SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS
original:frances

SEMANA 14

02.-08.04. 2000

 

30.03.-07.04.00
EUA-RASD
Mohamed Abdelaziz efectua uma visita de trabalho de vrios dias aos Estados Unidos. Após reuniões em Washington com membros do Congresso e outras importantes personalidades, o presidente saharaui deslocou-se a Los Angeles a convite de vrias organizações norte-americanas. No dia 7 participou num jantar-debate no Capitol Hill, em Washington. No seu discurso, Mohamed Abdelaziz desejou as boas vindas de James Baker no regresso à região e afirmou que a Polisario cooperar plenamente com ele para fazer avançar o processo referendrio. Exprimiu o desejo de que, desta vez, a França venha a contribuir de uma maneira construtiva para o advento da paz no Sahara Ocidental.
O congressista republicano Joseph R. Pitts reiterou na Quarta-feira, dia 5, na Câmara dos Representantes o direito do povo saharaui à autodeterminação. O povo do Sahara Ocidental - declarou na sessão plenria - merece o mesmo respeito e o mesmo apoio que os acordados ao povo de Timor-Leste», defendendo a necessidade da realização de um referendo livre, justo e transparente no Sahara Ocidental.
Por seu lado, o presidente da Comissão das Relações Internacionais da Câmara dos Representantes, Benjamin A. Gilman, dirigiu uma carta ao presidente saharaui na qual se congratula com os recentes progresso realizados na aplicação do plano de paz no Sahara Ocidental, pedindo às duas partes que apoiem a missão de James Baker e desejando uma resolução positiva do conflito. (
SPS).

31.03.-01.04.00
5.ª conferência dos intergrupos parlamentares epanhóis «Paz y libertad en el Shara Occidental»
80 deputados membros dos intergrupos parlamentares do Estado espanhol de apoio ao povo saharaui, reunidos em palma de Maiorca, aprovaram uma declaração em que exigem a realização imediata do referendo de autodeterminação, única solução pacífica para o conflito do Sahara Ocidental. Os parlamentares exigiram também a abertura dos territórios saharauis ocupados à imprensa internacional. Decidiram enviar uma delegação aos territórios ocupados em Junho próximo, a fim de exprimirem a sua solidariedade à população saharaui e examinar se as garantias para a realização da votação são suficientes. Um largo período de discussão foi consagrado questão dos observadores do referendo e à sua missão sobre o terreno. O ministro saharaui conselheiro junto da Presidência, Mohamed Sidati afirmou na sua intervenção que o «povo saharaui não vai aceitar indefinidamente a ocupação do seu país». Pediu para eu seja exercida pressão sobre Marrocos para que as autoridades deste país sejam obrigados a permitir a deslocação de observadores internacionais e de jornalistas ao Sahara Ocidental.

02.04.00
RASD
Os 15.ºs congressos populares de base deram início aos seus trabaljos nas wilayas de Dakhla e de Aousserd. Durante quatro dias consecutivos a população fez o balanço da gestão da sua circunscrição e discutiu a aplicação do programa elaborado pelo 10.º Congresso da Frente Polisario, em Agosto de 1999. Os cidadãos saharauis, homens e mulheres, elegem os presidentes das suas comunas (daïra) e votam um programa de acção local adaptado s suas necessidades.

03.04.00
Cairo, Cimeira euro-africana
O rei Mohamed VI de Marrocos e o presidente argelino Abdelaziz Bouteflika encontraram-se no Cairo no seguimento da cerimónia de abertura da Cimeira Europa-África. Os presidentes egípcio Hosni Moubarak, o tunisino, Zine El Abidine Ben Ali e o guia da Revolução líbia, coronel Mouammar Kaddafi, assistiram ao encontro que durou uma dezena de minutos. (
AFP).
Em relação ao Sahara Ocidental, o presidente argelino durante uma conferência de imprensa realizada à margem da Cimeira, voltou a lembrar que a posição da Argélia pauta-se pela legalidade internacional e pelas resoluções da ONU sobre a questão (
SPS).

04.04.00
Reino Unido
A questão do Sahara Ocidental foi tema de um debate na Câmara dos Comuns britânica. O deputado Jeremy Corbyn perguntou que papel pretendia o governo desempenhar para promover uma saída pacífica para o conflito do Sahara Ocidental e evitar um segundo Timor. Na resposta, o secretrio de Estado dos Negócios Estrangeiros, Keith Vaz, afirmou tratar-se de um problema muito difícil. A Grã-Bretanha é favorvel à realização tão rpida quanto possível de um referendo e deseja uma solução justa e duradoura para o problema, que seja aceite pelo povo saharaui: «Consideramos que uma solução justa do conflito est dependente do direito do povo saharaui poder exprimir a sua vontade nas urnas». O Reino Unido continuar a apoiar o secretrio-geral da ONU, bem como o seu representante pessoal James Baker e pede a todas as partes que respondam positivamente à missão Baker.

05.04.00
Condenações
Cinco manifestantes saharauis, detidos no início de Março em El Ayoun, foram condenados a penas entre cinco e dez anos de prisão, acusados de «traição» e «incitamento à rebelião». Trata-se de Bousoula Hasenna Moh, Haidan Ali Salem ben Ahmed, Bailla Mahfoud Sid Ahmed, Tounsi Bachir Brahim Mahjoubet e Gazouani Saleh ben Brahim. (
SPS)

07.04.00
Marrocos
Respondendo a uma questão sobre a próxima missão de James Baker e à possibilidade de uma «terceira via», M. Bouzoubaâ, porta-voz do governo marroquino, afirmou que «Marrocos não mudou a sua opinião. Para nós, não existe terceira via». Lembrou que a missão de J. Baker se inscreve no quadro do plano de resolução da ONU e que o «seu papel ser sem dúvida trabalhar com vista à boa aplicação desse plano».

07.04.00
Missão Baker
James Baker, enviado pessoal do secretrio-geral das Nações Unidas para o Sahara Ocidental, iniciou uma ronda à região. Sexta-feira chegou a Londres. Acompanhado de John Bolton, seu assistente pessoal, seguiu Sbado a sua viagem para Argel, onde William Eagleton, o representante especial para o Sahara, se lhes juntou. Estão previstos encontros com as autoridades argelinas, saharauis, marroquinas e mauritanas. No dia 11 de Abril James Baker chegar a Madrid para se avistar com o ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol para, finalmente, se deslocar a Paris, onde est previsto um encontro com Jacques Chirac.

SOLIDARIEDADE

«O referendo deve realizar-se»
O movimento de solidariedade europeu realizou diversas iniciativas e acções em favor da realização rpida do referendo.
Nova Iorque: visita de uma delegação europeia à sede da ONU, a qual é recebida pelo secretrio-geral adjunto Bernard Miyet e pelas missões norte-americana, canadiana, norueguesa, argelina e francesa junto da ONU.
A Coordenação europeia dos comités de apoio ao povo saharaui dirigiu uma carta ao SG da ONU testemunhando-lhe o seu apoio. A Coordenação europeia solicitam a Kofi Annan que, com vista à rpida realização do referendo, tome as medidas indispensveis que permitam, sobre o terreno, uma observação livre dos preparativos do referendo.
Grã-Bretanha: a Western Sahara Campaign entrega à representação da ONU em Londres uma carta dirigida a Kofi Annan. Nela, a associação britânica denuncia o facto de membros dos serviços secretos marroquinos serem utilizados como motoristas pela MINURSO, o que dois membros da puderam testemunhar quando da realização de um processo em El Ayoun contra manifestantes saharauis. A WSC UK solicita à ONU que contrate motoristas independentes e que inclua observadores dos direitos humanos na sua missão.
Tiveram lugar manifestações diante dos centros de informação da ONU em Bruxelas, no dia 7, e em Madrid no dia 8 de Abril.

Ajuda humanitria
O congressista republicano Joseph R. Pitts, David Woods e Greg Cary da organização Peco energy anunciaram na Quinta-feira, dia 6 de Abril, que ofereciam ao povo saharaui um autocarro equipado de material médico oftalmológico e estomatológico. Este generoso donativo, no montante superior a 220.000 de dólares norte-americanos, é realizado tendo em vista a atenuação do sofrimento do povo saharaui (SPS).

NOVO NA INTERNET

Drustvo za podporo Zahodni Sahari (Comité de apoio ao povo saharaui, Eslovénia) : http://www2.arnes.si/~hmoham/index.html

EM BREVE

Itlia, 11-12.04.00: Visita oficial do rei de Marrocos.

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

portugês

english

Français

Español

deutsch


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]