SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS
original:frances

SEMANA 44

29.10.-04.11. 2000

 

28.10.00
Suíça
Por ocasião da visita oficial que realizou à Suíça, o ministro dos Negócios Estrangeiros argelino abordou com o seu homólogo suíço a situação no Magrebe árabe e a aplicação do plano de paz da ONU para o Sahara Ocidental.

26/27.10.00
Assassinato
O corpo sem vida do jovem saharaui Cherif Bamba Ghaylani foi encontrado no dia 26 de Outubro, próximo de Dakhla numa tenda de um colono marroquino, informou a SPS (Segundo a AFAPREDESA, o corpo terá sido encontrado no dia 27, numa praia). Cherif terá sido espancado na cabeça com um objecto pontiagudo.
Antes do enterro, a família do jovem expôs o caixão diante da câmara municipal, protestando contra a passividade das autoridades e exigindo um inquérito sobre as circunstâncias do assassinato. Várias centenas de pessoas participaram na manifestação.
A autoridades de Rabat enviaram para a cidade um médico legista, que se recusou a informar a família sobre os resultados da autópsia, bem como um inspector da DST (Direcção da Segurança do Território). Este indivíduo pretendeu fazer crer que Cherif Bamba teria estado implicado no assassianto de um jovem marroquino, sobrinho do general da polícia de Dakhla.
O pai da vítima, Bamba Ghaylani, foi igualmente asassinado em Agosto deste ano. Desaparecido em 1976, passou 5 anos no campo de detenção de Kalaât-M'gouna antes de Ter sido libertado. A AFAPREDESA (Associação dos Familiares dos Presos e Desaparecidos Saharauis) pensa tratar-se de uma acção premeditada visando eliminar fisicamente todos aqueles que se opõem à "marroquinização" forçada do Sahara Ocidental. (
SPS, AFAPREDESA)

26.10.00
Desaparecimento
A AFAPREDESA noticia que dois jovens saharauis residentes em El Ayoun, Embarek Mahdi El-Hafed e o seu amigo Faraji, foram agredidos por colonos marroquinos tendo ficado gravemente feridos. A polícia, avisada pelos vizinhos, interveio mas para ajudar os colonos, tendo levado Embarek Mahdi para lugar desconhecido e ameaçado da mesma sorte todos os membros da sua família que vieram averiguar do seu paradeiro. Ao denunciar estas violações dos direitos humanos contra os cidadãos saharauis, a AFAPREDESA apela a que se escrevam cartas de protesto ao rei de Marrocos, ao presidente do governo espanhol José Maria Aznar, a James Baker e a W. Eagleton. (
AFAPREDESA)

31.10.00
Diplomacia
Se Marrocos não impuser condições prévias, a Nigéria está pronta a jogar um papel de mediador entre Marrocos e a Frente Polisario, declarou o ministro dos Negócios Estrangeiros nigeriano. A Nigéria não está, no entanto, a considerar a possibilidade de reconhecer a RASD como parte integrante de Marrocos. O MNE nigeriano, Sule Lamido, foi recebido pelo rei de Marrocos, em Casablanca, no passado dia 16 de Outubro, juntamente com o seu homólogo sul-africano. (SPS)
Por sua vez, o ministro dos Negócios Estrangeiros marroquino, Benaïssa, deslocou-se no dia 1de Novembro a Abuja, onde foi recebido pelo presidente da Nigéria.

30.10.00
Resolução do Conselho de Segurança S/RES/1324 (2000)
Numa resolução adoptada por unanimidade, o Conselho de Segurança "decide prolongar o mandato da MINURSO até 28 de Fevereiro de 2001 na esperança de que, sob os auspícios do Enviado pessoal do secretário-geral, a partes continuem a tentar resolver os múltiplos problemas com que se confronta a aplicação do plano de resolução e procurem pôr-se de acordo sobre uma resolução política mutuamente aceitável para o seu diferendo em relação ao tema do Sahara Ocidental."

31.10.00
Reacção
A Frente Polisario acolhe com satisfação o facto de o Conselho de Segurança considerar, na sua resolução, que as duas partes devem "tentar pôr-se de acordo de acordo sobre uma resolução política mutuamente aceitável". Esta posição, segundo o representante da Frente Polisario junto da ONU, Ahmed Boukhari, põe limites às ambições marroquinas, ao estabelecer que "todas as alternativas ao referendo devem ser aceites pelas duas partes e não apenas por uma."
A Frente Polisario pensa no entanto que a posição de Kofi Annan afastou-se do plano de resolução. Em declarações à agência de notícias EFE, Ahmed Boukhari declarou que "a falta de tacto da ONU" na gestão do conflito do Sahara Ocidental "faz aumentar o risco de uma nova confrontação militar". Acrescentou ainda que Kofi Annan "dá mais importância à procura de uma solução política que ao seu próprio plano de resolução." Boukhari qualificou esta alternativa de "solução política como gastronomia marroquina e um chefe de cozinha norte-americano". "É um prato que os saharauis não estão dispostos a comer", acrescentou Boukhari, para quem a ONU "perde toda a credibilidade (..), ao deixar Marrocos fazer e desfazer". (
El Mundo)

31.10.00
Venezuela
Em carta enviada ao presidente argelino, o presidente da Venezuela exprime a sua "profunda convicção de que o povo saharaui deve decidir o seu próprio destino." (...) "As implicações de um fracasso do plano de paz seriam graves tanto para a credibilidade da ONU como para a estabilidade da região", acrescentou. (SPS)

 

NOVO NA INTERNET

 

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

English

Français

Castellano


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]