SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS
original:frances

SEMANA 23

04.-10.06. 2000

 

Resolução do Conselho de Segurança S/RES/1301 (2000)
Comentarios e analises:

  1. Luciano Ardesi: L'insostenibile leggerezza della "terza via" nel Sahara Occidentale (italiano + traduction française)
  2. Yahia H. Zoubir: United Nations Security Council Resolution 1301 (2000): A Commentary (english + trad. française)
  3. Ubbi Bachir: It is high time to react! (english + trad. française)
  4. Isaías Barreñada: Comentario sobre la situación después de la adopción de la resolución 1301 (2000) del Consejo de Seguridad de Naciones Unidas (31 de mayo 2000)
  5. Abdesalam Aomar Lahsen: Carta abierta a los pueblos, a las instituciones, a los partidos políticos, a las organizaciones, a los medios de comunicación y a los ciudadanos y ciudadanas españoles
  6. Tayeb Belghiche: SAHARA OCCIDENTAL / Qui veut trahir la cause ? El Watan,05.06.00

29.05.00
Territórios ocupados
Dezenas de mulheres saharauis manifestaram-se em Smara (territórios ocupados) reclamando a libertação imediata dos presos saharauis detidos desde Setembro de 1999. É a primeira vez que as mulheres saharauis organizam uma manifestação nos territórios ocupados. Até agora elas apenas participavam nas manifestações ao lado dos homens. Segundo a SPS, dezenas de pessoas terão sido detidas.

30.05.00
Violação do cessar-fogo
Pela segunda vez em menos de uma semana, o cessar-fogo foi violado: dois aviões marroquinos sobrevoaram a região de Mijek (territórios libertados) (
SPS).

02.06.00
Processo de Agadir
O tribunal de Primeira Instância de Agadir condenou Brahim Laghzal (Brahim Ould Baba) e Cheikh Khaya (Cheikh Abdelaziz Ould Abdallah Ould Ali) a quatro anos de prisão efectiva, e Laarbi Massoudi (Laarbi Ould Saïd Ould Boujemaa) a três anos. Os três saharauis foram declarados culpados de atentar contra a Segurança do Estado. Juntamente com a esta pena foi reclamado o pagamento de 10.000 dirhams e a confiscação dos objectos apreendidos (um aparelho de telefone portatil, a constituição da RASD, uma cassete vídeo sobre o 10.º congresso da Frente Polisario e alguns faxes). Segunda a defesa (quatro advogados saharauis), o tribunal não tera apresentados esses objectos no decurso da audiência. Um representante da OMDH e da CDDH estiveram presentes durante a sessão. Os condenados, por intermédio dos seus advogados, interpuseram recurso. (
imprensa espanhola, AARASD, CDDH, AFAPREDESA)

03.06.00
Reacção
O Governo saharaui é de opinião que o julgamento de Agadir «constitui uma mensagem de intimidação muito clara» dirigida a toda a população saharaui. «Considera que Rabat pronunciou um veredicto arbitrario muito pesado». Por isso lança um «apelo veemente» às ONG de defesa dos direitos do Homem e a todos os governos de todo o mundo «a apoiar as vítimas da repressão e do terrorismo » praticados pelas autoridades de ocupação marroquinas contra os cidadãos sem defesa nos territórios ocupados (
aps, ministério saharaui dos Territórios Ocupados)

05.06.00
Segundo o diario espanhol «El Pais», um alto responsavel da Segurança marroquina tera declarado que Marrocos estudava seriamente a possibilidade de uma não renovação do mandato da MINURSO após o dia 31 de Julho e a sua retirada definitiva do Sahara Ocidental.

06.06.00
Processo de Rabat
O processo dos estudantes saharauis encarcerados em Salé no seguimento das manifestações no campus universitario de Rabat, que deveria ter tido lugar no dia 6 de Junho, foi adiado a pedido do procurador a fim de «melhor instruir o processo ». Segundo a agência SPS, «esta decisão apenas visa (...) preparar a acusação dos estudantes saharauis de culpas de que eles estão totalmente inocentes».

06-10.06.00
Visita do presidente saharaui à Suécia
Convidado pelo Centro Internacional Olof Palme e pelo intergrupo parlamentar sueco, Mohamed Abdelaziz foi recebido no dia 6 de Junho, no aeroporto de Estocolmo por Kent Harstedt, presidente do Intergrupo. No dia seguinte o presidente saharaui avistou-se com a ministra dos Negócios Estrangeiros sueca, Anna Lindh, que declarou que a Suécia apoia a conclusão do processo de descolonização do Sahara Ocidental através de um referendo de autodeterminação.
A 8.06.00 Mohamed Abdelaziz participou num seminario que decorreu no parlamento sueco tendo por tema o conflito do Sahara Ocidental. Na sua alocução Mohamed Abdelaziz apelou à Suécia para que salve o plano de paz, sublinhando que o país deveria jogar um papel dinâmico no seio da União Europeia, para que esta, que concede a Marrocos a esmagadora maioria da ajuda económica europeia, utilize todo o seu peso para que leve Rabat a «respeitar a legalidade internacional». Impedir o povo saharaui de exercer o seu legítimo direito constitui um perigo real do regresso à guerra, «que nós queremos a todo o custo evitar », declarou.
Antes, a senhora Urlicka Cronenberg, directora no Ministério dos Negócios estrangeiros, havia confirmado o «empenhamento da Suécia e a sua disponibilidade em contribuir para ajudar o povo saharaui, conforme o plano de resolução». Urlicka Cronenberg traçou um balanço da ajuda humanitaria sueca, que avalia em 14 milhões de dólares norte-americanos durante os últimos 20 anos e que atinge actualmente cerca de 3,1 milhões de dólares/ano.
Eva Zetterberg, vice-presidente do Parlamento, abordou a actualidade do plano de paz, fazendo votos que os esforços despendidos pela ONU conduzam à realização do referendo. Os outros oradores, entre os quais o presidente do intergrupo, exprimiram o seu apoio ao direito do povo saharaui à independência (
SPS).

NOVO NA INTERNET

Forum de discussão sobre o Sahara Ocidental, aberto a todos .

URL: http://www.rezoweb.com/forum/politique/sahara.shtml

 

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

English

Castellano

Gallego

Italiano


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]