interior argelino, Yazid Zerhouni, sublinhou, em relação ao conflito do Sahara Ocidental, que "as duas partes decidiram pô-lo entre parênteses ". O ministro marroquino, Ahmed Midaoui, fez questão de salientar, no entanto, que "Marrocos não poderia tratar nenhum problema deixando de lado a sua integridade territorial nas províncias do sul ".

VÔO CHARTER
Associazione nazionale di solidarieta con il popolo sahrawi in collaborazione con "Altrimondi" di Roma e Lazio:
Volo speciale per la RASD: Milano - Tindouf - Roma: 15 - 21 dicembre 2000. Costo: LIt. 1'200.000 . Info:
marcomassoni@tiscalinet.it

EM BREVE
Italia, Roma: Venerdi 1° dicembre 2000 ore 9.00-18.00 Palazzo Valentini Via 4 novembre 119/a: "Confronto sui problemi delle donne e dell' infanzia tra donne Sahrawi, Algerine, Albanesi, Bosniache e Kossovare". Introducono: - Marisa Rodano, Segretorio Nazionale ANSPS - Mamma Sidi, Unione Donne Sahrawi. Organizzano: Regione Lazio, Provincia di Roma, Comune di Roma, Unione donne Sahrawi, ANSPS. Per informazioni: 0347-3436294, E-mail:
marcomassoni@tiscalinet.it - opics99@yahoo.it

INTERNET
Recomendações da ASPS para os que viajam aos acampamentos:
català / castellano

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Castelhano


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]