SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

SEMANA 04

23.-29.01. 2000

19.01.00
Marrocos-Identificação
Abdelouahed Radi, presidente da Câmara dos Representantes, afirmou que as listas provisórias dos votantes «não representam a realidade» e solicita às Nações Unidas que «façam justiça aos nossos irmãos das províncias saharianas» a quando da próxima fase de recursos.
O Partido Nacional Democrata (PND) exortou as pessoas que não figuram na lista provisória de votantes a apresentarem recurso. O PND estima que a «percentagem (da população) com direito a voto identificada pela Comissão da ONU est longe da realidade e reclama os direitos dos saharauis». Os resultados publicados constituem «uma violação do processo de identificação, da imparcialidade e da objectividade da comissão», invectiva o PND.
Por seu turno, Abbas El Fassi, secretrio-geral do Partido do Istiqlal (no governo), declarou que a MINURSO «tenta, em conluio com os separatistas [a Frente Polisario], privar a maioria dos Saharauis do seu direito legítimo de participar no referendo». El Fassi declarou que o referendo «não pode realizar-se se um só saharaui for excluído desta operação ou privado do seu legítimo direito».

21.01.00
OUA
O embaixador saharaui em Addis Abeba, Fadel Ismaïl, foi recebido pelo secretrio-geral da OUA, Dr. Salim Ahmed Salim, a quem apresentou as suas cartas credenciais de representante permanente da República saharaui junto da organização pan-africana.

23.01.00
ONU-África
Durante o período de dois meses que ocupa a presidência do Conselho de Segurança, os Estados Unidos decidiram organizar vrias reuniões dedicadas aos problemas específicos de África.
Neste quadro, o presidente saharaui dirigiu uma carta ao presidente do Conselho de segurança, Richard Holbrooke, na qual Mohamed Abdelaziz lembra a situação do Sahara Ocidental. Nela o dirigente saharaui refere que o termo da identificação é «uma conquista essencial» e que não existe nenhuma razão para adiar a votação. (
SPS).

23.01.00
Itlia
O presidente saharaui chegou a Npoles no dia 21, onde participou numa manifestação de solidariedade, após ter sido recebido pelo presidente da Câmara da cidade e pelo vice-presidente do Conselho da província.
Mohamed Abdelaziz teve um encontro também com Walter Veltroni, secretrio-geral dos Democratas de Esquerda. No que diz respeito à identificação, Abdelaziz declarou que «Marrocos parece ter sido apanhado desprevenido pela constatação de uma realidade que, no entanto, é conhecida de todos, mas que tentou em vão durante muito tempo ignorar». Por outro lado, o presidente saharaui manifestou a opinião de que «o desenvolvimento de relações económicas do Magrebe com a Europa não podem ocorrer tendo por pano de fundo um situação conflitiva, que origina tensões e instabilidade política». (SPS).
Em resolução adoptada no congresso que decorreu em Turim, de 13 a 16 de Janeiro último, o Partido dos Democratas de Esquerda, afirma-se preocupado pelo adiamento sucessivo do referendo, «devido, essencialmente, à posição intransigente do governo marroquino», bem como ao último relatório de Kofi Annan e à última resolução do Conselho de Segurança, que fala num atraso de «pelo menos» dois anos para a organização do referendo. O Congresso instou o Conselho de Segurança a «não aceitar os novos pedidos dilatórios de Marrocos» e a dotar a MINURSO dos meios necessrios que lhe permitam respeitar os prazos assumidos. O Congresso denunciou igualmente o carcter dilatório da interpretação de Marrocos sobre os acordos assinados sobre recursos e convida o governo italiano e a União Europeia a exercer pressões sobre este país, a fim de que o referendo tenha lugar na data prevista.

24.01.00
Marrocos - Identificação
Reagindo às declarações do ministro do Interior marroquino (ver semana 03) sobre a vontade do seu país confeccionar um corpo eleitoral sob medida, o ministério da Informação saharaui qualifica de «insidiosos» esses propósitos, que «demonstram que o governo marroquino só aceitar os resultados de um referendo que confirmem a sua atitude colonial», pois sabe de antemão que com a actual lista de votantes «ir perder». O povo saharaui «não ir aceitar indefinidamente a perpetuação do facto consumado», concluiu o comunicado (
SPS).

26.01.00
Repressão
Segundo vrios testemunhos, dezenas de mulheres saharauis concentraram-se diante dos edifícios administrativos provinciais de Smara a fim de reclamar os seus direitos. O protesto foi apoiado pelos alunos liceais de Smara e por estudantes saharauis que estão em Marrocos que lhes fizeram chegar ajuda material. O movimento de protesto continua.

29.01.00
Argélia
El Midaoui, ministro do Interior marroquino, deslocou-se a Argel para participar na XVII.ª sessão do Conselho Árabe dos Ministros Árabes do Interior.

28.01.00
Reino Unido
87 parlamentares subscreveram na sessão de hoje do Parlamento uma «Early Day Motion» na qual se declaram profundamente preocupados com a possibilidade de um adiamento do referendo no seguimento da apresentação de recursos por Marrocos e solicitam ao governo britânico que diligencie no sentido das partes aplicarem de forma estrita os acordos de Houston a os protocolos de apelo.

SOLIDARIEDADE

14.01.00, Maracena, Granada, Espanha: O Conselho Municipal de Maracena adoptou no dia 9 de Dezembro de 1999, por unanimidade, uma moção que condena as manobras marroquinas com vista a retardar o processo referendrio no Sahara e pede ao governo espanhol a às autoridades da Andaluzia que exerçam pressões sobre Marrocos. O município decidiu ainda apoiar a causa do povo saharaui financiando um projecto de desenvolvimento.

25.01.00, Santander, Cantbria, Espanha: mesa redonda sobre «a questão do Sahara, hoje», organizada pela faculdade de Direito da Universidade e o Conselho da Juventude da Cantbria. O reitor da faculdade dirigiu os trabalhos, em que participaram um representante da juventude saharaui, um professor de direito internacional público e outras personalidades.

NOVO

A UJSARIO, organização da juventude saharaui, abriu uma representação para a Europa Central e do Norte. Moulay Bachir ould Didi é o novo responsvel para a Suíça, Áustria, Alemanha, países de Leste e Escandinvia. Para o contactar: e-mail: ujsariombd@hotmail.com

EM BREVE

Washington DC, USA: 16-20.02.00, National Summit on Africa: http://www.africasummit.org/

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]