SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

original:frances

SEMANA 09

27.02.-04.03. 2000

26.02.00
Libertação
Os 186 prisioneiros de guerra marroquinos entregues ao Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) no dia 25 de Fevereiro, em Tindouf, chegam à base militar de Agadir a bordo de um Airbus belga. Os presos, na sua maioria, estavam detidos h mais de 20 anos. Entre eles, 85 tinham sido libertados em Abril de 1997, por ocasião da visita de James Baker, mas Marrocos sempre recusara o seu repatriamento. O CICV refere que existem ainda 1'686 prisioneiros de guerra marroquinos em cativeiro, a quem pode visitar regularmente, fornecer-lhes medicamentos e entregar correio da suas famílias (agências).

27.02.00
Congresso da União Geral de Trabalhadores Saharauis
Mohamed Cheikh M'Ghaizlate foi eleito secretrio-geral da UGTSARIO. Ele sucede a Chibani Abbas para um mandato de cinco anos. O Congresso adoptou um certo número de resoluções elaboradas em diferentes comissões que definem o funcionamento e o papel da central sindical (SPS)

27.02.00
24.º aniversrio da RASD
Tanto as populações dos territórios ocupados como as que residem em zonas libertadas ou nos campos de refugiados comemoraram o 24.º aniversrio da RASD. Nas cerimónias oficiais que decorreram na wilaya de Smara, Mohamed Abdelaziz afirmou que a luta pela independência nacional iria prosseguir e lançou um apelo ao rei de Marrocos para «apagar, mão na mão, as sequelas do passado (...) e evitar à região as angústias da guerra».
O Maghreb rabe não pode ser construído sem que o povo saharaui se aproprie dos seus direitos nacionais à independência, acrescentou, referindo que se Marrocos persistir na recusa em organizar o referendo, a RASD «pedir para ser admitida como Estado membro da ONU».
Em declarações à rdio nacional argelina, o presidente saharaui havia j declarado que «não existe nenhuma alternativa ao plano de paz. (...) A Frente Polisario só aceita a independência como objectivo único do povo saharaui»
Em Rabat estudantes saharauis organizaram uma manifestação de comemoração do aniversrio na noite de 26 para 27 de Fevereiro.
Por ocasião do aniversrio da proclamação da independência do Sahara, Salim Ahmed Salim, secretrio-geral da OUA, dirigiu uma mensagem ao presidente Mohamed Abdelaziz, assegurando ao povo saharaui o apoio da OUA ao seu direito à autodeterminação e apelando à comunidade internacional para que trabalhe no mesmo sentido.

A bandeira saharaui foi içada em muitas municipalidades bascas geminadas com localidades saharauis. Em Itlia, o Comité de solidariedade com o povo saharaui de Reggio Emilia organizou um debate sobre o reconhecimento da RASD e da Frente Polisario, em que participaram as autoridades eleitas da região, o senador Giovannelli (DS), o representante da Polisario na Itlia, Omar Mih, e o presidente da Associação nacional de solidariedade L. Ardesi. O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Rino Serri, enviou uma mensagem em que reafirma «o pleno apoio do país ao Plano de Paz das Nações Unidas e ao referendo de autodeterminação».

REFERENDO

29.02.00
Resolução do Conselho de Segurança S/RES/1292 (2000).
O Conselho de Segurança decidiu prolongar o mandato da MINURSO por mais três meses e encarregar James Baker de procurar uma solução «rpida, duradoura e concertada» para o diferendo entre as duas partes. A votação da resolução foi retardada pela discussão das emendas propostas pela Namíbia e pela França. A proposta francesa, que pretendia que fosse mencionada uma outra solução que não apenas o referendo, foi rejeitada. O mesmo não se passou com a proposta namibiana, reafirmando o pleno apoio do Conselho aos esforços desenvolvidos pela aplicação do plano de paz com vista a um referendo de autodeterminação, a qual foi incluída no texto final, adoptado por unanimidade.

A parte saharaui, pela voz do representante da Frente Polisario junto da ONU, declarou que os seus receios haviam-se dissipado. A. Boukhari lembrou que não existe solução alternativa, aceitvel e razovel ao plano de paz. «Acreditamos, acrescentou, que o caminho que conduz ao referendo é a melhor opção política, jurídica e estratégica para a resolução do conflito»

Para o embaixador marroquino junto da ONU, Marrocos continua a apoiar o plano de paz mas quer «fazer respeitar o princípio intangível do direito dos candidatos não recenseados de exercer o seu direito de apelo».

«Após as inquietudes suscitadas pelo último relatório do secretrio-geral quanto às perspectivas de resolução da questão do Sahara Ocidental, sublinha a agencia noticiosa argelina APS, o Conselho de Segurança vem colocar no seu contexto esta questão de descolonização, de maneira a criar de novo esperança quando à resolução rpida na base dos acordos assinados»

02.03.00
Recursos
A MINURSO anuncia em comunicado que foram entrepostos um total de 135'000 recursos. O número provisório de eleitores é de 86'381.

DIREITOS HUMANOS

29.02.00 Agadir
Em diversas cidades de Marrocos estudantes saharauis organizaram manifestações pacíficas de solidariedade com os presos políticos saharauis. Em Agadir mais de 300 estudantes pediram a libertação de três saharauis detidos no dia 6 de Dezembro passado, actualmente em greve de fome. Os manifestantes pretendiam concentrar-se perante o tribunal, mas as forças policiais impediram-no através de brutal repressão sobre os manifestantes. A AFAPREDESA e a SPS publicaram uma lista provisória de 16 pessoas que foram detidas (25, das quais 4 são raparigas, segundo a AFP) e 12 feridos.

01.03.00 Smara
Em Smara os licenciados no desemprego e os trabalhadores saharauis organizam uma concentração desde o dia 21 de Fevereiro. Reclamam emprego e melhores condições de trabalho, por um lado e, por outro, manifestam a sua solidariedade para com os três presos saharauis em greve da fome e reclamam a libertação de Mohamed Daddach, saharaui preso desde 1976. No dia 1 de Março estas concentrações resultaram em violentas confrontações com as forças policiais marroquinas. Após uma dezena de horas de confrontação, o saldo dos tumultos era avaliado em 56 feridos entre os manifestantes saharauis e 13 entre as forças de ocupação. Cerca de duas dezenas de pessoas detidas durante os confrontos viriam a ser libertadas pelo governador da cidade (AFAPREDESA, Delegação saharaui para Espanha). Balanço segundo a AFP: 20 manifestantes feridos dos quais 9 com gravidade, e 9 polícias feridos, dos quais 3 com gravidade.

01.03.00
Visita privada de Mohamed VI a Madrid
Por ocasião de um almoço em Madrid com o rei de Espanha, na presença do presidente do Governo, José Maria Aznar, e do ministro dos Negócios Estrangeiros, o rei Mohamed VI ter explicada a sua proposta de autonomia política para resolver o problema do Sahara sem referendo.

Após a França, Itlia e Portugal, o rei de Marrocos deslocar-se- em Setembro a Espanha para uma visita oficial.

01.03.00
Marrocos-UE
O acordo de associação Marrocos-União Europeia entrou em vigor. O acordo compreende um dilogo político regular, uma cooperação económica, social, cultural e financeira no quadro do programa MEDA, assim como a progressiva construção de uma zona de livre troca.

02-04.03.00
Marrocos
O rei de Marrocos inspeccionou as praças de armas de Errachidia e de Ouarzazate, assim como comando da zona sul [Sahara Ocidental] em Agadir.

02.03.00
O rei Mohammed VI participar na Cimeira Euro-africana, que decorrer nos dias 3 e 4 de Abril, na cidade do Cairo, Egipto. A cimeira foi possível graças à renúncia voluntria da República Saharaui em estar presente.

NOVO NA INTERNET

"How to prevent another desert war? Prospects regarding the current situation in Western Sahara", Thomas de Saint Maurice, January 2000

Pgina web da Asociación de Amigos del Pueblo Saharaui de Albacete:

 

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]