SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS
original:frances

SEMANA 34

20.-26.08. 2000

 

A ONU sob pressão - a sua imparcialidade em questão
Osman Hassan está desde 1978 ao serviço da ONU. Ele trabalhou com entusiasmo na organização da CNUCED e em muitas missões de manutenção da paz. Entre 1994 e 96 foi comissário de identificação da MINURSO. Erik Jensen, representante especial do secretário-geral, concede-lhe em 96 um louvor digno de registo. No recomeço da identificação dos votantes a MINURSO chama-o de novo. Recrutado em Novembro de 97, sabe alguns dias mais tarde pelo serviço de pessoal da ONU que não há lugar para ele, é-lhe referido que a equipa está completa. Trata-se de uma falsidade, já que novo pessoal sem experiência é entretanto recrutado. Osman Hassan toma conhecimento que, tal como Frank Ruddy, é um dos cinco comissários acusados por Marrocos de parcialidade. Tal acusação figura num relatório que este país distribuiu a apenas alguns países membros da 4.ª comissão da ONU no dia 7 de Outubro de 1996. A MINURSO pede-lhe por quatro vezes para assumir o seu antigo posto, mas a sua concretização nunca se chega a fazer. Tenta então integrar outras operações da ONU, mas o resultado é o mesmo: o seu dossier desaparece, «esquecem» de lhe comunicar, por fim as respostas acabam por ser negativas baseadas em pretextos falaciosos.
A 28 de Junho de 2000, Osman Hassan escreve a Kofi Annan, expondo-lhe o seu caso. Segundo então afirma, as acusações que figuram no documento distribuído por Marrocos em 1996 são grotescas e sem qualquer tipo de fundamento. Durante o período em que exerceu o seu trabalho, nunca ninguém lhe dirigiu a mais pequena crítica. Mais grave ainda, aquele antigo quadro da ONU refere que as afirmações proferidas quando da audição dos candidatos que ele efectuou foram transmitidas a Marrocos. Acusa concretamente um membro da comissão de identificação, antigo embaixador na região, conhecido por ser abertamente pro-marroquino.
Para Osman Hassan, Marrocos tudo fez para afastar os comissários que não lhe convinham tendo em vista a identificação das tribos contestadas. Intervindo em Nova Iorque, através de canais privilegiados, Marrocos não permitia que os acusados se defendessem, conseguindo o seu despedimento com maior facilidade. Osman sublinha que nenhum comissário acusado pela Frente Polisario de ser pro-marroquino foi alguma vez afastado das suas funções.
O ex-funcionário da ONU acusa os responsáveis pelo recrutamento das Nações Unidas de abuso de poder, atentado à imparcialidade e integridade da MINURSO. Essas pessoas tomaram em consideração acusações marroquinas, sem que tenha havido qualquer tipo de inquérito ou arrolamento de provas, fazendo disso uso à revelia da MINURSO para eliminar os comissários honestos. Para Osman Hassan, a imparcialidade da identificação está comprometida.
É nestas condições que a MINURSO vai analisar as operações de recurso. (
ARSO)

20.08.00
Marrocos
A propósito da descoberta de importantes jazidas de petróleo na região de Talsint (sudeste de Marrocos, próximo da fronteira argelina), avaliadas entre 1,5 e 2 mil milhões de barris, o diário marroquino do Istiqlal, L'Opinion, escreve: «A Europa dará um apoio mais firme a Marrocos no plano internacional, regional e principalmente na questão das nossas províncias do Sul. O mesmo se irá passar em relação aos EUA. A partir de agora, mostrar-se-ão inclinados a reequilibrar a sua política na região, dado o facto até de ser um sociedade americana quem efectuou as prospecções em Marrocos e que constituirá uma das partes intervenientes na exploração desses recursos. Washington reforçará pois o seu papel na resolução do assunto do Sahara, para que não ocorram derrapagens nas relações marroquino-argelinas.»

22.08.00
Argélia
A comissão argelina de solidariedade com o povo saharaui realizou a sua assembleia geral em Argel, tendo aprovado os seus estatutos e eleito os dez membros da sua direcção. A senhora Anissa Boumediene foi designada presidente de honra, enquanto que a senhora Saida Benhabyles foi eleita presidente executiva. Kamel Rezag Bara e Boudjemaa Souliah foram designados vice-presidentes. O líder saharaui Mohamed Abdelaziz dirigiu uma mensagem de felicitações à comissão recém constituída. (
aps)

23.08.00
Vaticano
O Papa João Paulo II recebeu uma delegação de crianças saharauis de férias em Itália. (
fotos)

23.08.00
Nigéria-Ghana
O ministro dos Negócios Estrangeiros de Marrocos deslocou-se Abuja e a Accra no quadro da ofensiva marroquina de pretender retirar o reconhecimento da RASD por alguns países africanos. Marrocos e o Ghana irão proximamente reabrir as suas respectivas embaixadas. (
PANA)

24.08.00
Sahara Ocidental ocupado
A concentração de desempregados saharauis prossegue em El Ayoun. O s manifestantes exigem não só melhores condições de trabalho, mas também compensações para as pessoas vítimas de detenção arbitrária e informações sobre a sorte dos desaparecidos. Condenam a política de deslocamento forçado de jovens saharauis para Marrocos e a colonização sistemática do Sahara Ocidental por Marrocos.

 NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Arab

Castellano

English

Français


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]